Eataly Brazil: uma experiência gastronômica espetacular

3
Eataly Brazil

Conheça o Eataly Brazil em São Paulo, um empório gastronômico incrível que combina comidinhas deliciosas do mundo todo com sabores autenticamente brasileiros, restaurantes caprichados e muita coisa boa. Neste post repleto de detalhes, devirei com vocês os melhores momentos dessa experiência. Vem comigo?

Eataly Brazil: uma experiência gastronômica espetacular

Valorizar o pequeno produtor e os produtos de qualidade é o lema do Eataly, uma rede global com mais de 32 empórios gastronômicos espalhado pelos quatro cantos do mundo; de Roma a Dubai, de Tóquio a São Paulo, a casa se orgulha em difundir o melhor da comida regional italiana com um tempero local que varia de cidade para cidade.

Cada loja do Eataly tem uma marca própria, em São Paulo, por exemplo, serve-se café expresso Lavazza com pãozinho na chapa, bolas de muçarela búfala recheadas com doce de leite e Nutella, isso sem falar em todos os produtinhos maravilhoso frutas, legumes, temperos brasileiríssimos espalhados pelas gôndolas do empório, toques de localização que a equipe do Eataly faz questão de chamar de GLO-CAL: uma marca global com traços locais. Bacana né?!

Eataly Brazil

Legumes coloridos nas gôndolas do empório

Eataly Brazil

Queijos da Serra da Canastra

Conheça o Eataly Brazil em São Paulo

O Eataly Brazil fica em São Paulo, cidade escolhida tanto pela cultura gastronômica quanto pela herança Italiana presente na sociedade, no bairro do Itaim, uma área bem comercial repleta de grandes empresas. São 4000 metros quadrados, 8 restaurantes e mais de 7000 produtos. Prepare o apetite e se encante com uma verdadeira viagem gastronômica.

Eataly Brazil

Comprar, Comer e Aprender

E quer saber o mais legal? O Eataly funciona como uma espécie de vitrine, você poderá acompanhar a produção dos alimentos de perto, se encantar pelos aromas e escolher o que quer comer ou levar para casa. Ao lado do restaurante de peixes há uma peixaria, ao lado do restaurante de carnes, um açougue, ao lado das massas frescas uma casa que serve massas e assim por diante. Comeu algo gostoso? Você poderá comprar aquele mesmo corte, ou aquela mesma massa para fazer em casa. Legal né?!

Eataly Brazil

Frios e defumados do Eataly

Isso sem falar nos balcões de atendimento rápido: Uma padaria de encher os olhos (se você curte pães tanto como eu, vai pirar), uma loja de queijos repleta de coisinhas gostosas (durante a nossa visita vimos muçarela búfala sendo esticada e preparada e ficamos encantados. Isso sem falar no que tava gostosa). Gelateria Venchi e uma doceria sensacional.

Eataly Brazil

Pizza na vitrine da padaria

Eataly Brazil

Mortadela Italiana e queijo degustados durante o tour

A graça é caminhar pelos corredores, descobrir aromas e sabores e aprender com a sinalização local (que é linda, completa e focada em educar sobre os produtos e seus produtores). A Eataly é uma das difusoras do movimento Slow Food que defende o alimento sustentável, e tenta transmitir essa cultura tanto na seleção dos produtos quanto nos cartazes da loja. Uma experiência sensacional.

A nossa experiência no Eataly

Visitamos o Eataly numa manhã de terça feira e fizemos dois programas bem diferentes: um tour-degustação pelas principais seções do empório, seguido de um almoço no restaurante Trattoria Italia. A seguir dividirei com vocês alguns dos melhores momentos desse passeio.

Um tour gastronômico no Eataly Brazil

O Tour pela Eataly é uma  experiência deliciosa para quem curte aprender sobre comida, tem vontade de saber mais sobre o Eataly e quer curtir uma experiência gastronômica diferenciada. Amei a experiência, adorei tudo o que provei e saí de lá encantadíssima pelo Eataly Brazil.

Eataly Brazil

Olivia, a gerente de eventos do Eataly contando sobre a casa

Fomos recebidos pela Olivia, uma italiana apaixonada por comida e que já trabalhou em diversos Eatalys diferentes pelo mundo afora, ela nos surpreendeu com um português afiado, dezenas de informações divertidas e muita comida boa. Foram quase duas horas de tour passando pelas principais seções do empório, provando quitutes caprichados e aprendendo um montão de novidade. Saí de lá já com vontade de voltar para provar a casa de risotos, e fazer algum dos cursos de culinária do Eataly (tem TAAAANTA coisa legal!)

Cafézinho Lavazza

O tour começou com um café expresso Lavazza na cafeteria do Eataly, o expresso é delicioso, barato (custa três reais) e quem quiser deixar com carinha de café da manhã brasileiro pode pedir um pãozinho na chapa para acompanhar.

Eataly Brazil

Cafeteria Lavazza

Uma trufa para adoçar a vida

Dali seguimos para a doceria que tem uma vitrine de encher os olhos das formigas mais exigentes (enquanto passeávamos por ali, escolhi mentalmente o doce que provaria no final do tour… quero um desse, outro desse, um daquele. Pena que no final do tour eu tinha comido TANTO que nem consegui pensar em doce. #Ficouprapróxima).

Eataly Brazil

Vitrine de doces do Eataly

Nos deliciamos com trufas de chocolate Venchi e seguimos para a próxima parada: queijos.

Eataly Brazil

Trufas de chocolate

Queijos deliciosos

A sessão de queijos do Eataly foi para mim a parte mais incrível do tour, fiquei encantada com as muçarelas de búfalas sendo esticadas na hora, e recheadas com delícias como Nutella, doce de leite e goiabada. E pra quem tem dúvida se Nutella e queijo combinam eu adianto: é bom pacas!

Eataly Brazil

Mozarella Bufala

Eataly Brazil

Queijo montanhas

Eataly Brazil

Muçarela de Bufala recheada com Nutella

Hora de provar os Pães

Depois de me esbaldar de queijos (comi e repeti sem medo de ser feliz), seguimos para a estação de pães com direito a vitrine caprichada, cheiro de pão fresquinho e focaccias doces e salgadas saindo do forno. Uma delícia!

Eataly Brazil

Padaria do Eataly

Eataly Brazil

Foccacia que provamos

Massas Frescas & Vinho Italiano

Seguimos para o segundo andar onde a Olivia nos mostrou um pouquinho do açougue (ela fez TANTA propaganda do hambúrguer que fiquei morrendo de vontade de provar), falou sobre a peixaria, comentou sobre a casa de risotos (hummm!) e a pizzaria autenticamente napolitana (que ganhou até prêmio de melhor da cidade e só tem Italianos de verdade fazendo a pizza!)

Eataly Brazil

Massa fresca sendo enrolada na hora

Eataly Brazil

Em seguida provamos um pouquinho de massa fresca e arrematamos com vinho italiano. Que delícia de experiência! A Olivia se despediu com um sorrisão no rosto, e nos guiou para a próxima experiência, um almoço no Tratoria Italia.

Eataly Brazil

Degustação de vinhos no Eataly

Um almoço no Trattoria Italia

Trattoria Italia é o mais novo restaurante do Eataly, com tem jeitão de cantina, mesinhas de toalha xadrez e pratos servidos em panelinhas charmosas de ferro. A Trattoria Italia é uma homenagem a gastronomia italiana regional e promete nos levar para uma região diferente da Italia a cada três meses, a primeira região homenageada é a Campania.

Eataly Brazil

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Nosso almoço começou com uma série de entradinhas: abobrinhas marinadas com azeite, pizza frita, Muçarela Búfala empanada com pedacinhos de anchova e um cone de friturinhas caprichadas: lulas, legumes e bolinhos de batata.

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Abobrinhas marinadas com azeite

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Pizza frita

E olha só que delícia de recheio!!!

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Pizza frita

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Muçarela Búfala empanada com pedacinhos de anchova

Trattoria Italia no Eataly Brazil

cone de friturinhas caprichadas: lulas, legumes e bolinhos de batata

E pra acompanhar esse monte de gostosuras, uma taça de vinho branco. Saúde!!!

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Taça de vinho branco

Em seguida vieram as massas: Gnocchi de batatas a la sorrentina (molho pomodoro com muçarela de bufala) e spaghetti alla Procida (pasta fresca com lulas e pimentões)

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Gnochi de batatas a la sorrentina (molho pomodoro com muçarela de bufala)

Trattoria Italia no Eataly Brazil

e spaghetti alla Procida (pasta fresca com lulas e pimentões)

O prato principal foi uma Braciole Napoletane (Carne recheada de ricotta, uva-passa e guanciale) que estava hiper macia e me lembrou a carne assada de panela da minha mãe que eu AMO.

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Braciole Napoletane (Carne recheada de ricotta, uva-passa e guanciale)

E pra fechar provamos a Torta de ricota e o Babà al Rum! Que delícia?

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Torta de ricota

Meus preferidos:

E pra quem pensa em provar o Trattoria nas próximas semanas as minhas dicas são a entradinha de abobrinha (perfumada, leve e saborosa), o Gnocchi (ficou delicioso com a Muçarela de búfala) e a Braciole (que derrete na boca de tão macia). E pra arrematar com chave de ouro, peça o Babà (que bem que podia ser Limoncello, mas ao rum já tá valendo!)

Trattoria Italia no Eataly Brazil

Babà al Rum

Planeje sua visita

Eataly Brazil

Fachada do Eataly Brazil

Ficou animado em conhecer o Eataly Brazil? Aí vão algumas dicas para planejar sua visita:

Como chegar?

  • Endereço: Av. Pres.Juscelino Kubitschek, 1489 – São Paulo
  • Telefone +55 11 3279-3300

Veja localização no Google Maps

Horários de Funcionamento:

  • De Domingo a Quinta das 8h ás 23h
  • Sexta e Sábado das 8h ás 24h.

Quando visitar:

Durante a semana o público se divide entre funcionários das empresas da região e famílias que fazem suas compras no empório. Aos finais de semana a casa recebe turistas de cidades próximas e pessoas que visitam São Paulo. E pra quem quer encontrar o Eataly mais vazio, a dica é visitá-lo durante a semana, fomos numa terça-feira no horário do almoço e estava super tranquilo.

Para saber mais e comprar os tours do Eataly, escreva para: [email protected]

Estacionamento:

A Eataly tem um estacionamento próprio e a primeira hora custa R$10. As demais horas são mais baratas.

A Mari visitou o Eataly a convite do #VempraSampaMeu e do Eataly Brazil.

Guarde essa dica no Pinterest!

Eataly Brazil

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

3 comments

Post a new comment

Veja também

Hiroshima - Japão

O que fazer em Hiroshima

Saiba o que fazer em Hiroshima, no Japão, uma cidade linda, cheia de história e com um dos museus de guerra mais impressionantes do mundo. Veja dicas ...