Bolonha: FICO Eataly World, o maior parque gastronômico

Conheça o  FICO Eataly World em Bolonha, o maior parque gastronômico do mundo, e um programa imperdível para quem curte comer bem e quer conhecer um pouco mais da origem dos principais produtos gastronômicos Italianos! Pronto para se encantar?

O maior parque gastronômico do mundo tinha que ficar na Emília Romana, região das melhores comidas italiana! Um prato cheio (com perdão do trocadilho) para os amantes de gastronomia, o FICO Eataly é um programa imperdível para quem está passeando por Bolonha. Neste post, dividirei com vocês todos os detalhes desta experiência deliciosa.

Inaugurado em novembro de 2017, o FICO Eataly impressiona pelo tamanho: são mais de cem mil metros quadrados! Para ter uma ideia da dimensão, cabem mais de 20 Eatalys Brasil ou dez campos de futebol oficiais dentro do FICO Eataly. São mais de 40 fábricas, 45 restaurantes, 50 aulas por dia e 200 animais. E se você ficou cansado só de ler, não se preocupe, você pode alugar bicicletas para circular lá dentro.

FICO Eataly
As bicicletas que podem ser alugadas pelos visitantes | Foto: Joanna Saldanha

FICO significa Fabricca Italiana Contadina ou Fábrica de Agricultura Italiana, e a proposta do local é unir em um só espaço todas as etapas da cadeia de alimentação. No FICO Eataly você encontrará tem desde a área dos animais, hortas e plantações, passando pelas fábricas, mercados, até chegar aos restaurantes. Além disso, o parque conta com espaços educacionais, salas de convenções e até um cinema.

Por que Bolonha?

Durante a minha viagem pela Emília Romana, aprendi que Bolonha é conhecida como La Dotta e La Grassa, o que em português seria a aprendida (inteligentona, cdf) e a gorda. E nada mais natural do que escolher Bolonha para sediar um lugar que quer mostrar todo o conhecimento gastronômico italiano para o mundo.  Não? O lema do FICO Eataly é a “Itália para o mundo ver”, então vá preparado para conhecer (e experimentar) o melhor da comida local e até levar um pouquinho para casa!

FICO Eataly
Espaço do mercado (uma pequena parte) no FiCO Eataly | Foto: Joanna Saldanha

Eataly + FICO = Combinação imbatível

O Eataly é uma marca global presente em várias cidades do mundo e em inclusive em São Paulo com o Eataly Brazil, são mais de 30 mercados espalhados pelo mundo que misturam a comida italiana com um toque da gastronomia local. A Fundação FICO promove a educação alimentar, o consumo consciente e a produção sustentável, conectando produtores e consumidores.

A união destes dois gigantes formou o FICO Eataly World, um verdadeiro sucesso desde a sua inauguração, principalmente entre os turistas, que podem em um só espaço viajar por todas as regiões da Italia e provar uma delícia de cada cantinho sem percorrer o país todo.

Mas como não é possível agradar a gregos e troianos, o Eataly World conquistou antipatia de alguns grupos locais que afirmam que o espaço “rouba o lugar” de produtores locais. Durante a minha estadia na Emilia Romagna tive a oportunidade de conhecer a gastronomia italiana desde os dois pontos de vista, visitei pequenos produtores, fiz compras em mercadinhos locais e conheci o enorme espaço do FICO Eataly, e quer saber? Achei ambas experiências válidas e complementares. Se puder, viva as duas!

FICO Eataly
Demonstração culinária | Foto: Joanna Saldanha

Nossa experiência no FICO Eataly

Conhecemos o FICO Eataly World com FICO & The City, um tour oferecido pelo Bologna Welcome, que durante uma manhã explora os principais pontos históricos de Bolonha e em seguida faz um tour guiado pelo parque gastronômico. Quem preferir pode fazer o passeio por conta própria com os ônibus do FICO Eataly World que saem a cada 30 minutos do centro de Bolonha.

Quem preferir fazer algo mais focado no FICO Eataly pode fazer os tours de uma hora oferecidos pelo próprio Eataly. Os tours custam 15 Euros e é recomendável reservar com antecedência pelo site. Como o Parque Gastronômico é gigantesco um tour de uma hora pode ser uma boa pedida para conhecer o básico e em seguida fazer uma exploração detalhada por conta própria.

FICO Eataly

De volta ao nosso passeio, com mapa em mãos, começamos a explorar o espaço, fazer aquelas comprinhas para os amigos e família, e, claro, comer! A vantagem de ter um guia, é que ele já sabe o caminho, otimiza o seu tempo, e vai pedindo algumas degustações deliciosas pelo caminho. E sim, provar muita comida boa é um dos melhores motivos para visitar o FICO Eataly.

Mapa FICO Eataly
Mapa FICO Eataly | Foto: Divulgação

Para quem vai por conta própria, não deixe de experimentar o melhor da Emília Romana: Visite o espaços dos queijos, do aceto balsâmico e dos presuntos (ou prosciuttos). As degustações são deliciosas e de quebra tivemos uma verdadeira aula com os especialistas. Eu, por exemplo, não conhecia muito sobre o vinagre balsâmico, que tem muitas variações com concentrações diferentes, e saí querendo levar tudo para casa.

FICO Eataly
Espaço dos queijos no FICO Eataly

Programa em família

FICO Eataly
Foto: Divulgação

Os pequenos também tem vez no FICO Eataly! As crianças podem aprender a fazer massa, pizza, biscoitos, e outras delícias. Dependendo da época do ano, há aulas temáticas, como Natal, Páscoa e Dia das Bruxas. A ideia é colocar a mão na massa mesmo, e conhecer todos os ingredientes de cada preparo. Vale reservar com antecedência!

Outra atração que não é necessariamente infantil, mas faz sucesso com as crianças, são os carrosséis multimídia. São seis espalhados pelo FICO Eataly: Humanidade e o Fogo, Humanidade e o Mar, Humanidade e a Terra, Humanidade e os Animais, Humanidade e o Futuro; e Humidade: do solo à garrafa. São espaços interativos e educativos, que mostram a relação do homem com o seu redor.

FICO Eataly
Carrosel Humanidade e a Terra | Foto: Divulgação

Vale a pena visita o FICO Eataly World?

Vale muito! Seja para uma passadinha rápida para comer ou para ficar o dia inteiro explorando, o FICO Eataly é um programão para quem está na região da Emilia Romagna. Um dos maiores atrativos da Itália é a sua gastronomia, então ver tudo isso concentrado em um só lugar é uma experiência bem interessante e deliciosa.

Como chegar ao FICO Eataly World?

O FICO Eataly é um pouco distante do centro histórico de Bolonha. A melhor maneira de chegar é de ônibus. De 30 em 30 minutos, o ônibus do FICO Eataly faz o trajeto até o parque gastronômico saindo da estação central de trem. A passagem custa sete euros, ida e volta. Para quem está indo de carro, há estacionamento no local.

  • Endereço: Via Paolo Canali, 8, 40127 Bologna

Planeje sua visita

FICO Eataly World: Site Oficial:

  • Telefone: +39 051 002 9001
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h à 0h
  • Entrada gratuita
  • Para reservar os cursos especiais clique aqui

Por último mas nunca menos importante: contrate um seguro viagens!

Animado para comer de montão em Bolonha? Maravilha! Só não esqueça de contratar um seguro viagens, afinal, ninguém quer ter “dores de cabeça” no meio de uma viagem tão gostosa. Não adianta subestimar o seguro, afinal quando se fala em saúde e tranquilidade, não podemos deixar isso pra lá.

O seguro viagens te ajuda no caso de um eventual extravio de bagagens, cancelamento de voo, emergências hospitalares – já pensou se você tem uma indisposição estomacal depois de toda essa “comilança?”, pode acontecer! O que não pode é estar desprevenido (ou melhor, despreparado). Existe uma infinidade de bons seguros disponíveis no mercado, para todos os bolsos e estilos de viagens.

Nossa dica é que você entre no site da Seguros Promo e faça sua cotação por lá! Eles funcionam como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices e aí você só escolhe o melhor custo x benefício – simples, rápido e fácil!

Quer mais comodidade? Clique aqui e faça sua cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

A Joanna viajou pelo Blogville, uma experiência de 1 semana na Emilia Romagna.


Veja também:

Roteiros na Itália

EMILIA ROMAGNA

TOSCANA

ROMA

MILÃO

COSTA AMALFITANA

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (4)

Oi Joanna!
Meu marido e eu estamos indo pela 3a. vez para a Itália, e dessa vez faremos Bolonha, Ravenna, Ferrara, Modena, Parma, Mantova (inéditas para nós) e Florença e Roma que já conhecemos nas outras vezes.
Quero agradecer pelo seu post, tão ricamente cheio de informações! Já estamos aqui salivando com tanta comida boa que nos espera nessa região.

Você vai amar este pedacinho da Itália!
Beijos

[…] maior parque gastronômico do mundo só poderia ficar em Bolonha. O FICO Eataly reúne em um só lugar o melhor da culinária italiana. É possível experimentar o verdadeiro […]

[…] Bolonha: Conheça o FICO Eataly World o maior parque gastronômico do mundo […]

Deixe o seu comentário