Nova Zelândia ou Canadá?

Nova Zelândia ou Canadá? Sei que a pergunta parece estranha, mas foi esse o dilema que tomou conta desse último final de semana e virou as nossas cabeças viajantes de cabeça pra baixo. Depois de desenhar e orçar dois roteiros caprichados de 30 dias, (acho) que tomamos nossa decisão. Nesse post divido com vocês um pouquinho dos bastidores do planejamento da nossa próxima viagem. Vem com a gente?

Nova Zelândia ou Canadá?

Planejamento inicial

Estava tudo certo e decidido: uma viagem de trailer (Motor Home) de 20 dias pela Nova Zelândia seguida de 10 dias na Austrália irmamente divididos entre Sydney e Melbourne. Nosso primeiro desafio era fechar a data das férias: eu sonhava em emendar com a semana do natal para ganhar uma semana a mais, e o Gu gentilmente me explicou que sair em dezembro era impossível para ele, assim pensamos em janeiro ou fevereiro e após uma rápida consulta de preços de passagem vimos que fevereiro fazia mais sentido.

Preço das passagens: 2 minutos de alegria

Quando comecei a desenhar a viagem mentalmente estimei que a viagem Califórnia (onde vivemos) -> Austrália + Nova Zelândia (passagem multi destinos para não ficar brincando de vai e vem) custaria em torno de $3,000 dólares para toda a família: Eu e o Gustavo + o baby Tom que na data da viagem terá pouco mais de 6 meses.

Já na primeira busca encontrei as passagens por 2,500 e dei pulinhos de alegria crente que tinha salvo 500 dinheiros para “investir” em passeios.

E o tal do Motor Home

Feliz com o preço das passagens fui dar um conferida no preço da Motor Home. Como o custo de vida aqui da Califórnia é bem alto, eu geralmente fico contente ao reservar viagens em outros países, especialmente quando a moeda é menos valorizada que o dólar americano, mas dessa vez foi BEM diferente.

Canadá ou Nova Zelândia?
Print Screen do site da Jucy – Orçamento das Camper Vans

Ao checar o preço das Jucy’s – uma van hiper esperta que já alugamos aqui na Califórnia e aprovamos – quase caímos para trás. O carro pequeno sairia ~$115 USD por dia e a van ~$160 USD. Os caras estão loucos, pensei. Uma facada!

Minha primeira reação foi reconsiderar e orçar carro + hotel, e foi aí que percebi que os preços na Nova Zelândia são mais altos que na Califórnia (SIM, aparentemente isso é possivel. rs) e que a viagem sairia BEM mais caro do que esperávamos. Outro choque foi ver que grande parte dos hotéis já estavam esgotados. Em resumo, caso fossemos para a Nova Zelândia teríamos que decidir, e rápido!

Mudança de planos

Aí que veio a dúvida, tem tanto lugar legal (e bem mais acessível) que queremos conhecer. Será que queremos mesmo ir para a Nova Zelândia? E se a gente fosse para o Canadá? Com um mês de férias poderíamos subir com o nosso carro aqui da Califórnia até Vancouver, de lá seguir pelas montanhas rochosas Canadenses e depois descer pelos EUA passando por alguns parques nacionais pelo caminho. Outra viagem sensacional, nossos olhos brilharam. Ao invés de viajar em fevereiro, viajaríamos em maio.

Rochosas Canadenses
Lake Edith – Canadá | Foto: Rafael Ayres

[Vale falar que as 4 semanas de férias são algo BEM raro para a realidade do Gu, aqui nos Estados Unidos ele só tem duas semanas de férias por ano, as 4 semanas são na verdade, a licença paternidade do Antonio – ele tem um ano para tirar depois do nascimento do baby]

Roteiro pelas Rochosas Canadenses

Empolgada com a nova viagem comecei a desenhar um grande Loop pelos Estados Unidos e Canadá e incluir todos os lugares que eu gostaria de conhecer (e que obviamente não cabem em um mês de viagem). O primeiro passo é sonhar, o segundo é cortar! 😉

Nova Zelandia ou Canada
Mapa dos sonhos: claro que não cabe em um mês

Como viajaríamos com o nosso carro eliminaríamos o custo das passagens e do aluguel de carros, algo brutal na NZ e a viagem custaria no máximo dos máximos metade da viagem pela NZ. Viagem escolhida né?! Só que não.

Reviravolta: Nova Zelândia de volta na jogada

Com pena de eliminar a Nova Zelândia de bate-pronto tratei de orçar com muito carinho cada pedaço da viagem, nosso objetivo era fazer tudo caber em $8,000 e coube. Bem apertado, mas coube.

Nova Zelândia ou Canadá?
Lendo sobre o roteiro no site oficial de turismo da NZ

Nova Zelândia ou Canadá? Ô dúvida cruel!

E foi aí que surgiu a indecisão: amamos os dois destinos e iríamos para qualquer um deles FELIZES. Será que a Nova Zelândia vale o dobro do orçamento em um momento que estamos economizando para comprar uma casa nos próximos anos? (Juro que essa dúvidas de gente grande são as mais difíceis, especialmente quando tem viagem envolvida na parada!)

Dificuldades

Fora a questão do budget, começamos a pensar nas dificuldades das duas viagens com um bebê. Na Nova Zelândia, teríamos que abrir mão de alguns passeios mais radicais e mergulhos. Já no Canadá, nosso único empecilho seria fazer as trilhas mais difíceis carregando um chumbinho fofo nas costas, mas teríamos o mesmo problema na NZ, certo? Na Nova Zelândia tem o desafio do vôo com o pequeno, e ambas as viagens envolvem muitas horas no carro.

Droga, pensei, nenhuma das dificuldades me fez decidir absolutamente nada.

Tira-Põe-Deixa Ficar

No final do dia de ontem – e com o Gu já impaciente de divagar sobre as duas viagens – fomos dormir com a viagem “FECHADA” para a Nova Zelândia. Se por um lado Canadá nos agrada muito, é mais perto e mais fácil então faríamos a viagem mais longa.

E assim comecei a escrever este post pensando que iríamos para a Nova Zelândia. Mas mudei de ideia. Não, não sei bem porque mudei de ideia, mas não consigo parar de pensar no Canadá. Acho que ele está me chamando mais alto!

Rochosas do Canadá
Lake Louise | Foto: Rafael Ayres

Sim, a diferença no orçamento é um fator que pesou, mas no momento fecho os olhos e me imagino mais no Lake Louise que olhando para as montanhas de Queenstown. Não sei bem porque, mas acho que a Nova Zelândia vai ficar pra uma próxima.

E Canadá lá vamos nós!!!

E aí curtiu o post?
Já teve alguma dessas grandes indecisões com viagem? Conte sua história para a gente!

Veja também:

 

    • Roteiro pelas montanhas rochosas do Canadá

 

    • Roteiro: o melhor de Toronto em 2 dias

 

    • Roteiro: Quebec, Ottawa e Montreal

 

Planeje sua viagem

Comentários (14)

Ótimo texto, eu amei muito.
Esse texto me ajudou muito, pois eu também estava confuso, mas eu acho os dois são melhores. Boa viagem pra vocês três, e vai da tudo certo.

Obrigada Gabriel 🙂

hahahaha. Também tô nessa. Decidi pelo Canadá, depois pela NZ, depois pelo Canadá, depois NZ.
Marido está pacientemente (?) esperando o martelo ser batido e diz que essa indecisão tá ficando meio paranóica…kkkk

Hahhaahhah!
E quando vocês vão? Depois me conte o que escolheu!

Oi Mari! NZ está nos nossos planos para 2018, já que em 2017 (março) vamos fazer aquela trip para Utah (Las Vegas – Salt Lake – Monument Valley e Grand Canyon). Tô começando o planejamento e à princípio a ideia é alugar carro e ficar uns 15 dias em cada ilha. Mas depois de ler teu post o Canadá voltou a bater forte na mente. Tenho um trajeto montado saindo de Seatlle pra Vancouver, Rochosas, Calgary, desce pra Yellowstone e retorna pra Seatlle via Portland. Deve ser show também ne! Dúvidas cruéis!!! rsrsrsrs beijão! PS: daqui a pouco estamos embarcando pra Buenos Aires onde ficamos até sábado que vem.

Que delícia Buenos Aires é sempre uma boa pedida! Faremos as rochosas exatamente desse jeito que você mencionou 😉
Abraços e aproveitem a viagem

Eu estava nessa ha uns dias atras para minha viagem em outubro so que pior: nao saboa se ia pra india e Maldivas, Australia e Nova Zelandia, Sudeste Asiativo, road trip pelos EUA, Hawai, Canadá! Rsrs

Ai, essas nossas dúvidas de viagem!!! Rs
Obrigada pela visita Carol. Beijos

A região das Montanhas Rochosas canadenses é incrível!!! <3333 Mas também tenho muita vontade de conhecer a NZ *-*

O fato do Canadá ser mais pertinho e de finalmente podermos colocar o nosso Jeep para rodar as milhas que sonhamos ao compra-lo tbm pesou na escola! Mas Nova Zelândia continua no topo da nossa lista e quem sabe logo, logo ag tira esse plano do papel!
Beijos e obrigada pela visita

Que legal!!! Hehehehe… eu estava torcendo pelo Canadá… Um abraço e bom planejamento para vocês!!!
Passa lá no @trilhasecantos que tem posts sobre as Rochosas!
Um beijão!!!
Lili

Opa!!! Pode deixar!!!
Um beijo e obrigada pela visita!

Hahaha
Muito bom ficar indo e voltando com vc nessa escolha, porque é assim mesmo nas minhas viagens!
E olha que se vc tivesse mais tempo pra pensar ainda iria ficar pesando Canadá x Nova Zelândia. O bom é que pode ser a seguinte hehe
Aproveitem o Canadá!
Beijos

Obrigada!!!
Exato, meu gargalo para ir e voltar foi o fato que o Gu tem que marcar as férias o quanto antes. Rs
Beijos

Deixe o seu comentário