Jasper: um passeio de barco pelo Maligne Lake

Saiba como é o passeio pelo Maligne Lake no Parque Nacional Jasper, no Canadá. Um passeio maravilhoso por um dos lagos mais lindos e famosos da região e com direito a parada na Spirit Island. Descubra neste post como foi a nossa experiência, como chegar lá, valores, horários de funcionamento e muito mais!

Jasper: Um passeio de barco pelo Maligne Lake

O Maligne Lake é um dos lagos mais lindos e famosos de Jasper (no Canadá) – um lago abastecido por três glaciares diferentes e que ao longo dos seus 22,5 Km de extensão vai mudando de tonalidade e ganhando tons de azul pra lá de especiais. Uma das formas mais deliciosas de explorar o Maligne Lake é fazer um passeio de barco pelo lago e visitar a Spirit Island, uma ilhota pra lá de fotogênica e um dos cartões postais da região. Nesse post dividirei com vocês todos os detalhes do passeio. Vem comigo?

A experiência

De Jasper ao Maligne Lake

A viagem entre Jasper e o Maligne Lake leva pouco mais de uma hora por uma estrada linda (de manhã cedo e no final da tarde existe uma grande chance de avistar animais silvestres pelo caminho). A estrada passa bem pertinho do Maligne Canyon e margeia o Medicine Lake (aí estão dois passeios lindos, rápidos e que merecem ser combinados com a visita ao Maligne Lake, pode deixar que lá no final do post eu falarei mais sobre eles).

Maligne Lake em Jasper
A estrada que liga Jasper ao Maligne Lake
Maligne Lake em Jasper
E no caminho de volta, olha só que apareceu: um urso preto lindo!

Saímos de Jasper um pouquinho mais tarde do que gostaríamos (imprevistos de viajar com bebê) e acabamos fazendo a viagem com o tempo cotadíssimo e chegando bem a tempo da saída do barco (juro que fiquei tensa). Eu se fosse você sairia com pelo menos uma hora e meia de antecedência para não passar esse perrengue.

O dia não estava grande coisa, nuvens cinzentas feiosas não mostravam nem um pinguinho de céu azul e ofuscavam as cores do lago, que mesmo em meio a tanto cinza demonstrava um senhor potencial. Pegamos os ingressos e fomos direto pra fila de embarque que já estava entrando.

Maligne Lake
Nosso barco

O passeio

O tour básico pelo Maligne Lake dura cerca de 1 hora e meia e é todo narrado. Ao longo do percurso um guia animadinho vai contando as curiosidades do lago, um pouco sobre os glaciares que abastecem o Maligne Lake e porque a composição dos minerais deixa os lagos canadenses tão azuis. E, quer saber, é tanto lago azul e lindo nessa viagem que é bem difícil escolher o mais bonito.

Maligne Lake em Jasper
Passeio de barco pelo Maligne Lake
Maligne Lake em Jasper
E olha só os glaciares que abastecem o lago

São 14 Km de passeio começando em uma velocidade bem baixa para não jogar ondas muito grandes nos caiaques que passeiam pelo lago e aos poucos ganhando um pouco de velocidade. Conforme nos aproximamos da Spirit Island, a cor do algo ia se azulando – o guia nos explicou que quanto mais perto do Glaciar, mais azul e realmente a diferença é notável. Segundo ele, em um dia azul de sol – e no meio do dia, que é o melhor horário para fazer este passeio – as cores são impressionantes.

Maligne Lake em Jasper
E olha só como o lago foi azulando

O que é a Spirit Island

A Spirit Island (ilha dos espíritos) foi batizada pelos nativos da tribo Stoney Nation em homenagem a seus ancestrais e aos rituais realizados na ilhota. A ilha é pequenina, hiper fotogênica e está conectada ao continente por uma pequena faixa de terra. Somente em alguns dias do ano, durante o verão, a Spirit Island se transforma em uma ilha de verdade.

Maligne Lake em Jasper
Spirit Island

Nossa passagem pela ilha

Tivemos cerca de 15 minutos para explorar os arredores da ilha, tirar fotografias e usar o banheiro (daqueles de buraco no chão). A parada é feita em um pequeno píer no continente, um ponto que fica bem próximo a ilha e que tem vistas maravilhosas. Adorei!

Maligne Lake em Jasper
Gu e Tom olhando pra Spirit Island
Maligne Lake em Jasper
E olha só a vista da Spirit Island que linda

O caminho de volta

O caminho de volta nos pareceu bem mais rápido do que a ida. Fomos curtindo as paisagens e aproveitando as dicas dos guias para explorar a região.

Maligne Lake em Jasper

Aluguel de carro

Se você está planejando uma viagem para o Canadá de carro, como foi o nosso caso, é necessário reservar o seu carro com antecedência. Para isso, nós recomendamos fazer o aluguel pelo Rent Cars. No site, você tem um comparativo completo entre as opções oferecidas, consegue pagar em reais e parcelar o valor em até 12 vezes sem juros (e sem IOF).

Não esqueça do seguro viagem

Imprevistos sempre acontecem e você não pode estar despreparado! Recomendamos que você faça um seguro com boa cobertura, adequado para o seu estilo de viagem e que não pese no orçamento, claro. Com uma boa apólice você terá garantia de tranquilidade em casa da malas extraviadas, voos cancelados e até mesmo uma eventualidade médica.

Por aqui, indicamos a Seguros Promo, pois ela funciona como um comparador de apólices, te apresentando uma listagem do que há de melhor no mercado em termos de seguro. Clicando aqui você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem ao inserir o nosso cupom IDEIASNAMALA5.

Dica: melhor horário para tirar fotos

E, para quem quer tirar fotos espetaculares, a dica é fazer os tours do meio do dia (12h/13h) quando a luz estará perfeitinha e sem nenhum sombra indesejada.

Duração do passeio:

Há três tipos de tour diferentes: o clássico com duração de 1h30 e que faz apenas uma parada na Spirit Island durante o trajeto, o Tour Premium que além da parada básica recebe os visitantes com um tour pela ilha e tem duração de 2 horas e o tour para fotógrafos com duração de 2h30.
Posso dar um pitaco? Fiz o tour de 1h30 e achei mais do que suficiente, o tour é lindo e não há a menor necessidade de fazer passeio guiado da Spirit Island que é minúscula.
Veja os tipos e horários de saídas dos tours aqui.

Preços e temporada de barcos no Maligne Lake

A temporada de passeios de barco vai do finalzinho da primavera até o outono (em geral de junho a outubro). Os passeio de barco pelo Maligne Lake custam a partir de CA$72 dólares por adulto e CA$36 para crianças com antecedência (o ingresso comprado no dia anterior, ou na hora, custa ligeiramente mais caro).

Outras formas de explorar o Maligne Lake: trilhas e caiaques

E, para quem quer explorar um pouco mais do lago, há a opção de alugar caiaques ou canoas – e também há meia dúzia de trilhas bacanas e de dificuldades variadas. Algumas das mais populares são a Moose Lake Hiking Trail (2,8 Km) e a Lake Trail (Mary Schaffer Loop) – 3,2Km.

Como chegar?

O Maligne Lake fica há 48,1 Km do centro de Jasper (cerca de 1 hora e 10 minutos de carro). Veja a localização exata no Google Maps.

Com o que combinar?

Combine seu passeio pelo Maligne Lake com o Maligne Canyon e o Medicine Lake (fique de olho na vida selvagem! Tem muita coisa linda morando por lá) ambos ficam no caminho entre Jasper e o Maligne Lake e são maravilhosos.

Medicine Lake

Um lago bem diferente dos outros lagos da região e repleto de vida selvagem. Um incêndio na região deixou parte do lago com aparência bem peculiar.

Maligne Lake em Jasper
Medicine Lake

Com um pouquinho de sorte você verá muitos animais selvagens por lá.

Maligne Lake em Jasper
Ninho de águia no Medicine Lake
Maligne Lake em Jasper
Bode de Montanha no Medicine Lake | Foto: Rafael Ayres

Maligne Canyon

Um cânion profundo recortado pelo movimento das águas do Rio Maligne. Há uma trilha que margeia o cânions e 6 pontes diferentes, no total são 5 Km de caminhada, mas você pode encurtar a caminhada voltando na segunda ou terceira ponte. Nós fomos até a quarta ponte e curtimos muito o visual!

Maligne Lake em Jasper
Maligne Canyon

E aí, curtiu as dicas? Pronto para se apaixonar pelo Canadá? Deixe seus comentário!

O Ideias na mala visitou o Maligne Lake a convite do Jasper Tourism.

Planeje sua viagem

Comentários (6)

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

O Canadá não cansa de me surpreender com infinitas belezas.. essa ilha é uma novidade, já tenho que voltar! Rsrs

Dois que queremos muito voltar!
Super obrigada pela visita Altier!
Beijos

Deixe o seu comentário