Eat Drink SF: o festival gastronômico de San Francisco

Os melhores chefs de San Francisco reunidos em um evento incrível

Atenção foodies de plantão, este post contêm imagens fortes, e que te deixarão morrendo de vontade de vir para San Francisco! (E não vale dizer, que eu não avisei!?) Trata-se do Eat Drink San Francisco (site oficial), um evento gastronômico anual que reúne alguns dos melhores chefs da região. Uma oportunidade única de degustar comidas e bebidas espetaculares, e de conhecer alguns dos melhores restaurantes do momento. Tudo muito caprichado, e o melhor, muito gostoso!

Nesse post dividirei com vocês um pouquinho da experiência, e das delícias que provamos no festival. Vem com a gente?

Frutas na entrada do Eat Drink SF
Instalação na entrada do pavilhão

Chegando no Eat Drink SF

“Seja bem vindo e pegue um copo” diziam as instruções na entrada do Pavilhão. “É pra já, pensei” enquanto tentava equilibrar minha câmera no pescoço, e a bolsa de baixo do braço pra deixar uma mão livre para fotografar.

Copos de vinho - Eat Drink SF

“Não, não… isso não vai dar certo”, constatei ao olhar para o pavilhão, e ver dezenas stands, um mais lindo que o outro, repletos de pequenas porções de comidas, algumas tão lindas que até pareciam jóias. Assim, deixei o copo em stand by, e decidi explorar a primeira parte do festival: eat (comer!).

Eat Drink SF
Foto Marta Leal

Minha querida amiga e fotógrafa Marta Leal, já me esperava dentro do pavilhão com olhos apuradíssimos e câmeras prontas para a sessão de fotos do dia! Juntas reviramos o festival de cabeça para baixo, fotografamos tudo o que conseguimos, e comemos muito mais do que nossos pequenos estômagos estão acostumados. Tudo por uma causa nobre, certo?!

O que provamos

Eis que começa a nossa sessão fotográfica / sessão comilança. A ideia erar olha tudo primeiro, escolher nossos lugares preferidos e voltar. Só que obviamente não resistimos e começamos a alternar fotografias e comidinhas. Ligamos o botão “O regime que se dane!” e deixamos nossos olhos, obviamente muito maiores que nossos estômagos, no comando do festival!

Eat Drink SF
Foto: Marta Leal

Esse barquinho mexicano acima foi a primeiro do dia! E antes de comê-lo, tratei de fotografar! Comecei bem, viu?!

E pra dar uma pequena ideia de como são as comidinhas do festival, aí vai uma pequena sessão de fotos:

Eat Drink SF
Espetinho de Sushi com abacate | Foto: Marta Leal
Eat Drink SF
Melancia grelhada
Eat Drink SF
Canapé de queijo com figo – Foto: Martinha Leal
Eat Drink SF
Palitinho de carne seca

Eat Drink SF

Eat Drink SF
Canapé de Salmão. A base é feita com panqueca de ervilha.

Eat Drink SF

Eat Drink SF
E pra quem gosta, o que não é o meu caso: ostras
Eat Drink SF
Doce lindo!
Eat Drink SF
Bolinho de marzipã! Esse tava absurdamente bom!
Eat Drink SF
Os homens estavam pirando com esta carne. Tava boa, viu?! Foto: Marta Leal

Nossos preferidos

E não demorou muito até encontrarmos nossos queridinhos:

Estes Cannollis do Restaurante Ca’Momi foram os primeiros queridinhos do dia. Massa crocante e levemente doce, com recheio cremoso. Teria comido uns 5, mas como tinha tanta coisa pra provar, me contentei com um.

Eat Drink SF
Canudinhos do Ca’ Momi

O segundo queridinho, foi este tortelini feito na hora pelo chefe do Michelle Belotti do Ristobar. Massa ao dente, recheada na medida certa e melhor rose.

Eat Drink SF
Chefe do Ristobar preparando um tortelini

Este Crab Cake do Restaurante One Market servido na colher, estava levinho e gostoso.

Eat Drink SF
Crab Cake (casquinha de siri)

Essa carne de panela com purê de batata roxa, do restaurante Peruano Mochica estava incrível. A carne derretia na boca de tão macia, e o purê de batatas, um pouco apimentado de mais para o gosto brasileiro, combinou perfeitamente com o prato.

Eat Drink SF
Carne de panela com purê de batata roxa.

E a estrela do dia para mim que sou uma formiga, foram os doces do Café Madaleine. Eles eram grandes, e mesmo assim tive que provar dois. Um dos melhores doces que já comi nos Estados Unidos!

Eat Drink SF
Bolo Café Madaleine

E olha só que lindo o display dos doces. #Quasechoreideemoção #Mariformiguinha

Doces do Café Madaleine Eat Drink SF
Doces do Café Madaleine | Foto: Marta Leal

Os chefs estrelados

Além do provar comidinhas de chefes que não conhecíamos, também devoramos pratos divinos de chefes que conhecemos e adoramos como o bife Tagaki do Michael Mina.

Beef Tatami do Michael Mina
Beef Tatami do Michael Mina

O ceviche sempre impecável do La Mar.

Ceviche do La Mar no Eat Drink SF
Ceviche do La Mar

O creme de milho com lagosta do Sutro’s (que eu quase não experimentei de tão sem graça estava o stand) que foi um dos meus preferidos do dia.

IMG_7324

As almôndegas de carne do Tony’s Pizza Napoletana.

Eat Drink Sf
Almondegas do Tony’s Pizza

E o noodles de camarão feito na hora (e com a maior fila do dia!) do Slanted Door.

 Noodles do Slanted Door Eat Drink SF
Noodles do Slanted Door

Tudo junto e misturado

Sabe aquela velha regra: Primeiro o jantar e depois a sobremesa? Esquece! Eu e a Martinha bem que tentamos começar com salgado e depois adoçar a vida, mas não rolou. Íamos para o doce, e sem perceber acabávamos voltando para o salgado, indo pro doce, voltando pro salgado…

E falando em mistura, dois chefs trataram de misturar tudo já no prato. O primeiro, um brioche recheado com sorvete de Framboesa do Delfina.

Eat Drink SF
Brioche recheado com sorvete de framboesa

Não amei de paixão, mas achei interessante. O sorvete era muito bom.

O segundo, foi a única comida do dia que detestei. Olha só essa bolinha que simpática! Eu vendo, o pedacinho de bacon no topo, achei que fosse algo de carne.

Eat Drink SF
Chocolate, Caramelo e Bacon

Só que não, era uma bola bem doce de chocolate recheado com caramelo. Não ornou! Gosto de chocolate e de bacon, amo caramelo, adoro misturas de doce com salgado, mas chocolate e Bacon frito, me desculpa. Tô fora!

Aulas e demonstrações ao vivo

Dentro do pavilhão havia um pequeno palco onde de tempos em tempos rolavam demonstrações culinárias ao vivo. A primeira que assistimos foi com o Tony Gemignani do Tony’s Pizza Napoletana, que começou o show dançando para a platéia e fazendo malabarismo com a massa de pizza. Foi muito divertido.

Eat Drink SF
Tony fazendo malabarismo com a massa de pizza

Em seguida o Toni preparou uma pizza no estilo Siciliano. A massa dessa pizza, não tem nada a ver com a massa da nossa pizza brazuca, mas não deixa de ser gostosa. E o recheio, mussarela bufava, batata roxa (isso mesmo! Batata,) cortada em fatias finíssimas, tamarinho cereja, molho ao pesto e cobertura de mussarela. Tava bom, viu?!

Tonny's Pizza Napoletana - Eat Drink SF
Tonny’s Pizza Napoletana

Também assistimos a uma demonstração com o chefe Michael Chiarello do Bottega (um restaurante em Napa Valley) que está na minha lista faz tempo.

Eat Drink SF
Michael Chiarello chefe do Bottega

Michael preparou uma polenta deliciosa com molho ao pesto. Ele é bem engraçado, e bem aparecido, então fez muita graça usando um colherão gigante, e fazendo a platéia gargalhar com uns palavrões engraçados.

Olha só a polenta que ele preparou:

Eat Drink SF

E por fim a polenta onde deve estar: No meu prato! Preciso falar que estava divina!

Eat Drink SF
Polenta do Michael Chiarello

A última apresentação do festival, foi uma harmonização de cervejas com comida. Não participei dessa, mas pelo que vi,  a platéia estava BEM envolvida.

Degustação de cerveja - Eat Drink SF
Degustação de cerveja

Degustação de cerveja - Eat Drink SF

bebidas do eat drink SF

E lembram daquele copo que eu tinha abandonado no começo da festa? Voltei pra pegar :)!

Eat Drink SF
Mari Vidigal de copo na mão | Foto: Marta Leal

E que sorte, porque bebida boa é o que não faltou no Eat Drink SF. Estavam presentes algumas das melhores vinícolas da Califórnia, marcas de Whisky, Gin, e para os VIPs Champagne.

Eat Drink SF
Foto: Marta Leal

Nosso coquetel preferido da noite: Frutas cítricas com Gin. Surreal de bom! #Repetimos&repetimos

E pra quem gosta de cerveja, uma das patrocinadoras da festa foi Inbev, que trouxe pra roda Stella Artois e Leffe servidas em copinhos muito lindos. E quer saber o melhor? Os copos eram brinde para todos que tomassem a cerveja!

Eat Drink SF
Cerveja Leffe

Também havia dezenas de coquetéis preparados na hora por alguns dos barzinhos mais cools de San Francisco!

Eat Drink SF
Olha só este bar que graça! Foto: Marta Leal

Como funciona o eat drink sf?

O Eat Drink SF dura 4 dias e tem uma programação super bacana. O evento começa numa quinta feira, com uma super competição de tacos. Na sexta e sábado, o pavilhão de eventos do Fort Mason se transformou em palco de das exposições & degustações mais incríveis que já participei. Eram mais de 35 restaurantes sendo que cada chef tinha um stand para decorar e servir suas comidinhas. Uma melhor, que a outra. O evento terminou com um brunch de encerramento no restaurante Foreign Cinema.

Eat Drink SF
Foto: Marta Leal

Ingressos & degustações

Os ingressos do Eat Drink SF são vendidos com antecedência (e se esgotam bem rápido). Os preços variam de acordo com a sessão. Para as degustações de sexta e sábado , o ingresso custava a partir de $90 e incluía comidas e bebidas a vontade. As sessões duram em torno de 4 horas e a graça é degustar um pouquinho de cada coisa, mesclando chefes que você já conhece e gosta com chefes menos conhecidos. Saí do festival com uma lista de lugares legais que pretendo visitar nos próximos meses (YEP! Vou dividir essa lista com vocês num próximo post ;)).

Eat Drink SF
Ingressos esgotados e fila esperando a entrada o pavilhão

Dia x noite

Participei das duas sessões do sábado, de dia e de noite. Ambas estavam boas, mas a sessão da noite é muito mais caprichada e as comidas são bem mais requintadas que as comidas de dia. O ingresso é um pouquinho mais caro, mas quem puder ir de noite, juro que vale a pena!

Área VIP

Existem dois tipos de ingresso, o normal que dá acesso a todo o festival e a comidinhas e bebidas ilimitadas. E o VIP que te permite entrar no pavilhão meia hora antes dos demais convidados e te dá a um lounge VIP com comidas e bebidas especiais. Pra quem puder, recomendo. O Lounge VIP estava ainda mais top que o resto da feira.

Lounge VIP - Eat Drink SF

e vale a pena Visitar o eat drink sf?

Eat Drink SF é um oportunidade única de degustar comidinhas e participar de demonstrações ao vivo com os melhores chefs do momento. Para quem curte comer, ou adora descobrir novos restaurantes, taí uma oportunidade incrível de bater papo com os chefs experimentando um pedacinho do que o restaurante tem a oferecer. Eu amei a experiência, e mal posso esperar pelo próximo!

Eat Drink SF
Tony fazendo malabarismo com a massa de pizza

Isso sem falar no ambiente super bacana, com música ao vivo e jogos de verão! Bem legal!

Dj no Eat Drink SF
DJ animando o festival
Jogos no Eat Drink SF
Jogos no Eat Drink SF

E aí, se animou para visitar o EAT Drink SF?

Veja também:

A Mari visitou o Eat Drink SF a convite da San Francisco Travel

Planeje sua viagem

Comentários (6)

[…] meu segundo ano de Eat Drink SF e minha expectativas estavam lá em cima. As lembranças do evento de 2015 eram tão deliciosas que eu não via a hora de entrar no pavilhão, explorar todos aqueles bites, e […]

Oi Mari, há cerca de 1 mês venho montando meu roteiro de viagem pela Califórnia baseado nos seus posts, tenho lido diariamente e anotado todas as dicas. Quero parabenizá-la pelos posts e detalhes importantes que vc dá em cada um deles, seu site é muito bom e se destaca de vários outros que andei pesquisando na net. Minha viagem vai coincidir com esse festival Eat Drink ( o qual eu não tinha ouvido falar ainda) e eu como médica nutróloga e amante da gastronomia não podia deixar de ir, né, já comprei meus ingressos pro evento de sábado à noite. Enfim, vim aqui só elogiar mesmo! Continue o bom trabalho! 🙂

Obrigada pelos elogios e ÓTIMA escolha! O evento é o MÁXIMO!
Se meu baby não tivesse tão pequenino (ele está com 6 semanas) nos encontraríamos por lá.
Abraços e aproveite a viagem!

[…] o Ca’Momi, durante o Eat & Drink SF, um festival gastronômico anual que reúne alguns dos melhores chefes de San Francisco e região. […]

[…] 5 restaurantes em San Francisco e Napa Valley que testei no evento gastronômico EAT Drink SF e estou louca para visitar: Tony’s Pizza, Bottega, Ca’Momi Ristobar e […]

[…] beterraba, tomatinho cereja e pinoli. Estava divina e custou $9,95. Provei os doces do Madaleine no Eat Drink SF e fiquei mega bem […]

Deixe o seu comentário