Tudo o que você precisa saber para visitar o Stonehenge desde Londres

O misterioso e atraente círculo de pedras pré históricas, é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Inglaterra e uma boa opção de bate e volta para quem tem muitos dias em Londres ou já conhece bem a cidade e esta buscando algo diferente.

Como chegar ao Stonehenge saindo de londres

De trem:

Pegue um trem na estação Waterloo para a cidade de Salisbury. A viagem entre Londres e Salisbury leva uma hora e vinte minutos e tem trem de meia em meia hora.

Ônibus entre a estação de trem e o Stonehenge

Chegando em Salisbury você precisa pegar um ônibus até o Stonehenge, são cerca de 35 minutos de viagem. Ou seja, são quase duas horas de viagem na ida e mais duas na volta.  O ônibus de turismo passa por dentro da cidade de Salisbury, que é uma gracinha, e vai comentando alguns pontos de interesse. Eu se fosse você, visitaria na volta ;o).

De carro:

Para quem encara dirigir na mão inglesa. Alugar um carro e combinar Stonehenge com uma noite ou duas na simpática cidade de Bath é uma ótima pedida. O trajeto leva cerca de 1:50 a estrada é bem boa.

Mapa: Londres - Stonehenge

Veja o mapa no Google maps

como é a visita ao Stonehenge


Chegando no Stonehenge, os visitantes recebem audio guias (tem em inglês, espanhol, francês,  japonês… Mas nada de português) que contam um pouco do pouco que se sabe sobre as misteriosas pedras e do lugar onde elas estão colocadas.

Quanto tempo demora a visita?

O passeio em torno das pedras é super agradável e dura cerca de uma hora. Claro que num dia de sol, dá fácil pra ficar mais tempo.

Fatos históricos e visitantes egoistas

Uma das coisas que me impressionou foi saber que varias das pedras que não estão mais ali foram retiradas para construir casas ou outras coisas e que antigamente era comum os visitantes alugarem picaretas para picar um pedacinho de pedra e levar para casa parte do Stonehenge… Que turismo mais egoísta, não?!

Hoje as pedras ficam protegidas por um cordão e nenhum visitante pode chegar muito perto ou toca-las. E ainda sim, não tão de perto, é uma estrutura impressionante. Surreal pensar em como esses pedregulhos imensos foram empilhadas sem ajuda de nenhum equipamento especial há cerca de 5000 anos atrás. E porque será que eles foram colocados lá?

O Stonehenge vive cercado por uma pacata vizinhança de Dolis, branquinhas e fofinhas. É meio estranho pensar que um lugar tão turístico não tenha sido mais explorado e não esteja cercado de lojas e restaurantes. Há uma unica loja, uma lanchonete e muitas mesinhas de picnic ao lado do circulo de pedras e da multidão de ovelhas. Adorei o clima inspirador interiorano… bééééééhhhhh!

Outro visitante do Stonenhenge

Old Sarum

Depois de uma volta completa em torno do círculo de pedras, e de ouvir bastante história, chegou a hora de pegar o ônibus de volta para Salisbury. No caminho de volta, quem quiser pode fazer uma parada em um outro sítio arqueológico, o Old Sarum, que são as ruínas de um castelo medieval, no entanto o frio tava bravo e o próximo ônibus só passaria dali a uma hora, e assim acabei desistindo da idéia.

Um passeio por Salisbury

 Chegando em Salisbury recomendo que você desça na parada market place, e de lá caminhe um pouco pela cidade passando e parando na Catedral de Salisbury, que é simplesmente incrível. Sem exagero uma das catedrais mais lindas que já visitei. Por dentro e por fora.

Patio – um pouco antes de chegar na catedral

 A torre da catedral é uma das mais altas da Inglaterra e é super bonita. Entrando na catedral, são vários os pontos de destaque. A fonte de batismo, que reflete as luzes da igreja de forma quase magica, o teto, as estatuas e  o altar. E quase na saída, há uma sala a parte que mostra uma das dos quatro originais da carta magna. Saí da igreja muito bem impressionada.

 E para encerrar o passeio, vale a pena caminhar entre a catedral e a estação de trem, o caminho é bem lindinho e passa por casas fofas, parques e pontes.

Detalhes da Viagem:

Como chegar & quanto custa chegar no Stonehenge:
O conjunto de pedras fica cidadezinha de Amesbury, para chegar lá é preciso pegar um trem em Waterloo até Salisbury – o trem de ida e volta custa 32,80 pounds em baixa temporada –  e de lá um ônibus turístico ( Stonehenge Tour) até o Stonehenge – mais 18,00 pounds, inclui entrada no Stonehenge.
O ônibus do  Stonehenge Tour é vermelho, bem chamativo e sai da porta da estação de trem. Não tem como errar. O bilhete do ônibus te da direito a ir e voltar entre a cidade de Salisbury eo Stonehenge parando no Old Sarum de maneira ilimitada durante todo o dia, tudo bem que não acho que ninguém vai querer fazer isso mais do que uma vez, mas vai que né… rs

Horários:
Atenção a pegadinha: de outubro a março ( primavera, outono e inverno) os ônibus do Stonehenge Tour passam de uma em uma hora, e como tem trem de Londres de meia em meia hora, se não chegar em hora cheia (10:00, 11:00 ~ 14:00) você corre o risco de ficar dentro do ônibus esperando meia hora. No verão tem ônibus de meia em meia hora casadinho com a chegada de trem de Londres. No inverno o ultimo trem sai da estação as 14:00 nas outras estações as 16:00. De qualquer forma vale a pena checar certinho no site.
Veja os detalhes de horário do Stonehenge Tour no: www.thestonehengetour.info
Veja os horário de trem em Lodres e Salisbury no: www.nationalrail.co.uk

Catedral de Salisbury 
http://www.salisburycathedral.org.uk/
Aberto das 09:00 as 17:00
A doação sugerida para a entrada é de 5 pounds, mas você pode doar quanto quiser. Eu doei 2 pounds, porque era o que eu tinha no bolso. Em dias bonitos existe um tour que sobe a torre. Não fiz, mas acho que pela altura da bichinha, deve valer a pena.

Planeje sua viagem

Comentários (19)

[…] Mari. Londres: Tudo o que você precisa saber para visitar o Stonehenge. Disponível em: https://ideiasnamala.com/2012/01/05/stonehenge-salisbury-mito-e-beleza/.Acesso em 16 de agosto de […]

Descobri seu blog .Adorei relembrar cada cantinho que conheci :l Londres ,Paris, Lisboa ,Edimburgo e outras tantas capitais e pontos turísticos próximos os quais você descreve bem e complementa com fotos e explicações detalhadas de como se deslocar até essas belezas que enfeitam a Terra quer tenha origem conhecida ou não. Valeu .Boa viagem programada e breve regresso para planejar e compartilhar conosco outras descobertas.

Muito obrigada!
Super beijo

[…] Stonenhenge: a pilha de pedras mais legal de todos os tempos  […]

[…] de lado, também visitamos o Circulo de Pedras (Stone Circle), que tem o mesmo conceito do Stonehenge, mas sem as mesmas dimensões. O círculo, assim como outros círculos de pedra encontrados no sul […]

Cara Mari,

Não percebi o link para o site do ônibus em Salisbury… Dúvida esclarecida.
Infelizmente em setembro o intervalo é de hora em hora… É que pretendo seguir até Bath após a visita. Se perder o ônibus das 10h, complica todo meu planejamento.

Mais uma vez, obrigado.

Cara Mari,
Minha maior preocupação é não conseguir pegar o ônibus que parte às10h, por motivo de fila, posto que o trem chega em Salisbury às 9h43 (estando na Inglaterra, não creio q ocorrerá atraso – I hope so…) e pretendo comprar o ingresso e as passagens antecipadamente, inclusive o trecho Salisbury-Bath para as 12h40 (se perder aquele ônibus é impossível retornar a Salisbury nesse horário). Vc me permite saber sua opinião sobre esse planejamento?
Um abraço.

Sinceramente Carlos, achei a cidade de Salisbury muito bonita e se você tiver tempo eu passaria o dia inteiro lá e seguiria para Bath no dia seguinte.
Bath tbm merece um dia inteirinho e é só pisar lá que vc descobrirá porque.
Caso você queira MUITO fazer os dois no mesmo dia, uma saída menos arriscada, porém mais cara seria fazer um tour (desses de roteirinho fechado) e a grane maioria dos tours que vai a Bath para em Stonehenge.

Espero ter ajudado
Abraços

Eu pensei em fazer um desses passeios q saem de Londres, mas li tanta reclamação (tratamento dos guias, falta de tempo para visitar os locais, etc) q decidi fazer por conta própria.
De qq forma, ajudou muito sua dica e vou pensar se divido em 2 dias o passeio.

Um abraço.

Prezada Mari,

Estarei em Londres em setembro próximo e pretendo visitar Stonehenge, que acho fascinante. Para não perder tempo pensei em comprar o ingresso antecipadamente, online (8 libras). Entretanto, no seu post vc comenta que o preço da passagem do ônibus q liga Salisbury a Stonehenge já inclui o ingresso. É isso mesmo? Existe opção de comprar a passagem sem o ingresso?

Um abraço e obrigado pelas dicas.

To considerando este já respondido, verdade?!

opa! estou indo para Londres em 1 semana e fechando a ida para Stonehenge no ultimo dia de estada por lá.
Seu relato foi direto, redondinho, e com todas as dicas. PArabens e obrigado!

Que bom que você gostou André! Aproveite a viagem!
Abraços
Equipe Ideias na mala

Legal a dica, estou indo no início de Setembro pela primeira vez em Londres, como vamos ficar 7 dias, quero ir a esse sítio, sou aficionada por lugares assim! Valeu!

Oi Kellen,
Vá sim! você vai adorar!
Abraços
Equipe Ideias na mala

[…] Stonenhenge: Um incrível bate e volta de Londres: https://ideiasnamala.wordpress.com/2012/01/05/stonehenge-salisbury-mito-e-beleza/ […]

[…] Stonenhenge & Salisbury:     https://ideiasnamala.wordpress.com/2012/01/05/stonehenge-salisbury-mito-e-beleza/ […]

Deixe o seu comentário