Madri: O parque do Retiro e suas surpresas

8

Estanque do Retiro em MadriEstanque do Retiro em Madri

Quando morava em Madri gostava de dizer que cada visita ao retiro é uma surpresa. Como o parque é grande, a cada visita eu descobria algo novo, um canteiro, uma estátua um jardim. As vezes eu me deparava com alguma performance bacana, cantores, grupos de dança, artistas de rua. Nenhuma visita ao Retiro é igual a outra.

E nessa última visita a Madri… mais uma vez fui surpreendida…

O Parque do Retiro e suas surpresas

Entrei no parque por uma porta lateral que nunca havia entrado, passando ao lado do Jardim Botânico e de uma feirinha de livros usados bem bacana. (Para quem sai do Museu  Reina Sofia, essa é a porta mais perto).

 feirinha de livros - Madri  feirinha de livros - MadriFeirinha de livros usados em Madrid

… E depois de deitar um pouquinho curtindo o sol passar entre as arvores saí para caminhar.

Sol entre as arvores no Parque do RetiroSol entre as arvores no Parque do Retiro

O Bosque do Recordo

E eis a surpresa…encontrei o pequeno e lindo bosque do recordo (Bosque del recuerdo). O bosque é uma gracinha, um morro pequenino que dá a volta em torno de si próprio. Para pensar na vida total!

[E graças a minha querida amiga e leitora Vir Bello, acabei de descobrir que este bosque foi plantado em 2004 em homenagem as vítimas do atentado terrorista que sacudiu Madri. Cada pinheiro significa/homenageia uma pessoa que morreu durante o atentado.].

O Bosque do RecordoBosque do Recordo – Parque do Retiro

Jardins Fotogênicos

Outra parada bacana que já havia feito, mas gostei muito de repetir e recomendo muito é o jardinzinho que fica atrás do museu do prado. Olha só que jardim fotogênico!

Retiro - Jardim que fica nos fundo do Museu do Prado Retiro – Jardim que fica nos fundo do Museu do Prado

Retiro - Jardim que fica nos fundo do Museu do Prado Jardim nos fundo do Museu do Prado - Parque do Retiro Arvore estilosa - Parque do RetiroArvore estilosa – Parque do Retiro

Caminhando pelo Retiro

E depois de passear pelos jardins mais famosos, andei por lugares menos conhecidos fotografando flores pequeninas e fontes não tão famosas

Arvore no parque do retiro Arvore florida no parque do retiro Arvore florida no parque do retiro

Parque do Retiro - Madri Parque do Retiro - Madri Fonte no Parque do Retiro - Madri

Fonte – Parque do Retiro – Madri

E claro, as paradas clássicas:

O Palácio de Cristal

O palácio de Cristal, que por sorte estava aberto e repleto de bolotas, um convite do artista para que busquemos em nossas memórias lembranças que remetam a essas cores. Se não tivesse tão quente, juro que teria me engajado na brincadeira… mas com o calor INFERNAL, saí de lá mais depressa do que eu gostaria.

Palacio de Cristal - Madri Palacio de Cristal - parque do Retiro Palacio de Cristal - parque do Retiro Palacio de Cristal - parque do Retiro Palacio de Cristal - parque do Retiro Teto do Palacio de Cristal - parque do Retiro

Teto do Palacio de Cristal – parque do Retiro

O Estanque do Retiro

E para fechar o passeio, que tal dar uma voltinha ou fazer um passeio de barco pelo  estanque do retiro (Lago artificial) ! Super Gostoso! Para quem não quer remar, a graça é sentar perto das estátuas e curtir a tarde ou dar uma volta ao redor do lago.

Estanque do Retiro Leões no Estanque do Retiro Leões no Estanque do Retiro

Escultura no centro do Estanque do Retiro

Escultura no centro do Estanque do Retiro Escultura no Estanque do Retiro Escultura no Estanque do Retiro

Escultura no Estanque do Retiro

 Escultura feminina no Estanque do Retiro

Porta de Alcalá

Saindo do parque, te desafio a fotografar a Porta de Alcalá em hora de pico sem nenhum carro na frente. Tem uma fração de segundo que todos os sinais ficam fechados e você consegue fotografar.

Porta de AlcaláSe não fosse por este pequeno pedaço de carro vermelho, eu teria conseguido…rs

E para quem quiser uma descrição mais prática e menos romântica do parque do Retiro, veja aqui: http://ideiasnamala.com/2010/09/02/parque-do-retiro/

Veja também:

Madri: uma caminhada pelo centro da cidade: http://ideiasnamala.com/2010/08/29/madrid-sol-e-plaza-mayor/

Os museus de Madri: http://ideiasnamala.com/2010/09/07/os-museus-de-madrid/

5 motivos para se apaixonar por Madri: http://ideiasnamala.com/2013/03/20/5-motivos-para-se-apaixonar-por-madri/

 

Parque

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

8 comments

  1. Virginia 20 setembro, 2013 at 07:28 Responder

    Precioso reportaje!! Como dato adicional: el bosque del recuerdo lo plantaron después del atentado de Al-Qaeda del 11 de Marzo de 2004. Hay un ciprés por cada persona que murió en los trenes.

Post a new comment

Veja também