Pantanal com crianças: Dicas para planejar uma viagem incrível

Quer curtir o Pantanal com crianças? Dá uma olhada neste post antes de ir. Veja todos os detalhes da nossa experiência de cinco dias no Pantanal em família, e viaje com a gente para esse destino incrível.

Pantanal com crianças
Pantanal com crianças: nosso safari

Neste post você encontrará:

Pronto para viajar com a gente?

Pantanal com crianças: o que você precisa saber antes de viajar

O Pantanal é o menor bioma brasileiro e a maior planície de inundação do mundo com 150 mil quilômetros quadrados de áreas alagáveis, que se divide entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Considerado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, essa região possui grande biodiversidade.

O clima do Pantanal, predominantemente, tropical continental é marcado pelas altas temperaturas e grande índice pluviométrico, um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco. Isso significa que na época das chuvas, isto é, no verão, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. Enquanto no período da seca, no inverno, os rios secam e sobra o barro, daí seu nome “Pantanal”.

Jacarés no Pantanal
Vimos muitos jacarés durante a viagem

Antes da pandemia, cerca de 90% do turismo na região era de estrangeiros. Os brasileiros ainda não atingiram esse percentual, mas já mudaram o olhar e incluíram Pantanal no roteiro.

Nossa viagem:

Viajamos para o Pantanal em família. Eu, Luciene, (pode me chamar de Lu), meu marido (o responsável pelas fotos nesse post) e nossa filha Beatriz de 5 anos. Já adianto que a decisão foi bem acertada, que experiência!

Pantanal em família: o por do sol é um espetáculo
Nossa família durante a viagem pelo Pantanal

A gente só ama aquilo que conhece. E assim, tendo verdadeiras aulas a céu aberto, em meio à natureza, podemos transformar nós e nossos pequenos em futuros guardiões da natureza brasileira. Juntos construímos memórias inesquecíveis em família, e também mostramos para a nossa filha – da forma mais prática e linda – a importância de conservar a natureza.

Como chegar ao Pantanal

Cuiabá, porta de entrada para quem escolhe visitar o Pantanal do Mato Grosso, está bem conectada com as grandes capitais brasileiras por via aérea. Muitos hotéis e pousada oferecem serviços de transfer.

Nossa chegada ao Pantanal

De Brasília, pegamos um voo direto para Cuiabá. Chegando lá, pegamos um transfer privativo, que disponibilizou a cadeirinha de criança, e foram mais duas horas de estrada até começarmos a desfrutar do paraíso.

O safari começa na Transpantaneira

De julho a outubro é a época de seca na região, portanto, o melhor período para avistar os bichos. Já na estrada, a natureza começou a nos dar as boas-vindas e, vivenciamos praticamente um safári, avistamos jacaré, capivara, veado campeiro, tuiuiú entre outros. Tudo isso na Transpantaneira, que é uma estrada parque de 147 quilônetros, que cruza o Pantanal inteiro.

Transpantaneira: uma viagem incrível pelo Pantanal
Nossa viagem em família pelo Pantanal começou pela Transpantaneira

Onde ficar no Pantanal com crianças

O hotel escolhido pos nós foi o Araras Eco Lodge, e que delícia de escolha. Com a proposta de educar para preservar, o local é praticamente um santuário e faz parte do Roteiros de Charme. A reserva privada possui mais de 2.700 hectares, 21 km de trilhas, três torres de observação, rios, savana e floresta.

Tuiuiú passeando pelo hotel
Tuiuiú passeando pelo hotel

São apenas 22 quartos, todos com decoração rústica ao mesmo tempo que trazem um toque de modernidade. As suítes possuem ar condicionado, ventilador de teto e janelas com tela. Todas são bem espaçosas. Ficamos na suíte família, que tinha uma cama de casal e uma de solteiro. Além de uma varanda delícia, ótima para apreciar o nascer ou o por do sol. O hotel oferece ainda garrafa térmica para encher com água do filtro disponibilizado na recepção. O que contribui para redução de plástico. Como é muito quente, senti falta de frigobar nos quartos.

Arara Azul no Pantanal Brasileiro
Arara vindo comer no nosso Lodge

Na pousada, o esquema é de pensão completa, que inclui café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A alimentação saudável é uma prioridade do local, com seleção de ingredientes e uso de alimentos produzidos na própria propriedade, como mel e iogurte.  Reserve aqui.

Outras boas opções no pantanal com crianças são:

Hotel Pantanal Mato Grosso

O Hotel Pantanal Mato Grosso fica localizado no ambiente natural do Pantanal, em Poconé, este hotel à beira do rio organiza passeios de barco e passeios de barco. Dispõe de piscina ao ar livre, lojas e restaurante com regime de pensão completa.

O hotel fica a 65 km do vilarejo de Poconé e a 100 km do centro de Várzea Grande. O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, fica a 130 km de distância. Reserve aqui.

Pousada Piuval

A Pousada Piuval fica situada na área de Poconé, no Pantanal, a Piuval oferece uma piscina ao ar livre, parquinho infantil e Wi-Fi gratuito. Você pode desfrutar de diversas atividades por um custo adicional, como passeios a cavalo, de bicicleta ou de barco. Além disso, a pousada serve buffet de café-da-manhã.

A Pousada Piuval fica a 10 km do centro e da Estação Rodoviária de Poconé. Já o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, fica a 110 km de distância. Para sua maior comodidade, o estacionamento é gratuito. Reserve aqui.

Aymara Lodge

O Aymara Lodge, situado em Poconé, oferece restaurante, bar, jardim e wi-fi gratuito. A propriedade oferece serviço de quarto e terraço. Os quartos têm varanda com vista para o rio. Todos os quartos da pousada incluem mesa de trabalho, roupa de cama e varanda térrea com vista da piscina. No Aymara Lodge, você pode desfrutar de atividades em Poconé e nos arredores, como trilhas a pé e ciclismo. Reserve aqui.

O que fazer no Pantanal com crianças

No Araras Eco Lodge, a diária inclui dois ou três passeios por dia. Os passeios geralmente ocorrem no início da manhã e no final da tarde, por conta dos hábitos dos animais. Todos os passeios são acompanhados por guias credenciados, naturalistas, bilingues e treinados em primeiros socorros. A programação diária é dividida em trilhas a pé e outro passeio que pode ser de carro, barco ou cavalo.

Caminhadas de observação da flora e fauna

As caminhadas permitem uma observação mais próxima dos detalhes da fauna como pegadas, ninhos e comportamentos dos animais, e a incrível flora do pantanal. Podendo observar as sementes, flores, frutos e árvores. As caminhadas ocorrem por uma das diversas trilhas que totalizam 21km.

Natureza muito rica no Pantanal. Foto Leandro Alarcon
Natureza muito rica no Pantanal

Para garantir a segurança máxima dos passeios, as trilhas são regularmente inspecionadas proporcionando bem-estar aos visitantes, independentemente da idade. 

Torres de observação

A pousada possui também três torres de observação em sua reserva particular. De alturas variadas, a torre Garça possui 11metros, a Tuiuiu 13 metros e a Bugio 25 metros. Todas possibilitam uma visão panorâmica da paisagem pantaneira e o rico detalhamento da vida silvestre na copa das árvores, como macacos e aves. Ver tanta beleza do alto foi uma das experiências mais incríveis que já vivi.

Safári em veículos abertos

Como o que é bom pode ficar melhor, os safáris são feitos em veículos abertos, especialmente adaptados, que possibilitam o acesso aos locais mais distantes e pontos diferentes de observação da fauna ao longo das estradas pantaneiras.

Por do sol no Pantanal
Por do sol no Pantanal: Foto: Leandro Alarcon

Durante o safári, é possível observar a grande variedade de animais como tamanduás, antas, raposas, cervos do pantanal entre outros.

Nós fizemos o safári ao por do sol, com espumante, suco, água e lanche. Que experiência!

Focagem Noturna

Também fizemos o passeio de Focagem Noturna, no qual é possível observar animais de hábitos noturnos. Ver o reflexo vermelho dos olhos iluminados dos jacarés é uma experiência muito única. Também se prepare para um céu estrelado de tirar o fôlego.

Sáfari noturno Pantanal
As estrelas se confundem com o brilho dos olhos dos jacarés. Foto: Leandro Alarcon

Canoagem e cavalgadas

Como estava muito seco, o passeio de canoagem e a cavalgada, foram feitos apenas pelo marido. O primeiro possibilita a descoberta das margens de mata ciliar e a observação de aves e animais de vida aquática como, ariranhas, lontras e jacarés. Enquanto, o passeio a cavalo, é uma maneira tradicional de se desvendar os diversos ambientes do Pantanal.

Tempo para curtir a piscina e a estrutura do hotel

Vale ressaltar, que como estávamos com criança, eles foram super flexíveis com tempo e roteiro, para tornar a experiência o mais agradável e memorável possível. Posso garantir que conseguiram. Nos dias que a pequena ficava mais cansada, ficávamos desfrutando a piscina 100% natural, tratada com ozônio e ultravioleta, sem qualquer adição de produtos químicos e ainda com visão de camarote para os jacarés da propriedade.

Jaguar Express

Não fizemos, mas o passeio para ver as onças pintadas entrou para lista de desejos. É um passeio pago a parte, com umas 12 horas de duração. São seis horas de traslado de ida e volta e outras seis horas de atividades.

É um tour fluvial de observação feito em um barco a motor de 12 lugares. Como estávamos com criança, um de nós tinha que ficar com a pequena no hotel. Além de caro, precisa de no mínimo dois pagantes para ele acontecer. O marido não achou outro hóspede interessado.

O que levar na mala?

  • Calça e blusa de manga comprida (compramos com proteção UV e repelente). Dê preferência para cores claras, cores escuras atraem insetos;
  • Tênis confortável ou bota de treckking;
  • Boné ou chapéu;
  • Repelente;
  • Protetor solar;
  • Binóculo;
  • Lanterna;
  • Mochila para carregar itens básicos nos passeios.

Entre a primavera e o verão (outubro à março):

  • incluir 1 par extras de sapatos e capa de chuva;

Entre o outono e o inverno (abril à setembro):

  • incluir blusa térmica ou jaqueta, pois a temperatura pode cair bastante, principalmente à noite;

Vale a pena visitar o pantanal com crianças?

Muito! Pantanal foi nossa escolha para driblar o fechamento das fronteiras e evitar as aglomerações. Uma oportunidade linda de mudar o foco, voltar o olhar para as belezas do nosso país e conhecer um novo estilo de viagem. Tenho valorizado mais o turismo na natureza, evitando pontos turísticos e aglomerações.

Nosso Pantanal com crianças
Nosso Pantanal com crianças

Como a Bia era muito pequena, foi preciso alinhar expectativas para ela e nós podermos curtir os passeios. Os bichos do Pantanal são menores, ela achou tudo muito parecido e logo ficava entediada. Eu sempre tenho uma guloseima, um livrinho ou algum brinquedinho para ajudar a passar o tempo e mudar o foco.

Imersão na natureza do Pantanal
Imersão na natureza do Pantanal

As caminhadas, apesar de curtas, eram longas para ela andar sozinha e ao mesmo tempo pesadas para ir apenas no colo. Vale destacar que ela não é acostumada a fazer trilhas. Outra família com uma criança da mesma idade fez o mesmo percurso bem tranquilo. Foi um destino bem diferente do tradicional, mas que com certeza valeu muito à pena. Até hoje ela lembra dessa viagem e agora, estudando a fauna brasileira, lembra que já viu muitos dos animais pessoalmente.

Seca no Pantanal. Foto Leandro Alarcon
Seca no Pantanal

Definitivamente foi escolha incrível! Já se passaram alguns meses, mas toda vez que fecho os olhos e lembro dos dias vividos ali, agradeço por ter me permitido ter conhecido um pouquinho mais desse Brasil, que é lindo demais. Se você ainda não colocou esse destino na sua lista, fica aqui a dica: viver essa experiência com pequenos pode ser demais. Uma viagem totalmente educativa e contemplativa. Afinal, a gente só ama o que conhece. E a nossa natureza precisa muito de novos guardiões.

E aí, curtiu nossa experiência no Pantanal?

Deixe aqui seu comentário

Veja também:

Avatar
Luciene Cruz
Luciene é jornalista, casada, mãe da Bia, apaixonada por viagens, por do sol, samba, vinho rosé e brigadeiro!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.