O que fazer em Fernando de Noronha – 30 atrações imperdíveis

Um sonho de viagem? Fernando de Noronha é a reposta de muitos viajantes! A ilha é realmente um paraíso e pertence ao estado de Pernambuco. Para chegar lá, será necessário passar por Recife ou Natal. Porém, em dezembro de 2021 a Azul divulgou o início de voos diretos para a ilha saindo todos os dias de Congonhas, em São Paulo (a partir do próximo dia 20 de dezembro).

Há muito que se fazer e conhecer em Noronha. Eu, que já fui duas vezes, já planejo a terceira, quarta, quinta… Então, aqui neste texto, reunimos as principais atrações de Fernando de Noronha. Mas, antes de embarcar, não deixe de conferir o nosso Guia completo de Fernando de Noronha com todos os detalhes que você precisa saber: taxas, melhor época para viajar, onde se hospedar, onde comer, como se locomover e muito mais.

Guia Fernando de noronhaO que fazer em Fernando de Noronha

Um dos primeiros suspiros de quem viaja a Noronha é a chegada. O avião faz um sobrevoo na ilha e quem senta do lado esquerdo terá uma vista linda do Morro Dois Irmãos com o Morro do Pico aos fundos. A vista do lado direito também é bonita, mas eu se fosse você sentaria do lado esquerdo. Dada a dica inicial, veja o que fazer em Fernando de Noronha:

  1. ICMBio e agendamento para trilhas
  2. Passeio de barco
  3. Ilha Tour
  4. Canoa havaiana
  5. Conhecer o centro histórico
  6. Enseada dos Tubarões
  7. Praia do Sancho
  8. Mirantes do Sancho e Golfinho
  9. Praia Cacimba do Padre
  10. Baía dos Porcos
  11. Praia do Cachorro (e Buraco do Galego)
  12. Praia da Conceição
  13. Praia do Bode
  14. Praia do Leão
  15. Snorkel na Baía do Sueste
  16. Snorkel na Praia do Porto
  17. Mergulho de cilindro
  18. Trilha Costa Azul
  19. Trilha Costa Esmeralda
  20. Trilha do Atalaia
  21. Trilha do Piquinho
  22. Trilha Enseada dos Abreus
  23. Trilha Pontinha Caieira
  24. Morro São José
  25. Travessia Sancho-Cacimba
  26. Travessia Porto-Cachorro
  27. Snorkel e piscina natural do Morro de Fora
  28. Pôr do sol no Mirante do Boldró
  29. Pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios
  30. Pôr do sol na Pedra do Bode

Depois de conhecer todas as atrações de Noronha, vale você adaptar o seu roteiro conforme o seu gosto e também a época da viagem! Se a sua viagem acontecer entre dezembro e março, ela será no período de swell – ondas perfeitas para a galera do surf e mar bastante agitado. Daí, os passeios de snorkel podem ser substituídos por mais trilhas! Se for de abril a outubro, quando as águas ficam calmas e a visibilidade chega aos 50 metros, será perfeito para mergulhos e travessias!

Minha primeira viagem foi em novembro de 2019, quando fiquei 7 dias inteiros em Fernando de Noronha. Em agosto de 2021 eu voltei para mais 9 dias e aí repeti apenas o passeio da canoa havaiana e, com o mar mais tranquilo, foquei em travessias a nado com o guia Silvio (do @noronhabysilvio) – que eu indico muito tanto para o mar quanto trilhas guiadas.

ICMBio e agendamento para trilhas

Os agendamentos para as trilha de Noronha só podem ser feitos presencialmente e pelo próprio visitante em totens de autoatendimento que funcionam das 17h às 20h no Centro de Visitantes ICMBio – Vila do Boldró.

Com o seu ingresso do PARNAMAR já emitido, você terá que pegar uma senha, que começa a ser distribuida às 15h30. Às 17h, a sala é aberta e os agendamentos começam a ser feitos. Você vai perder algumas horas neste processo todo, e para conseguir as trilhas mais concorridas será preciso chegar cedo, então indico que faça isso já no primeiro dia assim que chegar do aeroporto – se tiver interesse nas trilhas, claro. Dentro do Parque Nacional são 5 trilhas que necessitam agendamento.

Dicas de Fernando de Noronha

Local onde ocorrem os agendamentos das trilhas do ICMBio e as Palestras do Tamar

Passeio de barco

Separe uma das manhãs do seu roteiro para para fazer um passeio de barco em Fernando de Noronha.

passeio de barco noronha
Testamos e aprovamos a Noronha Tour, que nos buscou às 07h30 para darmos início ao passeio que tem cerca de 3h de duração e sai da Praia do Porto (a maioria das agências segue o mesmo esquema). Ele começa passando por algumas ilhas secundárias (incluindo o Morro de São José), onde muitos golfinhos acompanham o catamarã.

Roteiro Fernando de Noronha

Depois, ele segue para o Morro Dois Irmãos na praia da Cacimba do Padre, navegando pela Baía dos Golfinhos até o ponto mais extremo da ilha, a Ponta da Sapata. Na volta, ainda acontece uma parada para banho e snorkel na Baía do Sancho. Próximo às 11h você já estará de volta na Praia do Porto.

Ilha Tour

O Ilha Tour é um passeio bem legal para quem está em Noronha pela primeira vez – se for o seu caso, coloque ele já no primeiro dia! Com quase 10 horas de duração, ele é legal para você entender e se localizar pela ilha e, assim, poder organizar melhor os seus próximo dias e possíveis repetecos!

Ilha tour em noronha

Mirante “Ai que lindo” na Baía do Sancho com vista para o Morro Dois Irmãos

Ilha Tour é o passeio mais completo de Noronha e praticamente todas as agências oferecem o mesmo pacote. Reserve um dia completo para conhecer a Baía do Sancho, dos Porcos, Cacimba do Padre, Sueste e Praia do Leão. Além dos mirantes do Morro Dois Irmãos e o Buraco da Raquel. O dia é finalizado com o pôr do sol no Mirante do Boldró. Fizemos o passeio com a Noronha Tour e foi ótimo.

Canoa havaiana

Que tal madrugar em um dos dias? É isso que fará no passeio de canoa em Fernando de Noronha! Por volta das 05h30 já esteja à bordo de uma canoa remando para ver o nascer do sol do mar. Que experiência incrível! O Alef Alves, que é nativo da Ilha, tem algumas canoas na empresa Noronha Va’a e fornece o passeio em alguns horários – mas o nascer do sol é muito especial, vale o esforço!

Canoa havaiana Noronha

Canoa havaiana Noronha

Registro da Malu na segunda vez que os golfinhos deram às caras, já com o sol raiando.

Logo depois do sol nascer, os golfinhos deram às caras e centenas deles ficam bem pertinho da canoa. O passeio tem duração de pouco menos de 3h e passa pela praia do Cachorro, do Meio e da Conceição, onde é possível descer e fazer snorkel um pouco (vimos uma tartaruga gigantesca ali)! Por volta das 07h30 você já estará de volta na Praia do Porto

Conhecer o centro histórico

Ta aí um passeio rapidinho que vale fazer logo após sair de algum passeio, como o de barco. Aproveite o pique e conheça o centro histórico de Noronha – que é bem pequenino. Passe pela Igreja, pelas ruínas do forte, pelo presídio feminino e pelo museu (tudo em menos de 20 minutos, mas vale a pena conhecer e ler os informativos).

Dicas Fernando de Noronha

Centro histórico de Fernando de Noronha

Enseada dos Tubarões

A Enseada dos Tubarões fica próxima a praia do Porto. É um local apenas para admirar de longe até porque, como o nome sugere, há muitos tubarões. O local é abrigo de tubarões lixa, que por ali se reproduzem – então é cheio de filhotes e, claro, dos grandões também! Vale levar uma canga, sentar na grama e ficar ali só observando os animais!

Tubarão em Fernando de Noronha

Enseada dos Tubarões

Praia do Sancho

A Baía do Sancho, que já foi eleita a mais bonita do mundo por três vezes, tem água azul turquesa. O costão que a cerca faz o cenário ser ainda mais surreal. Para ter acesso à praia, é necessário descer por duas escadas de marinheiro encravadas na rocha e uma terceira de pedra. Para organizar e facilitar esse processo, o ICMBio estipulou horários de descida e subida – planeje sua visita com eles.

Baia do sancho

Foto: ICMBio/Reprodução

ilha tour em noronha

Descida para a Baía do Sancho

Lembre-se de levar água e petiscos, pois não há estrutura no local. Vale a pena dedicar um bom tempo para a Baía que é realmente muito bonita. Em meses de águas mais calmas (normalmente de abril a outubro), é possível ver bastante vida marinha apenas fazendo snorkel por lá.

Dicas de Fernando de Noronha

Praia do Sancho vista de cima

Mirantes do Sancho e Golfinho

Esse mirante fica no PIC do Sancho-Golfinho, o Ponto de Informação e Controle. Ali, você terá um conjunto de mirantes espetaculares com vistas muito bonitas para a praia do Sancho, Baía dos Golfinhos e Praia do Sancho.

Roteiro Fernando de Noronha

Rochas no caminho entre Sancho e o Mirante dos golfinhos

A trilha até o mirante dos golfinhos é bem fácil e acessível. São 900 metros de passarela feita com materiais reciclados. Tudo super bem sinalizado!

Fernando de Noronha

Praia do Sancho vista de um dos mirantes

Do ponto inicial dessa trilha, com mais 170 metros de caminhada, você chegará ao  mirante da Baía dos Porcos, uma das vistas mais especiais de Fernando de Noronha.

Roteiro Fernando de Noronha

Baía dos Porcos vista do alto

Praia Cacimba do Padre

A praia Cacimba do Padre tem uma vista linda para o Morro Dois Irmãos. É ali que os surfistas se esbaldam nas ondas em temos de mar agitado. O local tem um restaurante e estrutura para alugar cadeira de praia e guarda-sol.

Roteiro Fernando de Noronha

Praia Cacimba do Padre

Baía dos Porcos

Para chegar na Baía dos Porcos você necessariamente tem que passar pela Cacimba – seja pelo mar ou pelas pedra, em maré baixa. A vista para o Morro Dois Irmãos é ainda mais linda! Um dos visuais mais bonitos e marcantes da ilha!

Dicas Fernando de Noronha

Baía do Porcos! Muitas das praias e trilhas de Noronha tem bastante pedras, aconselho estar sempre de tênis ou uma sapatilha que proteja seus pés!

Dicas Fernando de Noronha

Visual deslumbrante que se tem mergulhando na Baía dos Porcos

Praia do Cachorro (e Buraco do Galego)

Na Praia do Cachorro existem piscinas naturais em suas rochas laterais. A mais famosa delas é o Buraco do Galego. Um pouco a frente tem-se uma piscina um pouco menor e, ainda mais para a frente, a Lasca da Velha.

Fernando de Noronha

Buraco do Galego, uma das piscinas naturais mais famosas de Noronha (fica próximo a Praia do Cachorro e com a maré baixa é bem fácil de chegar)

Só é possível chegar nessas piscinas na maré baixa e o caminho é pelas pedras. Não deixe de ir com um tênis!

Praia da Conceição

Uma das praias mais frequentadas pelos turistas em Noronha, a Praia da Conceição tem águas cristalinas e é ótima para passar a tarde. O visual também é bem legal porque o morro do Pico fica ali pertinho!

Fernando de Noronha Praias

Praia da Conceição

Praia do Bode

A Praia do Bode tem fácil acesso. Ela fica entre a Praia do Americano e a Quixambinha. É uma praia bem deserta, poucas pessoas vão até lá, mas ainda assim existe uma barraquinha que vende água de coco e outros!

dicas fernando de noronha

A Praia do Bode foi uma das minhas favoritas. Menos turística, o visual dela é demais!

Praia do Leão

Para chegar na Praia do Leão você deve ir até o Sueste e de lá subir caminhando até o Leão. O trecho é bem curtinho, mas com uma subidinha. Não deixe de apreciar o mirante e, se tiver, pique, caminhe pelas areias da praia.

Ilha tour em Noronha

Praia do Leão

A praia do Leão tem esse nome pela pedra em frente a ela que tem o formato de um leão marinho. Ali também é um dos pontos de desova de tartarugas da ilha!

Snorkel na Baía do Sueste

Na entrada do Sueste ficam guias credenciados para acompanhar o snorkel. É possível fazer sozinho, mas considero a experiência com o guia ainda melhor. Ele vai te levar para os cantinhos com mais vida marinha dali.

Dicas Fernando de noronha

Baía do Sueste

Fernando de Noronha

Uma das tartarugas lindas que vimos no Sueste apenas fazendo snorkel

O valor do guia para o casal é R$100 e é bem legal – além de que ele leva boia e cordas para ajudar na hora que o cansaço bater. Ali, vi muitas tartarugas, lagosta, arraia, peixinhos e até um tubarão.

Snorkel na Praia do Porto

A praia do Porto é a praia onde ficam as embarcações de Noronha. Muita gente não dá nada para ela, mas lá existem dois grandes naufrágios que hoje abrigam uma vida marinha incrível.

Roteiro Fernando de Noronha

Snorkel na Praia do Porto

Roteiro Fernando de Noronha

Snorkel na Praia do Porto

Faça um snorkel sem pressa e você vai se surpreender. Se quiser uma experiência ainda mais imersiva, contrate um guia local para acompanhar o trajeto também! Vimos muitas tartarugas, uma arraia gigantesca, tubarão e muito mais. Foi o lugar mais repleto de animais e com a melhor visibilidade.

Mergulho de cilindro

O mergulho de cilindro é uma pedida perfeita para Fernando de Noronha. Eu diria que o de batismo, aquele para os iniciantes que não possuem carteirinha, não vale muito a pena pois é feito no Porto e você terá praticamente a mesma visão de quem está fazendo o snorkel (só que pagando menos). Agora, se você for credenciado a situação muda pois a ilha tem muitos lugares especiais para fazer o mergulho!

Só lembre-se que o mergulho deve ser feito pelo menos 24 horas antes do seus embarque de avião.

Trilha Costa Azul

Bem curtinha (2,3 km de extensão), a Trilha Costa Azul parte da Vila dos Remédios, próximo ao Bar do Cachorro.

Roteiro Fernando de Noronha

Início da Trilha Costa Azul

Ela começa com uma mata mais fechada e trechos abertos que formam mirantes naturais para as praias do Cachorro e do Meio. A trilha termina na Praia da Conceição onde está o Morro do Pico.

Roteiro Fernando de Noronha

Vista da Trilha Costa Azul para a Praia do Meio

Trilha Costa Esmeralda

A Trilha Costa Esmeraldaé uma ótima pedida para quem quer conhecer boa parte de Noronha a pé. Partindo da Praia da Conceição, você passa pela Praia do Boldró (da Conceição ao Boldró é o trajeto mais chatinho e longo, todo em pedras), Praia do Americano ( completamente vazia), do Bode (onde dá para tomar água de coco), Quixambinha, Cacimba do Padre e termina na Baía dos Porcos.

Roteiro Fernando de noronha 15

Eu e Bruno na Praia do Americano – completamente vazia e ótima para banho!

Leve bastante água e só faça esse trajeto na maré baixa, pois grande parte dele é sobre as pedras das encostas, e com tênis. É um caminho bem gostoso e com paisagens lindíssimas – fica fácil percorrer mais de 3km com elas.

Trilha do Atalaia

Uma das trilhas mais concorridas no ICMBio é a da piscina natural da Atalaia – são 96 vagas por dia e ela é o atrativo mais disputado de Noronha. A visita só é possível na maré baixa, com agendamento prévio e não necessita de guia (para fazer a Atalaia longa é necessário contratar um guia). O caminho é bem tranquilo e sinalizado. Foram cerca de 40 minutos de caminhada até chegarmos.

Roteiro Fernando de Noronha

Piscina do Atalaia

Flutuando no Atalaia

A atividade que ocorre na piscina é de flutuação com um grupo de no máximo 16 pessoas e dura 30 minutos. É obrigatório usar colete e máscara de mergulho (dá para alugar no local) e é proibido usar protetor solar, repelente ou qualquer tipo de dermo-cosméticos.

A piscina do Atalaia é realmente surreal, parece um aquário em tamanho ampliado. Em algumas regiões tem que se ter bastante cuidado para não tocar no chão e nos corais. É uma atividade de contemplação. Nós vimos apenas peixes (muitas espécies). Há quem tenha mair sorte e veja outros animais, até mesmo filhotes de tubarões.

Roteiro Fernando de Noronha

Piscina do Atalaia

Particularmente, eu achei a piscina super bonita, mas como já tinha vista uma vida marinha tão incrível em outros lugares, achei um pouco superestimado. Tá certo que a diferença principal está na água, que é extremamente cristalina e intocável. Eu não repetiria em uma próxima vez, mas acho que vale o passeio!

Trilha do Piquinho

O Piquinho é o segundo ponto mais alto de Fernando de Noronha. O mais alto, o Pico, não pode ser mais acessado, então a trilha do seu irmão mais novo é atração imperdível de quem gosta de desbravar a natureza. A entrada para a trilha fica ao lado da pousada e restaurante Teju-Açu. Dá para fazer sozinho, mas não é nada recomendável já que pode haver confusões pelo caminho.

O que fazer em Fernando de Noronha

Começo da Trilha do Piquinho

Trilhas em Fernando de Noronha

Trilha do Piquinho

Feche o passeio com alguma agência ou com um guia local (eu indico fortemente o Silvio – na segunda vez que visitei a ilha, fiz todos meus passeios com ele). Os horários mais concorridos são o nascer do sol e o pôr do sol. Eu fiz por volta das 11h e achei incrível pegar o céu todo azul (e ainda ganhar a manhã e a tarde para outras atividades).

Trilhas em Fernando de Noronha

Vista de cima do Morro do Piquinho

A trilha não é muito longa, porém bastante íngreme. De lá do alto, você consegue ver a ilha praticamente toda. Uma visão surreal!

Trilha Enseada dos Abreus

A Enseada dos Abreus é mais uma das trilhas que necessia agendamento no ICMBio – ela recebe apenas 24 pessoas por dia. O caminho até as piscinas se dá por uma descida rústica e íngreme, diretamente na rocha, com o apoio em uma corda (não é recomendada para crianças, idosos ou quem tem medo de altura).

Roteiro Fernando de Noronha

Enseada dos Abreus

Roteiro Fernando de Noronha

Enseada dos Abreus

O visual é espetacular – gostei mais do cenário que Abreus tem a sua volta do que da sua piscina em si. Para a flutuação na piscina, também é necessário máscara e colete (e não há onde alugar o equipamento por lá, alugue no dia anterior em algum lugar da Vila dos Remédios), além de ser proibido protetor e repelente.

Trilha Pontinha Caieira

A Trilha Pontinha-Caieira precisa de agendamento prévio no ICMBio. São cerca de 3,5 Km com vários mirantes, penhascos e duas piscinas naturais. O caminho é muito bonito e o visual da ilha é bem diferente do tradicional!

O que fazer em Fernando de Noronha

Trilha Pontinha-Caieira

Trilhas em Fernando de Noronha

Trilha Pontinha-Caieira

Morro São José

Mais um atrativo que precisa ser agendado no ICMBio – e esse é muito disputado (são permitidas apenas 16 pessoas por dia)! O Morro São José é a única ilha secundária onde é permitida a visitação pública. Na maré baixa, é possível ir caminhando, mas nadar até chegar lá vai te permitir ver uma vida marinha incrível. Eu vi as maiores tartarugas neste percurso!

O que fazer em Fernando de Noronha

Tartaruga gigante no caminho para o Morro São José

Trilhas Fernando de Noronha

Piscina natural no Morro São José

Chegando no Morro ainda dá para curtir uma piscina natural incrível!

Travessia Sancho-Cacimba

As travessias são passeios obrigatórios para quem curte nadar e ver vida marinha. Eu contratei o Silvio para fazer várias delas e foi incrível. Da primeira vez que fui a Noronha, peguei o mar bastante agitado e fiquei apaixonada pelo Morro Dois Irmãos. Jurei para mim mesmo que quando voltaria, nadaria até ele!

Morro Dois Irmãos

Morro Dois Irmãos bem de pertinho

Dito e feito. A travessia Sancho-Cacimba é bem tranquila e dá para ir e voltar e ainda fazer uma espécie de 8 em volta do Morro Dois Irmãos!

Travessia Porto-Cachorro

Essa travessia é dita como uma das melhores para quem quer ver vida marinha. Um pouco mais longa, você sai da Praia do Porto e vai nadando até a do Cachorro. No meio, o Silvio ainda nos levou em uma gruta – que eu não imaginava que existia. Muito incrível!

Fernando de Noronha

Gruta no meio da travessia do Porto para o Cachorro

Snorkel em Fernando de Noronha

Tartaruga no meio da travessia do Porto para o Cachorro

Snorkel e piscina natural do Morro de Fora

O Morro de Fora tem uma piscina maravilhosa e que dá de 10 a 0 no Buraco do Galego. Saindo da Praia da Conceição ou da Praia do Meio, você vai nadar até o Morro de Fora – é bem pertinho!

Piscina natural em Noronha

Morro de Fora

Vimos um polvo no caminho e foi demais!

Pôr do sol no Mirante do Boldró

O Mirante do Boldró fica bem próximo do ICMBio e é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol!

Fernando de Noronha

Mirante do Boldró

Pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios

O Forte Nossa Senhora dos Remédiosfica bem próximo ao centrinho da Vila dos Remédios e é possível ir a pé. O Forte era a principal estrutura de defesa da ilha e passou por obras de ampliação a partir de 1741. Hoje, o Forte está passando por uma revitalização e está super bonito! Também é um dos lugares mais disputados para assistir o pôr do sol.

Roteiro Fernando de Noronha

Pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios

Pôr do sol na Pedra do Bode

Do lado direito da Praia do Bode fica a Pedra do Bode. Esse lugar fica na frente do Mirante do Boldró, então é uma bela opção de local para ver o pôr do sol com menos gente (arrisco a dizer que daqui um tempinho será tão disputado quanto). É lindo!

 

Roteiro Fernando de Noronha Pôr do sol na Pedra do Bode.

Quanto custa ir para Fernando de Noronha?

Gasto é algo muito relativo: depende do seu estilo de viagem. Da primeira vez que fui para Noronha, optei por algo mais próximo de um bom custo-benefício: não aluguei buggy todos os dias, dividi minha hospedagem entre uma pousada mais barata e uma mediana e não fui nos melhores restaurantes todos os dias. Da segunda vez, já aumentei o budget porque me apaixonei tanto pela ilha que, para mim, vale muito a pena!

Os gastos mais altos da ilha são a hospedagem, alimentação e o aluguel do buggy (que não é necessário se o seu objetivo é uma viagem low cost). E não dá para fugir das taxas, é claro. Vou dividir, então, em três cenários (considerando 7 dias na ilha, passagem ~R$1.500 e três passeios que considero fundamentais: barco, ilha tour e canoa havaiana).

Cenário 1: locomoção via ônibus, refeições no kilo, hospedagem em pousada ~R$350 a diária = R$6 mil por pessoa.

Cenário 2: locomoção via táxi + caronas, uma refeição no kilo e uma em um restaurante legal, hospedagem em pousada ~R$450 a diária = R$7.500 mil por pessoa

Cenário 3: buggy todos os dias + gasolina, duas refeições no dia em restaurantes legais, hospedagem em pousada ~R$600 a diária = R$10 mil por pessoa.

Noronha é caro, mas você vai se apaixonar e vai perceber que cada centavo vale a pena!

Não esqueça o seguro viagem!

Antes de viajar, confira se seu seguro de viagens é válido no Brasil todo e quais são suas condições. Na dúvida, faça um plano específico para a sua viagem. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um comparador que faz uma cotação nos melhores seguros disponíveis no mercado e te oferece o melhor custo x benefício para a sua viagem. A melhor forma para você otimizar o seu precioso tempo.

Faça já sua cotação (e use o código IDEIASNAMALA5) para ganhar 5% de desconto.

E aí, curtiu nossas sugestões de roteiro em Fernando de Noronha? Deixe seu comentário!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *