Ilha Tour em Fernando de Noronha: todos os detalhes

O Ilha Tour é o passeio mais famoso de Fernando de Noronha e divide opiniões de quem viaja à ilha pela primeira vez. Neste texto, vamos detalhar todas as paradas do passeio e responder a dúvida de muita gente: vale a pena fazer o Ilha Tour em Noronha?

Fernando de Noronha é o destino dos sonhos de muitos viajantes. Era o meu também, até quem em novembro de 2019 pude realizá-lo. Antes de desembarcar na ilha, confesso que passei dias estudando Noronha para entender suas localizações e definir o melhor roteiro possível e que otimizasse os meus 7 dias em Fernando de Noronha mas, acredite, para entender Noronha de verdade nada como o Ilha Tour, especialmente para quem tem mais de três dias na Ilha.

fernando de noronha

O turismo em Noronha está crescendo cada vez mais (se você tem vontade de ir para lá eu, se fosse você, iria logo logo) e, por isso, muitas regras mudam com frequência, principalmente as estipuladas pelo ICMBio que preserva boa parte da ilha. De volta ao Ilha Tour, separamos este post em três partes:

Como funciona o Ilha Tour

Duração do passeio

O Ilha Tour é o passeio mais completo de Noronha e praticamente todas as agências oferecem o mesmo pacote. Durante o dia inteiro (são mais de 10h de tour), você conhecerá a Baía do Sancho, dos Porcos, Cacimba do Padre, Sueste e Praia do Leão. Além dos mirantes do Morro dois Irmãos e o Buraco da Raquel. O dia é finalizado com o pôr do sol no Mirante do Boldró – se tornou o meu local favorito para ver esse espetáculo da natureza.

Quanto custa o passeio

Fizemos o Ilha Tour no nosso segundo dia de estadia em Noronha e, para isso, escolhemos a agência Noronha Tour – muito por conta das boas avaliações que lemos na internet. O passeio, que se inicia por volta das 08h e encerra depois das 18h, custa R$250 por pessoa. Eles também oferecem outros passeios e opções privativas para eles. Chegando lá, percebi que a escolha foi certeira. A agência tem sede bem grande na Vila dos Remédios e super organizada (eles também locam equipamentos para mergulho e snorkel). Além disso, a frota dos veículos me pareceu a mais nova e segura em relação as outras agências. Antes mesmo de fazer o passeio, fiquei feliz com a escolha! Vamos para os detalhes do Ilha Tour?

Quais são as paradas do passeio

O passeio levou 10 pessoas à bordo de uma Hilux modificada, onde 6 pessoas vão sentadas confortavelmente na caçamba. Nosso guia (era o Gil, adoramos demais ele) nos buscou em nossa pousada às 08h (já éramos os últimos do grupo) e partimos para a primeira parada do dia.

Ah, vale lembrar que esse passeio conta com paradas que pertencem ao Parque Nacional de Fernando de Noronha, então é necessário já ter pago essa taxa e estar com a carteirinha em mãos.

Baía do Sancho

Começamos nosso passeio no PIC (Posto de Informação e Controle) do Sancho. Passado a catraca onde é necessário mostrar a carteirinha do Parnamar, temos uma pequena trilha suspensa, construída com materiais reciclados, que nos leva aos mirantes mais bonitos de Noronha. A trilha é 100% acessível e recheada de mirantes maravilhosos.

Ilha Tour em Noronha

Conhecido pelos mais antigos como o mirante “Ai que lindo”, ali tivemos uma visão privilegiada do Morro Dois Irmãos e tiramos muitas fotos.

Ilha tour em noronha
Mirante “Ai que lindo” na Baía do Sancho com vista para o Morro Dois Irmãos

Depois de muitos cliques, estava na hora de descer para a Baía do Sancho. O acesso para a praia é feito por uma escada de marinheiro que fica cravada em meio a rocha.

ilha tour em noronha

Um dia antes da nossa chegada na ilha, entrou um swell (quando as ondas aumentam de tamanho nos picos) forte que fez com que muitas praias do mar de dentro estivessem impróprias para banho, pelo perigo das ondas mesmo. Conversamos com o nosso grupo que entrou em consenso para não descermos no Sancho e ganharmos tempo no Sueste (que é mar de fora) e poderíamos nos banhar e fazer snorkel com mais calma. Em condições normais, todo o grupo desceria a praia do Sancho e começaria o dia com um mergulho por lá.

Dicas de Fernando de Noronha
Praia do Sancho vista de cima

Praia do Leão

A segunda parada do dia foi na Praia do Leão – que também já é mar de fora – para contemplação e fotos. Essa é a praia com o maior índice de desova de tartarugas marinhas de Fernando de Noronha então muito cuidado ao caminhar pela areia.

Ilha tour em Noronha
Praia do Leão

O nome é por conta de uma ilhota em frente à praia que remete a um leão-marinho deitado.

Baía do Sueste

Logo ao lado, temos a Baía do Sueste. Um dos lugares mais bacanas para se fazer snorkel em Fernando de Noronha. Ali, tivemos um bom tempo para curtir a praia. Gil, nosso guia que é Noronhense mesmo, ofereceu nos acompanhar em um snorkel – o que foi muito legal, afinal nada como um nativo para nos mostrar os melhores cantinhos do mar, né?

Dicas Fernando de noronha
Baía do Sueste

Ficamos uns 40 minutos no mar que, apesar de não ter águas tão cristalinas, estava repleto de vida marinha. Vimos tartarugas, muitas lagostas, peixinhos, arraia e muito mais.

Fernando de Noronha
Uma das tartarugas lindas que vimos no Sueste apenas fazendo snorkel

Já era por volta das 13h, então a praia estava mais cheia do que eu e o Bruno costumamos gostar, mas decidimos ali mesmo que voltaríamos no Sueste com certeza.

Parada para almoço

A fome apertou e a próxima parada foi no Forno Noronha, um restaurante ao lado do Projeto Tamar e com preço razoável. Fomos um dos primeiros grupos a chegar, então pudemos ter alguns minutinhos na piscina que tem lá só para nós. Isso porque o Gil, assim como nós, fez de tudo para chegarmos nas paradas com menos gente possível. E deu super certo!

Museu do Tubarão + Buraco da Raquel + Enseada dos Tubarões

Depois do almoço fomos em direção a um dos pontos mais ao leste de Fernando de Noronha, na região do Porto de Santo Antônio, onde fica o Museu do Tubarão. A entrada é gratuita e lá tem-se uma lojinha de souvenirs, restaurante (onde é vendido o famoso bolinho de tubalhau) e esculturas ao ar livre, ótimas para fotos.

Ilha Tour em Noronha
Museu do Tubarão

De lá, é possível avistar o Buraco da Raquel – uma pedra com uma fenda no meio, às margens do mar – um local rodeado de lendas. Segundo os mais velhos, o nome é em referência à filha de um dos comandantes militares da Ilha. Raquel era especial e, quando atingida por crises, se escondia ali.

Ilha Tour em Noronha
Buraco da Raquel

Subindo mais um morro, temos uma visão incrível da Enseada dos Tubarões, um dos locais preferidos por esses pequenos bichinhos que serve como área de repouso, alimentação e acasalamento. Do alto, vimos pelo menos uns 8 que ficavam circulando pelo mesmo lugar.

Ilha tour em noronha
Conseguem achar os tubarões? Um está bem fácil, vai!

Todo esse local é apenas para contemplação, já que é totalmente proibido entrar nas águas pois possuem complexos de recifes protegidos pelo Instituto Chico Mendes.

Praia Cacimba do Padre

Seguimos para a Praia Cacimba do Padre para curtir mais um pouco de areia e mar. Dali, quando a maré está baixa, conseguimos acessar a Baía dos Porcos. Como já era por volta das 16h, a maré estava alta e o mar já cobria boa parte das pedras.

Algumas pessoas optaram por ficar curtindo a praia, mas eu e o Bruno fomos com o Gil (saudade!) até um mirante que fica no meio do caminho da Cacimba e da Baía dos Porcos. Uau, que visual!

dicas fernando de noronha
Morro Dois Irmãos, um dos cartões postais de Noronha

Graças ao Gil, tiramos muitas fotos pertinho do Morro Dois Irmãos. Foi um dos pontos mais bonitos até então.

Mirante do Boldró

Acha que acabou? Está quase! Seguimos para o Mirante do Boldró, onde veríamos o pôr do sol. Novamente, graças ao cronograma esperto do Gil, fomos os primeiros a chegar no local e pudemos escolher onde ficaríamos (acredite, próximo das 18h cada centímetro desse mirante fica ultra disputado, vale a pena chegar cedo)!

Tivemos uma surpresa super legal. O Gil trouxe um cooler e nele tinham taças e três champagnes para brindarmos um dia tão especial. Ele contou que esse é um agrado que a Noronha Tour faz para os seus clientes no fim do dia. Achei muito bacana a atitude (ás vezes pagamos tão caro por algo e não temos nem a atenção devida, né?), senti que éramos especiais – além de termos sido tratados com muita atenção e carinho pelo Gil.

ilha tour noronha
Nosso grupo durante o Ilha Tour com a Noronha Tour

O visual ali é deslumbrante. O sol se põe ao lado esquerdo do Morro Dois Irmão (diz a lenda que em algumas datas do ano, ele se põe bem no meio dos dois) e o cenário final parece uma pintura. Esse foi o meu primeiro pôr do sol em Noronha e, depois de 7 dias, ainda era o meu local favorito. É bem especial!

Fernando de Noronha
Mirante do Boldró

Conclusão: vale a pena fazer o Ilha Tour em Noronha?

Muito! Se essa é a sua primeira vez em Fernando de Noronha, eu indico fazer o Ilha Tour no primeiro ou, no máximo, segundo dia da estadia. Reservar um dia inteirinho para esse passeio logo no início é fundamental para você entender a ilha, as praias e suas distâncias. Assim, será muito mais fácil de você otimizar seus próximos dias – repetir os locais que mais gostou e incluir o que falta da melhor forma.

Dá para conhecer todos os locais do Ilha Tour sozinho? Dá, claro. Mas achei muito bacana o passeio pelo roteiro montado por eles, que otimizou cada minuto que tínhamos, e por ter um guia que vai passando todas as informações (e curiosidades) de Fernando de Noronha que você só vai ficar sabendo por quem conhece de verdade a ilha. Achamos o serviço da Noronha Tour impecável em todos os aspectos. Vale a pena!

Serviço:

Noronha Tour
Ilha Tour: R$250 por pessoa
Rua São Miguel, 637 – Bosque Flamboyant – Vila dos Remédios
Telefone: (81) 3619-1134 | (81) 9 9517-0048
E-mail: info@noronhatour.com.br
Aberto diariamente das 07:30hs às 20:30hs

Não esqueça o seguro viagem!

Antes de viajar, confira se seu seguro de viagens é válido no Brasil todo e quais são suas condições. Na dúvida, faça um plano específico para a sua viagem.

Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um comparador que faz uma cotação nos melhores seguros disponíveis no mercado e te oferece o melhor custo x benefício para a sua viagem. A melhor forma para você otimizar o seu precioso tempo.

Faça já sua cotação (e use o código IDEIASNAMALA5) para ganhar 5% de desconto.

Ficou com alguma dúvida sobre o Ilha Tour? Deixe aqui nos comentário!


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Fernando de Noronha


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

ilha tour em fernando de noronha

Planeje sua viagem

Comentários (3)

[…] Ilha Tour em Fernando de Noronha [Todos os Detalhes] – Ideias na mala 6 dezembro, 2019 at 23:26 Responder […]

[…] Ilha Tour em Fernando de Noronha: Um tour bacana para o primeiro ou segundo dia de viagem, com ele você dará um giro completo pela ilha, descobrirá as principais atrações e algumas das praias mais linda. O Tour dura cerca de 10 horas e vale MEGA a pena. […]

[…] sol no Mirante do Boldró. Nós fizemos o Ilha Tour com a Noronha Tour e foi incrível – veja todos os detalhes do Ilha Tour neste outro post. Achei a experiência com eles super exclusiva já que eles evitavam o roteiro […]

Deixe o seu comentário