Passeio de canoa havaiana em Fernando de Noronha

Saiba como é o passeio de canoa havaiana durante o nascer do sol em Fernando de Noronha. Um passeio repleto de paisagens maravilhosas e centenas de golfinhos.

Eram 5 da manhã em Noronha (4h para o resto do Brasil) quando o nosso despertador tocou, o dia encoberto com cara de poucos amigos nos deu um chá de realidade: “Será que esse tal de nascer do sol de canoa seria uma grande furada e que não veríamos sol nenhum nascendo”? Agora já era tarde demais para mudar de ideia e gostando – ou não – estávamos indo para a Praia da Conceição fazer um passeio de canoa.

Já na areia o Alef Alves, que é nativo da Ilha, nos esperava com a sua equipe da Noronha Va’a para botarmos a as canoas no mar. Deixamos na areia as mochilas preparadas na noite anterior com uma muda de roupas secas, carteiras e celulares (os nossos e os dos meninos do passeio). Tão surreal deixar algo assim “abandonado” no meio da areia no Brasil que silenciosamente agradeci por estar nesse paraíso.

Remando uma canoa havaiana

Eram duas canoas havaianas, uma para mim e uma para o Gustavo. Iríamos acompanhados pelo Moisés e seu companheiro gente boa que eu não consigo lembrar o nome – cada um deles em uma canoa para garantir que saíssemos do lugar. Agora em 2019 as canoas do Noronha Va’a foram atualizadas para canoas grandes de até 6 pessoas + guia.

Canoa havaiana Noronha
Nova canoa que o Alef possui – para passeios exclusivos com duas pessoas.

O Moisés nos deu uma aula rápida de como remar: nada de apoiar na ama, que é a boia que fica em uma das laterais da canoa, e nada de remar só com o braço, na canoa havaiana a força é feita pelo corpo todo. De tempos em tempos os meninos (que iam na parte de trás da canoa coordenando o ritmo das remadas com as nossas para fazer a canoa andar) gritavam “hip” e trocávamos o lado da remada.

E não é que este treco de canoa havaiana é legal pra caramba? Amei remar e acho que até fiz um boa contribuição para o barco andar. Quer dizer, isso quando eu não parava para fotografar algo. Quanto ao lance do hip, tive que impor meu próprio ritmo de mudança e trocar muito mais vezes do que ele trocaria, mas no final nos acertamos e deu tudo certo!

Como é o passeio de canoa em Fernando de Noronha?

Nosso passeio começou na Praia da Conceição (atualmente ele se inicia na Praia do Porto), passou pela Praia do Meio e pela Praia do Cachorro. Dali passamos em frente a um rochedo conhecido como “Rugido do Leão” – o bater forte das ondas produz uma espécie de urro bem interessante – e seguimos até o Portinho onde vimos o sol nascendo (eu digo que ele estava nascido e o Gu acha que viu o sol nascer, de qualquer forma as cores estavam lindas)!

Atualização de 2019:
O trajeto da Malu foi um pouco diferente. Ela começou no Portinho já assistindo o sol nascer (e acompanhou todo o processo lentamente já na companhia de golfinhos) e depois remaram pelas praias do Cachorro, do Meio e pararam na Conceição para mergulhar.

Canoa havaiana Noronha
Malu e o Bruno esperando o nascer do sol no Portinho já à bordo da canoa havaiana.

Canoa havaiana Noronha

Um mergulho rápido no naufrágio do Porto

Em seguida, fizemos uma parada de uns 20 minutinhos para mergulhar no naufrágio do Porto. Como ainda era cedo não havia tantos peixes, mas vimos um par de tartarugas e resolvemos seguir passeio.

Roteiro Fernando de Noronha
Naufrágio no Porto
Roteiro Fernando de Noronha
Snorkel no Porto e tartaruga

E os golfinhos?

Os meninos da canoa anunciaram que remaríamos um pouquinho e ficaríamos “à deriva” esperando os golfinhos aparecerem. O Gu, cético, perguntou: “mas, na real, qual a chance de vermos golfinhos?” e o Moisés respondeu sem pestanejar: “Uns 90%. A cada dez passeios que eu faço de manhã cedo, só um azarado não vê golfinhos e juro que dá muito pena porque eles realmente aparecem todo dia”. E logo emendou: “falando em golfinhos, olha eles ali!”

Uns 30 metros adiante havia uma escola com pelo menos uns 20 golfinhos pequeninos e super ágeis. Que graça! Remamos um pouquinho e chegamos tão perto que alguns deles vieram passar por baixo da nossa canoa. Logo apareceram mais golfinhos e mais golfinhos. Que experiência linda!

Quando aparecem os golfinhos é proibido saltar do barco e até mesmo colocar a GoPro na água para não perturbá-los. E olha que a emoção é tão grande que o cuidado para não virar a canoa tem que ser redobrado. A passagem dos golfinhos durou cerca de 5 minutos. Curti cada segundinho, cada salto e torci muito para eles ficarem mais tempo, mas eles resolveram seguir.

Saiba como é o passeio de canoa durante o nascer do sol em Fernando de Noronha. Um passeio repleto de paisagens maravilhosas e dezenas de golfinhos.
Golfinhos em Noronha

Os meninos da canoa nos contaram que pegamos um dia com poucos golfinhos e que, em dias de sorte, dezenas de machos ficam saltitando para chamar atenção enquanto as fêmeas passam pelo outro lado. Mas quer saber? Seja com “poucos” golfinhos ou muitos a experiência é inesquecível e uma chance incrível de ter um contato bem próximo com os golfinhos de Noronha. Amei o passeio e repetiria fácil!

Canoa havaiana Noronha
Registro da Malu na segunda vez que os golfinhos deram às caras, já com o sol raiando.

Atualização de 2019:
A Malu viu muitos golfinhos, tanto no trajeto de ida (à caminho para assistir o nascer do sol), quanto na volta, passando pela Praia da Conceição. Eram centenas, muitos mesmo! E eles não paravam de aparecer. O guia teve seguir o passeio e deixá-los para trás pois já estavam a mais de 20 minutos observando a família (imensa) de golfinhos passar. Foi lindo!

Hora de voltar

Depois do show de golfinhos, voltamos remando até a Praia da Conceição. No caminho passamos bem rente a Praia do Cachorro (onde os meninos nos mostraram piscinas naturais lindas) e a Praia do Meio, onde há mais uma piscina natural linda formada pela baixa da maré.

Roteiro Fernando de Noronha
Piscina natural da praia do Cachorro

De volta a praia, a nossa mochila estava ali intocada e com toda as coisas dentro. Ainda era cedo, 7 da manhã, e decidimos voltar para a pousada e dormir mais um pouquinho para recuperar energias e aproveitar o dia ao máximo. Saímos felizes com o passeio e hiper empolgados com a experiência. Recomendamos muito.

Passeio de canoa em Fernando de Noronha
Chegada na praia da Conceição

Veja aqui um vídeo dessa experiência:

Informações do passeio:

Há alguns tipos de passeios de Canoa em Noronha, o mais disputado é o nascer do sol que é quando há mais chances dos golfinhos aparecerem, mas no meio da manhã e durante o pôr do sol há também a chance de ver golfinhos.

Reserve com antecedência

Atualmente, diversas agências fazem o passeio da canoa havaiana, mas há alguns anos apenas duas pessoas tinham esse tipo de embarcação e uma delas era o Alef – e amamos a experiência. Para agendar, entre em contato pelo Whatsapp no (81) 98681-1553 ou 99150-8722, ou pelo Instagram deles.

Canoa havaiana Noronha
Olha só o visual que a Malu registrou na canoa dela. Fala sério, vale acordar cedo para presenciar esse momento, não vale?

Duração do passeio de canoa em Fernando de Noronha

O valor do passeio com o Alef é R$ 180 por pessoa. O passeio tem em torno de 2h de duração. Nós entramos no mar por volta das 05h30 e antes das 08h já estávamos de volta à areia (valores e circuito de novembro/2019).

Aproveite o snorkel

Antes de embarcarmos na canoa, a equipe do Alef ofereceu snorkel para todo mundo. Quem aceitou, levou no seu próprio pé dentro da canoa e pode aproveitar a parada na praia da Conceição para dar um melhor. E foi incrível! Vimos uma tartaruga gigantesca (mesmo!) nadando por lá.

O que vestir e o que levar?

Sabendo que me molharia à beça, fiz o passeio só de biquíni. O Gu e os meninos fizeram com camiseta dry fit e bermuda. Levamos uma muda de roupa seca que ficou na praia e a GoPro para tirar fotos durante o passeio. Só leve o telefone ou câmera fotográfica se forem à prova d’água pois tudo vai molhar. A equipe, atualmente, disponibiliza uma caixa protetora para os celulares e, nas paradas para fotos, eles são distribuídos gentilmente pelos guias. Tudo para termos a melhor experiência possível – e tivemos!

Não esqueça o seguro viagem!

Vale lembrar que nem todo plano de saúde cobra todo o território brasileiro. Então, para não cair em ciladas, antes de viajar confira se seu seguro de viagens é válido no Brasil todo e quais são suas condições.

Por aqui, nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um site brasileiro que compara os melhores seguros disponíveis no mercado e te apresenta o custo x benefício de cada um deles. Faça já sua cotação (e use o código IDEIASNAMALA5) para ganhar 5% de desconto.

E aí, curtiu a dica? Alguém aí já fez o passeio e quer contar pra nós o que achou?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Fernando de Noronha


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

Passeio em Canoa em Fernando de Noronha

Planeje sua viagem

Comentários (12)

[…] Passeio de Canoa Havaiana em Noronha: Ver o sol nascendo do mar é sempre especial. Imagine só que lindo viver essa cena rodeado de golfinhos? É um dos passeios mais disputados da ilha e um dos mais emocionantes. […]

[…] passeio de canoa havaiana em Fernando de Noronha é um dos passeios mais mágicos da ilha, principalmente os que saem no nascer do sol. Remando […]

Claudiomar Pereira alves

? gostei das dicas ; muito ? bom

Obrigada!

Noronha parece um sonho. E os golfinhos do lado?! Meu deus.

Acho que é o lugar mais lindo que já visitei. Juro.
Sem exageros.

Deixe o seu comentário