O que fazer em São Luís: +10 atrações para conhecer em 1 dia

Pensando em conhecer São Luís? Estamos aqui para te ajudar a tornar a sua viagem pelo Maranhão ainda mais inesquecível. São Luís é parada essencial de quem viaja para os Lençóis Maranhenses e, quer saber? Dá para visitar muitas atrações da capital em apenas 1 ou 2 dias, então a dobradinha é perfeita!

Aqui, vamos te dar dicas e detalhes completos do que fazer em São Luís, quando visitar a capital da Maranhão, onde ficar em São Luís e muito mais. Bora?

Roteiro de 1 dia em São Luís, no Maranhão
O centro histórico de São Luís é o cenário perfeito para muitas fotos! | Foto: Malu Pinheiro

A capital do estado é rica em história, cultura e beleza natural. São Luís tem um centro histórico pra lá de caprichado, restaurantes ultra gostosos e muitas atrações culturais para se visitar. Você sabia que lá fica um dos teatros mais antigos do Brasil? E que São Luís é a capital do reggae? Curtir o som da Jamaica também precisa estar no seu roteiro!

Nesse post você vai ver:

Um pouco da história de São Luís

São Luís é uma das capitais mais bonitas para quem visita o nordeste brasileiro. A história de São Luís remonta ao século XVII, quando a região foi disputada por franceses e portugueses. Em 1612, os franceses fundaram a cidade de Saint-Louis, que posteriormente foi conquistada pelos portugueses e renomeada como São Luís.

Durante o período colonial, a cidade se tornou um importante centro de comércio devido à sua localização estratégica. A arquitetura colonial ainda hoje está firme e forte por lá em seu centro histórico recheado de atrações — são mais de 3 mil prédios e casarões.

Estive em São Luís em agosto de 2023 e, enquanto conhecia o centro histórico, pude notar muitos casarões abandonados e lixo na rua. Uma pena. Grande parte da região estava com tapumes e aviso de obras, então não sei se era um abandono “momentâneo”. Espero que sim, pois o centro histórico é muito bonito e merece ser valorizado.

Como chegar a São Luís

São Luís possui um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, que recebe voos de várias cidades brasileiras e até mesmo de alguns destinos internacionais.

Para se locomover dentro de São Luís eu utilizei o Uber e não tive problema algum. Pelo contrário, o preço estava ótimo e em todas as vezes o carro chegava bem rápido. Ou seja, o aplicativo funciona hiper bem por lá.

Outra alternativa para se locomover em São Luís é alugar um carro. Se você for emendar a viagem com os Lençóis Maranhenses, eu diria que não vale a pena a locação, já que no Parque Nacional apenas carros autorizados são permitidos e os tours já incluem transporte. Mas, caso você seja do time que prefere sempre ter os seus próprios horários, ou vá estender o roteiro por outras cidades do Maranhão, alugar um carro pode ser uma boa pedida.

Alugue seu carro com antecedência

Quando visitar São Luís

São Luís tem um clima tropical úmido, com temperaturas médias que variam de 24°C a 30°C durante todo o ano. É bem quente. No entanto, é importante evitar a temporada de chuvas, que ocorre entre os meses de janeiro e junho. A melhor época para visitar São Luís é durante os meses de julho a dezembro, quando o clima está mais seco e as temperaturas são mais agradáveis.

Como muitos dos viajantes visitam São Luís e Lençóis Maranhenses juntos, o mais indicado é planejar a sua viagem de junho a agosto, época em que as lagoas estarão cheias e formando as lindas paisagens típicas da região.

Guia Lençóis Maranhenses | Ideias na Mala
Vista aérea para os Lençóis Maranhenses durante o mês de agosto

Ah, além de você encontrar as lagoas dos Lençóis bem cheias nesta época, em junho você ainda pode conhecer uma das maiores festas juninas do Brasil, a festa do Bumba Meu Boi.

O que fazer em São Luís

São Luís apresenta duas regiões bem distintas: a parte antiga e a moderna. Em um roteiro de 1 dia você consegue conhecer boa parte das principais atrações da capital. Comece pela parte antiga da cidade, almoce no centro histórico mesmo e vá para a parte moderna no período da tarde. Finalize o dia assistindo o pôr do sol com um drink na praia Ponta D’Areia e, se tiver pique, dá pra curtir a noite em um bar de reggae.

Com 2 dias em São Luís, o seu roteiro ficará ainda mais completinho. Faça um dia focado no centro histórico e o outro na parte moderna.

Explorar o centro histórico de São Luís

O Centro Histórico de São Luís é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. Suas ruas de paralelepípedos, casarões coloniais portugueses, igrejas antigas e azulejos coloridos são um charme a parte e pedida certeira para ótimas fotos.

O que fazer em São Luís do Maranhão
O Centro Histórico de São Luís é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO | Foto: Malu Pinheiro

Você pode conhecer o centro histórico por conta própria ou então contratar um tour guiado que irá te levar para os principais atrativos da região. A Civitatis, nossa parceira, tem dois tour super legais na região que nós recomendamos. Compre com antecedência e aproveite a vantagem de poder parcelar.

  • Tour pelo centro histórico: um passeio de 2h30 pela parte antiga de São Luís. Este tour não tem um preço fixo, cada turista contribui com a quantia que quiser para o guia;
  • Tour panorâmico por São Luís: este passeio inclui a parte moderna também, e é feito em uma van. No centro histórico, o tour é feito a pé.

Ah, vale lembrar que aos domingos, das 9h às 17h, acontece uma feirinha que reúne turistas e locais em torno de muito artesanato, gastronomia e produtos típicos da região.

Largo do São Francisco

O Largo do São Francisco é a praça central no centro histórico e lá estão a Igreja de São Francisco e a Casa do Maranhão, que abriga exposições culturais. É um ótimo ponto para começar a explorar o centro histórico.

A Casa do Maranhão tem entrada gratuita, funciona de terça a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h. Planejar uma visita lá com certeza te ajudará a entender um pouco da cultura e do folclore do estado.

Rua Portugal

Clássica dentre os que adoram fotografia, a Rua Portugal fica logo no início do centro histórico de São Luís e seu charme reside nos grandes casarões coloniais constituídos por azulejos azuis.

Atrações em São Luís
Rua Portugal, no centro histórico de São Luís | Foto: Malu Pinheiro

Rua da Estrela

A Rua da Estrela é uma das ruas principais do centro histórico de São Luís. É lá que fica o restaurante Flor de Vinagreira, uma ótima pedida para o almoço.

O que fazer em São Luís do Maranhão
A Casa do Tambor de Crioula é um museu dedicado a expressão cultural afro-brasileira tradicional | Foto: Malu Pinheiro
Afroturismo em São Luís

Na Rua da Estrela também está a Casa do Tambor de Crioula, um museu dedicado a essa expressão cultural afro-brasileira tradicional que envolve dança, música e rituais. A tradição, que ainda tem forte presença no Maranhão, envolve uma roda de dança formada por homens e mulheres ao som de tambores, cantos e palmas. A entrada é gratuita.

Roteiro de 1 dia em São Luís, no Maranhão
Outra homenagem ao Tambor de Crioula, também no centro histórico de São Luís | Foto: Malu Pinheiro

Mercado da Casa das Tulhas

A Casa das Tulhas é um mercado tradicional de São Luís. Ele ocupa um quarteirão inteiro do centro histórico e possui 4 entradas.

Também conhecido como “Feira e artesanato da Praia Grande”, lá você vai encontrar uma variedade de produtos típicos da região, incluindo alimentos, artesanato e produtos regionais. É um local onde os visitantes podem encontrar itens como o arroz de cuxá (prato típico maranhense), regalado (doce local) e a tiquira (uma cachaça de cor roxa e feita de mandioca).

A Casa das Tulhas é uma boa opção para garantir os souvenirs do Maranhão.

O que fazer em São Luís
Mercado Casa das Tulhas | Foto: Wikimedia Commons

Rua do Giz

Mais um dos cantinhos especiais do centro histórico de São Luís. A rua é famosa pelo seu charme colonial e pelas coloridas fachadas dos casarões que estão por ali.

Existem diversas teorias que explicam o seu nome, mas a mais difundida é que no local havia uma argila branca escorregadia, que gerava uma espécie de pó — parecido com um giz.

Teatro Arthur de Azevedo

O Teatro Arthur de Azevedo é um dos mais antigos do Brasil. Não encontrei informações oficiais, mas no perfil de suas redes sociais, eles se afiram como o segundo teatro mais antigo do Brasil. Inaugurado em 1817, ele leva o nome do dramaturgo maranhense Arthur Azevedo e até hoje é palco de apresentações de dança, música, ópera e outras manifestações artísticas.

O que visitar em São Luís
Foto: Reprodução/Facebook Teatro Arthur de Azevedo

É possível fazer um tour guiado e gratuito pelo teatro. Ele acontece às quartas-feiras e você pode escolher entre dois tipos: um tour longo (que dura 1h e acontece às 14h, 15h, 16h e 17h) e o passeio curto (de 15 minutos, com saída de 20 em 20 minutos sendo a primeira às 14h20).

Catedral de São Luís

A Catedral de São Luís, também conhecida como Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Vitória é um dos monumentos históricos mais antigos e importantes de São Luís.

Roteiro de 1 dia em São Luís, no Maranhão
Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Vitória | Foto: Malu Pinheiro

Ela foi inaugurada em 1622 e o destaque fica em seu interior, onde se tem um altar-mor e diversas imagens sacras, considerado um tesouro da arte barroca brasileira.

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões foi construído no século XVII e hoje é a sede do governo estadual do Maranhão. O prédio exibe uma arquitetura colonial portuguesa, com azulejos coloridos, janelas com grades de ferro e elementos que refletem a influência europeia da época.

Atualmente, a visitação no Palácio dos Leões está fechada. Acompanhe informações atualizadas nos perfis oficiais do museu e do palácio.

O que fazer em São Luís
Palácio dos Leões | Foto: Wikimedia Commons

De lá, é possível ter uma vista bonita para a Baía de São Marcos. Vale a parada ao menos para um clique!

Conhecer o lado moderno de São Luís

A parte moderna da cidade possui maior infraestrutura urbana, prédios altos, avenidas largas e praias mais requisitadas. É onde ficam os centros comerciais, hotéis caprichados e áreas empresariais. Veja o que fazer por lá!

Espigão da Ponta D’Areia

Na praia Ponta d’Areia, está o Espigão, atrativo que serve como ponto de encontro para muitos locais (e turistas também)! A estrutura, que foi inaugurada em 2014 na tentativa de controlar a erosão da praia, varia de 7 metros em seu início a 13 metros no final, onde se tem uma pequena área coberta.

Atrações em São Luís
O espigão se estende quase 600 metros para dentro do mar | Foto: Malu Pinheiro

O espigão se estende quase 600 metros para dentro do mar, proporcionando uma bela vista da orla da praia. Nos finais de tarde, a região fica movimentada com barraquinhas de comida e artesanato.

Champs Mall

Caminhando ainda pelo calçadão da praia Ponta d’Areia, você encontrará o Champs Mall, uma espécie de shopping com restaurantes bem avaliados. Muitos deles, inclusive, possuem cadeiras e mesas na areia da praia, sendo uma ótima pedida para acompanhar o pôr do sol com um bom drink.

Atrações em São Luís
Calçadão da praia Ponta d’Areia | Foto: Malu Pinheiro

Praia de São Marcos

Essa é uma das praias mais bonitas de São Luís. Até porque grande parte do litoral da cidade tem suas águas consideradas impróprias para banho. Ao longo da orla, há quiosques, bares e restaurantes.

Praça dos Pescadores

É na Praia de São Marcos que está a famosa escultura “Arrastão”, na Praça dos Pescadores. Considerada um monumento aos pescadores, a obra é do do escultor e pintor Cordeiro do Ma­ranhão e foi inaugurada em 2003.

O que fazer em São Luís em 1 dia
Escultura “Arrastão”, um monumento aos pescadores | Foto: Wikimedia Commons

Ela representa um grupo de pescadores realizando o arrastão, uma técnica de pesca tradicional na região em que se puxa a rede de pesca. A escultura é um dos cartões-postais da cidade.

Lagoa da Jansen

A Lagoa da Jansen também é uma atração bem conhecida em São Luís. Nos últimos anos, tem-se divulgados muitas notícias que o baixo nível de água na lagoa expõe o esgoto que se tem por lá, o que é uma pena pois ao seu redor está Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Lagoa da Jansen, em São Luís
Lagoa da Jansen | Foto: Wikimedia Commons

Por ali, é possível caminhar ao redor da lagoa, além de praticar esportes pois há muitas quadras e áreas de lazer. Também existem comércios e bares na região.

Reggae em São Luís

Você sabia que o reggae tem forte presença em São Luís? Não à toa, em setembro de 2023, São Luís foi reconhecida como Capital Nacional do Reggae. O movimento cultural conhecido como “Reggae Maranhense” ganhou força nas décadas de 1970 e 1980 e até hoje é o gênero musical predominante por lá.

O que fazer em São Luís em 1 dia
O Bar do Nelson é o lugar mais tradicional de São Luís para quem quer curtir o reggae da cidade | Foto: Malu Pinheiro

Existem diversas bares de reggae para você conhecer o tradicional gênero maranhense, mas o mais tradicional é o Bar do Nelson que fica na Avenida Litorânea e é frequentado pelos locais que adoram o som. Vá e perceba que tem todo um estilo diferente para dançar

Tem mais tempo? Conheça também Alcântara

Pertinho de São Luís está Alcântara, uma cidade pequenina com pouco mais de 20 mil habitantes. Se você tiver um dia a mais por lá, considere fazer um bate e volta para a região.

Alcântara fica do outro lado da Baía de São Marcos e preserva ainda melhor seu passado colonial. Por lá, você vai encontrar muita história nas ruínas dos séculos 17 e 18. Inclusive, a cidade é considerada Patrimônio Histórico Nacional desde 1948.

Um fato curioso é que, apesar de Alcântara ser uma cidade bem calma, ela abriga uma base militar onde são feitos testes para lançamentos de foguetes e satélites.

A Civitatis, nossa parceira, oferece o passeio em bate e volta saindo de São Luís. A excursão para Alcântara dura entre 5 a 6 horas e vale a pena caso você tenha tempo.

Onde ficar em São Luís

Como explicamos, São Luís tem duas regiões bem distintas, a parte antiga e a parte nova. É na região moderna onde estão os principais hotéis da cidade, e também os mais bem avaliados.

No centro histórico existem algumas opções de pousadas e hostels, mas com avaliações ruins, então não sei dizer o quanto vale a pena se hospedar por lá. Duas opções com avaliações intermediárias na região são o Palma Hostel e o Guará Hostel.

Já na parte moderna de São Luís, as opções são mais variadas. Eu fiquei no Soft Win Hotel São Luís, uma opção sem erro e bem localizada. Aqui vão outras sugestões de onde ficar em São Luís:

E aí, curtiu as nossas dicas do que fazer em São Luís? Tem alguma dúvida ou alguma sugestão para incluir neste roteiro? Deixe um comentário!


Veja também outros destinos no Brasil:

Lençóis Maranhenses

  • Lençóis Maranhenses: roteiro completo de 7 dias
  • Barreirinhas, Santo Amaro ou Atins: que base escolher para visitar os Lençóis Maranhenses?

Amazônia

Nordeste

Jalapão

Fernando de Noronha

Rota das Emoções


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

Avatar
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *