10 lugares para viajar no Brasil depois da Covid-19

Você não vê a hora de poder retomar suas viagens? A pandemia do coronavírus freou bruscamente o mercado do turismo, mas aos poucos o setor vai se adaptando à retomada. Alguns países já estão reabrindo as suas fronteiras e hotéis estão mudando a logística com que recebem seus hóspedes.

Se você é de São Paulo, viajar rumo ao litoral pode ser uma ótima pedida para recarregar as energias e já matar a saudade do contato com a natureza. Por isso, fizemos um guia completo com as melhores praias de São Paulo e melhores hotéis do litoral norte. Outra opção também é buscar hotéis e resorts próximos da capital para passar um final de semana e desconectar um pouco.

É claro que muitos hábitos vão mudar e, muito provavelmente, viagens em contato com a natureza serão as preferidas pelos próximos meses (quem sabe anos). No Brasil, destinos assim não faltam e para provar elencamos 10 lugares para viajar no Brasil ao ar livre e com muita natureza em volta. Vamos nessa?

10 Lugares para viajar no brASIL com natureza e isolados

O Brasil é um dos países com inúmeros destinos em contato com a natureza – um mais bonito que o outro! São tantos lugares que fica até difícil separar apenas 10. Abaixo, você encontra um menu clicável com a nossa seleção de lugares. Se preferir ir direto ao ponto, basta clicar em cima deles:

Vamos falar de cada um desses destinos separadamente?

Chapada Diamantina, Bahia

Talvez a Chapada mais conhecida do Brasil, a Diamantina fica localizada na Bahia e é repleta de cânions de tirar o fôlego. Lá você poderá visitar grutas e cachoeiras, além de fazer trilhas morro à cima.

Lugares para viajar no Brasil
Vista do tipo do Morro do Pai Inácio | Foto: Wikimedia Commons

É para se conectar com a natureza e não ter contato humano mesmo! Programe uma viagem de, no mínimo, uma semana, para compensar os grandes deslocamento e conseguir conhecer as melhores atrações como o Poço Encantado, Poço Azul, Morro do Pai Inácio e a Cachoeira da Fumaça.

Topa mais aventura? A Travessia do Vale do Pati é um dos trekking mais incríveis do país e leva de 3 a 5 dias. Com ela, você vai conhecer de verdade a Chapada Diamantina.

Chapada das Mesas, Maranhão

A Chapada das Mesas dá um gostinho daquilo que o Jalapão pode oferecer (e falaremos logo abaixo dele). Localizada no Maranhão, ela é mais uma opção de lugares para viajar no Brasil que oferecem muito contato com a natureza.

Lugares para viajar no Brasil
Poço Azul, no Parque Chapada das Mesas | Foto: Wikimedia Commons

Os principais atrativos do Parque Nacional da Chapada das Mesas são o Encanto Azul, Poço Azul e Cachoeira do Santuário, mas a região tem muito ecoturismo para oferecer (e que se escondem atrás dos mais conhecidos).

A melhor opção para desbravar a região é estar com um carro 4×4 – e, para entrar no Parque Nacional, é preciso estar acompanhado de um guia autorizado. Muitas agências oferecem pacotes completos que facilitam (e muito) essa logística.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha sempre será um dos nossos destinos favoritos no Brasil! A Ilha possui diversas praias desertas, trilhas ultra conservadas e uma vida marinha espetacular. É uma ótima opção para quem quer desconectar de tudo e se surpreender com tanta beleza natural. Entre os nossos passeios favoritos de Noronha estão a trilha Costa Esmeralda, a canoa havaiana no nascer do sol, o passeio de barco e, para conhecer muitos dos pontos turísticos de lá, o Ilha Tour.

fernando de noronha
Morro Dois Irmãos | Foto: Malu Pinheiro

Se você sonha em conhecer Noronha, talvez essa seja a época ideal para ir para lá! Não deixe de conferir o nosso guia completo sobre Fernando de Noronha.

Programe, no mínimo, 3 dias completos por lá (e adianto que dá um aperto no coração tão pouco tempo). Com 5 dias você consegue conhecer tudo e com 7 dias em Fernando de Noronha dá para se esbaldar e se esbaldar de novo. É o melhor dos mundos para conhecer todas as atrações e relaxar!

Jalapão, Tocantins

Já ouviu falar do Jalapão? O destino ficou mais conhecido em 2017, depois da novela “O Outro Lado do Paraíso”, mas é um dos cantinhos mais especiais desse Brasilzão e com certeza um belo destino para viajar depois do Covid-19!

O Jalapão reúne dunas de areia macia, cachoeiras refrescantes e os incríveis fervedouros. Não dá para não se surpreender com esse cenário!

Fervedouro do Buriti
Fervedouro do Buriti | Foto: Malu Pinheiro

O Parque Estadual do Jalapão fica no Tocantins, a cerca de a 190 km de Palmas e nós aconselhamos fazer a viagem com alguma agência (testamos e indicamos a Cerrado Dourado) – o destino é bem isolado e acessado apenas por estradas de terra e, muitas delas, são bem esburacadas e complicadas. Fora que não existe sinal algum de telefone por lá – e para se desconectar mesmo!

Ficou com vontade de viajar para o Jalapão? Confira o nosso post com tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem para o Jalapão. É importante considerar o número de dias do seu roteiro para encaixar as atrações que você quer mais conhecer – além de avaliar as condições climáticas também.

Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica localizado a cerca de 60 km de Cuiabá, no Mato Grosso. É lá que está a maior gruta de arenito do Brasil e cachoeiras imensas, como a Véu da Noiva (a mais famosa da região). A Chapada dos Guimarães é uma área de conservação e, por isso, tem ganhado uma infraestrutura melhor para receber os turistas e aventureiros.

Lugares para viajar no Brasil
Cachoeira Véu da Noiva, na Chapada dos Guimarães | Foto: Wikimedia Commons

Separe, no mínimo, 4 dias para explorar a Chapada dos Guimarães e conseguir incluir suas principais atrações como a Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados, Morro dos Ventos, Cidade de Pedra e Morro de São Jerônimo.

A melhor pedida é ir durante o verão para poder curtir as cachoeiras sem sofrer nas águas muito geladas.

Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma das mais acessíveis para se conhecer. As duas cidades base para explorar a região são Alto Paraíso de Goiás e São Jorge e alugar um carro é fundamental para chegar nos principais atrativos. Dedique pelo menos 3 dias inteiros para essa viagem – que além de te proporcionar muito contato com a natureza vai te ativar um lado místico.

Lugares para viajar no Brasil
Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros | Foto: Wikimedia Commons

O Parque Nacional de Chapada dos Veadeiros é a única atração gratuita e, dentro dele, é possível fazer diversas trilhas. O Vale da Lua também é um cartão postal da região, assim como a Cachoeira Santa Bárbara (já bem mais distante).

Quer descobrir mais cantinhos especial por lá? Não deixe de conferir o nosso Guia da Chapada dos Veadeiros para entender quando ir, onde ficar e o que fazer.

Cidades históricas e Inhotim, Minas Gerais

E que tal explorar algumas cidades históricas depois da pandemia? A região de Ouro Preto, em Minas Gerais, possui muitas cidades lindas para quem se interessa pelo passado – uma herança do auge do Ciclo de Ouro, no século 18. Ouro Preto tem muitos atrativos, da Praça Central de Tiradentes às igrejas barrocas muito bem conservadas – até visitas guiadas às Minas do Palácio Velho.

Igrejas da Praça Minas Gerais
Vista da Praça Minas Gerais, em Mariana | Foto: Wikimedia Commons – Sérgio Mourão

Se empolgou com esse destino? Confira nosso texto Cidades históricas de Minas Gerais, lá demos muitas dicas do que fazer em Ouro Preto, onde comer, onde se hospedar e até algumas sugestões de bate e voltas saindo da cidade, como Mariana e Congonhas.

Cubo Mágico do Oiticica - Inhotim
Cubo Mágico do Oiticica – Inhotim

Seguindo essa linha, outra opção em Minas Gerais é Inhotim. Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, ele fica na cidade de Brumadinho e merece ser curtido e apreciado sem pressa, portanto dedique no mínimo 2 dias para ele – veja aqui nossa sugestão de roteiro para visitar Inhotim.

Gonçalves, Minas Gerais

Pertinho de São Paulo, mas já no estado de Minas Gerais, a cidade de Gonçalves é um refúgio perfeito para relaxar e curtir a natureza da Serra da Mantiqueira. Lá você terá opções gastronômicas incríveis e ar puríssimo. Se você não é muito fã de trilhas, mas ainda assim está sentindo falta do contato com a natureza, Gonçalves é para você!

Lugares para viajar no Brasil
Pedra do Cruzeiro, em Gonçalves | Foto: Wikimedia Commons

Separe 3 dias para relaxar totalmente e, se preferir explorar a região (afinal, Gonçalves também tem opções para os mais aventureiros), mais dias. Dá para conhecer muitas cachoeiras, fazer trilhas e até visitar fábricas de cachaça.

Petar, São Paulo

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um desses cantinhos pouco explorados mas que guarda cenários espetaculares. Localizado no estado de São Paulo, quase na divisa do Paraná, o Parque é uma Unidade de Conservação e é considerado um patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco.

Lugares para viajar no Brasil
Caverna do Diabo, uma das mais famosas do PETAR | Foto: Wikimedia Commons

A região abriga mais de 300 cavernas (sendo que apenas 12 são abertas ao público), muitas cachoeiras e é dividida em 4 núcleos (Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa da Pedra). Ou seja, tem muito para explorar! Para montar o roteiro, analise quantos dias você terá por lá e, claro, como está o seu preparo físico. A melhor opção para hospedagem é ficar no Bairro da Serra, de onde se tem fácil acesso aos núcleos de visitação.

Ilha Grande, Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro esconde muitos cantinhos especiais – desde os destinos de serra até as praias maravilhosas do seu litoral. Um desses destinos fica na Costa Verde do litoral. A Ilha Grande é uma pedida excelente para quem curte trilhas (e tem para todos os níveis) e praias completamente desertas. São mais de 100 praias e pequenas ilhotas que podem ser visitadas a partir de passeios com agências ou aluguel de barcos e/ou lanchas.

Ilha Grande
Ilhas Botina | Foto: Malu Pinheiro

Para aproveitar bastante a Ilha, programe no mínimo 4 dias inteiros por lá – mas aqui vale a premissa: quanto mais tempo, melhor. Você terá muitos lugares para conhecer e desbravar por lá. Um combo imbatível da Costa Verde do Rio é a dobradinha Ilha Grande e Paraty!

Para se apaixonar por Ilha Grande, confira o nosso Guia de Ilha Grande. Lá você vai entender quando ir, como chegar e o que visitar!

Seguro viagem para o Brasil

Não pense que seguro viagem é só para viagens internacionais, viu? Antes de preparar as malas, confira se o seu plano de saúde é válido em todo o Brasil e quais são suas condições.

Na dúvida, faça um plano específico para a sua viagem. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um comparador que faz uma cotação nos melhores seguros disponíveis no mercado e te oferece o melhor custo x benefício para a sua viagem. A melhor forma para você otimizar o seu precioso tempo.

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E aí, curtiu nossas sugestões de lugares para viajar no Brasil pós Covid-19? Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários!


Veja também outros destinos no Brasil:

São Paulo:

Minas Gerais:

Rio de Janeiro

Nordeste

Jalapão

Fernando de Noronha

Rota das Emoções


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário