Porto de Galinhas: Passeio de jangada às piscinas naturais

Saiba como é o passeio de Jangada às piscinas naturais de Porto de Galinhas, um dos passeios mais lindos e tradicionais da região e sua chance de mergulhar em piscinas naturais maravilhosas. Veja todos os detalhes deste passeio neste post.

As piscinas naturais de Porto de Galinhas se formam quando as águas da maré atingem níveis mínimos e formam piscinas de águas cristalinas entre os blocos de corais. Um visual maravilhoso e que fica ainda mais especial durante as luas cheia e lua nova, quando a diferença entre os níveis da maré alta e baixa são realmente notáveis, e claro, quanto mais bonito o dia, mais linda a cor da água.

Jangada em Porto de Galinhas

Os passeios começam cerca de uma hora e meia ANTES do horário da maré mais baixa e vão até uma hora depois da mínima da maré. A dica é fazer o passeio pelo menos meia hora ANTES do mínimo da maré, pois é nessa hora que as águas ficam mais cristalinas. Isso sem falar no fluxo de pessoas que vai aumentando conforme a hora da maré se aproxima. Assim que a maré atinge o mínimo, algumas piscinas são fechadas para proteger os corais, a água começa a subir e a turvar. Eu se fosse você chegaria antes da maré começar a subir! Consulte a tábua das marés no seu hotel, ou no site do Ministério da Marinha online.

Jangada em Porto de Galinhas
Piscinas naturais de Porto de Galinhas antes da maré começar a subir

Como funciona o passeio de jangada?

Você paga o passeio no guichê da associação de Jangadeiros (o guichê fica na porta na praia) pega o seu ticket e desce até a praia, onde um coordenador de passeios te encaminha até a sua jangada. As jangadas levam cerca de seis passageiros. Caso seu grupo seja maior, ele será dividido.

Jangada em Porto de Galinhas
Jangada em Porto de Galinhas
Sentados na jangada pouco antes do passeio começar

Ainda na areia, crianças menores recebem coleta salva-vidas, e depois disso é hora de subir na jangada. O jangadeiro vai empurrando o barquinho até parar de dar pé. Em seguida ele sobe na jangada e começa a remar pra lá e pra cá. Não parece fácil, viu?!

Jangada em Porto de Galinhas
Na jangada, crianças com colete esperando o passeio começar
Jangada em Porto de Galinhas
Jangada em movimento

A distância entre a praia e as piscinas é bem pequena, o passeio de jangada leva cerca de 10 minutos .

Piscinas naturais de Porto de Galinhas
Jangadas rumo às piscinas naturais

Chegando lá, todo mundo de chinelos (vá de chinelos porque pisar no coral cheio de ouriços descalço não deve ser legal ) caminhando por um trechinho lindo até chegar as piscinas de nadar. E falando em pisar no coral, taí a parte mais contraditória do passeio, ainda que a maior área dos corais esteja protegida, pisar em corais não me parece nada correto.

Jangada em Porto de Galinhas
Caminhando pelos corais de Porto de Galinhas
Jangada em Porto de Galinhas
Piscina natural pequenina
Jangada em Porto de Galinhas
Gu e Tom com a piscina repleta de peixinhos

Chegando na piscina, é hora de tirar os chinelos (os jangadeiros tem uma técnica toda especial para pendura-los na borda da piscina ) e nadar. Tivemos cerca de 20-25 minutos para curtir as piscinas naturais antes de retomar o caminho de volta para a praia. Alguns jangadeiros fazem uma segunda parada, em uma piscina muito menos bonita, mas muito mais espaçosa para banho.

Jangada em Porto de Galinhas
Gu curtindo o banho na piscina natural
Jangada em Porto de Galinhas
Gu e Tom se esbaldando nas águas da piscina

E olha só quantos peixes!!!!

Jangada em Porto de Galinhas
Peixinhos em Porto de Galinhas

Quanto custa?

O passeio custa R$ 50 por pessoa. Crianças a partir de 7 anos pagam inteira. De 4 a 6 anos, pagam R$ 25 reais (valores atualizados em novembro/2022). Mais informações no site oficial da Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas. Para não cair em furada, compre o passeio no guichê oficial que fica na beira da praia! Até dá pra comprar na areia, mas tem tanto esperto por lá, que eu se fosse você não arriscaria por causa de 50 metros de caminhada.

Como chegar?

As piscinas naturais ficam no centrinho da cidade.

Endereço: R. Piscinas Naturais, Ipojuca – PE
Localização no Google Maps.