Melhores praias da Bahia: um guia pelo litoral baiano

Confia na Bahia! O ditado é certeiro: se quiser um destino para relaxar, curtir o mar e se encantar com cenários paradisíacos, ele é a Bahia. O estado possui o maior litoral do Brasil, são cerca de 1.100 km de faixa costeira que guardam algumas das melhores praias do país.

Da Praia do Forte, no norte da Bahia, a Barra do Cahy, já no extremo sul do estado, passando pela famosa Praia do Espelho, separamos um guia com as melhores praias da Bahia para você colocar na sua lista, já! Aliás, se quiser um roteiro prontinho passando por algumas dessas praias, não deixe de ver o post da nossa viagem por Arraial d’Ajuda, Trancoso, Prado e Caraíva.

Então, fizemos uma seleção de 15 praias do litoral da Bahia. Se quiser ir diretamente para uma delas, basta clicar nos itens abaixo:

Melhores praias da Bahia

Praia do Forte, em Mata de São João

A Praia do Forte é uma das praias mais famosas da Bahia. Localizada no município de Mata de São João, a praia fica a cerca de 80 quilômetros da Capital, Salvador. Sua orla tem 14 quilômetros de areias claras, cercadas por coqueiros que deixam o cenário ainda mais paradisíaco.

melhores praias da bahia

Praia do Forte (Foto: Wikimedia Commons)

Suas águas são cristalinas e calmas, mas também repletas de recifes. Na maré baixa, a Praia do Forte se transforma em um abrigo de grandes piscinas naturais. Ela também abriga a principal base do Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas. Entre dezembro e fevereiro ocorre a soltura das recém-nascidas no mar.

Ponta dos Castelhanos, na Ilha de Boipeba

Ao lado do Morro de São Paulo está a Ilha de Boipeba e, entre as praias que formam a região, está a Ponta dos Castelhanos – uma das mais bonitas de lá! O charme da praia fica na maré baixa, quando o banco de areia surge e dá sentido ao nome Ponta dos Castelhanos.

A praia é indicada para os que gostam de sossego. O difícil acesso faz com que suas areias sejam quase sempre desertas e não há infraestrutura por lá. Para chegar lá a maneira mais fácil é um passeio de lancha, saindo de Boipeba. Se preferir ir a pé, não deixe de contratar um guia!

Moreré, na Ilha de Boipeba

Também na Ilha de Boipeba está Moreré, uma opção de fácil acesso e com uma relativa infraestrutura, mas nem por isso sua paisagem deixa a desejar, viu?

melhores praias da bahia

Moreré (Foto: Wikimedia Commons)

Com águas cristalinas e diversos recifes de corais, a enseada é ótima para fazer snorkel ou para relaxar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Taipu de Fora, na Península de Maraú

A Península do Maraú fica a cerca de 6 km de Barra Grande e 60 km de Itacaré a tem algumas das praias mais lindas da Bahia. Uma delas é a Taipu de Fora, o paraíso das piscinas naturais.

A orla da praia é extensa e, na maré baixa, é possível mergulhar e curtir as piscinas em todo o seu percurso.

melhores praias da bahia

Taipu (Foto: Wikimedia Commons)

Se preferir algo mais deserto, basta caminhar para os lados e você terá sossego por completo. Se preferir ficar próximo aos quiosques e restaurantes, também é possível. Taipu de Fora também tem alguns badalados beach clubes para a galera “da noite”.

Ponta do Mutá, na Península de Maraú

Falamos de Taipu de Fora, mas não dá para deixar passar também a Ponta do Mutá, outra praia encantadora da Península de Maraú. Isso porque o local é considerado por muitos o mais bonito pôr do sol do Brasil.

Por conta disso, a praia costuma ficar mais agitada no final da tarde, quando até mesmo os restaurantes acendem fogueira e, alguns, armam festas com diferentes estilos: do eletrônico ao forró.

Praia de Itacarezinho, em Itacaré

Itacaré fica a 75 quilômetros de Ilhéus e 270 quilômetros de Salvador. O município é conhecido por suas diversas praias pequeninas e charmosas, mas esse não é o caso de Itacarezinho que, mesmo com o nome no diminutivo, é uma das praias com a maior faixa de areia (cerca de 5 quilômetros).

Mais afastada do centro, Itacarezinho é deserta (mas ainda assim tem alguns poucos restaurantes) e conta com ondas fortes – os surfistas adoram! Não deixe de parar o carro no mirante para apreciar a praia do alto!

Praia de Santo André, Santo André

A apenas 27 quilômetros ao norte de Porto Seguro está Santo André, um pequeno vilarejo que guarda um dos tesouros do litoral baiano. A Praia de Santo Andre tem mar tranquilo, areias claras e sossego garantido.

melhores praias da Bahia

Praia de Santo Andre (Foto: Wikimedia Commons)

A vila tem cerca de 900 moradores, ruas de terra e algumas pousadas charmosas. As águas da enseada são formadas pelo encontro do Rio João de Tiba com o mar, formando piscinas naturais deliciosas.

Taípe, em Arraial D’Ajuda

Taípe fica entre Arraial D’Ajuda e Trancoso e é pedida certa para quem gosta de uma praia deserta, com ondas fortes, falésias como cenário e um rio para se refrescar entre um banho no mar e outro.

Arraial D'Ajuda

Taípe

Com pouquíssimos quiosques, a praia de Taípe é ótima para caminhar ou até mesmo arriscar um voo de parapente do alto das falésias. O acesso é feito por uma longa estrada de terra, mas que vale muito a pena!

Praia dos Coqueiros, em Trancoso

Uma das praias mais famosas de Trancoso, a Praia dos Coqueiros reúne de tudo um pouco: bons restaurantes e quiosques com cantinhos mais tranquilos e desertos.

Trancoso

Praia dos Coqueiros, em Trancoso

Bem próxima ao famoso Quadrado de Trancoso, é possível ir a Praia dos Coqueiros caminhando e ainda passando pela Praia dos Nativos e Rio da Barra.

Praia do Espelho, em Trancoso

Ah, Espelho… A Praia do Espelho já foi considerada uma das praias mais bonitas do Brasil – e com razão. Localizada próximo a Trancoso e a Caraíva, a praia tem esse nome pois em noites de lua cheia, o brilho refletido em suas águas torna o mar um espelho do céu.

Praia do Espelho

Na maré baixa, a Praia do Espelho ganha muitas piscinas naturais

Com acesso dificultado por uma longa estrada de terra, a praia é bem extensa e repleta de recifes de corais, que formam piscinas naturais na maré baixa.

Praia do Satu, em Caraíva

Em Caraíva, a praia do Satu é uma das mais desertas da região. Inclusive, ela fica no meio do caminho entre Caraíva e a Praia do Espelho (para quem gosta de caminhadas, está aí um ótimo passeio). Com falésias ao seu redor, as águas do Satu são tranquilas e cristalinas.

melhores praias da bahia

Praia do Satu (Foto: Wikimedia Commons)

Lá, não há infraestrutura nenhuma, portanto é importante garantir lanches e água. De Caraiva, são cerca de 4 quilômetros de caminhada pela orla até chegar ao Satu.

Praia da Ponta do Corumbau, em Corumbau

Corumbau também está próximo a Caraíva (o passeio de buggy leva menos de uma hora entre uma e outra). A vila, com o mesmo nome da praia, tem uma extensa orla de areias claras, quiosques e restaurantes.

Ponta do Corumbau

Ponta do Corumbau vista do alto – é gigante!

Corumbau

As águas de Corumbau são super calminhas, uma delícia!

Aqui, o destaque fica na maré baixa onde um banco de areia forma a “Ponta de Corumbau”, um caminho que adentra o mar por metros e metros.

Barra do Cahy, em Cumuruxatiba

Considera a primeira praia do Brasil, Barra do Cahy é a praia descrita na carta de Pero Vaz de Caminha e fica em Cumuruxatiba, distrito do município de Prado.

Prado

Barra do Cahy

O cartão-postal da praia são os coqueiros nos altos das falésias avermelhadas. Ainda que as águas de Barra do Cahy não sejam tão cristalinas, todo esse cenário faz a visita valer a pena! Um único restaurante funciona no local.

Japara Mirim, em Cumuruxatiba

A região de Cumuruxatiba e Prado, no sul da Bahia, guardam algumas das melhores praias da Bahia. Japara Mirim é uma delas!

Prado

Japara Mirim ganhou meu coração!

Escondida através de um pequeno acesso, Japara Mirim tem uma pequena orla, mas deserta e encantadora – também com altas falésias ao seu redor. Aqui, o mar é mais agitado e não existe infraestrutura alguma.

Praia do Encanto, em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo também merece estar nesta lista, mas a Praia do Encanto (também conhecida como Quinta Praia) é a mais afastada da ilha e, consequentemente, deserta.

São dois quilômetros de orla, entre luxuosos hotéis e altos coqueiros.

Gostou do nosso guia de praias da Bahia? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!


Veja também outros destinos no Brasil:

Nordeste

Fernando de Noronha

Rota das Emoções

Rio de Janeiro

Jalapão


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Avatar
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.