O que fazer em Budapeste: 15 principais pontos turísticos [+Dicas para sair do comum]

Saiba o que fazer em Budapeste, na Hungria. Conheça os principais pontos turísticos de Budapeste, uma cidade animada, pequena e barata – ideal para combinar em um roteiro pelo Leste Europeu incluindo Praga e Viena!

O que fazer em budapeste – 15 dicas imperdíveis

Budapeste se tornou um dos destinos mais badalados do Leste Europeu e exibe um lado cultural riquíssimo, uma noite divertida e um conjunto de pontes e monumentos pra matar qualquer cidade de inveja. A cidade é linda! Há quem diga que ela é mais bonita que suas “vizinhas” Praga e Viena. Isso eu vou deixar para você decidir, mas adianto: ela é mais barata!

Budapeste é recortada pelo Rio Danúbio entre Buda e Peste, dois bairros até 1871 formavam duas cidades distintas. Buda, a parte montanhosa repleta de construções históricas, como Castelo de Buda, a principal atração turística da cidade e o imponente Bastião dos Pescadores. E Peste, mais recente, onde vive boa parte da população húngara e onde estão os edifícios oficiais – como lindíssimo Parlamento de Peste (outro passeio que você vai amar incluir no seu roteiro).

Caminhar pelos dois bairros, entender suas sutilezas e diferenças é o primeiro passo para curtir o melhor de Budapeste. Vamos falar do que fazer em Budapeste?

Aí vão as algumas das principais atrações turísticas de Budapeste:

  1. Visitar o Castelo de Buda
  2. Passear pelo Parlamento Húngaro
  3. Relaxar em uma terma
  4. Fazer um passeio de barco pelo Rio Danúbio
  5. Fotografar a Ponte das Correntes e as pontes do Rio Danúbio
  6. Se emocionar no Monumento dos Sapatos na Beira do Danúbio
  7. Ver Budapeste do alto da Citadella
  8. Entrar na Matthias Church
  9. Caminhar pelo Bairro Judeu
  10. Tomar um café no New York Cafe
  11. Passear pela Avenida Andrassy
  12. Provar comidas típicas no mercado de Budapeste
  13. Conhecer um ruin pub (bar em ruínas)
  14. Ver a cidade do alto do Elizabeth Lookout
  15. Andar em um trem comandado por crianças
  16. Bate e volta à Visegrad

O que fazer em Budapeste no Mapa:

Veja todas as nossas dicas do que fazer em Budapeste sinalizadas neste mapinha.

1- Visitar o Castelo de Buda

Vou começar nossa lista pelo Castelo de Buda, uma das construções mais emblemáticas da Hungria e um passeio que precisa entrar na sua lista nem que seja para passear pela parte externa – é grátis – e admirar as vistas incríveis da cidade.

Você pode chegar ao castelo caminhando (recomendo muito porque a subida é linda e está repleta de oportunidades fotográficas espetaculares) ou apelar para o funicular.

Castelo de Budapeste primeiro item da lista do que fazer na cidade
Castelo de Buda | Foto: Joanna Saldanha

Chegando no Castelo você perceberá que o complexo é, na verdade, um conjunto de edifícios onde funcionam alguns museus, além de galerias e restaurantes. O Maior edifício do complexo, o Palácio Real. está dividido em dois museus: o Hungarian National Gallery e o Budapest History Museum.

Visite a parte externa (entrada gratuita) e não deixe de passear pelo pátio dos leões e pelo Savoyai Terrace um terraço lindo e com algumas das vistas mais impressionantes da cidade!

Informações úteis:

Funicular para o Castelo de Buda

  • Endereço: Szent György tér 2
  • Aberto diariamente das 07h30 às 22h (duas segundas por mês, o funicular está em manutenção, as datas atualizadas estão no site).
  • Cada museu do Castelo de Buda tem o seu próprio horário de funcionamento e ingresso. A circulação na área comum é gratuita.

Hungarian National Gallery

  • Aberto de terça a domingo das 10:00 às 18:00
  • Entrada: HUF 1,800
  • Tempo estimado de visita: 1,5 ~3: Horas

Budapest History Museum

  • Aberto de terça a domingo das 10:00 às 16:00
  • Entrada: Adultos: 2000 / 2400 HUF (Preço varia de acordo com a temporada) | De 6 à 26 anos: 1000/ 1200 HUF

2- Passear pelo Parlamento Húngaro

O cartão postal de Budapeste merece a sua visita, nem que seja somente para conhecer a fachada. Com estilo neogótico, a construção impressiona pelo seu tamanho e imponência. Se você quiser conhecer o interior do Parlamento é imprescindível reservar com antecedência pelo site oficial. Eu não deixaria para a última hora!

Budapeste para quem quer fugir do comum
Parlamento Húngaro

Planeje sua visita:

Parlamento Húngaro

  • Endereço: Kossuth Lajos tér 1-3
  • Aberto diariamente das 08h às 18h (entre abril e outubro) e das 08h às 16 (entre novembro e março)

3- Relaxar em uma terma

Você sabia que Budapeste foi construída em cima de uma das maiores reservas de água termal do mundo? Visitar uma terma em Budapeste, além de fazer bem para pele, é muito divertido. A St. Géllert e a Szechenyi são as mais conhecidas, a primeira é mais elegante e a segunda é enorme e fica dentro do Parque Municipal e portanto está bem próxima as outras atrações turísticas de Budapeste. Outra opção bacana é a Rudas thermal Baths, que fica aberta até tarde da noite e tem vistas lindas da cidade.

Budapeste para quem quer sair do comum:
Rudas Thermal Baths | Foto: Divulgação

Seja qual for a sua escolha, dedique pelo menos umas horinhas (ou porque não a tarde toda? ) pra se esbaldar nas águas maravilhosas.

Como é visitar as Termas de Budapeste:

Szechenyi

A Joanna escolheu a Szechenyi: “Eu preferi ir na Szechenyi, e em pleno verão de Budapeste passar a tarde dentro da piscina foi uma ótima opção. É um programa bem turístico, mas é possível ter experiências mais reservadas com massagens e tours privados”. Vale falar que Szechenyi é um spa concorrido e que costuma ter filas grandes (especialmente nos meses de verão), assim a dica é comprar ingresso antecipado.

Termas Schezeny - Uma das principais atrações turísticas de Budapeste
Termas Schezeny em Budapeste

Szechenyi Baths

St Géllert

Na sua primeira visita a Budapeste a Aninha escolheu a St. Géllert: “Se você vai a Budapeste, você precisa ir numa terma. Fiz isso na minha primeira visita – escolhi a St. Géllert – Gostei do passeio, mas não achei incrível como vários amigos descreveram. Fui em um dia bem quente, no final de Maio, e as piscinas estavam lotadas então acabamos não explorando todas as piscinas e aproveitando o tempo para nos refrescarmos.” Para não ficar na fila, vale comprar seu ingresso antecipado

St. Géllert

  • Endereço: Kelenhegyi út 4
  • Aberto diariamente das 06h às 20h
  • Ingressos a partir de 5600 HUF | comprar seu ingresso antecipado
  • Dica: Fique de olho na programação pois volta e meia rola uma festa divertida por lá
Rudas Thermal Baths – Considere a visita noturna

Na sua terceira visita a Budapeste a Aninha escolheu a Rudas: “É a única piscina da cidade que abre a noite, das 22:00 às 03:45 de sextas e sábados. E outro diferencial bacana é a piscina com área externa e uma vista linda da cidade. Dessa vez amei a experiência e achei o programa incrível e diferente para uma sexta a noite!

O ponto alto da nossa visita a Rudas foi curtir as sensações do Spa conforme íamos alternando entre as piscinas com diferentes temperaturas. A Rudas vive lotada, portanto é importante chegar às 21:45 para comprar a entrada ou ir no segundo turno depois de uma rodada pelos bares da cidade! (Quando estávamos saindo das termas por volta de 01:30, tinha gente chegando!)”

O turno da noite no Rudas Termal Baths funciona às sextas e sábados a partir das 22:00, e como é bem concorrido a dica é chegar uns 15 minutos antes ou ir no segundo turno por volta da 01:30 da matina. #Paraosfortes

Nossa experiência:

Chegamos um pouco antes das 22:00, compramos a entrada (16 euros) e fomos nos divertir. Começamos pela piscina do último andar, com vista, maravilhosa! Tivemos sorte que não estava tão frio, porque na hora de sair das águas quentes até a toalha, haja coração! Ficamos trocando e experimentando todas as águas, relaxando, foi incrível. V

Você pode deixar suas coisas e uma cabine, tomar banho lá e já chegar no hotel prontinho para dormir.

Rudas Termal Baths

  • Endereço: Döbrentei tér 9
  • Aberto diariamente das 06h às 22h | Banho noturno Sextas e sábados das 22:00 às 4:00 Am
  • Ingressos a partir de 5000 HUF
  • Dica: O banho noturno é uma experiência bem diferente e especial
Budapeste para quem quer sair do comum:

4- Fazer um passeio de barco pelo Rio Danúbio

O Rio Danúbio, um dos rios mais importantes da cidade é uma das artérias mais importantes (e elegantes) de Budapeste.

Para aproveitar o rio ao máximo e quebra tirar fotos lindas de Budapeste e do parlamento visto sob a água -que é de tirar o fôlego – a dica é fazer um passeio de barco. Você pode pegar um barco-ônibus (cujo ingresso estará incluso no Ticket de 1 dia de transporte em Budapeste) ou fazer um passeio focado em ver as luzes da cidade que custa em torno de 9 Euros e vale cada segundo. A Joanna fez o passeio que estava incluso no ônibus estilo “hop on hop off” e adorou a experiência.

O que fazer em Budapeste
Parlamento Húngaro | Foto: Joanna Saldanha

Dica de ouro: faça o passeio no final da tarde, ver as luzes de Budapeste se acendendo é uma experiência incrível. É de dentro do Danúbio que você consegue ter o melhor ângulo do Parlamento Húngaro.

5- Fotografar a Ponte das Correntes e as pontes do Rio Danúbio

Vamos falar das pontes do Rio Danúbio? Passear pelo Rio é uma forma deliciosa (e grátis) de curtir a Vibe de Budapeste. As pontes mais famosas são:

  • Ponte das correntes | Chain Bridge (Széchenyi Lánchíd)
  • Ponte da Liberdade (Szabadság híd)
  • Ponte Elisabeth

Ponte das Correntes

Um dos grandes motivos de Budapeste ter sido duas diferentes cidades até o século XIX foi a barreira geográfica imposta pelo Rio Danúbio. A ponte das correntes (Chain Bridge) inaugurada em 1849 eliminou essa barreira e foi o estopim inicial para a unificação da cidade, ela conecta o centro da cidade ao pé do castelo. E atravessá-la é uma chance linda de percorrer anos e anos de história, isso sem falar que a ponte é bonita para caramba e merece ser vista tanto de dia quanto de noite.

A ponte atual é uma reconstrução da ponte original bombardeada no finalzinho da segunda guerra mundial – da original restaram apenas os pilares centrais.

Ponte da Liberdade

Ponte que conecta o mercado municipal as termas de Gellért, uma ponte esverdeada decorada com pilares altos e estátuas de falcão .

O que fazer em Budapeste - Passear [elasPontes do Rio Danubio
Liberty Bridge a noite

Ponte Elisabeth (Erzsébet híd)

A menos ornamentadas das pontes famosas de Budapeste tem este nome em homenagem da Imperatriz Elisabeth da Áustria que governou o império austro-húngaro.

Dica: já que estamos falando de fotos do Rio Danúbio – outro lugar bacana para visitar e fotografar é a ilha Margarita, um parque no meio do rio, e que te dá uma perspectiva deliciosa da cidade.

Veja também: Onde ficar em Viena

6- Se emocionar no Monumento dos Sapatos na Beira do Danúbio

A beira do Danúbio, perto do Parlamento Húngaro fica o Monumento dos Sapatos (Shoes on the Danube Bank), uma linda homenagem aos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Entre 1944 e 1945 mais de vinte mil judeus morreram na beira do rio.

BUdapeste Monumento dos Sapatos
Monumento dos Sapatos | Foto: Joanna Saldanha

Os guardas da Arrow Cross, partido nazista húngaro, levavam os judeus para a beira do Danúbio, obrigavam-os a tirar os sapatos (objetos valiosos na época) e os atiravam no rio. O monumento é composto por 60 sapatos de bronzes, é impossível não se emocionar. É de uma simplicidade única.

Planeje sua visita:

  • Endereço: Id. Antall József rkp (bem pertinho do Parlamento Húngaro)

7- Ver Budapeste do alto da Citadella

Quer ter uma visão privilegiada de Budapeste e de quebra um pouco de contato com a natureza? Este passeio é para você! Mas antes de mais nada prepare-se para subir um bocado! Sim, a vista é das boas, mas antes de chegar lá precisaremos subir uma montanha.

O que fazer em Budapeste
Foto: Wikimedia Commons

Citadella é o ponto mais alto de Budapeste e, por isso, garante vistas incríveis. A sua construção é datada de 1854 e serviu como uma espécie de fortaleza no topo da colina Gellért, ao lado de Buda. Atualmente ela está fechada, mas vale checar próximo da data da sua viagem pois a vista vale a pena!

8- Entrar na Matthias Church

Perto do Castelo de Buda, ainda parte alta de Budapeste fica a Matthias Church, uma igreja neogótica do século XIV, com um telhado de mosaico. Os primeiros registros da construção da igreja datam do ano de 1015 e, Obviamente, muita coisa mudou, mas muito da história de Budapeste passou por lá.

Do lado da Matthias Church, fica o Bastião dos Pescadores (um edifício maravilhoso com 7 torres, cada uma delas representando um dos fundadores da cidade construído entre 1895 e 1902). É um terraço panorâmico, que tem partes gratuitas, mas a mais legal é paga. A vista que você tem da cidade, para mim, é uma das mais bonitas de Budapeste e com o charme da construção gótica ao redor.

Matthias Church
Matthias Church | Foto: Joanna Saldanha

Planeje sua visita

Matthias Church

  • Aberta diariamente. De segunda a sexta das 09 às 17h, aos sábados das 09 às 13h, aos domingos das 13h às 17h
  • Ingressos para estudantes e idosos: 1000 HUF
  • Ingressos para adultos: 1500 HUF
  • Endereço: Szentháromság tér 2

Bastião dos Pescadores

  • As torres mais baixas ficam abertas diariamente, 24 horas por dia. As torres mais altas funcionam diariamente das 09h às 19h.
  • Ingressos para estudantes e idosos: 400 HUF
  • Ingressos para adultos: 800 HUF

Veja também: Frankfurt além da escala: 48 horas de cultura, gastronomia e diversão com crianças

9- Caminhar pelo Bairro Judeu

No auge da Segunda Guerra Mundial acredita-se que mais de 50 mil judeus moravam apinhados no bairro. Depois, ele ficou abandonado e com péssimas condições de moradia. Com o passar dos anos o bairro foi sendo reocupado e atraindo muitos jovens.

Hoje Budapeste é uma das cidades mais jovens e vibrantes da Europa e muito dessa animação passa pelo Bairro Judeu.

De cara com a porta na Grande Sinagoga de Budapeste | Foto: Joanna Saldanha

É lá que fica a Grande Sinagoga de Budapeste, a maior da sinagoga da Europa e a segunda do mundo. É aberta para visitação, mas infelizmente eu não consegui visitá-la pois fui justamente no dia do shabat dia de descanso dos judeus – o edifício é bem impressionante de fora. O shabat começa no anoitecer de toda sexta e vai até sábado, às 18h. Porém, eu fui em uma sexta-feira depois do almoço e já estava fechado. Por isso, evitem visitar a Grande Sinagoga nas sextas feiras, pois, assim como eu, vocês podem dar de cara com a porta.

Grande Sinagoga de Budapeste

  • Aberta de domingo a sexta. Os horários de visitação variam muito, é sempre bom checar no site oficial
  • Ingressos para estudantes e idosos: 3000 HUF | Compre ingressos antecipados aqui
  • Ingressos para adultos: 17 Euros
  • Endereço: Dohány u. 2

10- Tomar um café no New York Cafe

O New York Cafe se autodenomina um dos cafés mais bonitos do mundo – e eu concordo com isso. Fica dentro do Anantara New York Palace Budapest, um dos mais luxuosos de Budapeste. O café funciona desde 1894, já recebeu muitos famosos e intelectuais e impressiona pela sua decoração. É caro e a comida não é das melhores. Por isso, recomendo só café mesmo.

Se não quiser tomar um café, também não tem problema, é normal entrar lá só para ver o interior que realmente merece a visita!

New York Cafe
New York Cafe | Foto: Joanna Saldanha

Planeje sua visita:

New York Cafe

  • Endereço: Erzsébet krt. 9-11
  • Aberto diariamente das 08h às 24h
  • Recomendo fazer reserva, principalmente para hora no almoço, ou para grupos grandes.
  • Reservas no site ou no telefone +36-1-8866-167

11- Passear pela Avenida Andrassy

A Avenida Andrassy é a principal avenida de Budapeste, uma avenida que concentra algumas das principais atrações turísticas e que termina no Parque Szechenyi. Nela, é possível compreender vários aspectos históricos de Budapeste o que mostra a riqueza cultural da cidade.

Ópera de Budapeste
Ópera de Budapeste | Foto: Joanna Saldanha

A Basílica de Santo Estevão, construída em homenagem ao Rei Estevão marca o início da avenida. Vale entrar na igreja que tem uma decoração linda! Basílica tem 96 metros de altura e divide com o Parlamento o posto de edifício mais alto da cidade.

Continuando o passeio pela avenida, você passará por muitos casarões e lojas de luxo até chegar a Casa do Terror, antiga sede da inteligência nazista e da policia comunista (prepare o estômago e leia este post da Luiza do 360 meridianos para ver o que te espera), e a Ópera de Budapeste (aberta para visitas, mas para quem gosta de Opera ou Ballet, a dica é checar a programação e assistir a um espetáculo).

E, para fechar o passeio com chave de ouro, seguiremos até o parque Szechenyi passando pela Praça dos Heróis, monumento em homenagem aos fundadores da Hungria, um dos principais cartões postais da cidade. Nesta praça há dois museus importantes, o museu de Belas Artes e o Museu de Arte contemporânea Kunsthalle.

Casa do Terror

  • Aberto de terça a domingo das 10h às 18h.
  • Ingressos para estudantes e idosos: 1500 HUF
  • Ingressos para adultos: 3000 HUF

Ópera de Budapeste

  • Visitas guiadas diárias às 14h, 15h e 16h. Não é necessário fazer reserva.
  • Ingressos para adultos: 2500 HUF
  • Para grupos de mais de dez pessoas é preciso reservar no telefone +(36-1)332-81-97

Veja também: O que fazer em Salzburgo: Roteiro de 1 dia na cidade

12- Provar comidas típicas no mercado de Budapeste

Uma das partes mais gostosas de viajar por países diferentes é provar as delícias da gastronomia local. Aí vão algumas dicas de onde comer e o que você deveria provar na sua viagem a Budapeste:

kürtőskalács: Docinho delicioso

O Molnár’s kürtőskalács (Budapest, Váci u. 31) é, segundo o nosso amigo húngaro, o melhor lugar de Budapeste para provar o doce kürtőskalács – uma massa enrolada em forma de cilindro, assada e coberta com açúcar.

Tradicionalmente o kürtőskalács é um doce servido em festas húngaras (casamentos, batizados e recepções importantes) e a receita é passada de família para família. O Molnar’s oferece algumas versões diferentes de açúcar para cobrir o doce: açúcar de baunilha, açúcar e canela, açúcar e cacau.. Nós pedimos com uma bola de sorvete no meio e amamos.

Budapeste para quem quer sair do comum
kürtőskalács – O tradicional doce folheado húngaro

Retro Langos: Para provar o pão frito típico da Hungria

A segunda dica acertada do nosso amigo húngaro foi o Retro Langos (Budapest, Eiffel tér, Zsiráf sörkert, Teréz krt. 53, 1062). Lá, provamos o tradicional Langos, segundo ele, o melhor da cidade, que é um pãozinho frito arredondado coberto com os toppings que você escolher: queijo, presunto, e etc. Bom, viu?!

Budapeste para quem quer sair do comum
Langos o pão frio húngaro

Dobos Torte: O típico bolo húngaro

A Dobos Torte é um bolo super famoso da Hungria com várias camadas de massa fininha e bastante recheio, vale a pena procurar algum lugar pra provar. A mãe do nosso amigo comprou pra gente de uma padaria perto da casa dele e provamos na casa dele. Eu pessoalmente não achei nada de mais, mas valeu a experiência!

Budapeste para quem quer sair do comum
Dobos Torte – Bolo típico da Hungria

Pálinka: Bebida típica (ou se você preferir, a cachaça dos caras)

Tomar um shot de pálinka, é como ir pro Brasil e beber cachaça. Uma bebida feita com base em frutas e que você encontra em todos os cantos. Já aviso: é forte! A dica é tomar um shot de palinca quando for aproveitar a noite da cidade.

O mercado de Budapeste: Nagy Vasarcsarnok

Que fazer em Budapeste
Mercado de Budapeste

Atenção comilões de plantão, esse passeio é para vocês!

O mercado de Budapeste, ou Nagy Vasarcsarnok (endereço: Budapest, Vámház krt. 1-3) é um grande pavilhão repleto de barracas com comidas típicas, frutas, temperos e especiarias (quem gosta de páprica e açafrão vai querer comprar um potinho). Aproveite a visita para provar algo típico como sopa de Goulash, Langos (um pãozinho frito bem gostoso) e provar a Pálinka que falamos acima.

A Ana visitou o mercado duas vezes e amou a experiência, apesar de não ser o lugar mais barato da cidade para comprar comidinhas, a experiência é super bacana. Quer ver algumas fotos? Veja o post do Destinos por Onde andei

13- Conhecer um ruin pub (bar em ruínas)

Famosos em Budapeste, os ruin pubs são bares descolados em prédios bem detonados, daí vem o nome “ruin pubs” (bares em ruínas). E o mais legal? Os ruin pubs servem cerveja barata e tem uma vibe divertida.

Muitos dos Ruin Pubs da cidade ficam no Bairro Judaico, uma área bem jovem da cidade. O mais famoso deles é o Szimpla. São vários ambientes, cada um decorado de um jeito mais maluco que o outro, até um carro velho tem dentro do bar.

Bar em Budapeste
Szimpla | Foto: Reprodução/Instagram

Os toldos são remendados com lonas de cores diferentes, a iluminação é colorida e os móveis são bem aleatórios. É diversão garantida, mesmo que seja só para olhar. Todo domingo, acontece um feira de produtores locais, que deve ser imperdível. Outro ruin pub muito conhecido é o Instant.

Planeje sua visita:

Szimpla

  • Endereço: Kazinczy u. 14
  • Aberto diariamente das 12h às 04h

Faça um pub Crawl

Outra forma legal de explorar a vida fortuna de Budapeste é fazer um Pub Crawl, um tour que passa por 5 ou 6 bares diferentes e inclui shots grátis em cada um dos bares e uma balada no final. O Pub Crawl é uma excelente pedida para quem viaja com amigos. A Ana gostou tanto do passeio, que fez Pub Crawl em duas de suas viagens por Budapeste.

14- Ver a cidade do alto do Elizabeth Lookout

Budapeste é uma cidade pra lá de fotogênica e, se você curte fotografar, nada como buscar cantinhos menos conhecidos, porém bem especiais. Um deles é o Elizabeth Lookout, uma torre construída em 1911 nas colinas de János e que servia também como uma fortaleza para vigiar Budapeste do alto.

Budapeste para quem quer sair do comum:
Torre do Elizabeth Lookout

O Elizabeth Lookout está na montanha de János-hegy, a montanha mais alta de Buda. Construída em 1911, a torre recebeu o nome da imperatriz Elisabeth, esposa do imperador Franz Joseph I. Um dos destaques do passeio é a subida com o teleférico Zugliget Chairlift, além das vistas lindas da cidade.

O que fazer em Budapeste
Vista do alto do Elizabeth Lookout | Foto: Divulgação

Nossa experiência:

Pegamos o ônibus 291 que sai da estação Nyugati no centro da cidade (ninguém melhor que o Google Maps para te ajudar a traçar a melhor rota do seu hotel), descemos bem pertinho do teleférico e pegamos o Zugliget Chairlift que fica nos pés da montanha e custa 1000 HUF por pessoa (nov/2018). O trajeto dura cerca de 15 minutos e em um dia sem neblina rende fotos bem especiais.

Chegando no topo da montanha, caminhamos até o mirante. Uma pena que estava com um pouco e neblina, mas em um dia aberto dá para ver a cidade inteira de lá. O parque é bem bonito e nós gostamos muito do passeio!

15- Andar em um trem comandado por crianças

Uma ferrovia operada por crianças, ou como dizem os húngaros, o brinquedo mais divertido do mundo. A ferrovia Gyermekvasút tem 11,5 Km e o trajeto leva em torno de 40 minutos, os trens são operados por engenheiros adultos, mas todo o resto do trabalho, da impressão dos tickets a sinalização dos trilhos é conduzido por crianças de 10 a 14 anos controlam o serviço do trem.

Atrações em Budapeste
Gyermekvasút | Foto: Divulgação

Você entra no trem e quem te recebe é uma criança. Com ela você compra o ingresso (800 HUF somente ida). Dali em diante é quase tudo como uma viagem de trem convencional, com o detalhe que os pequenos sinalizam o trajeto e cuidam de todos os detalhes da viagem. Nós pegamos o trem das crianças em Janos-Hegy (lembram da montanha com vistas bacanas de Budapeste?) e fizemos o trajeto de volta rumo ao centro de Budapeste.

16- Bate e volta à Visegrad

Tem mais tempo na Hungria? Inclua um bate e volta à Visegrad, uma cidade fofa a cerca de uma hora de Budapeste e que tem algumas atrações turísticas interessantes como o Palácio Real de Visegrad (um castelo medieval do século XIV), a Torre de Salomão (uma torre hezagonal do séc XIII que hoje recebe exibições especiais) e a antiga Cidadela (Fellegvár – um sistema de fortificações do século XIII).

Nós começamos a visita pelo Visegrád Tobogã Park (Visegrád, Nagyvillám 1) onde andamos em um daqueles trenós olímpicos do tipo Bobsled (já viram ‘Jamaica Abaixo de Zero’?), é gigante e super divertido. Uma descida custa 600 HUF, quem comprar 6 paga 5 (3000 HUF).

Bate e volta a partir de Budapeste
Visegrád Tobogã Park | Foto: Divulgação

Dali tocamos para Palácio Real Medieval, que fica na parte mais alta da cidade e tem vistas lindas (com direito a curva do Rio Danúbio) e um pôr do sol incrível. Infelizmente não pudemos entrar pois o palácio estava fechado para um grupo especial, mas achamos que a vista já valeu a pena.

E, para fechar a visita à Visegrad com chave de ouro, jantamos no Restaurante Medieval Renaissance (Visegrád, Fő u. 11,), o lugar tem uma decoração típica – que lembra os filmes de reis e rainhas – com direito a louças de barro e até o trono do rei. É aí que vem a parte divertida, você também pode se fantasiar de rei e rainha. Curtimos muito a experiência e recomendamos!

Onde comer em Budapeste
Restaurante Medieval Renaissance | Foto: Divulgação

Como curiosidade, Visegrad foi sede do encontro de dois meses entre os reis da Hungria, Polônia e Boêmia em 1335 para formarem uma aliança contra os Habsburgo da Áustria. Hoje o grupo de Visegrad é uma aliança que existe dentro da União Europeia formado por Hungria, Polônia, República Checa e Eslováquia para fazer defender os interesses do grupo contra eventuais pressões dos países da Europa Ocidental.

Não esqueça do seguro viagem

Além de obrigatório para entrar nos países da União Europeia, o seguro viagem é um grande aliado caso algo não saia conforme o planejado. Um bom seguro viagens cobre desde voos atrasados, bagagens extraviadas, até incidentes mais chatos como torções de tornozelo ou uma eventual emergência. Ao contratar seu seguro de viagens, nossa dica é escolher um seguro que cubra qualquer eventualidade no ato, acredite, você não quer ter que pagar uma bolada para depois correr atrás de reembolso.

Nós usamos e recomendamos os seguros da Seguros Promo, um comparador esperto que seleciona os melhores seguros de viagem e busca os melhores preços para a sua viagem. É fácil de contratar e funciona de verdad!

Quer um desconto?!


Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E aí, curtiu as dicas? Alguém já foi pra Budapeste e quer contar pra nós o que achou

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Avatar
Joanna Saldanha

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Marcia Silva disse:

Adorei seu post. Principalmente pelas opções alternativas e diferentonas. Muito obrigada!

Avatar Eveline Lovatti Fassarella disse:

Olá, adorei o blog, anotei várias dicas!!

Avatar Lilly disse:

Oi. Primeiramente adorei seu Post sobre Budapest. Outra pergunta é quanto a ter um chip , para uso na Europa. Vou para Alemanha, Praga, República Tcheca e Budapest. Vc tem algo referente a chip para usar nesses lugares?
Abraços
Lilly

Avatar Malu Pinheiro disse:

Olá Lilly, tudo bem? Para ter internet no celular eu costumo comprar o chip quando chego ao destino em uma operadora local. Funcionam bem melhor (já que a cobertura é local) e são bem mais baratos do que comprar no Brasil! Beijos

Oi, Joanna. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

mari vidigal mari vidigal disse:

Yaaaay!
Feliz da vida de começar a semana com essa notícia!
Beijos,
Mari