Onde ficar em Viena, na Áustria: dicas de bairros e hotéis

Às margens do rio Danúbio está Viena, a capital da Áustria. A cidade (que, convenhamos, não é tão gigante) guarda uma diversidade incrível de cultura e afazeres – por isso merece um cuidado especial na hora de decidir onde ficar em Viena. A capital, que serviu de moradia para Mozart, Beethoven e Sigmund Freud, é repleta de palácios lindos, museus espetaculares, doceiras fabulosas e lugares para provar o autêntico schnitzel.

Ainda não está com seu roteiro em Viena pronto? Não se preocupe, confira também o nosso post com as principais atrações de Viena. Lá estão todas as informações sobre o Palácio de Hofburg, o Palácio Belvedere, o Palácio Shonbrunn, de onde ver a cidade do alto e muito mais! Agora, vamos te ajudar a decidir onde se hospedar em Viena. Logo abaixo você confere as principais regiões da cidade e dicas de hotéis. Vamos nessa?

Qual a melhor região de VIENA para ficar?

Viena é dividida em distritos e o mais central deles é o de número 1, chamado Innere Stadt, no centro de Viena. Quanto mais próximo você ficar dessa região, mais próximo do centro histórico você estará, consequentemente, pertinho de museus e atrações indispensáveis para quem vai conhecer a cidade. No total, são 23 distritos – os números maiores ficam mais distantes do centro.

Fora do centro, também é possível encontrar boas opções de hospedagens – algumas vezes até mais econômicas. Muitas outras localizações são bacanas para se hospedar em Viena e, abaixo, vamos explicar um pouco sobre os melhores bairros de Viena.

Ah, vale ressaltar que Viena é uma cidade bem servida de transporte público, então se não couber no seu budget ou não for o seu estilo de viagem, não se obrigue a ficar no centro, tá? Você poderá chegar até ele facilmente de metrô, trams ou ônibus.

Preparamos um menu clicável para você. Se preferir, basta clicar no item acima para ir direto para uma região específica.

O que fazer em Viena
Palácio Belvedere: um passeio incrível para ver de perto as melhores obras de Klimt

No final deste post, você encontrará dicas do que fazer em Viena e seguro viagem – algo indispensável em uma viagem como essa!

Innere Stadt – Distrito 1

Como explicamos, o Inere Stadt é o distrito de número 1, o centro histórico de Viena. O nome “Innere Stadt” significa “cidade interior”, ou seja, a região está entra as muralhas que restaram de Viena. Por aqui, estão a maior parte das atrações, restaurantes e, claro, e alguns dos melhores hotéis. O preço que se paga por essa localização não é muito econômico, mas com uma boa pesquisa e antecedência dá para encontrar algo bacana.

Se você tem poucos dias em Viena, com certeza essa é a melhor pedida, já que você poderá fazer praticamente tudo a pé e economizar bastante tempo de deslocamento. Justamente por isso, a região é tomada por turistas o tempo todo.

Onde ficar em Innere Stadt

Na categoria de hotéis caprichados, é no Inere Stadt que estão algumas das melhores opções como o Hotel Sacher Wien (foi nele que a famosa Sacher torte foi inventada, ainda que você não se hospede por lá, vale visitar), Grand Hotel Wien, Park Hyatt Vienna, The Guesthouse Vienna e o Schlosshotel Römischer Kaiser. Aqui, o céu é o limite e as diárias partem de R$1.300 e vão subindo… Todo localizados bem no centro histórico e com todo o conforto e luxo que viajantes merecem.

Para quem busca hotéis bom custo benefício, também é possível encontrar opções legais no centro de Viena, como o Motel One Wien-Staatsoper, Hotel Capricorno e o Hotel Beethoven. E, apesar de ser mais difícil de encontrar, também há hospedagens econômicas no centro histórico. O CH-Wellnessapartments e o CH-Hostel são boas pedidas para quem curte ficar em hostels.

Onde ficar em Vienna
Park Hyatt Vienna | Foto: Divulgação
Onde ficar em Vienna
Motel One Wien-Staatsoper | Foto: Divulgação

Leopoldstadt – Distrito 2

Do outro lado do canal do rio Danúbio está Leopoldstadt. Se você quer uma boa localização, mas ainda assim fugir do ar “turistão”, aqui pode ser uma boa pedida. Se hospedando no distrito 2, você estará a uma ou duas estações de metrô do centro histórico. A região é próxima do parque de diversões Prater, do campus da Universidade de Viena e do centro comercial da capital austríaca.

Leopoldstadt é uma boa opção para quem viaja a negócios, mas também tem vida noturna agitada com uma boa oferta de bares e restaurantes.

Onde ficar em leopoldstadt

Com diárias que giram entre R$1.000, os hotéis Das Capri e o Hotel Stefanie são duas opções caprichadas na região do segundo distrito. Mas, o que não faltam por aqui hotéis com bom custo benefício como o Austria Classic Hotel Wien, Arthotel ANA Adlon Vienna e o ibis Styles Wien Messe Prater.

Prefere uma pedida econômica? O VSA City Rooms / Shared House é uma hospedagem familiar que disponibiliza quartos compartilhados e é muito bem avaliada.

Onde ficar em Viena
Hotel Stefanie | Foto: Divulgação
Onde ficar em viena
Austria Classic Hotel Wien | Foto: Divulgação

Landstrasse – Distrito 3

Landstrasse também é uma ótima pedida de hospedagem em Viena. Isso porque é aqui que estão o palácio Belvedere e o parque Stadtpark. Além disso, é aqui também que está a Wien Mitte, uma das principais estações de trens da cidade – que vai te poupar bastante tempo entre deslocamentos.

Se você tem poucos dias na cidade e não quer ficar no Distrito 1, o Distrito 3 pode ser um bom negócio para você (o acesso ao aeroporto é bem facilitado).

Onde ficar em lANDSTRASSE

Entre as opções caprichadas da região, o destaque fica para o Hotel Daniel Vienna. Com design moderno, ele fica bem em frente ao Palácio de Belvedere e colado na principal Estação de Trem. Por aqui, também é possível encontrar bons hotéis com bom custo benefício, como o Arthotel ANA Enzian, o Lindner Hotel Am Belvedere e o Ruby Sofie Hotel Vienna.

Onde ficar em Viena
Hotel Daniel Vienna | Foto: Divulgação
Onde ficar em Viena
Arthotel ANA Enzian | Foto: Divulgação

Wieden – distrito 4

O distrito 4 concentra muitas opções de transporte público além de abranger a principal praça de Viena, a Karlzplatz – é aqui também que estão a Universidade Técnica e a Ópera de Viena. Por isso, você vai encontrar uma mistura de turistas, moradores e estudantes. É uma região multicultural e bem próxima ao centro.

Onde ficar em Wieden

Em Wieden, as melhores hospedagens caprichadas são o Austria Trend Hotel beim Theresianum Wien e o Hotel Johann Strauss. Para os viajantes que adoram um bom custo benefício, os hotéis Carlton Opera e o Safestay Vienna são boas pedidas. E, para quem não dispensa um bom hostel, um dos melhores de Viena está por aqui, o Wombats Hostels Vienna Naschmarkt.

onde se hospedar em viena
Safestay Vienna | Foto: Divulgação
onde se hospedar em viena
Wombats Hostels Vienna Naschmarkt | Foto: Divulgação

Mariahilf – Distrito 6

Quer fazer compras? O distrito 6, o Mariahilf, é o seu lugar. A região tem um foco bem grande no comércio. É aqui que está a Mariahilferstrasse, uma das principais ruas comerciais de Viena. A região ainda abraça bastante o lado cultural e tem boas opções de restaurantes, cafés e bares.

Onde ficar em Mariahilf

O Ruby Marie Hotel Vienna é um hotel caprichado na região que recebe muitos elogios. O custo benefício em Mariahilf é ótimo, você pode escolher hotéis excelente por preços bem bacanas. O Austria Trend Hotel Anatol Wien e o Vienna Central Apartments (opções de apartamentos completos e ultra espaçosos) são exemplos disso.

Hoteis em Viena
Ruby Marie Hotel Vienna | Foto: Divulgação

Neubau – distrito 7

O distrito de Neubau tem ficado cada vez mais popular, principalmente por possuir áreas mais hipsters que os jovens adoram – como o Spittelberg. Repleto de galerias de arte e cafés descolados, o local está coladinho no chamado quarteirão dos museus. É uma boa opção para os viajantes que procuram esse foco e ainda assim querem ficar bem localizados. Daqui dá fácil para caminhar até o centro de Viena e fazer (quase) tudo a pé.

Onde ficar em Neubau

Small Luxury Hotel Altstadt Vienna, o Hotel Am Brillantengrund e o Max Brown 7th District são opções de hospedagens bem caprichadas no sétimo distrito – todas com muito charme. Entre as opções com bom custo benefício estão o ARCOTEL Wimberger, o NH Wien City e o Pension Pharmador.

hospedagem em viena
Small Luxury Hotel Altstadt Vienna | Foto: Divulgação
Hotel em Viena
ARCOTEL Wimberger | Foto: Divulgação

O que fazer em Viena

Viena é uma cidade que tem muitas atrações – além de ser super agradável caminhar em suas ruas tranquilamente e provar docinhos nas lojas tradicionais de lá. Se você tem apenas 1 dia em Viena, o foco tem que ser o centro histórico.

O que fazer em Viena
Palácio de Hofburg em Viena

Comece pelo Catedral e depois siga pela Graben, uma das ruas mais fofas do centro de Viena, e faça paradas na St. Peters Church e na Demel (a doceira da coroa austríaca). Depois, é hora de conhecer o palácio de Hofburgo e fazer uma visita nos aposentos reais, pelo museu Sisi e pelo tesouro austríaco. Eu ainda tentaria incluir o o museu Belverdere na jogada!

Veja aqui o que fazer em Viena e adapte o seu roteiro!

Doces imperdíveis, linguiças e o autêntico schnitzel

Seja qual for a sua programação em Viena, vale reservar um tempo para descobrir confeitarias incríveis, provar o autêntico schinitzel vienense (uma delícia) e tomar cerveja e salsicha com os locais no tradicional Bitzinger. Em pouco tempo você vai descobrir que Viena é uma das capitais gastronômicas da Europa e que se come muito bem por lá.

Seguro viagem

Em uma viagem tão incrível como essa, não dá para correr nenhum tipo de risco – então escolha um bom seguro viagem antes de embarcar! Além de ser obrigatório para a entrada no país, ele é essencial para imprevistos como bagagens extraviadas, voos cancelados e até mesmo uma consulta médica simples.

Por aqui, indicamos sempre o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente – tudo isso com poucos cliques.

Quer um desconto?!


Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Conclusão: Qual a melhor região de vIENA para se hospedar?

Bom, deu para entender que Viena tem atrações e lugares bacanas em todos os pontos da cidade, certo? Então, escolher onde se hospedar em Viena vai depender muito mais do seu tipo de viagem. Se você tiver poucos dias na cidade, aí sim vale ficar em Inere Stadt ou Landstrasse para evitar perda de tempo nos deslocamentos.

Se você é do tipo de viajante que adora descobrir regiões locais e menos turísticas, Wieden e Neubau podem ser boas escolhas para você!

Curtiu o nosso guia de onde ficar em Istambul? Tem alguma dica extra ou alguma dúvida? Deixe nos comentários!


Veja também:


E, para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário