Dicas incríveis de cafés e confeitarias em Viena

Tá indo para Viena? Então confira esta lista imperdível de cafés e confeitarias em Viena e prepare-se para provar algumas das tortas e bolos mais deliciosos do mundo!

Dicas de cafés em Viena

Atenção formigas de plantão, este post contém imagens fortes e que te deixarão morrendo de vontade de voar para Viena e devorar todas essas delícias. A formiga que vós escreve – e que já provou todas essas doçuras – está quase mordendo a tela do monitor.

Brincadeiras a parte, não consigo pensar em uma série de posts de Viena sem falar dos cafés e confeitarias da cidade, uma tradição que vem desde os tempos do império Austro hungaro e algumas das tortas e bolos mais caprichados que já provei. Não tive tempo de provar metade dos cafés e confeitarias que gostaria, mas meus 6 dias na cidade me renderem altas dicas bacanas e que faço questão de dividir com vocês.

Dica importante: Faça reserva

Especialmente nos lugares mais disputados como a Demel, L.Heiner ou o Café do Hotel Sacher, a reserva em Viena é importantíssima e indispensável. Eu se fosse você faria uma listinha dos lugares que quer visitar, e reservaria (peça para o concierge do hotel fazer isso para você) logo na chegada. Melhor mudar de ideia e cancelar uma reserva do que deixar de ir em um monte de lugares bacanas por não ter reserva. #Ficaadica

Demel: A confeitaria imperial de Viena

Uma vitrine que parece de mentira, cheiro de bolo maravilhoso e uma cozinha aberta toda de vidro são alguns dos atrativos de uma das confeitarias mais famosas de Viena, A Demel. A Demel era a confeitaria oficial da corte de Viena e até hoje carrega esse título de “confeitaria oficial” e era adorada por alguns dos monarcas mais famosos do país como Franz Joseph I e a famosa imperatriz Elisabeth, mais conhecida como Sisi.

Cafés e confeitarias em Viena
Vitrine da Demel: bolas de natal,uma tradição vienense feitas de doce.

A Demel tem dois andares. No piso térreo há um balcão gigante que serve cafés, chás e até bebidas alcoólicas. Ouvi falar MEGA bem do chocolate quente, mas acabei tomando um chazinho, a cozinha industrial toda de vidro – repare no cuidado e na minúcia na produção dos docinhos, uma lojinha de presentes para levar. Na parte de trás há um espaço com mesas bem disputadas. O segundo piso está repleto de mesas e algumas poltronas.

Cafés e confeitarias em Viena
Parte Interna da Demel: Balcão de bebidas.
Cafés e confeitarias em Viena:
Lojinha da Demel

A lojinha, sempre cheia, vende bombons, confeitos, presentinhos e outros artigos sazonais.

Cafés e confeitarias em Viena
Cozinha da Demel
Cafés e confeitarias em Viena
Salão de chá da Demel

Logo na entrada do café estão as tortas, uma verdadeira perdição. De um lado as tortas que contém bebidas alcoólica, e do outro as sem álcool.

Cafés e confeitarias em Viena
Tortas de bolos da Demel
Cafés e confeitarias em Viena
Strudel de maça e outras delícias

Demorei bastante para escolher e acabei optando pela tradicional Torta Sacher. Na dúvida do que comer, ela é sempre uma boa pedida.  Minha torta veio servida com chantili e com uma cobertura de chocolate grossa e macia. Gostei.

DCafés e confeitarias em Viena
Torta Sacher da Demel

Mas preciso confessar que minha amiga Rebecca – Austríaca que entende de bolos – pediu melhor do que. Ela pediu uma torta de chocolate com avelã que estava de parar o quarteirão de tão boa. Molhadinha, cremosa e doce na medida. Pena que ela não quis trocar de torta comigo. Eu bem que tentei.

Cafés e confeitarias em Viena
Torta de chocolate com avelã da Demel

Como chegar:

A Demel fica no centro antigo de Viena, na rua da frente ao Palácio de Hofburg.

Endereço: Kohlmarkt 14,

L. Heiner: o queridinhos dos locais

Quando de fala em cafés e confeitarias em Viena, outro lugar que não pode faltar na sua lista é o L. Heiner. Um café hiper tradicional – com direito a atendentes vestidas com roupa típica – e bem disputado no centro de Viena.

Cafés e confeitarias em Viena
L. Heiner em Viena

O L. Heiner tem dois andares, no primeiro uma lojinha focada em quem quer comprar quitutes para comer fora, e o segundo um salão de chá caprichado com direito a uma deliciosa vitrine de bolos.

Cafés e confeitarias de Viena: L. Heiner

Chegamos sem reserva e demos muita sorte de encontrar uma mesa boa. Em poucos minutos deu para ver que a casa, apesar de não tão concorrida quanto a Demel, vive cheia.

Cafés e confeitarias em Viena: L. Heiner
Salão de chá do L. Heiner
Cafés e confeitarias em Viena: L. Heiner
E olha a vitrine de doces que delícia

Para comer pedimos uma torta de limão (ainda que esse não seja o forte de Viena eu não podia sair de lá sem provar uma) e um doce de chocolate multi-camadas chamada Dobostorte que estava DELICIOSO. A torta de limão atendeu as expectativas.

Cafés e confeitarias em Viena: L. Heiner
Minha torta de limão: recheio azedinho e muito suspiro
Cafés e confeitarias em Viena: L. Heiner
Dobostorte: Torta de chocolate multi camadas & e café com leite.

Como chegar:

A L. Heiner fica na Stephansplatz, pertinho da catedral de San Estevan.

Endereço: Wollzeile 9, M Stephansplatz ou na Kärntner Strasse 21-23

AIDA: Bolos e tortas maravilhosos num ambiente retrô

O Aida é um café desses antigões, segundo a Rebecca, desde que ela se conhece por gente o café tem a mesma cara e serve os mesmos doces. O Ainda não costumava ser muito turístico, mas recentemente saiu em algum guia de viagens e ficou mais famosinho, e um pouquinho mais disputado. Mas pelo que entendi, a casa ainda não trabalha com reservas é aparecer, e se preciso, esperar.

Cafés e confeitarias em Viena: Aida
Fachada de uma das lojas do Aida

E como não poderia faltar, a casa tem uma vitrine caprichada e vários bolos MUITO gostosos!

Cafés e confeitarias em Viena: Aida
Vitrine de doces do Aida

E nesse dia preciso dizer que BRILHEI na escolha. Pedi uma torta Mozart de chocolate com Marzipã que tava tão boa que de vez em quando sonho com ela.

Cafés e confeitarias em Viena: Aida
Torta Mozart do Aida

A Rebecca pediu uma torta que que não consigo me lembrar o que era. Esta boa, mas não me conquistou. Rs

Cafés e confeitarias em Viena: Aida
Torta do Aida

Como chegar:

O Aida tem vários endereços no centro de Viena, o maior deles fica pertinho da Catedral de St. Estevam.

Endureço:  Singerstraße 1 + vários endereços

Haas & Haas: Chás deliciosos & brunch caprichado

O Haas & Haas foi a minha escolha para o último dia em Viena, eu acordei querendo mais que um café da manhã ou um pedaço de bolo caprichado. E resolvi testar essa casa de chás hiper perfumada. E que lugar bacana! A loja de chás tem um dos melhores aromas de Viena e é um espetáculo, isso sem falar nos docinhos e bolinhos vendidos a granel. Um mais lindo que o outro.

Haas & Haas - Viena
Fachada do Haas & Haas em Viena
Haas & Haas - Viena
Quitutes & chás

Minha ideia inicial era tomar um café da manhã típico europeu, e opção era o que não faltava, mas acabei não resistindo aos encantos e fui de café da manhã asiático. Tava uma delícia e foi bom para variar. Para acompanhar pedi um chá de Jasmim e que boa escolha. Jasmim é o meu cha preferido, e esse veio BEM perfumado e do jeitinho que tem que ser. Amei.

Haas & Haas - Viena
Menu set de café da manhã Chinês do Haas & Haas
Haas & Haas - Viena
Chá de Jasmin

De sobremesa pedi um bolinho de limão com chocolate. As fatias estavam mais finas e o bolo estava um pouco mais seco do que eu gosto, mas ainda assim estava bom.

Haas & Haas - Viena
Bolo de limão e chocolate

Como chegar:

O Haas & Hass fica atrás da catedral de San Estevão, no miolinho do centro histórico de Viena.

Endereço: Stephansplatz 4

Sacher Café

O Café do Hotel Sacher é famoso por ter criado a Torta Sacher, o doce mais famoso de Viena, e que hoje é vendida em todos os cantos da cidade, mas reza a lenda que a receita original contém segredos jamais revelados e que somente no café do hotel Sacher você poderá provar a torta original. Será?!

Confesso que acabei deixando passar, mas que continuo curiosa para provar a tal da torta original.

Como chegar:

O Hotel Sacher é um dos mais tradicionais de Viena e fica bem na frente da Ópera de Viena.

Endereço: Philharmoniker Str. 4

Café Griensteidl

O Café Griensteindl fica na frente do palácio de Hofburg, um café antigão e que reúne um público fiel de vienenses das antigas: senhores munidos de chapéu e guarda-chuva (no inverno, claro) que passam horas sentados tomando café e lendo jornal. Mas que também atrai turistas apressados querendo comer algo entre um passeio e outro, como aconteceu comigo no dia que tirei para visitar o palácio de Hofburg.

Cafés e confeitarias em Viena
Cafe Griensteidl

Como fazia um frio danado, segui o conselho da minha amiga austríaca e pedi uma sopa de carne com cenoura e noodles. Caldo clarinho, bem leve e o mais importante, bem quente.

Cafés e confeitarias em Viena: Cafe Griensteidl
Sopa de carne

No final da sopa, eu ainda estava com fome e queria pedir um sanduíche, mas ela me convenceu a trocar o salgado pelo doce e pedir o Kaiserschmarrn, um dos doces austríacos mais típicos e que é MEGA bem servido.

Cafés e confeitarias de Viena: Cafe Griensteidl
Kaiserschmarrn: um doce austriaco bem típico

Kaiserschmarrn é uma especie de uma panqueca bem macia, e remexida com muitas uvas passas (que eu não gosto, mas tirei facilmente) servida com uma calda quente e deliciosa de frutas vermelhas. O prato é gigante e dá fácil para dividir.

Quer uma dica? Seja no Griensteidl ou em outro lugar, coloque um Kaiserschmarrn na lista de pratos que você precisa provar em Viena. Vale a pena, viu!

Como chegar:

O Café Griensteidl fica na pracinha em frente ao palácio de Hofburg.

E aí, curtiu as dicas de Cafés e Confeitarias em Viena?

Alguém aí já foi para Viena e tem mais dicas para rechear este post?

Não esqueça o seguro viagem

Para se jogar de cabeça nesse tour gastronômico maravilhoso não esqueça do seu seguro viagem! Primeiro porque ele é obrigatório para sua entrada no país e segundo porque ele é o melhor amigo do viajante, que saber por quê? Porque só quem contrata um bom seguro viagem não se preocupa caso precise de atendimento hospitalar, ou caso tenha algum problema com o voo, ou mesmo tenha sua bagagem extraviada.

Recomendamos que você use a Seguros Promo, que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices – fique atendo para o tipo de cobertura e opte por uma apólice que cubra tudo no ato!

Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Viaje sem stress:
Faça seu seguro de viagens

Guarde este post no Pinterest!

cafes-em-vienna

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (1)

[…] Veja aqui um roteiro completo com meus cafés preferidos de Vienna. […]

Deixe o seu comentário