Cape Town – Coisas que todo mundo quer saber antes de viajar!

185

Tem um monte de detalhes que todo mundo gosta de saber antes de começar a planejar qualquer viagem, pensando na Cidade do Cabo, juntei tudo o que consegui pensar e coloquei nesse post. Caso tenha algo a acrescentar, ou queira algúma informação extra: sinta-se a vontade, a mala é toda sua… é só perguntar 🙂

Cape Town – Coisas que todo mundo quer saber antes de viajar!

Aeroporto

A chegada em Cape Town é bem tranqüila, o aeroporto não é tão moderno quanto o de JHB, mas deixa nossa querida Cumbica (Aeroporto de Guarulhos) no chinelo. O grande problema do aeroporto de Cape Town, é que os corredores entre a chegada no avião e a retirada de bagagens são enormes, e não tem nada de esteira rolante para te ajudar a percorrer a distância, mas nada que um belo par de rodinhas na mala não resolva.

Para sair do aeroporto, recomendo que você pegue um transfer (shuttle).  Logo saída você verá um guichê com duas operadoras de vans do lado esquerdo, uma delas chama Centurion e a outra eu não me lembro. As duas tem preços bem parecidos, mas vale a pena checar na hora e decidir.

A van da shuttle é super confortável, e a viagem – que não deve durar mais de 20 minutos – é tão agradável quanto uma viagem de Taxi só que por um terço do preço. (O preço depende da distancia do seu Hotel, para mim e para meu pai que estávamos na região de Gardens, custou R90 para cada).

 

Transporte: como se locomover em Cape Town

Cape Town é uma cidade relativamente grande e com uma rede de transportes públicos bem sofrível, ou seja, você tem três opções para se transportar decentemente:

Alugar um carro: todas as grandes rede locadoras de carro operam em Cape Town, as ruas são bem sinalizadas e é relativamente fácil e barato estacionar o carro. O contra, é que você terá que se aventurar dirigindo na mão inglesa, o que é bem engraçado nas primeiras duas horas – você vai achar que todo mundo esta na contra mão, e terá que prestar muita atenção nos cruzamentos. O ponto positivo é que o trafego é relativamente bom (salve hora do Rush), as pessoas dirigem bem melhor e são muito mais educadas no transito que os Brasileiros.

Ônibus de turismo (Hop on and Hop off): Tradicional ônibus de turismo de dois andares, o andar de cima é aberto, e te dá a opção de ver a cidade de cima. Sempre fui mega contra esse tipo de passeio, mas confesso que sem carro em Cape Town, o ônibus é uma opção bem boa e relativamente barata. O ônibus oferece duas rotas. O city tour vermelho, e o mini península tour azul. Se este for o seu programa, recomendo pegar um dia o vermelho, e pelo menos dois dias o azul, sendo um deles inteirinho dedicado a um tour de vinhos que vem grátis no ingresso.

O bilhete te dá direto a subir e descer do ônibus a vontade durante todo o dia parando nas atrações turísticas mais importantes: em cape town, tem de tudo, desde belíssimas praias, lindos museus, vinícolas, parques, até o  – famoso entre os gringos – favela tour.

O bilhete do ônibus custa: 110 Rands para adultos e 60 Rands para crianças  no primeiro dia, ou 180 Rands para adultos e 120 Rands para crianças para dois dias. O bilhete de dois dias ainda te dá direito ao incrível tour do pôr do sol na Table Mountain, ou em Signal Hill.

Taxis e Rikkis: O taxi em Capetown é bem caro. Uma corrida entre V&A e Table mountain por exemplo, sai 100 Rands bem negociada, e na média 120 Rands. Se você for no taxímetro então… tsc tsc tsc… dançou. Os taxistas em Capetown são bem malandros e muitas vezes mudam o preço da corrida no meio da viagem. Portanto, ao combinar um preço, seja firme, ou você será BEM enrolado. Além do Taxi, tem o Rikki, que é um tipo um taxi no estilo inglês, o Rikki, é bem mais barato do que o taxi e cobra por pessoa, mas não é exclusivo, ou seja, o motorista pode dar aquela super volta para pegar alguém que ligou para ele no meio do caminho. Regra de ouro, combine o preço antes de subir no Taxi  e pechinche!

Fora essa chatice dos transportes Cape Town é uma cidade que só merece elogios. Uma natureza exuberante, pessoas educadas, comida maravilhosa, vinho bom e barato, e fora os hotéis que são relativamente caros, o resto é bem mais barato do que São Paulo.

Segurança: A Cidade do Cabo é segura?

Cape Town é uma cidade bem segura, as pessoas andam tranquilamente a pé pela rua até a hora que escurece, mas depois disso recomenda-se fortemente um taxi.

Mas claro, assim como no Brasil, vale a pena tomar cuidado, mas nada de paranóia… relaxe e curta suas férias.

Mulheres: cuidado com bolsos e bolsas abertas, e nada de deixar a bolsa pendurada na cadeira do restaurante, ou você corre o risco de ter a carteira furtada por alguém de “mão leve”. Como turista costuma ser um alvo bem fácil áreas como o V&A são bem visadas.

Dinheiro: 

A maior parte dos lugares aceita cartão de crédito e caixas eletrônicos estão espalhados por toda a cidade.

Caso você decida levar dólares americanos ou Euros – recomendo que você troque o mínimo e faça o máximo possível com o cartão – tenha em mente que além da taxa de cambio você terá que pagar uma taxa de comissão de 1% em bancos ou até 3% nas casas de cambio dos lugares mais turísticos + imposto. (Vale a pena perguntar isso antes de troca, ou você ficará bem chateado com o valor final – entre 15% e 20% a menos do que você deveria receber. No meu vocabulario: pega turista trouxa. No vocabulário do meu pai: roubo, assalto (…) ). Fuja das casas de Cambio do V&A, caso você precise muito trocar dinheiro por ali, tem um banco com uma taxa bem razoável perto do mercado de Arts and Crafts.

Onde se hospedar em Cape Town

Infelizmente deixei a reserva do hotel para a última hora e estava acontecendo uma hiper mega confusão, quer dizer convenção na cidade, e como meu pai não topa hostel de jeito manera, quase ficamos homeless.

Aos 48 do segundo tempo encontrei um lugar num Bed & Breakfast – tipo uma pousada com café da manhã – (que poderia ser fácil fácil chamado de “bad & Badfast”, portanto não recomendo para ninguém.)

Mas posso recomendar as áreas que me hospedaria se fosse você: V&A Water front (deve ser o mais caro, não necessariamente o melhor), Mouille Point, Green Point e Sea Point. Waterkant e Gardens também são boas pedidas. Quem for alugar um carro e quiser se hospedar numa praia bonita dentro da cidade e com uma vida noturna animada, Camps Bay é uma ótima pedida.

O Jeff,  meu amigo sul africano – o gosto dele é bem bom, pode confiar – recomenda a rede de hotéis Protea: http://www.proteahotels.com/  . O preço varia um pouco conforme a localização do hotel.

Para a turma da mochila:

Eu confio nos ratings do hostelword.com de olhos fechados, para não errar, procure hostels que foram avaliados por muita gente (mais de trinta já vale, mas quanto mais melhor) e que tem nota maior que 85%. Entre 80% e 70% é mais arriscado. Abaixo de 60% eu não vou nem de graça.

Além do hoteis, vale a pena dar uma olhada em Bed & Breakfasts, tem uns lindos, confortáveis e mais baratos que hotéis.

Se alguém tiver um dica de hotel/ hostel na cidade do Cabo é só mandar que eu acrescento! 🙂

O que visitar: (Chegou na parte que mais gosto 🙂 )

-V&A Water front:

Recém reformado o V&A é uma mistura entre Pier e complexo turistico. Aqui você encontrará atrações bacanas como o Aquário e a Roda Gigante da cidade, restaurantes e muitas opções de loja. É do V&A que sai o Ferry para a Robben Island.

Saiba mais sobre esse passeio.

-Aquário dos dois Oceanos:

Este colorido aquário tem uma rica vida marinha dos dois oceanos. Bem bonito. Saiba mais sobre esse passeio.

– Robben Island

Robben Island é a versão Sul Africana de Alcatraz, foi aqui que o Ex. Presidente Mandela ficou preso. O Passeio é guiado por ex prisioneiros políticos da ilha, e a vista da cidade é um show.

Veja todos os detalhes desse passeio aqui.

-Table Mountain ou Montanha Mesa:

Essa montanha exuberante é um must na lista de qualquer viajante. Assim que o tempo estiver bom, não pense duas vezes e suba de teleférico. As vistas são de babar!  Saiba tudo sobre esse passeio.

– Um tour pela peninsula de Cape Town

Conheça a baia de Cape Town, o Cabo da Boa Esperança, veja milhares de pinguins, praias maravilhosas e muito mais. Veja este passeio aqui.

– Visitando as vinícolas da região:

As vinicolas da região de Cape Town são maravilhosas. Veja os detalhes aqui. 

ONDE COMER:

Peixes e Frutos do mar;

O melhor Steak da cidade.

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

185 comments

  1. Rangell Oliveira 15 dezembro, 2016 at 14:50 Responder

    Pessoal,
    Vou pra Cape Town dia 28 e estarei levando tudo em dolares pra trocar la, infelizmente so posso trocar no waterfront onde é o lugar mais perto do meu hotel, onde é exatamente essa casa de câmbio melhor perto do mercado de artesenato e o nome? Uma coisa que me gente q me está lá me falou que a cotacao no waterfront é desvantajosa, porém ocorre deles colocarem uma taxa no site e chegar lá é outra taxa? Ocorreu isso, absurdo, todas casas de cambio na internet falam que compram dolar por volta de 13R mais ou menos.. a pessoa trocou por 12R.
    Abraço.

  2. Paulo 10 dezembro, 2016 at 20:26 Responder

    Olá. Tenho dúvida em relação a segurança. Pesquisei sobre informações econômicas e fiquei um pouco assustado com os índices que vi. Eu estou com receio por conta disto. Há muitos assaltos durante o dia? Posso andar com eletrônicos tranquilamente durante o dia?

  3. Alexandre 10 novembro, 2016 at 13:08 Responder

    Olá! Estamos indo passar o reveillon em Cape Town. Alugamos um apto na Main Road, muito próximo à V&A Waterfront. Gostaríamos de saber onde podemos passar a virada de ano, o que nos indica. Tem um local público? É melhor procurarmos festas fechadas? Obrigado

    • mari vidigal 10 novembro, 2016 at 17:16 Responder

      Oi Alexandre,
      Vou ficar te devendo essa resposta. Nunca passeio o ano novo em Cape Town e nem tive chance de pesquisar a respeito 🙁
      Abraços,
      Mari

  4. renato 30 outubro, 2016 at 23:05 Responder

    Mari adorei suas dicas…

    Estou indo a Africa do Sul agora final de ano para passar a virada!
    Vc ja passou a virada do ano em Cape Town?
    alguma dica de onde passar?
    vi que é possível passar a virada de ano de cima da Mountain Table vc sabe de alguma coisa?

    bom fora isso vou levar suas dicas como parte do meu roteiro de viagem 🙂

    • mari vidigal 31 outubro, 2016 at 21:11 Responder

      Oi Renato,
      Infelizmente nunca passei o ano novo em Cape Town então dessa vez não conseguirei te ajudar com respostas. Nunca ouvi falar de ano novo na Table Mountain, mas bem que seria legal, hein?! 😉

      • Maira 2 dezembro, 2016 at 09:45 Responder

        Ei!
        Estou indo com uma amiga dia 16 de dezembro para Cape Town, gostaria de saber sobre o clima, já li várias informações diferentes. E para trocar real aí é tranquilo?

        • mari vidigal 2 dezembro, 2016 at 21:12 Responder

          É verão Maira, venta um pouco mais que o Brasil mas deve estar bem gostoso.
          Quanto a moeda, eu levaria dólares americanos, vc vai perder muito dinheiro levando reais
          Beijos

          • mari vidigal 21 maio, 2017 at 03:00

            Em geral não. Mas faça as contas. Como a circulação de rand no Brasil é nula, o preço do cambio – em geral – não compensa. Vale levar em USD, ou até considerar um cartão pré-pago (para não correr riscos com a cotação).
            Abraços,
            Mari

  5. Fernanda Wolf 15 setembro, 2016 at 19:59 Responder

    Boa tarde, Mari!

    Vou passar minha lua de mel na Africa do Sul, em abril no ano que vem. Já fechei quase tudo, mas estou com algumas dúvidas sobre os passeios. Você recomenda comprarmos com antecedência ou sairá mais barato se comprarmos lá mesmo?

    Beijos e obrigada!

  6. Laila 9 setembro, 2016 at 00:15 Responder

    Olá, estou pensando em ir pra Africa do Sul, achei uma passagem em um preço bom. Mas comecei a pesquisar somente agora, no geral é um país caro ou barato? Quanto estima de gasto diário? Obrigada

    • mari vidigal 8 junho, 2016 at 01:42 Responder

      Oi Ana Carolina,
      Confesso que não testei. Tive pouco tempo na cidade, e tive que aproveitar cada segundo. (Isso sem falar que meus amigos que moram lá me motorizaram BEM).
      Não ajudei né?! #Sorry

  7. ednaldo 18 maio, 2016 at 23:07 Responder

    ola Mari ,
    obrigado por tirar minhas duvidas,queria saber como eu faço um safari em cape town,é muito caro ? voce tem informaçoes quais os melhores safari

    • mari vidigal 19 maio, 2016 at 04:21 Responder

      Oi Ednaldo,
      Existem safaris pequenos relativamente perto da cidade, mas nada exatamente dentro.
      Infelizmente não tenho nenhuma recomendação.
      Beijos

  8. Guilherme 18 maio, 2016 at 12:03 Responder

    Oi Mari, tudo bem?

    Estou pensando em passar 3 semanas em Cape Town, em Outubro/16. Confesso que fiquei preocupado quando li que à noite a cidade é perigosa, e que há muitos roubos. Falo só o básico do básico do inglês (vou estudar 20 horas por semana), nunca viajei sozinho e vai ser uma aventura e tanto! Também não faço a menor idéia de quanto levar (em R$). Seria muito útil pra mim ter sua ajuda e opinião sincera! Abraços

    • mari vidigal 19 maio, 2016 at 04:24 Responder

      Oi Guilherme,
      Cape Town não é a cidade mais segura do mundo, mas é BEM segura comparada as grandes cidades do Brasil. Basta ter os mesmo cuidados que você teria no Brasil para se dar bem.
      Quanto a dinheiro, como fui a turismo não consigo te ajudar fazer nenhuma estimativa boa (os propósito da viagem são bem diferentes, muda tipo de alimentação, custos de hospedagem, transporte e etc…)
      Quanto a primeira viagem, espero que seja a primeira de muitas e espero que você consiga desenvolver bastante seu inglês! Bem vindo ao mundo da viagem solo! Você vai adorar!
      Beijos

  9. ednaldo 17 maio, 2016 at 10:56 Responder

    ola bom dia tudo bem,depois que vi suas dicas fiquei muito mais tranquilo sobre cape town,gostaria de saber se é facil eu encontrar professores particulares de ingles pois estou achando as escolas muito caras,estou indo agora em agosto e estou muito precisando dessa informaçao,se vc puder me ajude!!

    • mari vidigal 17 maio, 2016 at 18:33 Responder

      Oi Ednaldo,
      Professores particulares qualificados costumam ser ainda mais caros que as escolas.
      Não imagino que seja algo difícil encontrar, mas você terá que procurar!

  10. Fabianne 9 maio, 2016 at 12:58 Responder

    Olá, vou para Cape Town em dezembro 2016, mas vou sozinha, pois meus amigos vão antes… Não falo quase nada em Inglês, gostaria de saber se no aeroporto é difícil comunicação, informação, quando passa pela imigração fazem muitas perguntas? Estou meio apavorada, será minha primeira viagem internacional e sozinha!!! Desde já, agradeço.

  11. Marcela 18 abril, 2016 at 01:35 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Pode me ajudar com umas dúvidas, por favor?
    Tenho 3 semanas de férias, ficar todo esse tempo em Cape Town é muito tempo?
    Estávamos pensando em passar 1 semana em Zanzibar (Tanzânia) e 2 em Cape Town… Custa R$ 3.000 a mais… O que acha?
    Obrigada
    Marcela

    • mari vidigal 18 abril, 2016 at 16:30 Responder

      Oi Marcela,
      Três semanas é bastante tempo para Cape Twon. Não conheço Zanzibar, mas morro de vontade e acho que pode ser uma boa. Outra alternativa é fazer um Safari na própria África do Sul (que sem brincadeira foi uma das experiências mais incríveis que já vivi) ou visitar a Victoria Falls.
      beijos e na volta passe aqui para contar como foi!

  12. Emilia Gava 20 fevereiro, 2016 at 15:47 Responder

    Olaaaa,
    Estou pensando em ir agosto de de 2016.
    Será que é um mês bom? Eu sei que é inverno, mas será que é chuvoso?
    Estou decidindo aqui…
    Obrigada!!!

    • mari vidigal 28 fevereiro, 2016 at 18:42 Responder

      Oi Emilia,
      Dá uma olhadinha nas médias de chuvas anuais no Clima Tempo, ou Weather.com – Estes dois sites me ajudam sempre a decidir e arriscar quando ir ou não para algum lugar.
      BEijso

  13. Marcelo 15 fevereiro, 2016 at 18:54 Responder

    Bom dia,

    Alguém sabe se é fácil aprender africâner (Afrikaans) em Cape Town (Kaapstad) ? Existem cursos de africâner para estrangeiros ?

  14. Isa 1 fevereiro, 2016 at 15:37 Responder

    Ola, Mari!!

    Ótimo artigo! Irei para CT em março e já tenho boa parte do dinheiro em rand, mas pensei em usar também o cartão de débito pré-pago. Queria saber, ele é aceito em todos os lugares?

    • mari vidigal 1 fevereiro, 2016 at 19:51 Responder

      Oi Isa,
      Semipro que aceitam cartão, o pré pago é aceito. Ele é como um visa normal, a diferença é que vc já gastou o dinheiro -e fixou a cotação – antes de usá-lo.
      Beijos e aproveite muito a viagem

  15. Mari 28 janeiro, 2016 at 10:33 Responder

    Bom dia Mari, Tudo bem?

    Eu e minha irmã estamos pensando em ir pra cape town passar alguns meses pra aprender ingles.
    Pensamos em contratar um professor particular, você saberia nos dizer um media de valores vamos pagar a este professor,
    também gostaríamos de saber quanto é a media que uma pessoa gasta de alimentação por dia.

    Desde já agradeço.

    • mari vidigal 28 janeiro, 2016 at 21:12 Responder

      Oi Mari,
      Que delícia de planos.
      O preço de professores particulares depende de onde você mora e de quão experiente é o professor. É algo que varia tanto e não tenho nem como estimar. Procure bem e teste o professor antes de fechar um grande pacote de aulas.
      Quanto a gasto com alimentação, algumas pessoas deixaram o palpite delas nesses comentários. Para comer fora você deve gastar entre 50 e 80 reais por dia (claro que dá para gastar MUITO mais). Cozinhando sai bem mais em conta.

  16. Tatiana 18 janeiro, 2016 at 18:25 Responder

    Rodrigo, gostaria de conhecer Capetown mas tbm gostaria de obter informações sobre compras! Você tem algo para me dizer nesse sentido!?

    • mari vidigal 14 janeiro, 2016 at 17:29 Responder

      Oi Leandro,
      Tudo bem?
      Em épocas de dólar instável, o cartão pré-pago é uma excelente maneira de fixar o câmbio e não correr riscos com cambio futuro. Ainda sim, sempre leve um pouquinho de papel moeda para uma eventual emergência.

      Abraços

  17. Thiago Lopes 30 outubro, 2015 at 00:35 Responder

    Mari, boa noite.

    Adorei as dicas, minha noiva, meu cunhado e eu iremos em Janeiro para cidade do cabo fazer intercâmbio durante um mês. Ficaremos numa casa de família e estimamos os custos em R$ 4000,00 cada durante esse mês. Você acredita que seja o suficiente? Você sabe o preço médio e como funcionam as lavanderias na cidade do cabo? Desde já agradeço.

    • mari vidigal 11 novembro, 2015 at 18:01 Responder

      Oi Thiago
      Para lavanderia, o melhor esquema é lavar vcs mesmo com moedinhas. Tem que esperar uma horinha, mas vale a pena.
      Se você for comedido nos gastos (assumindo que a casa de família tenha refeições inclusas), dá sim.
      Beijos e aproveite

  18. Ernesto Monteiro 7 outubro, 2015 at 07:51 Responder

    Eu e minha esposa vamos viajar para Cape Town no próximo mês de Novembro, durante 5 dias. Temos muitas dificuldades em falar inglês, pelo que par nos deslocarmos mais facilmente necessitamos dum guia (com viatura própria) que fale português e inglês fluentemente.
    Quem me pode ajudar indicando um guia com essas condições e seja de confiança.
    Aguardo a vossa ajuda. Obrigado
    Ernesto

  19. Heloisa A 1 setembro, 2015 at 19:02 Responder

    Pessoal, irei para Cape Town no final de novembro/2015.

    Para ter uma ideia de gasto diário, olhei no site quantocustaviajar.com
    Lá você coloca o seu destino e eles apresentam uma média de gastos com comida, transporte e outras coisas.
    Espero ter ajudado.
    =)

    • azenete 12 setembro, 2015 at 23:26 Responder

      Vou para Cape Town no dia 26 agora de setembro para ficar 52 dias. Não tenho nenhuma experiência quanto a intercâmbio, pois este será o primeiro. Qto a viagens tenho alguma experiência pque vivo pelo mundo e conheço em torno de 70 países . Depois de ler tantos comentários, fiquei preocupada com o tema “grana” . Já não sei se levo dólares, ou rands e não sei em qual casa de câmbio vou encontrar a belezinha do rand, alguém pode me informar?
      Estou entusiasmada com minha nova aventura, pois vou ficar no alojamento da escola que deve ser o maior barato, sabe por que? Tenho apenas 80 aninhos e acho que vou fazer as duas coisas: o intercâmbio e me divertir muitooooo!!!!!!
      Estarei na escola a partir do dia 27-09-2015 procurem uma velhinha por lá e logo me encontrarão.
      Não se enganem, sou bem jovem apenas tenho dezenas de anos a mais que vocês. Bjosssss

    • Fafá 4 novembro, 2015 at 01:10 Responder

      Olá Heloisa tudo bem? Você decidiu se vai levar rands ou dolares? Vou em janeiro, decidi levar rands mas estou insegura quanto a quantidade…

  20. Gleyce Santos Sousa 24 agosto, 2015 at 15:42 Responder

    Ola mary vidigal….nossa fiquei muito encantada com sua postagem…eu nunca fui para outro pais nem andei de aviao…estou indo para a cidade do cabo fazer um intercambio na escola good hope no dia 3/10/2015 saio do Brasil as 18 e chego em JB 06 a.m depois chego na cidade do cabo as 13:25..vou fica ate dia 31/10.
    Mari queria que voce me explicasse mais sobre o aeroporto na questao das malas…por que estou perdida….e se voce sabe mais ou menos quem sao as familias que recebem os estudantes por que eu vou fica em.casa de familia…..e tem cafe e jantar…eu ja tenho um.transfer pago…como.sera q ele vai esta identificado….queria trocar umas figurinhas com voce!
    Desde ja muito obrigado!
    Gleyce

  21. Tarcio 12 julho, 2015 at 23:27 Responder

    Pessoal.

    Vou fazer um intercâmbio em Cape Town a partir do dia 31/07/15…duração de 3 meses e tenho algumas dúvidas que gostaria de tirá-las antes da viagem.
    Ficarei no princípio em residência estudantil disponibilizado pela própria escola, ou seja, ja está incluso no valor do pacote.

    Gostaria de saber o custo médio da cidade em Rands ou real para viver tranquilamente, ou seja, refeições fora…passeios, festas(soube que a cidade tem muitas festas), viagens para cidades próximas, etc.
    Gostaria de saber também os valores médios de roupas, eletrônicos, etc.

    • mari vidigal 14 julho, 2015 at 16:13 Responder

      Oi Tárcio, vou deixar sua pergunta aqui para a galera que já foi e voltou responder.
      Aproveite o intercâmbio.

      Abraços,
      Mari

  22. Marcela 28 março, 2015 at 04:29 Responder

    Boa noite,
    Ja vi milhares de perguntas desse tipo mas nao a onsegui esclarecer. Quanto em média vcs acham que eu gasto em cape town por dia (incluindo alimentacao, passeios e locomoçao)?
    Estou indo em agosto e estou perdida em relaçao a essa conta. Tem lugar no Brasil que troca real por Rand?
    Agradeço desde ja atençao

  23. Kevellyn 26 março, 2015 at 03:44 Responder

    Então galera eu recomendo levar no minimo 150 rands/dia para gastar com almoço e lanches . Ebola não tem lá ,relaxe .
    Voltei tem 2 semanas…
    em 2016 estarei de volta u.u

  24. Mateus Almeida 23 janeiro, 2015 at 15:26 Responder
    • mari vidigal 24 janeiro, 2015 at 21:18 Responder

      Oi Matheus,
      Obrigada pela visita e que delicia de intercâmbio!
      Pessoal, alguém ai tem dicas de custo de vida para o Matheus?

    • Noele 6 fevereiro, 2015 at 16:26 Responder

      Olá!!! Eu também gostaria de saber!
      Estou indo pra lá dia 01 de Março/2015.
      Ficarei 1 mês estudando inglês. E quero ficar mais 1 mês passeando.
      Não sei quanto levar também.
      Alguém sabe também sobre trabalho voluntário? Eu faço aqui na minha cidade e gostaria de continuar fazendo lá também.
      Muito obrigada

  25. Renan Nascimento 13 dezembro, 2014 at 16:33 Responder
  26. Renan Nascimento 13 dezembro, 2014 at 16:32 Responder

    Olá Galera, estou indo para Cape Town em 01/15 fazer meu primeiro intercambio. Tenho duvidas referente a gastos na média de 1 mês. Levo o quantia em dolar? cartão de crédito? Podem me ajudar please???

    • mari vidigal 14 dezembro, 2014 at 16:14 Responder

      Oi Renan,
      A questão dos gastos médios é super relativa e dependende de uma série de fatores:
      -Tipo de acomodação que você escolher
      -Comida: comer fora todo dia x cozinhar
      -Compras: o quanto você pretende gastar
      -Viagens e passeios: o que você pretende visitar

      Em relação ao dólar x cartão de crédito, em tempos de instabilidade financeira, deixar tudo na mão do cartão pode ser um risco grande, e caso você consiga comprar papel moeda com uma cotação fixa e um pouco melhor, pode ser uma boa ideia. Por outro lado, trocar dinheiro na África do Sul não é super barato e você terá que procurar um bom lugar. A segunda questão é a segurança. Cartão de crédito perdido, dá para cancelar. Dólares perdidos… 🙁 🙁 🙁

  27. Gustav Brito 13 novembro, 2014 at 00:10 Responder

    Boa noite, estou indo pra Cape town dia 22 de novembro de 2014… quanto em media de dinheiro em real para passar 2 meses?

    Obrigado

  28. Drielly Seccato 18 outubro, 2014 at 00:18 Responder

    Vou para cape town em.2 semanas levando 12 mil hands para 28 dias …sera suficiente??? Nao tenho a nocao ja que a moeda è tao barata

  29. Edgar 7 outubro, 2014 at 00:34 Responder
  30. Leonardo Santoro 24 agosto, 2014 at 15:10 Responder

    Estou indo em Janeiro de 2015. Alguem interessado em trocar e-mails. E quanto ao ebola alguem tem informação se isso pode afetar a viagem??

  31. Gustavo 30 julho, 2014 at 02:49 Responder

    Boa noite pessoal, vou fazer intercâmbio dois meses em Cape Town, quanto devo levar para gastos com alimentação e passeios em geral?

    Abraço

  32. Jessica 25 julho, 2014 at 02:18 Responder

    Oi gente!!! Vou fazer intercâmbio de 45 dias em Cape Town. Vou no início de janeiro! Estou ansiosa !!! Gostaria de saber além de brasileiros, quais são as outras nacionalidades que encontrarei por lá?

  33. Diego 18 julho, 2014 at 08:17 Responder

    Olá Mariana, tudo bem?

    Primeiramente, muito boas as suas dicas!!

    Estou indo para Cape Town no começo de agosto e vou ficar 4 dias lá.
    Por gentileza, quais os melhores pontos turísticos da cidade?
    Quais os locais que não são recomendáveis visitar?

    Desde já agradeço!!

    Abraços

  34. Renata 14 julho, 2014 at 13:08 Responder
  35. Thalita 27 junho, 2014 at 13:59 Responder
  36. Cassiano 13 junho, 2014 at 11:22 Responder

    Olá Marina! Parabéns pelo post, muito bem feito, prático e com as principais dicas sobre a Cidade do Cabo. Gostaria de saber uma coisa quanto ao dinheiro, eles aceitam dólar ou vou ter que portar rands?

    • mari vidigal 13 junho, 2014 at 18:16 Responder

      Oi Cassiano,
      Você vai precisar trocar por Rands.
      Alguns poucos lugares aceitam dólares, mas com uma cotação que não te valeria a pena.

  37. Hugo Bornatowski 10 junho, 2014 at 01:45 Responder

    Olá.

    Estou indo para a África do Sul em agosto e ficarei 6 noites em Cape Town. Levando dólar, é tranquilo trocar por rands? Tem casas de câmbio fáceis?
    E outra coisa. Considerando apenas o $$ de comida e lanches, vc acha que R$250,00 por pessoa por dia está bom?

    E o deslocamento de carro (alugado) é bem tranquilo lá? Estou querendo alugar um carro, pois a autonomia deve ser inigualável.

    Obrigado,
    Hugo

    • mari vidigal 10 junho, 2014 at 05:31 Responder

      Oi Hugo,
      Tudo bem? Não sei que tipo de comida vocês está planejando, e nem a quantidade de pessoas que vão viajar com vocês, mas o budget me parece suficiente. O Custo de vida é mais barato lá que no Brasil. Seus dólares vão render.
      Trocar dinheiro é chapinho porque a galera enfia a faca nas comissões… mas lugar para trocar é o que não falta.
      Dirigir na África do Sul (fora a mão inglesa) é super tranquilo.

      Abraços

  38. Luciana 5 junho, 2014 at 18:58 Responder

    Estou indo para Cape town nos próximos dias e tenho uma dúvida boba: os carrinhos para transportar bagagem são gratuitos ou tem que colocar moeda para liberar? Pois já viajei para Europa e tive esse problema, porque quando compramos dinheiro em casa de câmbio dificilmente vem moedas. Como posso proceder?

    • mari vidigal 6 junho, 2014 at 05:15 Responder

      Ai Luciana, que pena que não me lembro dos carrinhos :O(
      São tantos aeroportos.

      Alguém ai sabe responder essa?

  39. Carol Melo 1 abril, 2014 at 17:02 Responder

    Olá Mari, gostei muito das suas dicas! Você sabe quanto custa, em média, o preço da passagem ida e volta? Obrigada

  40. Daniel 19 março, 2014 at 22:49 Responder

    Olá Mari.

    Suas dicas estão ótimas. Pretendo fazer intercâmbio para esta cidade linda em 2015, gostaria de saber como proceder com os tramites de visto, passagens, chegada, estadia, matricula na escola e etc.. estou com essas duvidas pois não pretendo ir vinculado a uma agência pois os custos duplicam. Sei que no Brasil não existe consulado Sul Africano. :/ o que dificulta um pouco.

    Você teria alguma dica?

    Alguem ai pretende fazer intercâmbio nessa mesma data??

    Obrigado Mari.

    Abraços :))))

    • mari vidigal 20 março, 2014 at 03:32 Responder

      Oi Daniel,
      Tudo bem?

      Informe-se sobre o visto, deve ser bem fácil e deve dar para fazer por correio.
      O resto é mais tranquilo. Busque opções de curso na internet (tem muita coisa bacana, mas tem que procurar. Leia reviews, entre em grupos de facebook e pergunte para os alunos atuais o que eles acham e se tem dicas, eles são sempre a melhor fonte de informação). Escolhido o curso e de visto tirado, reserve uma semana de hostel e procure moradia de Cape Town. Lá você conseguirá encontrar gente na mesma situação que você e pessoas que já passaram por isso para te ajudar, outra dica bacana é bater um papo com os alunos atuais e ver se alguém está saindo de uma casa, residência que tenha o perfil/preço/localização que você está buscando.
      A questão da matricula na escola é simples, assim que você achar a escola, basta fazer uma transferencia internacional, que é chatinha de fazer, mas relativamente simples. Eu se fosse você tentaria negociar de pagar o mínimo do Brasil, e pagar o restante de lá, assim você perde menos dinheiro com as taxas de transferencia, cotação de moeda e etc…
      Para transporte do aeroporto, vc pode pegar vans que saem lá de dentro (muito mais barato que taxi) e te deixam na porta de onde você for fica.

      Espero ter ajudado!
      Abraços,
      mari

    • Igor Peterson O. Santos 28 março, 2014 at 04:27 Responder

      Daniel, qual o seu e-mail? Gostaria de trocar figurinhas com você sobre Cape Town tb. Estou querendo ir no início de 2015.
      Flw

  41. Bruno Palmeira 21 fevereiro, 2014 at 20:53 Responder

    Olá Mari, li seu blog e adorei todas as dicas. Eu estou indo em abril desse ano para ficar 20 dias em Cape Town numa escola de intercâmbio e para passear também. Você acha que devo levar quanto de dinheiro? Você acha melhor comprar dólar aqui e trocar lá por rands ou trocar real por rands aqui no Brasil já? E quanto você acha q uma pessoa na média gasta lá durante 20 dias? Muito obrigado!!!
    Sucesso para você!

    • mari vidigal 22 fevereiro, 2014 at 04:33 Responder

      Oi Bruno,
      Tudo bem?
      Os gastos diarios e a quantidade de dinheiro para levar variam muito de pessoa para pessoa, então prefiro não opinar. Mas faria a conta da seguinte maneira: (valor da hospedagem/ dia + comida/ dia (pense quantas refeições você pretende fazer fora de casa) x 20) + dinheiro para lazer + dinheiro para compras + emergência. Eu geralmente levo 300 dólares ara emergência e só gasto esse dinheiro no último dia de viagem, é um fundindo que sempre tenho para alguma eventualidade).
      Eu levei dinheiro em dólar e troquei lá em Cape Town. Como há poucos Rands no Brasil você vai pagar uma facada por eles.
      Abraços

  42. victor 8 fevereiro, 2014 at 00:04 Responder

    Olá estou indo para Cape Town dia 8 de março de 2014 e volto dia 31 de maio…muito ansioso, porem um pouco inseguro já que tenho 16 anos. Se alguém estiver indo nessa época e quiser uma ”parceria” estou a disposição!! Alguém sabe me informar se existe lugares brasileiros em cape Town como restaurantes…comércios… etc? Obrigado
    Minas gerais – BH

  43. Rafaella 23 janeiro, 2014 at 18:39 Responder
  44. Val 18 janeiro, 2014 at 18:18 Responder

    Olá,

    Achei super interessante as dicas. E ja fiz todos apontamentos, mas tenho uma questão, abril é uma boa época para ir pra la? Nessa altura esta esta frio ou quente? Quais são as temperaturas?bjos

      • João Pedro 22 agosto, 2014 at 13:16 Responder

        Bom dia Mari, vou para cape town, mas quero a melhor opção sobre escola, e moradia, quero fazer o contato direto lá e não ir pela as agências, pode me indicar por onde começar??? Grato João Pedro

        • mari vidigal 24 agosto, 2014 at 19:12 Responder

          Oi João, td bem? A melhor forma de começar é buscar grupos de ex alunos e pessoas que acabaram de voltar, talvez alguma página no Facebook? Ai você pode perguntar que escolas eles conhecem, o quanto realmente aprenderam e todas as dicas de acomodação. O Google pode te ajudar a filtrar escolas, com a palavra chave “English School Cape Town você encontrará várias delas e ai eu recomendo que você busque ex alunos para entender se o curso é realmente bom. Com um pouco de cara de pau e uma boa pesquisa, você fará um intercâmbio inesquecível! Boa sorte!

  45. Cínthia 6 janeiro, 2014 at 00:01 Responder

    Nossa Mari, adorei as dicas aqui. Parabéns!!!
    Então chego em Cape Town 31 de Agosto e fico até 27 de Setembro, vou estudar na Good Hope Studies e ficar hospedada na Student Residence, estou extremamente ansiosa e com várias perguntas, sobre a escola e local em que vou ficar hospedada você tem alguma coisa para me falar?
    Com relação a temperatura nesta época (Setembro) como é?
    E com relação ao dinheiro vale a pena eu fazer todo o câmbio aqui ou o câmbio local? Pensei em em levar uma parte menor em espécie e o restante naqueles travel card, o que você diz sobre isso também?
    E com relação ao Inglês hoje faço curso aqui estou no nível pré-intermediário, minha Mãe esta achando 4 semanas muito pouco tempo para que eu volte com o inglês melhorado, se puder opinar, rs

    Muito Obrigada

    • mari vidigal 6 janeiro, 2014 at 02:40 Responder

      Oi Cinthia,
      Tudo bem?
      Um mês costuma ajudar bastante na melhora de uma língua – especialmente se vc se esforçar, conversar com gringos e desencanar total do português. Então melhorar, com certeza você vai!
      O travel card era uma boa alternative até o governo mudar a lei do Iof, agora, vale mais a pena vc levar cartão de credito mesmo. Mas leve uma boa quantidade em espécie (com muito cuidado para não perder), assim vc evita os 7% de imposto.
      Infelizmente não conheço nem a escola e nem o lugar que vc vai morar, mas espero que seja tudo fantástico e que vc aprenda muito.

      Abraços
      Mari Vidigal

    • Thais 14 julho, 2014 at 02:13 Responder

      Oi, Cínthia, td bem? Estarei em Cape Town no mesmo período que vc, fazendo intercâmbio também, mas estarei na International House. Estou consultando vários sites e blogs também para tirar várias dúvidas, pq tb tenho as mesmas dúvidas que a maioria aqui no blog. Espero que aproveite sua viagem e, se bobear, estaremos no mesmo vôo… rssss

      • Ana Clara Gosling 10 setembro, 2014 at 23:31 Responder

        Oi Thais!, ouvi falar dessa escola tb, já entrei no site, mas nao entendi muito bem a respeito dos cursos de ingles. Voce já está estudando? Está gostando?

  46. Carol Melo 28 novembro, 2013 at 03:48 Responder

    Ola Mari, tudo bem?

    Vou chegar em Cape Town na madruga do Reveillon 2013 – 2014 (achei uma passagem com o bom custo). Estou indo sozinha e por conta própria, sem intermédio de escola. Pretendo passar 1 mês para estudar inglês e conhecer essa cidade que parece ser maravilhosa. Estou com uma duvidas e gostaria da sua ajuda:

    Fiz uma reserva em um hostel ( Carnival Court Hostel – 255 Long St, conhece?) por 5 dias, apos isso pretendo alugar um local, seja em uma residencia estudantil ou um ap, ou ate mesmo dividir um local com alguém, será que terei dificuldades para achar? Você tem ideia do custo em um bom bairro?

    Chegando ai vou procurar uma escola e fechar direto com eles? Acha que existe alguma dificuldade nisso? Tem ideia de custo?

    Pensei em levar dinheiro em especie, trocar tudo aqui no Brasil mesmo. O que acha? Minha ideia é levar 20mil Rands para custear toda minha estadia durante 1 mês, incluindo: Escola + Hospedagem 1 mês + Alimentação+Passeios Turísticos+Baladas. O que acha?

    Agradeço demais se puder me responder

  47. Ada Hanneke Bowles Straser 5 novembro, 2013 at 16:01 Responder

    Mari Vidal: estamos começando a preparar nossa viagem pra Cape Town. Em abril ou maio porque é mais barato e também porque vamos tentar usar a milhagem, com antecedência é mais fácil.

    Achamos 8 dias suficiente para conhecer Cape Town e arredores, vinícolas e tudo mais. Não vamos dirigir, temos 70 e 75 anos e preferimos algo mais organizado. É fácil vir do aeroporto para a cidade? Onde é melhor se hospedar, pra quem não tem carro? Como se chama aquele bairro onde tem uma rua com lojinhas e restaurantes? Da´para se hospedar lá? Isso é o centro? Onde tem hoteis confortáveis e em conta? Não fazemos questão de luxo, só de boa localização, uma cama e banheiro confortável e café da manhã.

    O que fazer nos arredores, além de vinícolas? A tal da estrada rota 62 é muito bonita, vale a pena? E onde tem aquela ponte de onde fazem body jumping? Agradeço antecipadamente. Ada Strasser.

    • mari vidigal 6 novembro, 2013 at 17:46 Responder

      Oi Ada,
      Tudo bem?
      Infelizmente Cape Town é uma cidade bastante complicada sem carro. Vc terá que recorrer aos ônibus de turismo (azul e vermelho que dão a volta completa na cidade) ou Taxi. Cape Town é relativamente grande e as coisas ficam um pouco longe uma das outras.
      A área que vc me perguntou se chama V&A e não é o centro, mas sim uma região bem turística. Tem muitos hotéis por ali, mas nada que seja absolutamente barato. Quem sabe com antecedência vc consegue reservar algo em conta. Eu geralmente recomendo que se hospedem em green point ou Gardens, mas como já falei dá para fazer super poucas coisas a pé.

      Pessoalmente não conheço a rota 62, mas ouvi falar super bem. está nos planos para uma próxima viagem.
      O Bungee Jump mais alto da Africa do sul fica em Bloukrans Bridge, Western Cape e tem 216 metros de altura.

      Abraços

  48. Jorge Serafim 2 novembro, 2013 at 16:29 Responder

    Mari, bem legal as suas informações, no meu caso é meio diferente pois em 2015 irei trabalhar em Lobito e mesmo com a distância ( -_7H de vôo), estou pensando em fixar residência (a família) na Cidade do Cabo, acho que vale a pena em se tratando da família e os filhos tudos de idade adulta, estou pensando nesta Cidade pois somos e moramos muitos anos em Salvador,
    e moramos há 12 anos no Rio.
    Sei que existe cidades boas e mais perto tipo Johannesbugr, Pretoria e outras, mais acho a CC mais com a nossa realidade e pela família vale o sacrificio da distância.
    Pelo seu conhecimento existe algum bairro residencial na CC que pudesse nos indicar!
    Estou pensando em fazer uma viagem a CC como turismo para conhecer melhor,
    existe algum periodo para em conta R$!!! que vc saiba, pois a nosso objetivo não será o turismo e sim a cidade.
    Mari, valeu a sua experiencia me ajudopu muito, felicidades.
    Abraços

    Jorge Serafim

    • mari vidigal 3 novembro, 2013 at 02:54 Responder

      Oi Jorge,
      Vá em baixa temporada. Inverno no Brasil = inverno na Africa do sul. Evite Julho e agosto que são as melhores épocas de Safari, então setembro e maio devem ser boas pedidas.
      Meu amigos que moram em Cape Town moram em Sea Point. Como o bairro é estreito e tem vista para o mar, imagino que seja um pouco caro. Garden também é uma excelente pedida.

      Abraços

  49. Thiago 28 setembro, 2013 at 12:19 Responder

    Olá, Mari! Parabéns pelo site! Excelentes dicas! Estou indo amanhã para lá… na verdade, chego por JNB, durmo de 30set pra 01out. Em JNB, vc fez algum turismo? Em Cape Town tem algum sáfari? Poderia me mandar um email, para eu tirar outras dúvidas contigo? Muito obrigado, desde já! Abraço!

    • mari vidigal 3 outubro, 2013 at 15:20 Responder

      Oi Tiago, td bem?
      Em JNB só conheci o aeroporto.
      Há safaria próximos a Cape Town, mas os melhores ficam um pouquinho mais longe.
      Quanto as dúvidas, prefiro que você envie pelo blog, assim mais leitores podem opinar ou usar as respostas?
      Abraços

      • Letícia 23 outubro, 2013 at 11:23 Responder

        Oi Mari, amei o site e as suas dicas! obrigada por compartilhar com a gente tudo que vc conheceu!!
        Eu estou praticamente fechando um intercâmbio de 1 mês em Cape Town, eu irei ficar acomodada na própria escola onde vou estudar.. e as dúvidas são muitas, meu inglês não é muito bom tenho medo de ficar meio perdida…espero conhecer bastante gente e me virar bem..rsrs com as dicas que vc deu vai ficar muito mais fácil!!! beijossss

        • mari vidigal 23 outubro, 2013 at 15:16 Responder

          Oi Letícia,
          Tenho certeza que vc vai amar Cape Town e que seu inglês vai melhorar muito!
          Quando tiver um tempinho, passe aqui para contar como está o intercâmbio!

          Abraços

          • Letícia 24 outubro, 2013 at 11:56

            Siim, pode deixar =)
            uma dúvida..esse contato que vc deixou sobre o ônibus de turismo, a gente compra o ticket e o bus leva para os passeios?? como funciona??
            beijoss

  50. Cinthia 25 setembro, 2013 at 15:42 Responder

    Oi Mari,
    Achei ótimas as dicas. muito obrigada!
    Estou indo em Nov, ficarei 4 semanas fazendo curso de inglés.
    Minha dúvida é.. nao quero passar aperto com dinheiro, gosto de sair para jantar, sair para aproveitar também.. o quanto acha que pode ser gastado por dia?
    claro que meio dia estarei estudando.. então tenho uma tarde para sair e pasear.
    vou ficar hospedada na zona de gardens.

    obrigada!

    • mari vidigal 3 outubro, 2013 at 15:18 Responder

      Ai Cinthia,
      Essa perguntas de dinheiro variam tanto de pessoa para pessoa que me sinto zero confortável em opinar.
      Mas, para tentar de ajudar, vou te contar como faço com as minhas viagens.
      Entendendo que vc já tenha hospedagem paga, tento pensar em quanto gastaria para um café da manhã + almoço + jantar. Coloco um dinheirinho para “x” saídas por semana e um outro dinheiro (geralmente uns 300 dólares) para uma emergência (sei lá tipo máquina que comeu cartão, algúm taxi não planejado. Só me deixo gastar esse dinheiro no último dia da viagem -ou seja, quase sempre ele acaba voltando comigo e já serve para uma próxima :O)

      Gardens é um ótimo lugar!
      Aproveite

  51. THAÍS 11 setembro, 2013 at 18:34 Responder

    Oi Mari, tudo bem?

    Bom… Pretendo fazer um intercâmbio de 4 semanas (começando em dezembro e terminando em janeiro) e Cape Town é minha mais forte possibilidade. Entretanto, uma colega disse que lá as pessoas falam muitos dialétos o que pode confundir (muito!) quem quer ir pra falar inglês. O que vc acha? Será que devo procurar outro lugar?

    Beijos =*

    • mari vidigal 11 setembro, 2013 at 22:37 Responder

      Oi Thaís,
      Tudo bem?
      Acho que Capte Town é um lugar ótimo para aprender inglês (e o clima ainda por cima é lindo).
      Acho o sotaque deles bonito (isso é opinião pessoal) e as palavras de dialeto são tão poucas que acho que nem vale a pena vc estressar e sim usar como algo a mais e bacana que vc aprendeu!
      Abraços

  52. Bianca 29 agosto, 2013 at 12:13 Responder

    Olá,
    ótimas dicas!

    Estou indo para Cape Town no próximo domingo (1/09), farei 3 meses de curso de inglês na Good Hope Schools, em dezembro farei 15 dias de trabalho voluntário com Tubarão branco, depois minha família irá passar o natal comigo (faremos safari no Kruger) e depois ficarei mais 15 dias passeando.
    Me tira uma dúvida, em janeiro você acha que consigo hostel sem reservar antes? Já que não tenho certeza aonde ficarei, tava pensando em conhecer Mossel Bay.. já que quero aproveitar as praias (que dê para mergulhar). Tem alguma dica?

    Outra coisa fiz um blog aonde vou relatar todo o intercâmbio, vou tentar tirar as dúvidas que pintam quando começamos a planejar um intercâmbio.. se puder divulgar..

    Blog: sozinhanaafricadosul.blogspot.com.br

    • mari vidigal 2 setembro, 2013 at 04:56 Responder

      Oi Bianca,
      Tudo bem?
      Como janeiro é alta temporada recomendó que você reserve e no pior caso vc cancela e perde uns dois ou três dólares de deposito (o que é chato, mas não mata e é sem dúvida nenhuma melhor do que ficar sem ter onde dormir).
      Infelizmente não tenho dicas de mergulho, mas vou adorar descobrir algo novo no seu blog que vou colocar no meu feedly e começar a seguir.
      Abraços,
      MAri Vidigal

  53. Monica 25 agosto, 2013 at 16:15 Responder

    Olá Mari,

    As sua informações são muito proveitosas, obrigado por compartilhá-las. Você sabe se os estabelecimentos aceitam VTM para pagar em débito lá em Cape Town?
    Eu li que nós conseguimos carregar em Rande o VTM, e eu achei um casa de cambio aqui em São Paulo que você consegue comprar de real para rande.

    • mari vidigal 26 agosto, 2013 at 04:55 Responder

      Oi Mônica, como VTM é praticamente um cartão de crédito, acredito que vc não terá problemas para usar. Mas recomendo que ao chegar em Cape Town, vc saque dinheiro e tenha sempre um pouco em espécie na mão.

  54. Wilson 14 agosto, 2013 at 00:39 Responder

    Estou indo para cape town no final do mês, recebi indicação de um amigo que já esteve lá 4 vezes. Estou indo para estudar inglês durante um mês e também procurar fazer trabalho voluntário e passear é lógico. Meu amigo me apresentou uma senhora onde devo ficar hospedado por R180 por dia( 45reais) no seguinte endereço 14 Exmouth Road
    Plumstead, estou achando meio caro, o que você acha? Ela me indicou para estudar na Good hope studies 2800 reais 20 aulas por semana( este preço recebi por email diretamente da escola), também estou achando muito caro. Segundo a senhora pegando o trem fica fácil chegar na escola. Você tem alguma outra escola mais barata próxima a este endereço? Tenho preocupação em relação a carta convite para apresentar na imigração, pois vou escolher a escola de inglês quando chegar lá, portanto só terei a carta convite com o endereço da casa onde devo ficar e não terei a matrícula da escola, isto pode gerar algum problema na imigração? Peço por gentileza tirar minhas dúvidas. Tem lugar mais barato e tranquilo próxima a alguma escola?

    • mari vidigal 14 agosto, 2013 at 04:44 Responder

      Oi Wilson,
      Tudo bem?

      Para preços de hospedagem: veja se o site Airbnb.com tem algo disponível num valor melhor.
      Em relação a curso de inglês x preço infelizmente não posso te ajudar muito. Vamos torcer para algúm outro leitor que já fez algo parecido dar um pitaco?
      Em relação a imigração, quantos dias você vai ficar? se for menos de um mês é só dizer que está indo a passeio e pronto… no final das contas, tbm é verdade, não?
      Abraços e aproveite muito Cape Town

  55. Rosangela 19 junho, 2013 at 04:17 Responder

    Olá Mari que legal seus posts, parabéns!

    Sigo para Cape Town dia 28 e ficarei lá por 2 meses. Vou fazer um curso de inglês pela ELS que fica no City Centre, vc conhece a localização? Tbém achei bem legal os tipos de cursos que oferecem bem como, preços e acomodação. Inclusive, nos pegam no aeroporto.
    Vc tem idéia de quanto se gasta semanalmente? Outro fator, é o inverno que inicia agora em Junho. Ventos vindo da Antártida devido a geografia do local e creio deva estar bem frio. Existe sistema de calefação ou é frio dentro e fora de casa? Vc já esteve lá nesta época do ano? Brigadão antecipadamente pelas dicas! Bjinhus :)))

    • mari vidigal 19 julho, 2013 at 22:31 Responder

      Oi Rosangela,
      Tudo bem?
      Visitei Cape Town no verão, mas como vc bem falou pelos ventos fortes acho que o frio deve ser maior que no Brasil. Quanto a calefação… boa pergunta! Como fui no verão, nem reparei nisso.
      É difícil estimar quanto se gasta semanalmente por que tudo depende de onde você vai morar, o que pretende como (ex: cozinhar em casa é sempre mais barato que comer fora, e mesmo para quem planeja comer fora, tem restaurante para todo tipo de bolso). Mas te adianto que o custo de vida é bem menor do que em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
      Beijinhus,

  56. Vinicius 7 junho, 2013 at 17:42 Responder

    Opa!!! gostei muito de suas dicas, mas gostarias de uma dica sua pois estou indo dia 28/12/2013 para estudar ingles pela EF, o dinheiro é dollar ou Rande ? ou outro tipo de moeda do Pais, cidade ? e acho restaurantes baratos para comer e mais ou menos qual valor ? obrigado!

    • mari vidigal 14 junho, 2013 at 08:56 Responder

      Oi Vinicius, tudo bem?
      o dinheiro é Rande. Lembro que o preço da comida era bem menos que o do Brasil, mas não consigo estimar exatamente quanto.
      Abraços,
      MAri Vidigal

      • Heloísa Giraldi 15 junho, 2013 at 16:56 Responder

        Olá Vinícius, como vai?
        O custo de vida lá é bem barato, você consegue comprar um prato de frutos do mar (camarão e lula) por uns R$18,00 ou 84,00 ZAR (Rendes). Tenho certeza quer você irá mar Cape Town, boa viagem e aproveite ao máximo!

  57. Siunara Roccon 20 março, 2013 at 16:41 Responder

    Gostei muito das suas dicas, Obrigada ! Iremos em Julho e estamos fazendo uma programação bem legal…. , não pretendemos alugar carro, e gostaríamos de fazer um Safári no Kruger Park , vc ouviu algo sobre ???? Já vou fazer uma reserva para o Transfer Aeroporto x Hotel ( já reservei o Fountains Hotel ) 1St Georges Mall, vc acha legal esta localização ???? Espero seu retorno e mais uma vez Obrigadão !!!!!

    • mari vidigal 30 março, 2013 at 08:50 Responder

      Oi Siunara,
      Td bem?
      Desculpe a demora na resposta.Estou no Hawaii e com pouquíssimo acesso a internet.
      Pelo que vi seu hotel fica do ladinho do V&A o que é uma ótima localização para quem está sem carro!
      Se vc não quer mesmo alugar um carro, recomendo que vc compre o ônibus de turismo vermelho por pelo menos uns dois dias para poder aproveitar bem a cidade.
      Não deixe de fazer o peninsula tour que é INCRÍVEL!
      Abraços

  58. Paulo Ricardo Fonseca 7 fevereiro, 2013 at 01:42 Responder

    Olá Mari!
    Suas dicas são ótimas. Fechei um intercâmbio pra Cape Town. Vou dia 21/12/13 e fico ate março de 2014… Ja estou na ansiedade e me atualizando sobre tudo de lá. Falo que ja iniciei a viagem… se alguém for por antes de mim me conte sobre outras dicas, atualidades, etc…

  59. Marcelo Storniolo 25 janeiro, 2013 at 03:30 Responder

    Olá Mari! Mto boas suas dicas! Estou partindo pra Cape Town dia 23 de fevereiro pra ficar 2 meses fazendo curso de inglês, e claro, curtindo ao máximo esse lugar incrível que eu tenho pesquisado diariamente! Gostaria de saber se você tem algum safari no estilo BBB – Bom, bonito e, principalmente BARATO. Só vejo kruger, kruguer, kruguer em tudo que é lugar… e eu, assim como você, costumo gastar bem menos que o ‘esperado’ pela maioria das pessoas.. por isso pesquiso MUITO tudo que gostaria de fazer, para assim, encontrar a forma mais econômica e ao mesmo tempo satisfatória. Valeu!!

  60. Marcos Bezelga 9 janeiro, 2013 at 07:46 Responder

    Olá Mari! Tudo bem???
    Mew muito boas suas dicas sobre Cape Town. Estou querendo ir para lá agora em Janeiro, mas acho que vou ter apenas 4 dias. Vc acha que isso é tempo suficiente para conhecer a cidade?
    Muito obrigado.
    Abraço

  61. Fernanda Costa Justino 6 janeiro, 2013 at 01:13 Responder

    Olá eu estou querendo fazer um c intercambio para Cape Town de provavelmente 1 mês, porém não faço a minima ideia de quanto devo levar em dinheiro e se compensa trocar meu dinheiro aqui no Brasil ou não, o que você me sugere??

    • mari vidigal 6 janeiro, 2013 at 20:17 Responder

      Oi Fernanda,
      Tudo bem?
      Sugiro que leve um pouco em doláres americanos e o resto em VTM (Visa Travel Money). Vale a pena porque você usa como se fosse um cartão de crédito (pré pago) sem pagar IOF. Em relação a quanto levar,vale a pena você bater um papo com a agência que está organizando sua viagem e ver o que eles sugerem. Eu geralmente gasto bem menos do que o sugerido, mas tudo depende do estilo de vida que vc escolher.
      Cape Town é uma cidade incrível! Vc vai amar!

  62. Marina 13 outubro, 2012 at 14:01 Responder

    Olá, Mari! Obrigada pelas valiosas dicas. Estou pensando em passar uma semana em Cape Town com uma amiga alemã, entre o natal e o reveillon. Gostaria de saber se você considera uma semana um tempo suficiente para a viagem. Além disso, como somos duas mulheres jovens (27 anos) e ela pretende alugar um carro, gostaria de saber se considera uma opção segura.
    Desde já, obrigada.

      • Marina 14 outubro, 2012 at 09:19 Responder

        Mari, muito legal sua atenção e eficiência em responder rapidinho! Vou procurar me organizar o quanto antes para essa aventura. Brindarei o ano novo com um bom espumante sul africano lembrando de suas dicas! Grande abraço.

  63. Aluguer de Carros 10 julho, 2012 at 11:46 Responder

    Em viagem, acho que optar pelo aluguer de carros é uma boa opção pois dá-nos a liberdade de fazermos os nossos próprios horários. Obrigado por estas dicas que nos ajudam realmente a esclarecer algumas das dúvidas que temos antes de cada viagem.

Post a new comment

Veja também