Cape Town: tudo sobre a Robben Island
Robben Island é uma ilha em Cape Town, na África do Sul, que serviu como prisão de segurança máxima durante o Apartheid. Neste post, vamos te explicar tudo sobre Robben Island, como ir, valores dos ingressos, horários e muito mais. Prepare-se para um dos passeios mais inesquecíveis para se fazer na Cidade do Cabo.
Cape Town é uma das cidades mais encantadoras da África do Sul e guarda muitos cantinhos especiais. Se o destino está na sua lista de viagens, não deixe de conferir o nosso roteiro de 5 dias em Cape Town e também as 10 atrações imperdíveis na Cidade do Cabo – além também de entender melhor os bairros e hotéis da cidade para conseguir escolher melhor onde ficar em Cape Town.
Um dos passeios mais educativos e fortes de Cape Town é a visita a Robben Island, uma ilha que desde os tempos de colonização foi utilizada para segregar parte da população: doentes mentais, leprosos, criminosos comuns e políticos. A ilha ganhou notoriedade durante os tempos do Apartheid, quando serviu de prisão para presos políticos importantes como Nelson Mandela e foi fechada em 2004. Hoje é tombada como patrimônio cultural pela UNESCO.
compre o ingresso antecipado
Para chegar lá, é necessário comprar ingresso antecipadamente (e eles esgotam muito rápido). Os barcos saem V&A Waterfront – a ilha fica a 11km da costa – e voltam cerca de quatro horas depois. Você fará um tour pela ilha e pelo presídio, tudo isso guiado por um ex-detento que para o regime da época cometera apenas o “crime” de ter nascido negro.
Como é o tour pela Roben Island em Cape Town?
O tour é dividido em duas partes. A primeira é feita de ônibus e passa pelas antigas prisões, cemitérios e hospitais – citando alguns nomes importantes que fizeram toda a diferença para a queda do regime, mas que não ficaram tão conhecidos. Nessa parte do passeio, o guia conta alguns fatos e curiosidades importantes, explicando as heranças do Apartheid e os desafios para as gerações futuras. Se você tiver sorte, durante o passeio poderá avistar uma simpática colônia de pinguins.
A segunda parte do tour é guiada por um ex prisioneiro político de Robben Island. Ele conta um pouco de como era o dia a dia na prisão, a censura das cartas (todas as palavras proibidas e/ou suspeitas eram recortadas), ou seja, muitas vezes eles recebiam apenas o começo e final da carta, todo o meio era censurado.
O tour conta um pouco dos vários momentos do Apartheid, a forma como o presos eram classificados (A,B, ou C dependendo da importância política), o livro clandestino que Mandela escreveu e escondeu embaixo das folhas de um grande arbusto da prisão, as celas solitárias, as comunitárias e a suposta partida de tênis – o meio de comunicação que os prisioneiros desenvolveram para se comunicar entre os diferentes blocos: trocar recados escondidos no meio de uma bola de tênis.
O mais bonito é que o tour visa transmitir uma mensagem de paz e educação para as futuras gerações. Conhecer esse local é não esquecer a crueldade história que aconteceu na África do Sul – um “passeio” cultural muito importante.
De bônus, a ilha tem vistas maravilhosas para Cape Town, Table Mountain e, de quebra, serve de casa para milhares e milhares de pinguins.
Para quem gosta de historia e tem um bom inglês, eu realmente recomendo a visita!
Planeje sua visita:
- Email: [email protected]
- Telefone: (021) 413 4220/1 (Nelson Mandela Gateway)
- Horários: os passeios saem, normalmente, quatro vezes por dia, às 09h, 11h, 13h e 15
- Duração: 5h
- Ingresso: U$53 por pessoa (antecipado)
E aí, ficou com alguma dúvida sobre a Robben Island? Deixe aqui nos comentários.
Viaje sem stress
✅ Reserve seu hotel em Cape Town
Veja também:
Cape Town
- Dicas de Cape Town: tudo para planejar sua viagem
- O que fazer em Cape Town: 10 atrações imperdíveis
- Onde ficar em Cape Town: melhores bairros e dicas de hotéis
- Roteiro de 5 dias em Cape Town
Garden Route
- Roteiro de 5 dias na Garden Route a partir de Cape Town
- O que fazer na Garden Route: 10 paradas imperdíveis
Safári
Ilhas Maurício
- Ilhas Maurício: como é se hospedar no The Residence Mauritius
- Ilhas Maurício: Roteiro e dicas imperdíveis
- Roteiro de 5 dias na Garden Route a partir de Cape Town
- Roteiro: Ilhas Maurício e África do Sul – a viagem dos sonhos
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!