Vale Sagrado: As incríveis ruínas de Pisac
Localizada a 33 Km de Cusco, Pisac foi minha primeira parada no Vale Sagrado, e uma excelente forma de inaugurar o passeio. Pisac é um complexo gigantesco e que surpreende desde os primeiros momentos quando os terraços agrícolas em forma triangular começam a tomar vida e revelam detalhes de uma civilização pra lá de evoluída.
As incríveis ruínas de Pisac
Além dos famosos campos de cultivo, Pisac tem um cemitério enterrado nas colinas, fontes de água potável e aquedutos que irrigam as plantações e trazem água ao complexo residencial. Pissac tem ruínas muito bem conservadas de templos e regiões. O parque arqueológico tem 4Km de extensão, mas grande parte dos tours visitam apenas o primeiro pedaço.
Além das ruínas, Pisac tem um mercado de artigos Inca bem popular. Como tive apenas um dia de passeio, preferi visitar apenas as ruínas.
Algumas fotos de Pisac:
Logo na estrada um enorme conjunto de terraços Incas toma conta da paisagem, estamos chegando ao centro arqueológico de Pisac
Terraços agrícolas e algumas residências na entrada de Pisac
Vale Sagrado dos Incas visto do alto de Pisac.
Porta de entrada do complexo e aos fundos (na montanha) o cemitério Inca.
Minha vista preferida de Pisac: com o Vale Sagrado e montanhas no fundo.
Atravessando os primeiros terraços, chegamos ao templo do sol de Pisac.
Como chegar?
A forma mais indicada de chegar a Pisac é fazer um tour pelo Valle Sagrado com saída de Cusco ou contratar um taxi. Até existe a opção de alugar um carro e fazer o trajeto sozinho, mas as estradas são ruins e o trânsito é tão caótico que eu não recomendo.
Quanto custa?
As ruínas de Pisac estão inclusas no boleto turístico do Valle Sagrado que custa 70 Soles por um dia ou 130 soles por até uma semana. Este boleto dá direito a entrada nas principais ruínas do Valle Sagrado e em algumas atrações na cidade de Cusco.
Como comprar?
O Boleto turístivco pode ser comprado durante o tour, ou no escritório de turismo de Cusco na Av. Sol, bem pertinho da Plaza de Armas de Cusco.