Maras: As Salineiras mais lindas do mundo

Quando vi a foto dessas salinas pela primeira vez fiquei encantada com as cores e formatos dessa bonita mina de sal. Gostei tanto que resolvi incluir este passeio no meu tour pelo Vale Sagrado no Peru. E amei. As Salineras de Maras são ainda mais especiais do que as fotos. Aqui famílias locais produzem desde a época dos Incas, o sal de Marras. A área é divida em cerca de 4 mil “piscinas de sal” e cada família cuida de até 40 “canteiros” diferentes.

Salineras Maras - Peru

As salinas vem de uma fonte natural que foi “canalizada” pelos incas para distribuir a água entre as piscinas. As diferentes cores representam o estágio do sal, que colhido em três etapas diferentes, a primeira para consumo humano, a segunda para consumo animal e a terceira para cosméticos.

Maras: As salinas mais lindas do mundo

Lá do alto as Salineras de Maras parecem um mosaico de peças brancas e marrons, absurdamente grande.

Salinas - Vale Sagrado - Peru

Chegando perto, a vista só melhora, as peças ganham, tamanho, texturas e cheiro.

Salineras - Peru

E com um pouquinho de sorte você encontrará algumas famílias trabalhando.

Salinas - Maras - Peru

Reparem na família trabalhando dentro da Salineira

Caminhando pelas Salinas

Um dos desafio desse passeio é passear pelas salineiras sem cair nelas, basta um escorregão para você ganhar um dos banhos menos agradáveis da sua vida, uma grande bronca e 5 minutos de fama (já que todos os turistas vão ter que te fotografar dentro da piscina de sal)

Salineiras de Maras - Peru

Salineiras de Maras - Peru

E olhem as texturas que espetáculo!
Salineiras de Maras - Peru

Cristais de sal nas margens da salina.

IMG_4781

E não é que eu consegui me librar e sair da Salineira sem tomar banho de sal! 😉

Salinas - Maras

As charmosas visitantes

Um dos pedaços mais especiais da minha visita foi encontrar com estas duas senhorinhas de origem Quechua, que também estavam visitando o lugar e ficaram encantadas com as explicações que o Freddy, o meu guia, deu para elas. Aproveitei para tirar fotos 🙂

Maras-Salineiras-Peru

E claro que tamb

Como chegar?

As salineiras do Maras ficam há pouco mais de 50Km de Cusco e bem pertinho das incríveis ruínas de Maras

Maras no Mapa

Salinas - Maras - Peru

Quanto custa?

A entrada para as Salineras de Maras custa 10 soles e pode ser comprada na hora.

Seguro viagem vale a pena?

Sempre! O seguro viagem traz a tranquilidade que você precisa durante toda a sua estadia no Peru. As coberturas vão além da hospitalar, te dando aquela mãozinha também no caso de atraso no voo, extravio de bagagem, entre outras coisas.

Recomendamos um seguro de boa cobertura, que você pode escolher com a Seguros Promo. O site deles faz um comparativo entre as melhores apólices disponíveis no mercado, deixando fácil a escolha pelo seguro que mais se encaixe no seu estilo de viagem.

Para mais comodidade, clique aqui e compre o seu seguro viagem inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto.

E aí, curtiu a dica?! 

Guarde este post no Pinterest!

Maras

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Iasmim disse:

Foi um dos lugares mais lindos q fui, é apaixonante, com certeza vale a pena incluir no passeio