Hilton Los Cabos: Um resort espetacular para toda a família

Conheça o Hilton Los Cabos, um resort maravilhoso com estrutura completa de lazer, piscinas incríveis, kids club e entrada privativa para a praia. Veja todos os detalhes da nossa estadia do Hilton Los Cabos neste post.

Praias maravilhosas, uma vida marinha espetacular (com altas possibilidade de avistar baleias, e se você tiver disposto a encarar um pouco de estrada até tubarões baleias) e resorts com uma estrutura excelente recebem os turistas em Los Cabos, um destino ainda pouco explorado por Brasileiros, e que tem tudo para despontar. E pra inaugurar nossa série de posts em Los Cabos, vou começar falando do Hilton Los Cabos, o hotel que escolhemos para passar nossas 6 noites na cidade. E que ótima escolha!

O Hilton Los Cabos tem uma estrutura de lazer completa com duas piscinas lindas, uma delas tem fundo infinito e vista para o oceano e a segunda fica em uma área mais reservada e de frente para o kids clube, quadras de tênis e quadras poliesportivas, academia completa, Spa caprichado, 2 restaurantes deliciosos e bares. Um hotel bem preparado para receber famílias e que encanta em cada detalhe e em cada ponto de contato. Amamos o hotel, adoramos o serviço e recomendamos muito a experiência.

Hilton Los Cabos

Vista da varanda do nosso quarto

Aí vai um pouquinho dos nossos dias no Hilton Los Cabos com descrições detalhadas dos quartos, da área de lazer, e de cada um dos restaurantes. Vem comigo?

Check-in rápido e marguerita de boas vindas

Um espelho de água vistoso, recepcionista hiper bem treinados e um copo de marguerita nos receberam no Hilton Los Cabos. Não pude deixar de sorrir e agradecer, estávamos cansados após um voo que começou cedo de mais, a marguerita (também tinha limonada para os pequenos) foi um mimo mais do que bem vindo. Primeiro ponto positivo para o Hilton Los Cabos!

O check in foi rápido (como tem que ser!) e poucos minutos depois já estávamos no nosso quarto admirando o vistão para o complexo de piscinas e para o mar.

Um quarto caprichado com vistas lindas

As cores de final de tarde e o mar azul nos deram as boas vindas. A porta de correr de vidro da varanda – que logo ganharia uma cortina em tons degradê – revelou o melhor do hotel logo na chegada: vistas lindas do oceano e do complexo de piscinas do Hilton Los Cabos.

Hilton Los Cabos

Vista da varanda do nosso quarto no Hilton Los Cabos

Estamos no terceiro andar, nosso quarto está no mesmo nível do hall de chegada e da recepção do hotel, e três andares acima das piscinas, um pouco abaixo da copas dos coqueiros magrelos e com uma vista completíssima para a piscina principal: e que delícia de piscina, cantos arredondados, bordas infinitas e aquela temperatura gostosa que te refresca sem te gelar (claro que o lance da temperatura esse só descobriria momentos mais tarde, mas lá do alto achei tudo lindo.

O impacto visual foi tão grande que deixei o quarto de lado e fui direto para a varanda, um espaço meio quadrado, meio triangular equipado com duas cadeirinhas com estofamento azul e uma mesinha redonda, um espaço despojado e bem gostoso para sentar depois de um dia de piscina.

 

A varanda tem um muro alto o suficiente para eu não me preocupar com as crianças e baixo para curtirmos a vista da piscina sem ruídos. É dessa varanda ouvindo a música do bar da piscina (que graças a um vidro duplo não entra nos quartos) que comecei a escrever este post. Ô delícia de lugar.

O quarto do Hilton Los Cabos

De volta para o quarto, que quarto! Temos uma cama tamanho king equipada com travesseiros macios, roupa de cama branca e uma manta azul que é a cor escolhida para todos os elementos decorativos – o meu preferido é um espelho decorado com florzinhas pintadas a mão que fica coladinho na porta da varanda – do quarto e que tem tudo a ver com a azul do oceano que acabei de descrever para vocês.

Hilton Los Cabos

Foi esta vista que me recebeu. Dava para não correr para a varanda?

Hilton Los Cabos

Hilton Los Cabos

Espelho azul com detalhes pintados à mão: achei uma graça

O quarto é bem espaço e além da cama conta uma poltrona dupla de formas arredondadas e dois lugares, uma mesinha com duas cadeiras e uma cômoda que acomoda o televisor de tela plana e um frigobar recheado de coisas gostosas (e sem aquela chatice de sensor que não te deixa colocar suas coisas para dentro. Para nós que viajamos com crianças, ter um espacinho no frigobar faz toda a diferença para guardar lanchinhos. Pontos para o Hilton Los Cabos!)

 

E para quem está se perguntando sobre a cama dos meninos, pedimos 2 berços extra e acomodamos entre a cama e a porta da varanda e com folga! (Estamos aproveitando que o Tom ainda cabe no berço, logo logo teremos que pedir quartos de 2 camas queen)

Um banheira com vista para o mar!

O banheiro espaçoso tem uma banheira de tamanho grande (tomei banho com os meninos numa boa, e sem passar frio) separada do quarto por um enorme janelão, a graça é abrir a janela e tomar banho olhando para o mar. Um privilégio, não?

Hilton Los Cabos

Banheira com janela: quem é que não gosta de tomar banho olhando para o mar?

Para quem prefere banho de chuveiro, há um chuveiro separado com um detalhe bem legal: um pequeno varal retrátil para pendurar bikini, uma ótima pedida para quem gosta de passar uma aguinha nas roupas de banho e deixar secando no próprio banheiro e sem dividir espaço com a toalha.

A pia de cerâmica colorida sob um bloco de mármore tem espaço suficiente para acomodar todos os nossos apetrechos, recheada de amenidades de ótima qualidade e repostas sem miséria. Testei e aprovei todas elas.

Hilton Los Cabos

Chuveiro separado e pia

Complexo de lazer: um dos pontos altos do Hilton Los Cabos

A estrutura de Lazer do Hilton Los Cabos é um dos pontos altos do hotel e é impecável. Duas piscinas – sendo que a piscina principal tem uma área mais rasa para os pequenos, duas hot tubs, quadras poliesportivas, quadras de tênis, uma academia completíssima, estrutura de SPA com um super menu de tratamentos e massagens e área de lazer infantil com Kids club e parquinho.

Aí vai uma descrição das nossas áreas preferidas:

A Piscina principal

Depois de visitar o quarto e acomodar nossas coisas fomos conhecer a área de lazer do hotel e curtir nosso primeiro final de tarde de Los Cabos no bar da piscina. Uma escadaria parruda e decorada com grafites lindos floridos dignos de fotografia de Look do dia conecta a área dos quartos com a área de lazer do hotel passando pelos principais restaurantes da casa, o El Mesón um Mexicano descontraído e o Vela, um italiano mais arrumadinho.

Hilton Los Cabos

Escadaria rumo à parte social

Conforme vamos descendo os degraus a piscina vai se aproximando e tomando forma, bordas infinitas que brincam com o azul do mar, e quatro braços arredondados – um em cada extremidade – rodeado por espreguiçadeiras e algumas cabanas mais exclusivas disponíveis para locação (nos meus 6 dias no hotel não vi nenhuma cabana sendo usada, as espreguiçadeiras e o serviço de piscina são tão bons que elas acabaram sobrando).

Hilton Los Cabos

Uma das entradas da piscina

Hilton Los Cabos

Gu e Tom curtido a piscina

Hilton Los Cabos

Visual de uma das cabanas

A piscina de bordas infinitas é um dos cantinhos mais badalados do hotel, basta chegar perto das espreguiçadeira para um dos atendentes vir se apresentar e forrar sua espreguiçadeira com toalhas de piscina felpudas (elas são ótimas, grandes e macias) e te oferecer o menu do bar. E a piscina é deliciosa, temperatura perfeita, profundidade bacana e um visual lindo das bordas infinitas misturadas com as cores do mar.

Hilton Los Cabos

O bar da piscina

Em um dos braços da piscina, de frente para o mar, é claro, está o bar da piscina, com uma parte seca e outra molhada com aqueles banquinhos delícia dentro da piscina e outra parte seca com um bar e muitas mesinhas. O bar funciona até as 17:00 (quase nos demos mal neste dia pois chegamos às 16:30) e serve pizzas, comidinhas mexicanas leves e sanduíches. Os meninos – encantados pela presença do forno de pizza gigantão – decidiram inaugurar a temporada mexicana com uma redonda, eu que sou mais esperta – e gosto bem mais de comida Mexicana que eles – pedi um par de tacos. Não preciso nem dizer que arrasei, preciso? A Pizza é ok, um pouco fraca para os padrões brasileiros, mas os tacos estavam ótimos!

Hilton Los Cabos

Madero o bar da piscina

Hilton Los Cabos

Tacos! Coloridos e deliciosos

E antes que eu me esqueça, todos – absolutamente todos – os drinks que provamos no bar da piscina são divinos. Meu preferido leva duas versões diferentes de rum misturado com banana e desce redondinho, mas o Mojito de Piña (abacaxi) também merece menção honrosa.

Tequila Cove Beach – A praia do Hilton Los Cabos

Terminamos o almoço pouco antes do pôr do sol – é essa a parte chata de viajar no inverno, ainda que a temperatura em Los Cabos seja maravilhosa, escurece cedo – e descemos para conhecer a Tequila Cove Beach. O Hilton tem uma entrada privativa para a praia e uma estrutura de Beach Club completinha com direito a bar, espreguiçadeiras e um super atendimento.

Hilton Los Cabos

Descida para a praia e estrutura do Beach Club no fundo

A praia é naturalmente dividida em duas parte, uma reta com águas mais bravas e uma baía arredondada naturalmente protegida por rochedos. A areia é de pedrinhas grossas e não é super gostosa de pisar, mas a cor do mar é maravilhosa e apesar de estarmos no pacífico – que tem águas bem mais frias que nosso querido atlântico – achei a temperatura da água compatível a do litoral paulista: fria para entrar mas gostosa para aproveitar. O mar estava bravo e em todos os dias da nossa visita – pegamos dias de vento extremamente fortes, tanto que muitos dos passeios de barco pela região foram cancelados – e a praia estava sinalizada com bandeirolas vermelhas de perigoso, mas ainda assim dava para cair na parte mais protegida da praia sem grandes perigos, mas o mar não estava amigável para crianças pequenas.

Hilton Los Cabos

Tom pulando as primeiras ondas da viagem

Foi ouvindo o barulho de ir e vir do mar e a risada das crianças brincando na areia que curtimos o nosso primeiro pôr do sol em Los Cabos, com direito a uma lua cheia espetacular.

Hilton Los Cabos

Cores do pôr do sol e a Lua cheia na nossa primeira noite em Los Cabos

E antes que você me pergunte, é claro que entramos no mar no dia seguinte! Entramos, curtimos e só não passamos horas na praia porque o Caio – que detesta água fria – protestava em alto e bom som cada vez que um adulto mal intencionado ousava botar o pezinho dele na água. Em compensação, era só chegar perto da piscina para ele começar a mexer as mãos de alegria, e chorar de tristeza sempre que era hora de sair. O Tom até que gostou da praia, mais da areia e dos castelos do que da água fria, mas nos dias que visitamos outras praias da região – e que tem peixes grandes no raso e pedras cheias de siris – ele pareceu não se importar tanto com a temperatura e curtir bastante o contato com a vida animal.

Hilton Los Cabos

Meninos indo aproveitar a praia – nesta foto dá para ver bem a baía com águas mais calmas

Hilton Los Cabos

E sente só as cores do mar que lindeza!

A segunda piscina

A piscina principal do Hilton é um arraso e o grande cartão postal do hotel, mas quer saber? A segunda piscina que fica “escondida” na parte de trás do hotel também é um espetáculo, e do jeito que nós gostamos: vazia, vazia.

Hilton Los Cabos

Bonita não? No final da tarde com este reflexo das palmeiras ficava ainda mais especial

Hilton Los Cabos

Enquanto a maior parte das pessoas prefere ficar no burburinho da piscina central, nós amamos a segunda piscina – que também é gigante de formas curvas e com direito a um bar molhado. Nesta visita haviam algumas bóias infantis disponibilizadas pelo hotel que fizeram o maior sucesso com o Tom: ele não sabia se queria ficar no avião ou no carro e ficava pedindo para trocar de bóia em bóia, uma graça.

Hilton Los Cabos

E sente só que lindeza a iluminação noturna da piscina

Parquinho e kids club do Hilton Los Cabos

Outro detalhe legal desta piscina é a localização: do ladinho do Kids Club, e do parquinho do hotel. Quem tem crianças a partir de 4 anos pode deixar as crianças brincando no clubinho (que conta com monitores e está incluso na diária) e curtir a estrutura do clube, ou fazer o típico revezamento de país: enquanto um curte a piscina outro entretém as crianças no parquinho.

Hilton Los Cabos

Também adoramos o entorno desta piscina com um gramado gostoso para as crianças correrem, balanços lindos decorando o bar – o menu dos dois bares da piscina é o mesmo – e redes deliciosas amarradas nas palmeiras. Meu tipo de lugar!

Hilton Los Cabos

E olha só o pratinho que graça

Os restaurantes do Hilton Los Cabos

Uma das grandes mudanças na nossa vida de viajantes após a chegada dos pequenos é que acabamos comendo muitas vezes no hotel, principalmente na janta, quando os pequenos já estão cansados. Nós jantamos cedo, por volta das 18:30 -19:00 e as crianças nos acompanham no restaurante.

Durante nossa estadia no Hilton Los Cabos provamos todos os restaurantes da casa, aí vão nossas experiências.

El Mesón – o restaurante mexicano

Mesón é o restaurante mais casual do Hilton, onde é servido o café da manhã e jantar. O Mesón tem uma decoração linda com motivos azulados e um pátio rodeado por um espelho d’água e vistas para a piscina. Foi neste pátio gostoso que tomamos todos os cafés da manhã da viagem – e que café da manhã!

Hilton Los Cabos

Visual do El Mesón: Área externa caprichada com vistas para a piscina

O café da manhã do El Mesón

O café da manhã do Hilton Los Cabos (cobrado à parte e custa a partir de  USD $26 dólares por pessoa) é servido em um buffet caprichado com pães variados produzidos no próprio hotel (os pães são divinos, amamos tantos os doces quantos os salgados), estação para burritos, quesadillas e omeletes, frutas tropicais (tem melancia, mamão, melão, abacaxi e etc) servidas em copinhos, sucos de frutas variados (pena que os caras põe açúcar, o que nem precisa por que as frutas mexicanas são hiper doces), frios, e uma mesa de comidas quentes que muda todos os dias.

Hilton Los Cabos

Ambiente do Restaurante

Hilton Los Cabos

Pães: meu pedaço preferido!

Hilton Los Cabos

Mesa de frutas

Meu café da manhã diário era um copo de suco de abacaxi ou mamão, muitos pãezinhos gostosos, e um ovo ou quesadilla. Além da comida deliciosa o atendimento é ótimo, os garçons em pouco tempo aprenderam e nos chamavam pelo nome, brincavam com as crianças e já nos ofereciam o suco de mamão de todo dia. Espetacular!

O jantar do Mesón

Em uma das noites jantamos no Mesón, e estava rolando o Taco Tuesday (terça-feira do Taco), uma desculpa perfeita para eu comer tacos pela terceira ou quarta vez da viagem. Os tacos são feito na hora e você pode escolher quantos quiser e pedir até 4 por vez. Sorry, mas não vou contar quantos comi, tudo o que conto é que não consigo escolher o meu preferido, tanto o de carne de cordeiro quanto o de frango estavam deliciosos. E antes que eu e esqueça, prove a guacamole dos caras, super macia, pouco apimentada e ultra cremosa. Perfeitinha.

Para as crianças pedimos uma sopa típica mexicana – que é bem parecida com a nossa canja – e é um verdadeiro sucesso com as crianças. Ele vem com legumes cozidos, pedacinhos de abacate e arroz. Pedimos o prato dividido e alimentou bem nossos dois jacarés.

Nosso jantar regado a bebidas custou cerca de USD $80.

Vela – o restaurante Italiano

Vela é o restaurante mais badalado do Hilton, e na alta temporada precisa ser reservado. O Vela fica no mesmo nível da piscina e as mesas mais bacanas ficam bem de frente para a piscina que ganha uma iluminação toda especial a noite e fica ainda mais bonita. O Vela serve comida Italiana e tem um menu que seria perfeito se incluísse os drinks que são servidos nos outros bares e restaurantes do hotel ( o garçom foi incrível e se prontificou a trazer um mojito de abacaxi de um dos bares para mim, mas faltou a opção de alguns drinks assinados mais exclusivos em adição a carta de vinhos.

Hilton Los Cabos

Ambiente do Vela

Hilton Los Cabos

A Iluminação da piscina deixa o ambiente do Vela ainda mais especial

Vamos falar de comida? Pedimos um macarrãozinho básico com molho de tomate para os pequenos que cumpriu a sua função, e para nós pedimos um pappardelle com ragu de cordeiro – divino – e uma carbonara que estava gostosa (eu Mari não sou tão fã deste negocio de carbonara, o Gu que ama falou que estava gostoso mas que meu pappardelle estava bem melhor, concordei e ofereci mais uma garfada para ele pensando que não escolheria uma carbonara de jeito algum).

Hilton Los Cabos

pappardelle com ragu de cordeiro

Nosso jantar custou cerca de USD $80.

Azul o bar do Lobby

Outra alternativa bem despojada para comer no Hilton é o bar Azul, o ambiente descontraído fez que jantássemos lá duas vezes e almoçássemos uma vez (na real o almoço não é bem uma opção, além do bar da piscina – que achamos mais fraco que os outros restaurantes do Hilton – o Azul é o único lugar aberto para almoçar).

O lugar é lindo com pé direito bem alto, um arranjo central com bonecas mexicanas coloridinhas de palha de muito bom gosto e uma varanda caprichada que traz muita luz ao ambiente. O menu é bem enxuto: quesadillas (são maravilhosas e dizem sucesso com as crianças e adultos), uma seleção de entradinhas e alguns sanduíches. O serviço é ótimo mas a comida que é trazida dos restaurantes lá de baixo – demora um pouquinho para chegar.

De qualquer forma adoramos a atenção com as crianças (os garçons nos trouxeram rodelas de pepino e laranja do bar para entreter os pequenos enquanto a comida de verdade não vinha) e – again – os drinks. Um melhor que o outro. O nosso preferido era uma combinação perfeitinha de maracujá com vodka. Bom, viu?!  Ah, e não sou fã de tequila ou Mezcal, mas o Gu curtiu muitos os drink de mezcal dos caras.

Nossa experiência no Hilton Los Cabos

Passamos 6 noites em Los Cabos e minha ideia inicial era dividir a estadia em 2 hotéis diferentes, sim, como sempre viajo a trabalho, gosto de testar pelo menos dois hotéis para dar pelo menos duas visões diferentes para vocês. Mas desta vez estávamos tão cansados do nosso final de ano intenso e a viagem foi planejada tão de último minuto – resolvemos viajar dez dias antes – que resolvemos ficar em um só lugar. E que ótima pedida!

Hilton Los Cabos

Família Ideias na mala no Hilton Los Cabos

Achamos o custo x benefício do Hilton sensacional e ficamos encantados com a estrutura de lazer e com o atendimento personalizado dos garçons e atendentes. O Hilton tem um negócio bem legal que é o Concierge da piscina, um senhor que trabalha no hotel há 15 anos e tem o apelido de George of The Jungle (George das Selvas), que além de te ajudar com reservas de restaurantes e passeios por Los Cabos, serve uma rodada de picolés de frutas – todos os dias às 15:00 – para adultos e crianças. Tom ficou enlouquecido pelo George, que é um fofo, e mais ainda pela chance de tomar (ou se melecar) com dois picolés de uma vez.

Hilton Los Cabos

Tom curtindo seus dois picolés – Obrigada George!

E não dá para falar da nossa experiência sem falar da piscina deliciosa. Aproveitamos a piscina todos os dias, e mesmo nos dias em que fizemos passeios para mais longe (fomos até La Paz), curtimos pelo menos o final da tarde na Hot Tub e as cores lindas do pôr do sol. Levamos uma piscininha inflável para que os pequenos pudessem brincar na beira da piscina, e foi uma ótima pedida porque acabou nos servindo de barco duplo para carregar os dois meninos de uma só vez, bem legal ( e a melhor parte é que o pessoal do hotel se encarregou de inflar a bóia para nós – e nos poupou de um trabalhão).

Hilton Los Cabos

Meninos curtindo a piscina/barco

Também aproveitamos para treinar mergulhos com o Tom que em julho completa 3 anos e vai finalmente poder começar as aulas de natação – aqui na Califórnia, antes dos 3 anos a mãe precisa estar junto na piscina e com dois filhos não é uma possibilidade – esperamos que nosso peixinho aprenda a nadar logo!

Outro ponto alto do hotel é a vista para o mar. Como estávamos na época de reprodução das baleias – algo que vale muito a pena acompanhar de barco mas que é bem cansativo para crianças tão pequenas – fomos premiados com a visão de baleias pulando no mar enquanto nadamos na piscina.

Não é a primeira e nem a segunda vez que vemos baleias, e é impossível não se emocionar com a imensidão daquele mamífero pulando ou simplesmente jorrando um jato generoso de água. Um verdadeiro espetáculo que vimos da natureza enquanto brincávamos de barquinho com os meninos.

Hilton Los Cabos

Olha só o mar visto da piscina

Deixamos o Hilton felizes com a experiência e encantados com nossos 6 dias em Los Cabos. Já podemos voltar?

Mas não vale a pena pegar um All Inclusive?

Depende. Se você é do tipo que curte passar a semana toda sem sair do hotel, e Los Cabos tem hotéis com estrutura tão legal que dá fácil para passar a semana toda, pode ser que valha a pena sim. Mas em termos financeiros só vale se você for do tipo que gosta de beber bastante ou estiver disposto a optar por um hotel mais em conta. Com a diária do Hilton – nós pegamos uma promoção legal no Booking.com – e tudo o que consumimos nos restaurantes e bares não chegamos ao valor da diária do Grand Fiesta Mexicana (muito bem recomendado por um casal de amigos), mas se tivéssemos enchido a cara, teria sido elas x elas (ou até um pouco mais caro). Caso optássemos por um All inclusive mais barato como o Paradisus (vizinho de Praia do Hilton, a fachada é ultra brega mas o hotel é bem avaliado), o Hyatt Ziva (muito elogiado por uma leitora que amou o hotel, mas reclamou um pouquinho da praia; a localização é ótima) ou Marquis Los Cabos (que tem avaliações excelentes e é Adults only) aí sim teria saído bem mais barato.

Para mim Mari que gosto MUITO de sair e bater perna, o All Inclusive só vale a pena por um par de dias, mais do que isso eu começo a ficar desesperada para sair do hotel e comer nos restaurante locais – o que para mim faz parte da experiência da viagem – e acabo perdendo parte importante do All Inclusive que é curtir as amenidades do hotel.

O que o Hilton Los Cabos tem de legal:

  • Um complexo de piscinas espetacular: duas piscinas gigantes com bares molhados, duas hot tubes e uma área caprichada com espreguiçadeiras.
  • Praia deliciosa: Acesso privativo com mordomias de um beach club para uma praia linda e boa de banho;
  • Quarto hiper confortável: cama deliciosa, banheira ampla e uma varanda com vistas lindas para a piscina. Adoramos o nosso quarto;
  • Serviço espetacular: Do check-in à equipe de limpeza, da concierge aos garçons amamos o carinho e a receptividade de toda a equipe;
  • Drinks espetaculares em todos os bares e restaurantes.
  • Café da manhã delicioso: amamos a seleção de pães, as frutas docinhas e o atendimento personalizado
  • Pool Concierge: O divertido “George of The Jungle”, um senhor que trabalha no hotel há 15 anos e sabe tudo da região nos encantou com seu sorriso e atendimento. Adoramos o carrinho com picolés de frutas grátis que eram servidos todos os dias às 15:00

O que poderia ser melhor:

  • O único restaurante aberto para o almoço é o bar da piscina, para quem fica 6 dias no hotel, faltam opções

Informações úteis

Hilton Los Cabos (Site Oficial) | Reserve aqui

Endereço: Carr. Transpeninsular Km 19.5, Tourist Corridor, 23400 San José del Cabo, B.C.S., México

E aí, o que achou do Hilton Los Cabos?

Alguém aí já se hospedou por lá e quer contar pra nós o que achou?

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *