Tóquio: City tour com passeio de barco pelo rio Sumida
Tem pouco tempo para conhecer Tóquio? Veja essa opção de City Tour em Tóquio + Passeio de barco pelo Rio Sumida, um passeio 4 horas por alguns dos principais pontos turísticos de Tóquio como os Jardins do Palácio Imperial e o templo budista Asakusa.
Texto e imagens: Andressa Grams
A Andressa acabou de mudar para Tóquio com o marido Juliano e está aproveitando a oportunidade para desbravar a cidade e fazer vários passeios bacanas. Nos próximos meses a Andy dividirá com a gente um pedacinho da sua vida no Japão, dicas de lugares passeios e comidas em Tóquio, sempre com aquele olhar bacana de “quem veio para ficar” mas não cansa de brincar de turista. Com vocês o primeiro post da Andy!
Um dos presentes que ganhamos de casamento o passeio: Tokyo Highlights Afternoon Tour and Sumida River Cruise (um city tour pelos principais pontos turísticos de Tóquio com direito a passeio de barco pelo Rio Sumida). Nossos amigos compraram os tickets do tour do Brasil através do site Viator.
O passeio dura uma tarde e percorre alguns dos principais pontos turísticos de Tóquio, de ônibus. O tour termina com um passeio de barco pelo rio Sumida. A empresa que organiza o tour aqui em Tóquio, a Hato Bus, disponibiliza shuttle de alguns hotéis até a Hamamatsu Bus Station, ponto de encontro e de saída para o passeio.
Seja pontual: o tour começou exatamente na hora marcada.
Como moramos aqui, fomos direto ao local. O tour começou pontualmente as 1:40 pm como indicado nas instruções e com uma guia: Yoko – uma japonesa muito simpática, que conduziu todo o passeio em inglês.
Ao descer o lance de escadas para chegar no Hamamatsu Bus Station o escritório da agência fica praticamente na frente da descida. É só apresentar o voucher do Viator e o atendente te dará adesivos para colar na roupa como identificação do tour.
Dica: em Tóquio, embora seja tudo muito bem sinalizado e com placas em inglês em quase todos os locais, você vai se perder várias vezes. Para qualquer atividade com hora marcada, planeje-se para chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para que você tenha tempo de desvendar o local e achar a saída/entrada apropriada.
E começa o City Tour em Tóquio: World Trade Center
A Hamamatsu Bus Station fica no subsolo do World Trade Center, e é ali mesmo que o passeio começou, 40 andares acima (ou 152 metros), no Observation Deck com direito a uma vista 360º Tóquio.
Lá do alto é possível enxergar vários dos principais pontos da cidade, como: a Tokyo Tower, Tokyo Skytree e a baía de Tóquio. Em dias com melhor visibilidade, também é possível enxergar o Monte Fuji.
A entrada do observatório do WTC custa 620 yens. Mas todas as entradas necessárias durante o tour estão inclusas no valor do passeio.
Primeira parada: Imperial Palace
Saindo do observatório, voltamos ao térreo do World Trade Center (onde fica a Hamamatsu Bus Station) e pegamos o ônibus que nos levou ao Imperial Palace , o Palácio Imperial de Tóquio e residência do Imperador e Imperatriz do Japão: Akihito e Michio Shōda.
Fizemos uma parada curta de uns 20 minutos apenas para fotos do lado de fora. Pra quem tiver tempo, recomendo, em um outro momento, fazer o passeio a pé dentro dos jardins do Imperial Palace – a entrada é gratuita. [Veja horários de abertura dos jardins e outros detalhes da visita nesse site.]
Durante o passeio, a Yoko (nossa guia) nos contou que no dia anterior, o Imperador (de 83 anos) tinha feito o exame para renovar sua carteira de motorista, e passou. Ele não costuma dirigir pela cidade, e sim apenas dentro do Imperial Palace para ir de casa até as quadras de tênis.
Passeio de ônibus: Ginza District
Depois do Palácio Imperial, o ônibus dá uma volto pelo Distrito de Ginza (aqui não há descidas e nem paradas para fotos). Ginza é o mais famoso centro comercial de luxo da cidade, com inúmeras lojas de departamento, butiques, galerias de arte, restaurantes, boates e cafés.
Como essa etapa é sem descer fiquei sem fotos boas. O entardecer e o reflexo das luzes de dentro do ônibus atrapalharam os registros.
Segunda parada: Templo Asakusa Kannon e rua comercial Nakamise
A próxima parada foi o templo em Sensoji (também conhecido como Templo de Asakusa Kannon), o mais antigo e um dos mais famosos templos budistas de Tóquio. O templo foi construído em 645 AD.
História do templo
A lenda diz que no ano de 628, dois irmãos pescaram uma estátua de Kannon, a deusa da misericórdia, do rio Sumida, e retornando a estátua ao rio, ela sempre aparecia para eles novamente. Consequentemente, Sensoji foi construído nas proximidades para a deusa da Kannon.
Nossa parada
Aqui, fizemos uma parada de 50 minutos. Para chegar ao templo, é preciso passar pela rua comercial Nakamise, um caminho de pedestres cheio de lojinhas de produtores locais. Comidinhas, souveniers, kimonos, aqui é possível encontrar de tudo. E porque essa área é bem lotada e com muitas coisas pra ver, a nossa guia nos deixou livre para passear a vontade (com ponto de encontro na saída do Tokyo Cruise) ou a opção de seguí-la e ouvir histórias e curiosidades do templo.
E pra fechar: passeio de barco pelo rio Sumida
A última etapa do tour é um passeio de barco pelo rio Sumida durante o pôr do sol. O caminho passa por 12 pontes revelando uma perspectiva diferente da cidade. A explicação histórica de cada ponto do percurso é narrada em inglês dentro do barco.
O barco é todo coberto – o que infelizmente atrapalha um pouco as fotos, mas não deixa de ser menos bonito. No andar de entrada do barco é possível sentar em fileiras – tente chegar um pouco mais cedo do que o horário de partida para garantir um bom lugar. No subsolo do barco há mesas para quatro pessoas e é possível comprar bebidas incluindo cervejas.
O passeio se encerra no Hinode Pier e de lá o ônibus retorna para o ponto inicial e faz uma parada na Tóquio Station, também para quem preferir ir embora de lá.
Duração do City Tour em Tóquio & Preço
O passeio completo durou cerca de 4 horas. O passeio custo $43,50 por pessoa (dólares americanos)
E vale a pena?
Gostamos da experiência e achamos o passeio ótimo para quem quer ver alguns dos principais pontos de Tóquio em apenas uma tarde.
Sobre a Andy:
A Andressa é formada em relações públicas, mas sempre trabalhou na área de marketing. É casada com o Juliano que também é marketeiro (rs). Juntos eles adoram viajar, encontrar um restaurante novo pra experimentar e assitir Netflix. Desde o final de 2015 estão em um relacionamento sério com o Google Mapas e Google Tradutor enquanto escolhem o que pedir no restaurante em Tóquio ou qual linha do metrô devem pegar.
Bom dia.
Excelente relato.
Vocês têm o contato da guia Yoko?
Oi Silvio,
Infelizmente não.
A nossa guia era uma figuraça. Ela nos contou inclusive a marca de sakê preferido dela e deus todas as dicas de descontos nas lojas japonesas. Grande Yoko!
Que máximo!!
O Post de vcs me deixou morrendo de saudades do Jp!
Aproveitem MUITO essa aventura!
Beijos