Udemy: espalhando a educação do Vale do Silício para o mundo
Um dos efeitos colaterais da vida no Vale do Silício é querer estar por dentro de tudo. Por dentro do que rola nas empresas mais bacanas, por dentro das novas ideias de negócios, por dentro das tecnologias mais modernas. E pra matar um pouquinho dessa curiosidade sem fim é muito comum que quem mora aqui no Vale marque pequenas reuniões com desconhecidos.
Geralmente funciona assim: Eu Mari quero saber mais sobre a empresa X, acho o amigo de um amigo que trabalhe por lá (o LinkedIn te ajuda a fazer essas conexões), peço pro meu amigo me apresentar e marco uma “informational interview” que nada mais é do que um bate-papo rápido (na maioria das vezes por telefone, mas nada te impede de tentar marcar um café de verdade). E se o bate-papo for bacana, você e a pessoa mantém contato e vão trocando ideias.
Como minha história na Udemy começou
E foi num desses bate-papos que conheci a Udemy Quer dizer, eu já tinha ouvido falar da Udemy, mas entre escutar e conhecer de verdade. São outros 500, certo? Deixa eu contar pra vocês.
Certo dia recebi o email de um tal de Sérgio (hoje meu chefe) que havia lido uma matéria no Uol sobre como economizar dinheiro em viagens. O Sérgio ficou curioso pra saber mais sobre a minha vida de blogueira de viagens e marcou um bate-papo comigo no Udemy em San Francisco. E foi assim que começamos a falar um pouco de marketing, startups (eu tinha a acabado de sair do Evernote) e educação no Brasil, um assunto que eu sou apaixonada. O bate papo foi tão legal que mantivemos contato e pouco mais de 2 anos depois o Sérgio me chamou para trabalhar com ele. E eu aceitei.
o que é a Udemy?
A Udemy é um market place de educação online, um espaço dedicado a ensinar e aprender. Os instrutores da Udemy são pessoas comuns, como eu e você, que curtem um assunto específico (eu Mari, por exemplo sou apaixonada por viagens e minhas especialidades profissionais são estratégia de conteúdo e marketing digital) e tem vontade de ensinar (lembra das minhas paixões/ especialidades?) A ideia é que pessoas como nós transformem suas paixões em cursos – que motivem outras pessoas a aprender – e ganhem dinheiro com isso. Legal né?!
E foi juntando pessoas interessantes (os instrutores ) e motivadas a transformar o mundo por meio da educação que a Udemy criou o maior portfólio de cursos online do mundo. Hoje são mais de 15 milhões de alunos aprendendo online assuntos variados; Tem aula de canto, cursos de desenvolvimento de games, fotografia e até curso de fala em público. Já são mais de 1000 cursos em português e esse número não para de crescer.
Democratizando a educação
E quer saber o mais legal? Os cursos da Udemy são super acessíveis, e volta e meia tem uma promoção grandona que torna os preços ainda mais baixos. Imagine só pagar $35 ou $45 reais por um curso de 10 horas de fotografia ou desenvolvimento Android. E tô falando de curso bom! O legal é que todos os cursos vem com 30 dias de garantia, você pode comprar, assistir e se não curtir solicitar o reembolso integral.
E não é mensalidade não! Ao comprar o curso um única vez você acessa o conteúdo para sempre, e de onde estiver. Os cursos podem ser acessados pelo computador, tablet e celular (e dá até para baixar o conteúdo e assistir offline. [Não preciso nem dizer que virei fã, preciso?]
Alguns cursos bacanas
Você deve estar se perguntando: “E o que é eu que posso aprender na Udemy?” Eu espero em breve poder responder “tudo”, mas o portfólio Brazuca ainda é bem focado em tecnologia (afinal viemos do Vale do Silício e nada mais certeiro do que importar o que o vale faz de melhor né?). E quer saber? De tecnologia a Udemy entende! Tem muito curso bom! Alguns dos meus preferidos:
- Como criar sites em WordPress: Pra quem quer fazer sites lindos sem precisar programar
- Curso de Desenvolvimento Web – Crie 6 projetos: Esse aqui é bacana para quem quer aprender a programar, é bem prático e direto ao ponto. Um dos campeões de vendas no Brasil.
- Desenvolvimento de Jogos com Unity 5: Esse é um curso legal para quem quer entrar no mercado de Games. O curso combina Unity 5 com C#
Uma boa notícia aos viajantes de plantão
Deixando essa parte de tecnologia de lado, aos poucos vão surgindo cursos mais voltados para a área de humanas \o/ e de empreendedorismo (outro assunto que o Udemy tinha obrigação de importar né?). Alguns cursos bacanas nessas áreas.
- Vídeos Sem Mistérios Pra perder a vergonha e sair gravando! Dicas bem legais!
- ABC do Photoshop CC: Pra deixar suas fotos lindas. Eu AMO photoshop – e de verdade que não vivo sem!
- Curso para Freelancer por Seth Godin: Pra quem tem vontade de se transformar em nômade digital e viver pela estrada, esse curso é um bom começo! Esse curso é com o Guru do Marketing Seth Godin e tá tão bom que vai ganhar um post próprio.
[E pra quem tem um inglês bacana – ou quer melhorar o inglês aprendendo algo. As possibilidades são infinitas. Vale dar uma olhadinha no Portfólio. Se vocês curtirem, prometo que faço um post com as minhas recomendações em inglês.]
Meu trabalho na Udemy
Falei de cursos, falei da Udemy, mas não contei do meu trabalho. Estou trabalhando com marketing digital e fazendo um pouquinho de tudo: anúncios de Facebook e Adwords (viu algum anúncio da Udemy? Conte pra mim o que achou!), programa de afiliados (meu trabalho é achar sites bacanas para vender os cursos da Udemy. Conhece algum?), SEO (pra ajudar vocês a encontrarem os cursos) e bastante conteúdo.
Nas próximas semanas vou fazer um post mostrando um pouco do escritório, e os bastidores da vida no Vale do Silício. Ah, e antes que você me pergunte, o Udemy fica em San Francisco, isso dá uma horinha de casa de trem, e eu volta e meia compartilho umas coisitas no Stories durante o trajeto. (Já seguiu meu instagram né?)
E como fica o Ideias na mala?
Do mesmo jeito! Repleto de conteúdo de viagem, roteiros completos e tudo aquilo que você gosta. Pode ser que de vez em quando eu me empolgue e escreva um tiquinho sobre educação (já falei que gosto do tema, né :P) ou fale de algum curso bacana que tenha a ver com o nosso universo viajante, mas a essência continua a mesma ;)!
E aí, curtiu o post?
Quer saber mais sobre o Udemy ou a vida no Vale do Silício? Deixe seu comentário!!
O Ideias na mala é membro do programa de afiliados da Udemy e ao comprar um curso por aqui o blog recebe uma pequena comissão. Não, você não paga nada por isso. E SIM, nós só recomendamos cursos que realmente gostamos ;).
Veja também
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Parabéns!!! Belíssima iniciativa… São de projetos assim que estamos precisando.