A chegada em Hanoi, Vietnã
Texto e imagens: Karen Rozenbaum
A chegada em Hanoi, no Vietnã, foi quase um choque cultural. De uma cidadezinha tranquila em Laos passo a uma capital agitada. Tinha achado os 15 dólares do transfer do aeroporto para o hotel caros. No início. Até perceber que realmente estávamos longe. Aí, ficou barato – menos de 4 dólares por pessoa por um passeio de 30 minutos.
Passeio impagável. Primeiro, pela paisagem. Mulheres com aquele chapéu particular. Triangular, de palha. Para se protegerem do sol. Agaichadas nos arrozais. Lindos. Verdes, passeando pelo horizonte. Um mar de tranquilidade. Que durou apenas meros segundos, até começar a sentir um certo mal-estar. (Não, não. Não era dor-de-barriga – essa tive outro dia ao comer um suposto pancake de nutella numa barraquinha suja na rua – rootz!).
Béeee-bé-be-be- be-béeeeeeeeeeeeeeee
Um mundaréu de buzinas. Há motos por todos os lados. A van parada e, nós, cercadas por umas 20 motos. No mínimo.
Vários olhinhos puxados com máscaras de pano cobrindo suas bocas e narizes.
Proteção contra a fumaça. Contra o pó que levanta da terra. Talvez contra a poluição. Sim, aqui em Hanoi o ar é poluído. Em alguns momentos me senti na periferia. Como se fosse uma passagem por Guarulhos até chegar no centro de SP.
Bé-be. Bé-be. Bé-be
Pra cá e pra lá. Motos por todos os lados. Cuidado para não colocar a cabeça ou a mão para fora da janela do carro. A qualquer momento podem bater em você. Uma loucura! Aquela tranquilidade e paz nos arrozais….bem, durara. Segundos apenas. E um pouco mais na minha imaginação.
Este post faz parte do projeto
M U L T I R Ã O D E I D E I A S
saiba mais sobre o projeto e os autores no
https://ideiasnamala.wordpress.com/mutirao-de-ideias/
Outros Posts de Karen Rozenbaum:
– O Ócio em uma das capitais mais agitadas da ásia: https://ideiasnamala.wordpress.com/2012/05/04/bangkok-o-ocio-em-uma-das-capitais-mais-agitadas-da-asia/