Trondheim: história, atrações e gastronomia
Descubra Trondheim na Noruega, uma cidade universitária super vibrante fundada em 997 d.C por um rei Viking, com muitas atrações interessantes e o lar dos melhores ingredientes da alta gastronomia. Os melhores restaurantes do mundo importam frutos do mar dessa região, que em 2022 foi condecorada como Região Europeia de Gastronomia pelo International Institute of Gastronomy, Culture, Arts & Tourism (IGCAT) em Barcelona.
A Noruega sempre esteve no meu radar e eu queria muito conhecê-la, mas minhas ambições se limitavam a aurora boreal e as histórias dos Vikings. Quem nunca? Confesso que jamais pensei em incluir Trondheim no meu roteiro, mas a cidade acabou entrando na dança quando um casal de amigos queridos foi morar na região e me convocou para ajudá-los com a mudança, alguns meses depois estava sobrevoando uma Trondheim coberta de neve e pronta para embarcar numa aventura nórdica super diferente.
Confesso que cheguei a Trondheim sem muitas expectativas, especialmente após pesquisas frustradas e as poucas informações disponíveis na internet. Nos roteiros que li as pessoas passavam apenas um dia na cidade e mencionavam apenas um ou dois pontos turísticos. Eu teria que descobrir Trondheim com minhas próprias pernas em meio ao inverno nórdico mas estava pronta. Aliás, sempre estou pronta para viajar.
Comecei pelo ponto turístico que eu mais tinha ouvido falar: a ponte antiga Gamle Bybro e as casinhas de madeira colorida que margeiam o rio Nidelva. Fiquei apaixonada pela vista, pelo silêncio e pela paz que a beleza do lugar me transmitiu.
A Catedral de Nidaros é uma das igrejas mais bonitas que já entrei e a mais impactante. Fiquei deslumbrada. Após ficar uns dias na cidade, fazer alguns passeios pelo centro e conhecer os noruegueses (um povo educado, simpático e muito prestativo) fiquei encantada com a cidade de Trondheim, sua energia vibrante e o povo caloroso que encontrei.
Trondheim é uma cidade que merece entrar no seu roteiro pela Noruega, seja para uma visita mais curta, de um ou dois dias, ou para curtir uns dias na região que tem muito a oferecer.
Pronto para se encantar com Trondheim?
Um pouco da história de Trondheim
Trondheim foi fundada no ano de 997 d. C pelo rei Viking Olav Tryggvason, o primeiro rei cristão. Esculturas rupestres mostram que antes de sua chegada, já existia civilização no local, o povo Sami (considerados povos indígenas da Noruega, os habitantes originais) e eles foram expulsos para o norte, onde vivem até hoje.
Acredita-se que o rei escolheu essa região devido a curvatura do rio Nidelva, que conferia uma proteção natural contra ataques terrestres e os fiordes resguardavam a cidade do oceano, transformando o local em um excelente porto e, na Idade Média, o rio era profundo o suficiente para ser navegável pela maioria dos barcos.
O rei Olav Tryggvason deu o nome para a cidade de Kaupangen (que significa local de comércio), mas o nome não durou muito tempo e, em 1016, foi alterado para Nidaros (“Estuário do rio Nid”). Ela permaneceu com esse nome até o final da Idade Média. Nidaros foi a capital da Noruega até 1217, quando o país se fundiu à Dinamarca e, posteriormente, à Suécia (Reinos Unidos da Suécia-Noruega).
Em algum momento, no final da Idade Média, a cidade começou a ser conhecida como Trondhjem (como era uma cidade provincial nos Reinos Unidos da Dinamarca-Noruega, o nome da cidade era escrito dessa forma). A origem do nome está na localização da cidade, que fica na foz do rio Nid e é protegida do oceano pelo fiorde de Trondheims.
Após a independência da Noruega (1905), seguindo o exemplo de Oslo que também mudou de nome (antes era Kristiania), Trondhjem voltou a se chamar oficialmente Nidaros (1930) como forma de reafirmar a ligação da cidade com o seu passado glorioso.
A mudança gerou uma indignação pública, já que a população havia respondido a um referendo e a maioria não queria a mudança do nome. Em março de 1931, a cidade voltou a se chamar Trondheim, com apenas uma mudança na grafia.
O que fazer em Trondheim
Trondheim é a terceira maior cidade da Noruega, ficando atrás apenas de Oslo e Bergen. Um local com uma rica história cultural e embelezado com as charmosas casinhas coloridas de madeira próximas ao rio Nidelva. A cidade também é um importante centro comercial e industrial; e é um hub de transporte terrestre e marítimo da Noruega, conectando o sul, mais densamente povoado, com as regiões do extremo norte.
Sede de uma das universidades mais importantes da Noruega e um dos principais centros de investigação científica e tecnológica do país, Trondheim é uma cidade universitária, o que significa a presença de muitos jovens e a garantia de uma atmosfera vibrante.
A cidade é moderna, com calçadas amplas, excelente transporte público e muitos parques para atividades ao ar livre. Fui a Trondheim em março, final do inverno, e estava ansiosa para entender a dinâmica de uma cidade onde neva muito. Fiquei surpresa ao ver que muitas pessoas seguem fazendo atividades ao ar livre (além de esquiar), como hiking nos parques ou levar as crianças para escorregar na neve.
Trondheim é também um destino gastronômico, com ótimos restaurantes, incluindo três premiados pelo Guia Michelin e uma referência em gastronomia nórdica.
Saí de Trondheim encantada e totalmente apaixonada pela cidade e pelos noruegueses. Um povo muito educado e prestativo, sempre dispostos a ajudar. Para te ajudar a planejar sua estadia, montei uma lista com os principais pontos turísticos de Trondheim e sugeri alguns restaurantes e festivais para fazer uma imersão gastronômica na cidade.
Nesse post você vai encontrar:
- Como chegar em Trondheim
- O que fazer em Trondheim
- Catedral de Nidaros
- Gamle Bybro (The Old Town Bridge)
- Bakklandet
- Kristiansten Fortress
- Torvet (praça principal de Trondheim)
- Rockheim
- Hiking na neve em Burmaklippen
- Ringve Music Museum
- Stiftsgarden
- Tyholttårnet
- Centro de Ciências de Trondheim (Trondheim Science Center)
- Ver os murais de arte urbana
- Comer bem | Dicas de restaurantes
Como chegar em Trondheim
Trondheim é a capital do Condado de Trøndelag, na região central da Noruega, a 491,2Km de Oslo. Ela está localizada na foz do rio Nidelva, na costa sul do Fiorde de Trondheim.
Trondheim está bem conectada com Oslo e outras cidades da Noruega, e pode ser acessada de avião, carro ou de transporte público. Veja abaixo cada uma das opções.
Principais distâncias:
- Oslo: 491,2Km
- Bergen: 626,7Km
- Estocolmo: 774,8Km
A) Avião
O meu voo saiu do aeroporto de Oslo e foram 50 minutos de viagem até o aeroporto de Trondheim. Ele foi operado pela Scandinavian Airlines, mas outras empresas que também fazem o trajeto.
O aeroporto situa-se na cidade de Stjørdal, 35 km a leste da cidade de Trondheim e recebe voos de outros aeroportos da Noruega e de diversos países da Europa, como Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Suécia e Grécia.
Saindo do aeroporto para o centro da cidade
- Ônibus: a forma mais fácil de sair do aeroporto para o centro da cidade de Trondheim é andar até o ponto de ônibus Trondheim lufthavn e pegar o ônibus FB73 (Flybuss Trondheim) e após doze paradas (39 minutos), você irá descer no Prinsens gate, uma parada bem central. Os ônibus são super confortáveis.
- Trem: outra opção para sair do aeroporto é caminhar até a estação de trem Trondheim lufthavn stasjon e pegar o trem R70 (Melhus skysstasjon). Após oito paradas (40 minutos), você descerá na estação Trondheim S. No ponto de ônibus Trondheim S (plataforma 10), você pegará o ônibus 20 (Romolslia via St. Olavs hospital) e descerá na segunda parada Prinsens gate.
B) Carro
As estradas da Noruega são ótimas para dirigir e se você for no verão, vale a pena alugar um carro e desbravar o país e suas paisagens lindas.
Para alugar o carro, nossa dica é o comparador de preços da Rentcars, que é uma forma prática de comparar as principais locadoras do mercado e encontrar o melhor custo benefício para as datas da sua viagem. Com ele é possível parcelar o carro em 12 vezes sem juros.
Confira os preços da Rentcars e reserve seu carro
Se você for no inverno ou bem no início da primavera, como foi o meu caso, eu não recomendo o aluguel de carro, pois ainda está nevando no país (em Trondheim nevou quase todos os dias). A quantidade de neve que cai nas cidades, aliada a falta de experiência em dirigir nessas condições, pode causar alguns transtornos e acabar com os sonhos das férias.
C) Transporte público
A viagem de Oslo para Trondheim é feita de trem e tem duração de 7h25min.
Ela começa na Estação Central de Oslo, onde você deve pegar o trem F6 (Lillehammer) até a estação Lillehammer. Lá você vai descer e andar até a plataforma 5 para pegar o trem F6 (Trondheim S), e após três paradas (5h10min), você irá descer em Trondheim S.
O que fazer em Trondheim
Os pontos turísticos da cidade são muito próximos, sendo super fácil fazer tudo caminhando ou de bicicleta, a cidade é bike friendly e possui o único “teleférico de bicicletas” do mundo, o CycloCable.
Eu fiquei hospedada na casa de uma amiga, em uma área residencial, afastada do centro, então eu precisava pegar um ônibus até Torvet, a praça central. O trajeto levava uns 10 minutos. Os ônibus são bem confortáveis, super espaçosos e tem uma tela na qual aparecem os nomes das paradas conforme o ônibus se aproxima. Super fácil e intuitivo.
Tours que nós sugerimos
Para quem tem pouco tempo na cidade e gosta de fazer passeios guiados para aprender ao máximo sobre a cultura local. Escolhemos três passeios guiados para fazer na cidade e todos podem ser feitos em espanhol ou inglês.
- Trondheim— Panoramic Tour: você passará pelos pontos turísticos mais importantes, como a moderna área portuária e Solsiden (o lado ensolarado), as antigas casas coloridas do cais, a ponte vermelha e a Catedral de Nidaros. Poderá tirar fotos incríveis no mirante de Sverresli com uma vista maravilhosa de Trondheim. Transporte incluso.
- Trondheim —2h de caminhada pelo centro da cidade: nesse tour de 2h você passará pelos principais pontos turísticos da cidade, aprenderá muito sobre a cultura local e ficará fascinado com a beleza da terceira maior cidade da Noruega.
- Trondheim — a cidade encontra a natureza: descubra o centro da cidade de Trondheim e experimente a beleza da natureza da Noruega nesta excursão guiada de ônibus. Visite a Catedral de Nidaros, a Fortaleza Kristiansten e a arena de salto de esqui Granåsen. Poderá tirar fotos incríveis no mirante de Sverresli com uma vista maravilhosa de Trondheim.
1. Catedral de Nidaros
A Catedral de Nidaros é uma das igrejas mais importantes da Noruega e está entre as mais belas igrejas góticas da Europa. A catedral medieval, mais ao norte do mundo, é realmente impressionante, por fora e por dentro.
Ela foi construída sob o túmulo do rei Olaf II, que foi morto durante a Batalha de Stiklestad em 1030. A construção da Catedral de Nidaros começou no ano de 1070 e foi concluída em 1300; e os restos mortais do rei Olaf II foram colocados no altar-mor da catedral.
Após sofrer com a falta de manutenção e alguns incêndios no período da Idade Média, a catedral precisava de uma restauração. Em 1869, foi iniciada uma extensa restauração, e o santuário de prata, onde estavam os restos mortais do rei Olaf II, foi enviado para a Dinamarca para ser transformado em moedas de prata, e os restos mortais do rei foram enterrados num local secreto dentro da catedral. Até hoje ninguém sabe o local exato.
Ainda hoje artesãos trabalham em alguns projetos de restauração da Catedral de Nidaros, pois existe um mito que diz que quando a catedral estiver concluída, a cidade de Trondheim será atingida por um deslizamento de terra e a catedral afundará no fiorde.
Com o tempo, a Catedral de Nidaros se tornou um dos principais destinos de peregrinação no Norte da Europa. Durante Idade Média, peregrinos vinham de todos os cantos para visitar o túmulo do Santo Olaf. As coroações dos reis da Noruega também eram realizadas na catedral desde 1400 e só foram transferidas para Oslo após a independência da Noruega em 1905.
Destaques da visita
Além dos restos mortais do rei Olaf II, a Catedral de Nidaros guarda tesouros como um órgão barroco, datado de 1738 e seu octógono, que fica no local original do altar, e permanece intacto há mais de um milênio. A sua imponente fachada é um notável trabalho da arquitetura gótica e apresenta esculturas de santos e reis ladeando uma bela rosácea.
A catedral gótica fica em uma praça bem no coração da cidade e ao seu lado tem um café e uma loja de lembrancinhas. Eu cheguei na praça pelos fundos da Catedral e a sensação que tive era de estar vendo um castelo medieval.
O interior da Catedral de Nidaros é ainda mais impactante que o exterior, me senti transportada para a Idade Média. A pedra escura, os grandes arcos góticos, os tubos cinzas do grande órgão que margeia a rosácea e contrastam com a delicadeza dos vitrais, dão à catedral uma expressão misteriosa. Fiquei tentando imaginar os Vikings cristãos assistindo uma missa na igreja.
Infelizmente no inverno não se pode visitar a torre principal, pelo que eu entendi, a proibição é por conta do vento e da neve.
Vistas do alto da catedral
No verão a torre principal está aberta à visitação (maio à agosto) e para chegar no topo é preciso passar por corredores estreitos e escuros, além de subir 172 degraus de uma escada íngreme, mas a vista da cidade, do alto da torre, compensa todo o esforço.
A Catedral de Nidaros é uma das igrejas mais lindas que já entrei.
Planeje sua viagem
- Endereço: Kongsgårdsgata 2, 7013 Trondheim
- Horário: abertas todos os dias. Os horários variam de acordo com a época do ano.
2. Gamle Bybro (The Old Town Bridge)
Construída em 1681, após um incêndio que consumiu parte de Trondheim, Gamle Bybro (Gamle bybro, 7013) é uma ponte antiga e muito charmosa que atravessa o rio Nid, como carinhosamente chamam os locais, e está rodeada por casas de madeira coloridas que são a cara da Noruega. Esse é o pedacinho da cidade que eu mais queria ver de perto.
A vista é muito mais bonita do que qualquer fotografia pode captar. Fiquei encantada e tirei muitas fotos na tentativa de levar aquele momento para sempre comigo.
Quando cheguei na ponte entendi o porquê da maioria dos turistas falar tanto desse pedacinho da cidade. A ponte é exclusiva para pedestres e bicicletas, tem vistas lindas e no verão ela fica enfeitada com flores. Vale a visita
3. Bakklandet
O Bakklandet é a cidade velha de Trondheim, ela é toda composta por casas de madeiras coloridas em estilo nórdico. As casas são uma das imagens mais conhecidas da cidade, principalmente os armazéns de madeira que ficam às margens do rio Nid e datam do século XVII.
As ruas são de paralelepípedos, mas têm trechos pavimentados por conta das bicicletas. Aqui uma curiosidade: logo depois da ponte (Gamle Bybro), há um elevador de bicicletas para ajudar os ciclistas a subir a colina mais íngreme.
Não deixe de passear pelas ruas para ver as casas coloridas, algumas com vasos de flores. Tem bastante lojinhas de artesanato, cafés e restaurantes.
Parada para o café
Um café famoso na região é o Baklandet Skydsstation (Endereço: Øvre Bakklandet 33, Trondheim) eleito como “Café do ano” pela National Geographic em 2012. O café fica em um dos edifícios mais bem preservados da área, uma construção do século XIX.
O Baklandet Skydsstation têm uma seleção de mais de 350 aquavitas (em norueguês: Akevit) diferentes no bar. Aquavita é um destilado derivado de grãos ou batatas, produzido na Escandinávia desde o início do Cristianismo. A bebida é popular também no norte da Alemanha. Se o tempo permitir, o café é o local perfeito para sentar ao ar livre e desfrutar da vista da cidade e da Catedral.
4. Kristiansten Fortress
A Fortaleza de Kristiansten fica situada no topo de uma colina e tem uma linda vista da cidade de Trondheim. A bandeira, que pode ser vista de grande parte da cidade, fica hasteada lá no topo quando a fortaleza está aberta.
A subida caminhando até lá é bem chatinha e um pouco cansativa, mas vale muito a pena. A vista da cidade é realmente muito bonita, o jardim é super agradável.
A fortaleza data do final do século XVII, após o grande incêndio da cidade em 1681 e foi uma das principais estruturas defensivas da cidade, sendo hoje parte do Patrimônio Nacional de Fortificações.
A masmorra e o museu são as principais atrações do interior da fortaleza, que está rodeada por uma enorme área de lazer, com mesas de piquenique, aberta ao público.
Um programa bem típico no verão é o piquenique ao redor da forteleza curtindo as vistas e o clima ameno. Fiquei com muita vontade de voltar no verão para fazer um piquenique em um dia de céu azul.
Planeje sua viagem:
- Endereço: Kristianstensbakken, 60 Trondheim
- Horário: os portões abrem todos os dias, das 8h às 21h no verão e das 9h ao pôr do sol no inverno.
- A entrada nos jardins da fortaleza é gratuita.
5. Torvet (praça principal de Trondheim)
Torvet é a praça principal de Trondheim e o principal ponto de encontro dos locais. No centro da praça há uma estátua do rei Viking Olav Tryggvason, o fundador da cidade. Há muitos cafés e restaurantes no entorno da praça, além do shopping Trondheim Torg.
Trondheim Torg
O Trondheim Torg é um ótimo shopping para passear, comprar uma lembrança ou algo que você esteja precisando e tenha esquecido. Não sou uma fã de shopping ou super consumista, mas gosto de ir a pelo menos um shopping quando estou viajando para outro país. Acho que é um bom jeito de entender como as pessoas vivem, se vestem, ver os jovens locais e absorver um pouco da cultura do dia a dia da cidade.
Dentro do shopping há um supermercado chamado Rema, é uma rede de mercados ótima e com um preço bem em conta, se comparado a outros mercados noruegueses.
Mercado de Natal (Christmas Market)
Se você for a Trondheim em dezembro, no período do Natal, poderá ver o Mercado de Natal que acontece na praça. A Torvet fica repleta de barracas que vendem artesanatos, os tradicionais bolos noruegueses (Kransekake), comidas locais deliciosas, doces, cervejas locais e vinho quente.
É um ótimo passeio também para as famílias com crianças, pois tem muitas atrações infantis, eventos culturais, arte e uma roda gigante com uma vista linda da cidade.
6. Rockheim
Nesse museu você fará uma viagem pela história da música norueguesa de 1950 aos tempos atuais, com exibições interativas e acervos do museu. A visita começa no sexto andar com a exposição The Time Tunnel, onde você pode interagir com os sons, videoclipes e imagens.
Em cada andar do Rockheim, você verá uma exposição diferente, mas todas estão relacionadas ao universo da música e sua evolução. São quatro andares com exposições permanentes. A Millennium Room é a maior delas, com estações interativas que mostram como a tecnologia no meio musical evoluiu e falam da cultura e da música popular norueguesa dos anos 2000 até os dias atuais. É possível ler, ouvir e ver bandas e artistas do metal extremo ao hip-hop.
É um ótimo passeio tanto para adultos como para crianças. Você pode tentar tocar uma guitarra eletrônica ou tentar ser um verdadeiro DJ.
Rockheim Panorama
No quinto andar do museu está localizado o restaurante Rockheim Panorama, que tem uma vista espetacular do fiorde de Trondheim e da cidade, e um amplo terraço exterior. O restaurante funciona no mesmo horário do museu, a cozinha fecha uma hora antes do encerramento.
O menu é composto por hambúrgueres, sanduíches, ovos beneditinos e saladas.
Planeje sua viagem:
- Endereço: Brattørkaia 14, 7010 Trondheim
- Horário: terça à sexta das 10h às 16h / sábado e domingo das 11h às 17h. Fechado às segundas-feiras.
7. Hiking na neve em Burmaklippen
A casa dos meus amigos ficava em uma zona residencial próximo ao parque Burmaklippen (Endereço: Estenstadvegen, 7049 Trondheim). Eu e meu amigo gostamos de fazer trilha, então ele me chamou para dar uma volta nos arredores e conhecer a área do parque.
Eu nunca tinha feito hiking na neve e não tínhamos equipamentos para fazer grandes caminhadas com essas condições climáticas (bastões ou botas raquete), apenas nossa bota para neve, então fomos com a ideia de conhecer um pouco e sem grandes pretensões.
Quando saímos não estava nevando e o céu estava bem azul, passamos próximo do campus da universidade NTNU e continuamos caminhando, enquanto meu amigo me mostrava a vizinhança. Quando entramos na área do parque Burmaklippen, começou a nevar bastante e quanto mais subíamos mais alta ficava a neve acumulada no chão.
Decidimos voltar para a parte residencial que fica próximo a entrada do parque e que tinha uma vista muito bonita do Fiorde de Trondheim. Foi uma caminhada curta, uns quarenta minutos, mas eu adorei a experiência e prometi que na próxima vez vou equipada para poder conhecer melhor o parque que parece ser bem bonito.
Para quem prefere trilhas no verão, o parque tem um spot bem famoso para fotos: a Burma Rock (Pedra Burma, em português), uma pedra com uma vista linda da cidade de Trondheim e do Fiorde.
8. Ringve Music Museum
O Museu Ringve é o museu nacional de música e instrumentos musicais da Noruega. Ele está localizado em uma mansão do século XVIII, a antiga casa da família Bachkes, com vista para a cidade e para o fiorde de Trondheim.
Os Bachkes adoravam colecionar instrumentos musicais do mundo todo. A coleção tem mais de dois mil instrumentos musicais antigos, incluindo espinetas e clavicórdios do século XVIII e percussões que pertenceram a antigas tribos africanas.
O museu oferece várias atividades musicais tanto para adultos como para crianças. Leve os pequenos para fazer um tour infantil pelo museu ou para participar de uma caça ao tesouro no meio dos instrumentos. Os adultos podem aproveitar a experiência do Music Garden para tocar diferentes instrumentos musicais.
Vá com tempo para aproveitar a visita e dar uma volta pelo lindo Jardim Botânico de Rigve no entorno do museu, um lugar cheio de flores, plantas, arbustos e árvores. As plantas do Jardim Botânico de Rigve são utilizadas na pesquisa, ensino e fazem parte de um projeto de preservação de plantas ameaçadas de extinção. O jardim faz parte do Museu Universitário NTNU
Planeje sua viagem:
- Endereço: Lade alle 60, 7041 Trondheim
- Horário: terça à domingo das 11h às 16h. Fechado às segundas-feiras.
9. Stiftsgarden
Stiftsgården é a residência oficial da Família Real Norueguesa em Trondheim e é o maior palácio de madeira da Escandinávia. Foi construída entre 1774 e 1778 para ser a casa da Cecilie Christine Schøller, uma norueguesa rica, proprietária de terras e empresária. A casa possui uma arquitetura barroca do século XVIII, com elementos neoclássicos e rococó, a cor amarelo brilhante a torna fácil de se reconhecer.
O palácio só pode ser visitado no verão em um tour guiado de 45 minutos, incluso no ingresso.
Planeje sua viagem:
- Endereço: Munkegata 23, 7011 Trondheim
- Horário: aberto somente no verão. Acompanhe o site oficial para saber a data de abertura.
10. Tyholttårnet
É uma torre de rádio construída em 1985, com 124m de altura, sendo então o edifício mais alto da Noruega. Ela possui um deck de observação a 70m de altura, com uma vista linda da cidade e do Fiorde de Trondheim. A subida é gratuita.
O restaurante giratório (Egon Tårnet) fica no andar superior ao mirante.
Planeje sua viagem:
- Endereço: Otto Nielsens veg 4, 7010 Trondheim
- Horário: aberto todos os dias das 10h às 23:30h
11. Centro de Ciências de Trondheim (Trondheim Science Center)
O Centro de Ciências de Trondheim (em norueguês: Vitensenteret) permite aos visitantes aprenderem sobre diversos assuntos, como o corpo humano, química, geologia, física e ciências, de uma forma super interativa. É um passeio bem divertido para todas as idades, as crianças adoram e se divertem muito enquanto aprendem.
A parte mais legal do Centro de Ciências são os laboratórios, onde todos podem se divertir com os experimentos e as salas onde você pode ver experiências com robôs. Durante os fins de semana e férias escolares há uma programação especial para divertir a criançada.
Eles possuem um planetário 3D, onde tem exibições de filmes que levam o espectador a uma viagem incrível pelo Universo através da cúpula que fica no teto. As exibições ocorrem nos finais de semana e são em norueguês.
No final do passeio, vale a pena entrar na lojinha do Centro de Ciências. Eles vendem vários kits de experimentos, para que as crianças possam continuar a brincar e fazer descobertas em casa.
Planeje sua viagem:
- Endereço: Kongens gate 1, 7011 Trondheim
- Horário: segunda à sexta das 10h às 16h. Sábado e domingo das 11h às 17h.
12. Ver os murais de arte urbana
Esse é um passeio para quem curte arte de rua (street art) e não perde a chance de fotografar murais.
A ideia de ter murais espalhados em Trondheim ganhou força em 2016 quando os gestores da cidade lançaram um concurso de ideias para tornar a cidade mais atrativa para o turismo, a ideia vencedora propunha decorar o distrito de Ila com arte de rua através da realização de um Festival de Arte de Rua.
A escolha do distrito de Ila não foi aleatória, ele fica perto do centro da cidade e é uma área por onde passam muitos turistas de cruzeiros. O bairro possui vários imóveis industriais que necessitavam de uma pintura para se tornarem um espaço urbano interessante para os turistas e para os locais.
Um dos murais mais famosos é o What you don’t see, do artista italiano Milo, famoso por nunca usar esboços ou grades para pintar seus enormes murais. Ele sempre tem a imagem final na cabeça e não pinta um único traço errado durante todo o processo.
Para que você possa criar o seu próprio tour, o site Visit Trondheim fez um mapa com a localização de todos os murais espalhados pela cidade. Clique aqui e escolha quais murais você quer ver de pertinho.
Trondheim: um destino gastronômico
Trondheim foi eleita a Região Europeia de Gastronomia em 2022, e assim se consolidou como um excelente lugar para conhecer a gastronomia nórdica. Nos países nórdicos, somente Aarhus (Dinamarca) já havia recebido essa distinção antes. Para os noruegueses não foi nenhuma surpresa, pois a cidade possui três restaurantes premiados com uma estrela Michelin.
A explicação para a cidade ter emergido com um destino gastronômico é simples, a região de Trondheim é o berço de alguns dos melhores ingredientes do mundo como frutos do mar, salmão, ostras, cervos e produtos agrícolas. A costa de Trøndelag tem características únicas e as condições marítimas ideais para os peixes e alguns frutos do mar, sendo o melhor local do mundo para lagostins e caranguejos. Essas características resultam em ingredientes de alta qualidade.
Experimentei o salmão defumado e o bacalhau defumado, outra especialidade norueguesa, eu achei delicioso e com um sabor muito diferente do que eu já havia provado em Portugal ou no Brasil.
Restaurantes Premiados com uma estrela Michelin
Fagn
O Fagn oferece menu degustação no primeiro andar, com pratos que possuem uma excelente apresentação e combinam ingredientes diferentes de uma forma bem criativa, mas ao mesmo tempo equilibrada. A refeição se torna uma experiência gastronômica completa. No andar de cima fica o Bistrô que serve um cardápio mais casual e mais acessível, funciona para almoço e jantar.
Credo
O Credo fica em um antigo armazém e combina a vibe industrial com o interior de uma casa norueguesa, o resultado é um ambiente acolhedor e super descontraído. O restaurante tem grande preocupação com a sustentabilidade e todos os ingredientes utilizados são cultivados e pescados na região. Por isso, o Credo foi o primeiro restaurante nórdico a conquistar uma estrela Michelin pelas suas práticas de sustentabilidade.
O restaurante possui um menu degustação fixo, de 20 a 25 pratos, combinados com bebidas para realçar os sabores de cada alimento. O restaurante está aberto para o jantar.
Speilsalen
O Speilsalen está situado dentro do Britannia Hotel e para jantar nele é necessário fazer reserva com 3 meses de antecedência. O restaurante serve comida contemporânea e os pratos utilizam os melhores ingredientes noruegueses.
Para que o cliente possa ter uma experiência gastronômica completa, o restaurante combina os sabores únicos da culinária norueguesa com uma carta de vinhos que tem os melhores vinhos franceses.
Trøndelag Food Festival e Trondheim Brewery Festival
São dois festivais que ocorrem no final de julho na cidade de Trondheim, eles acontecem no centro da cidade e contam com mais de 200 produtores locais.
Uma ótima oportunidade para experimentar as cervejas artesanais locais (são mais de 30 cervejarias, com uma variedade enorme de cervejas), os queijos de alta qualidade, carnes de fazenda da região, enchidos de rena defumados e o bacalhau seco salgado.
Você pode inclusive se arriscar em uma aula de culinária. As crianças são bem vindas e elas se divertem muito.
Restaurantes que valem a pena experimentar
Bula Neobistro
O Bula Neobistro é um restaurante bem famoso entre os locais. Eles servem um menu de 5 ou 10 pratos, podendo ser adaptado para as pessoas vegetarianas. O menu oferece comidas internacionais e contemporâneas, com ingredientes locais.
Kalas & Canasta
O Kalas & Canasta fica em Bakklandet e também é muito frequentado pelos locais. Ele parece um café moderno, mas a parte de dentro esconde um salão que vai te transportar para o início do século XX. A comida é deliciosa e eles oferecem um almoço executivo por um preço ótimo para a região.
To Rom og Kjøkken
O To Rom og Kjøkken é um restaurante familiar, com ingredientes de alta qualidade e orgânicos. Eles têm um menu degustação de 3, 5 ou 7 pratos, inspirados na cozinha Mediterrânea. O restaurante também possui um menu à la carte. Como os ingredientes são orgânicos, o cardápio é sazonal.
Troll
O Troll faz uma releitura da culinária norueguesa utilizando apenas ingredientes locais. Funciona somente para o jantar e possui um menu degustação de 3 ou 5 pratos. Eles tem mesas ao ar livre que tornam a experiência ainda mais memorável, com o visual marítimo de Fosenkaia, no centro de Trondheim.
Depois de ver todo esse cenário, fica fácil entender porque Trondheim está consolidada como um destino gastronômico na Noruega.
Onde ficar em Trondheim
Trondheim é um destino que vale a pena incluir em seu roteiro pela Noruega. Você pode optar por fazer um roteiro de 1 dia por Trondheim ou se hospedar alguns dias na cidade, que possui inúmeras atrações a oferecer.
Para quem escolhe se hospedar na cidade, vou deixar aqui minhas sugestões de onde ficar em Trondheim.
- Hotéis caprichados: Britannia Hotel
- Hotéis com um bom custo x benefício: Scandic Bakklandet, Clarion Hotel Trondheim, Quality Hotel Prinsen, Thon Hotel Nidaros
- Hotéis econômicos: Scandic Solsiden, BJØRVIKA APARTMENTS
Veja aqui mais opções de hotéis na cidade
E aí, curtiu nossas dicas para conhecer a cidade de Trondheim, na Noruega?
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Trondheim
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Amei! Com certeza visitaria essa cidade!