Califórnia: a caverna do abismo negro (Black Chasm cavern)

A Black Chasm cavern, ou caverna do abismo negro é um passeio bacanérrimo para quem quer sair do comum e visitar algo completamente diferente do que se espera de uma viagem pela Califórnia. Isso porque geralmente quem pensa na Califórnia pensa em São Francisco, pensa na Highway 1, em Los Angeles ou quem sabe até em Lake Tahoe ou Yosemite, mas dificilmente pensa em caverna. Então porque não fazer diferente?

A Black Chasm é uma caverna super bonita repleta de formações rochosas impressionantes como estalactites, estalagmites e muitos cristais de helictite, uma formação rochosa um pouco menos comum que fez com que a caverna fosse reconhecida em 1976 como patrimônio histórico natural.

Caverna Black Chasm

Como essas formações rochosas são super frágeis, todos os tours são guiados e acontecem de hora em hora – ou quem sabe até mais frequente dependendo da demanda. A caverna é bem iluminada e as escadas são bem seguras permitindo que até crianças pequenas curtam o passeio sem que os pais se preocupem muito. O único ponto que vale lembrar é que a caverna é bem fria e mesmo no verão um bom casaco é mais que necessário.

Como é tour na caverna do abismo negro

O tour começa com um breve introdução da história da caverna. O guia pergunta para os visitantes se eles acham quem algum dia já ouve ouro na caverna. E por sorte nunca houve e assim a caverna foi preservada (se houvesse ouro amigo não ia ter sobrado uma rochinha para contar história). Porém, eo primeiro dono da caverna, para papar um pouquinho do ouro da região fazia tours -por uma pequena quantidade de ouro – e oferecia o privilegio de picaratar uma estalactite ou duas por uma quantidade de ouro maior (o infeliz não tinha ideia que cada uma dessas formações leva anos e anos para ser formada). Mas enfim, por sorte a moda não pegou e poucas estalactites foram quebradas. Para fechar a introdução o guia passa uma rocha calcaria de textura similar a textura das rochas da caverna para que todos possam tocar e pede que dali para a frente ninguém toque nada que não seja o corrimão. Achei bacana a iniciativa.

Caverna do abismo negro (Black Chasm cavern)Rochas quebradas a marretadas – que dó

Começa então o passeio. Pouco a pouco fomos descendo os degraus iluminados e desvendando rochas absolutamente maravilhosas. O guia entre piada e outra nos explicava o nome de cada uma das formações e de quando apontava para uma rocha em forma de peixe, de gato, de bota ou até mesmo de pirulito de natal.

Caverna do abismo negro (Black Chasm cavern)

A parte visitável da caverna é dividida em três grandes varandas. Na primeira o guia nos apresentou as rochas, lindas. a sensação de mergulhas nas profundezas desse mundo subterrâneo é maravilhosa. Destaque para uma formacnao que parece uma cachoeira de chocolate gigante.

IMG_7201

A suposta torre de chocolate… hummm!

 IMG_7204Na segunda varanda a surpresa foi o lindo lago azul que fica lá no  fundo da caverna – e que infelizmente, para a própria preservação do local, não faz parte de nenhum tour mas que é de um azul tão bonito e profundo que dá até gosto de ver e vontade de nadar independente do friozinho constante da caverna.

IMG_7239
IMG_7235

IMG_7215 IMG_7207Lago azul no fundo do abismo – pena que na escuridão e sem tripé não consegui focar

E na terceira e maior varanda há uma concentração enorme de helictites sendo que parte delas continua viva e crescendo. Essas rochas parecem super frágeis e tem formatos mega diferentes, como se fossem cristais tortuosos…

IMG_7294

 Helictites – pequeninas e frágeis

…Do lado oposto as helictites estão algumas das maiores estalactites da caverna e que são lindas, o ponto preferido para fotos.

IMG_7240
IMG_7243
IMG_7244
IMG_7249
IMG_7246

O tour completinho dura entre 40 minutos e uma hora e passa tão rápidinho que quase não se percebe. E eu fiquei tão maravilhada com as cores e formatos que tirei algumas dezenas de fotos. Amei o programa.

IMG_7296Terceira varanda – veja como é bem organizado! 

Como chegar na caverna do abismo negro

A Black Chasm é perfeita para combinar com as “cidades do ouro” californianas como Columbia, Angels Camp, Sonora ou James Town que são uma gracinha e valem um diazinho de visita. Para quem não está planejando fazer a rota do ouro veja abaixo a distancia de algumas das principais cidades californianas

Distâncias de carro

  • Lake Tahoe: 125 Km | 1 hora e 45 minutos
  • Sacramento: 93 Km | 2 horas e quinze minutos
  • São Francisco: 228 Km | 2 horas e meia
  • Los Angeles: 632 Km | 6 horas

Informações úteis | Black Chasm

  • Site oficial
  • Endereço: 15701 Pioneer Volcano Road, Volcano, CA 95689, USA
  • Horário: 10:00h às 17:00h
  • Ingressos:
    • $20 adultos
    • $12 crianças (5 à 12 anos)
    • Gratuito para crianças menores de 5 anos
    • Desconto para militares e idosos

PLANEJE SUA VIAGEM

 

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Boia Paulista disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie – Boia

mari vidigal mari vidigal disse:

Ebaaa!
Super Obrigada!