A casa de Dalí em Port Lligat
Conheça a Casa de Dalí em Port Lligat – pertinho de Cadaqués na Catalunha), um vilarejo repleto de charme e perfeito para abrigar os sonhos (e as maluquices) de um dos maiores pintores surrealistas de todos os tempos. Pronto para se apaixonar pela Casa de Salvador Dalí?
A casa de Dalí em Port Lligat (pertinho de Cadaqués) nos aproxima do mundo e da realidade desse pintor muito doido. Com vistas incríveis para o mar e um ateliêr para nenhum gênio botar defeito, é muito gostoso percorrer o lugar muitas das obras de Dalí foram concebidas e pintadas.
A viagem entre Figueres e Cadaqués
Olhando no mapa e depois de já haver percorrido grande parte da Catalunha, calculamos que a viagem entre Figueres e Cadaqués não deveria demorar mais de 30 minutos (é galera, quando fiz essa viagem, celular com chip internacional era pouco acessível e o mapa de papel foi nosso grande guia pela Catalunha), só não estávamos preparadas para uma serrinha danada, repleta de curvas estreitas e acabamos levando muito mais tempo do que o planejado, porém felizes. A cada curva éramos presenteadas com uma linda vista do vale e o do litoral, e pouco a pouco fomos entendendo porque Dalí escolheu este pitoresco lugar para chamar de lar.
Port Lligat é uma vila pertinho de Cadaquês, alí as praias são pequeninas e de pedras grandes (nada de areia branquinha como manda o padrão bazuca), mas essa charmosa composição dá mais cor a Port Lligat. A casa de Dalí está aberta para visitas somente com reserva antecipada (reserve aqui), portanto não deixe de reservar a visita e o horário ou você corre o risco de ter que esperar muito ou de nem poder entrar na casa. A entrada inteira custa 11 Euros e a meia entrada 8 Euros e o endereço certinho para quem quiser colocar no GPS é: Calle Port Lligat s/n 17488 – Cadaqués.
Arvore na casa de Dalí
A visita é dividida em quatro diferentes partes e é semi guiada (em inglês, francês, espanhol ou catalão) digo semi guiadas porque funciona assim, a “guia” te leva a ao local a ser visitado, te conta um pouquinho e depois disso você tem um tempo (geralmente dez minutos) para olhar o lugar e tirar fotos.
Salas e pátio:
A visita começa com uma pequena salsinha decorada com um urso grandioso, a sala de jantar ,sala de visitas e um pátio externo…
Urso na casa de Dalí – Port Lligat
Os gansos (simbolo da eternidade recorrente nas obras de Dalí) eram animais de estimação de Dalí, e conforme eles foram morrendo foram sendo empalhados e viraram decoração da casa
O ATELIER DE DALÍ
Na segunda parte, depois de passar pela pequena cozinha, é a vez de visitar o Incrível ateliê de Dalí, repare que há duas obras (originais) inacabadas. Dali estava trabalhando nelas, mas quando Gala morreu ele deixou a casa e nunca mais voltou. Além das telas inacabadas, há uma serie de objetos e personagens inusitados que Dalí usava como fonte de insipracão.
Objetos no Atelier de Dalí
Objetos que serviam de modelo ou fonte de inspiração para Dalí… repare nos excêntricos bigodudos de plantão tratam-se de Felipe IV (rei da Espanha), Stalin e Kaiser Wilhelm que assim como ele tinham bigodes memoráveis
Obras inacabadas no estudio de Dalí
Olha só a vista que Dalí tinha do Ateliê dele
Quarto & Closet do Casal
Na terceira parte da visita há uma sala intima, com um espelho estrategicamente posicionado para que Dalí visse os primeiros ráios de sol desde a sua cama. Há o quarto do casal que é lindo,o quarto de banho de Gala, o pequeno banheiro de Dalí e o closet de Gala, repleto de fotos do casal que ela própria foi colocando ao longo da sua vida.
Quarto de Gala e Dalí
Fotos de Salvador Dalí colecionadas por Gala
O JARDIM DE DALÍ
E por fim o jardim que foi a parte da casa que mais adorei (e olha que é difícil escolher). O jardi tem alguns ovos gigantes, que são uma marca de Dalí e que simbolizam fertilidade, um pátio muito lindo com muitas arvores e flores, um terraço com vista para o mar, um boneco monstro de proporções gigantes montado com mil e um objetos diferentes no chão e uma deliciosa piscina.
Parte externa da casa de Dalí
Na sala do piano são mostrados alguns vídeos e fotografias do artista
Jardim e piscina de Dalí
Um passeio por Cadaqués
Amei a visita tanto ou mais do que o museu de Figueres. Foi gostoso sentir como Dalí vivia e integrar seu curioso universo. Depois de visitar a casa, fomos até Cadaqués e curtimos a tarde na cidade que é linda e muito agradável.
E como bem dizem os espanhóis: “Cadaqués: difícil de llegar y aún mas difícil de marchar”
Veja também:
Mergulhando pela terra de Dalí: https://ideiasnamala.com/2013/08/19/catalunha-mergulhando-pela-terra-de-dali/
O Teatro Museu Dalí em Figueres: https://ideiasnamala.com/2013/09/26/o-teatro-museu-dali-em-figueres/
Desvendando a Catalunha e a sua cultura: https://ideiasnamala.com/2012/06/28/espanha-desvendando-a-catalunha-e-sua-cultura/
Que lugar incrível ! Sou muito fã do Dalí.
Fui só até o Museu em Figueres, mas a casa parece ainda mais interessante. Anotado para a próxima visita em Barcelona 🙂
Parabéns pelo post.
Obrigada Camila.
Se você curte Dalí tai um passeio realmente IMPERDÍVEL!
Abraços
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Obaaaaa!
Obrigada!!