Catalunha: como é a visita ao castelo de Salvador Dalí
Saiba como é a visita ao Castelo de Salvador Dali na cidade de Puból na Catalunha, um castelo medieval comprado por Dali para presentear sua esposa Gala. O castelo combina uma arquitetura típica medieval com elementos surrealistas de Dali e um jardim super interessante. Vamos nessa?
Subindo as ruas da pequena Puból entre casinhas de pedra e arcos medievais chega-se a rua Gala-Dalí que liga ao antigo castelo medieval que Dalí comprou decorou para sua esposa Gala, mesclando detalhes a lá Dalí com o que já existia no castelo formando algo único.
Janelas do Castelo Gala-Dalí em Puból
Vistando o castelo de Gala e Salvador Dali em Puból
O castelo em Puból é bem diferente, muito mais sóbrio e menos “maluco” do que alguém que conhece a vida e obra de Dalí espera e tem muito pouco em comum com a casa de Dali em Port Lligat onde Dalí passou a maior parte da sua vida, e tem partes bem interessantes como um jardim decorado com esculturas do artista, o pequeno estúdio onde Dalí pintava que tem uma lareira super legal e os quartos do casal. Dali residiu em Puból durante seus últimos anos de vida após a morte de Gala que esta enterrada em um mausoléu no castelo.
A visita começa no antigo pátio medieval que tem uma escada de acesso para o segundo andar onde estão a a sala de visitas…
E olha só a cadeira de Gala nessa primeira sala que caprichada.
Saindo da sala de entrada é a vez da sala de visitas que liga aos quartos de Gala e Dalí.
Sala de visitas de Gale e Dalí
Dali e Gala tinham quartos separados sendo o de Dalí vermelho e o de Gala Azul. O quarto de Gala tem um banheiro caprichado decorado com azulejos antigos e um bonito espelho.
Retrato de Gala em Puból
Cama de Dalí. A de Gala é igualzinha só que azul.
E olha só as cadeiras do casal…
No segundo andar há uma exposição com vestidos que Dalí desenhou para Gala e que são super bonitos.
Descendo as escadas chegamos a uma sala de exposições temporárias e a pequena cozinha.
Cozinha de Salvador Dalí em Puból
Por fim,a sala onde está o estúdio de Dalí, pequenino se comparado ao de ao Port Lligat, mas especial.
O Atelier de Dalí
Estúdio de Dalí
Jardim do castelo de Dalí
Saindo da casa, há uma varanda com linda vista para campos de trigo dourados, a garagem com o carro e uma carruagem de Dalí (sim, todo gênio tem suas maluquices, e não basta ter um castelo se não tiver carruagem) e o mausoléu de Gala.
O jardim foi a parte que mais gostei da visita e além das esculturas de elefante de perna comprida muito recorrentes na obra do pintor, tem uma fonte bacana e vista para o vilarejo.
Fonte no Jardim de Dalí
Estátua de elefante no jardim de Dalí
Gostei do passeio, mas para quem tem que escolher… Tanto o museu de Figueres quanto a casa de Port Liggat valem bem mais a pena! E para os fans de pintura de plantão, o castelo não tem nenhuma obra de arte original de Dalí.
Informações práticas:
Ingresso: 8 Euros | Estudante: 6 Euros
Os horários de funcionamento variam bastante dependendo da estação do ano. O museu abre as 10:00 mas fecha as 4:00 no inverno e as 20:00 no verão. Para garantir, dê uma olhadinha no site. :O)
Onde fica o Castelo de Salvador Dalí?
O Castelo de Salvador Dalí fica em Púbol, uma cidade pequenina há 123 Km de Barcelona. Púbol é um destino bacana para combinar com Girona, e praias e Vilarejos da Costa Brava.
Veja também:
Adorei o elefante !