Dalí e seus incríveis museus na Catalunha
Quando comecei a viajar, há quase dois meses atrás, não tinha idéia que essa minha vinda a Europa se transformaria em um mergulho pela vida e obra de Salvador Dalí, começando pela incrível exposição no Reina Sofia em Madri seguida de uma viagem de carro pela Catalunha passando por alguns dos lugares mais importantes da vida do pintor: o castelo Gala-Dalí em Puból, o Museu Teatro Dalí em Figueres e a casa de Dalí e Gala em Port lligat (Cadaqués).
Confesso que eu que nem sou das maiores fãs de Dalí, por muitas vezes me diverti com suas loucuras e genialidades e me surpreendi com suas criações. Mas como cada um desses lugares merece um post a parte, colocarei apenas algumas descrições para te animar com o roteiro e te ajudar a planejar a viagem.
Um Roteiro de Dalí pela Catalunha: o que visitar?
O Teatro Museu Dalí em Figueres
Projetado pelo próprio artista o museu é uma experiência absolutamente única que combina pinturas com algumas esculturas absolutamente surrealistas em intalações completamente Dalí. Esse é o tipo de museu que até os não muito chegados em arte curtem e se divertem.
A Casa de Dalí e Gala em Portlligat | Cadaqués
Basta chegar em Port Lligat para perceber porque Dalí escolheu essa vila para morar. O lugar é muito lindo. A casa de Dalí é muito bacana, especialmente o estúdio com mil e um objetos para serem usados de modelo e os jardins com direito aos famosos ovos (que simbolizam a fertilidade). Dalí residiu em Polugat boa parte da sua vida e com a morte de sua esposa Gala, se mudou para o castelo em Puból.
O castelo Gala-Dalí em Puból
O castelo de Puból foi todo mobiliado e planejado para Gala. E foi para lá que Dalí se mudou após a morte de sua amada. O castelo não tem coisas muito loucas como a casa em Poligat ou o museu em Figueres. Mas o contraste entre o estilo de vida a lá Dalí e o castelo medieval, é bastante interessante. Destaque para os jardins com esculturas de elefantes de perna longa.
Como chegar:
Voando para Barcelona ou Girona, e depois você precisará alugar um carro. As estradas são ótimas e muito bem sinalizadas e o GPS é dispensável. O trechinho entre Roses e Cadaqués é o único trecho meio chato, uma serra linda porém repleta de curvas estreitas. Mas chegando em Cadaqués todo o perrengue vale a pena. Como um senhor local nos disse: “difícil de chegar e mais difícil de marchar (ir embora)”.
Para o aluguel do carro, recomendo a RentCars, um comparador esperto que ajuda a encontrar os melhores preços para a sua viagem, e permite o parcelamento em reais, sem Iof e sem juros.
Confira os preços e alugue aqui seu carro
Distâncias de Barcelona de carro:
Barcelona – Puból: 124Km
Barcelona – Figueres:142 Km
Barcelona – Cadaqués: 172 Km
Distâncias de Girona de carro:
- Girona – Puból: 22 Km
- Girona – Figueres: 43 Km
- Girona – Cadaqués: 75 Km
Dicas para planejar sua viagem:
-Para quem tem pouco tempo, vale a pena priorizar Figuêres e Cadaqués. Puból é bonitinha, a cidade medieval é muito fofa e o castelo bacana, mas nada muito Dalí. Em compensação, Cadaqués é muito linda e vale a pena dormir pelo menos uma noite alí.
-Para quem está hospedado mais longe, dá para combinar Figueres e Cadaquês em um dia, mas prepare-se para uma serrinha lazarenta para chegar em Cadaqués (pista estreita e muitas curvas).
– O museu em Figueres costuma lotar e especialmente em alta temporada a fila dá a volta no quarteirão, então compre seu ingresso antecipado ou chegue cedo.
Para quem tem mais tempo:
Dê uma esticadinha pela Costa Brava da Catalunha com direito a paisagens encantadoras, praias lindas e vilarejos medievais.