O que fazer em Ayers Rock na Austrália

Está planejando sua viagem para o deserto da Austrália? Saiba o que fazer em Ayers Rock na Austrália. Veja todas as dicas de passeios, como chegar, Hotéis em Ayers Rock e lugares próximos para explorar.

Ayers Rock é um dos lugares mais famosos e turísticos da Austrália. Conhecido principalmente pelo Uluru, a grande rocha alaranjada no meio do deserto, o local atrai turistas do mundo inteiro para fazer as trilhas e conhecer as maravilhas desse local considerado sagrado pelos povos aborígenes Anangu.

Vamos nessa?

Uluru visto do avião no deserto Australiano na Austrália
Uluru visto do avião

Conheça Ayres Rock no coração da Austrália

As principais atividades em Ayers Rock são trilhas e caminhadas ao redor do grande Uluru, que fica no Parque Uluru-Kata Tjuta. Além do monólito, o parque ainda tem outros lugares lindos para visitar e é relativamente próximo de outras atrações no deserto australiano.

Vale falar que essa não é uma viagem muito barata, até para os padrões australianos, então se você já pretende conhecer o deserto australiano e o Ayers Rock na Austrália, o ideal é combinar com outras atrações próximas e aproveitar o máximo da viagem. Por isso, separamos as principais atrações em Ayers Rock e outras dicas para ser um passeio inesquecível.

Nesse post, você vai encontrar:

E mais:

O Que Fazer em Ayers Rock: Dicas para Aproveitar ao Máximo

Uluru

A grande atração do Parque Uluru-Kata Tjuta, a gigantesca rocha alaranjada tem quase 350 metros de altura e aproximadamente 3,6 km de largura. O Uluru é considerado o maior monólito do planeta, sendo que tudo o que vemos é apenas um terço do real tamanho, boa parte da rocha fica no subsolo.

Uluru, uma das paisagens mais emblemáticas da Austrália
Mari e o Uluru ao fundo

O Uluru é um lugar sagrado para os povos aborígenes, os primeiros habitantes do solo australiano. É um ponto de referência em muitas histórias e rituais dos povos Anangu, que falam sobre o início dos tempos, os valores e princípios que norteiam o modo de vida e a relação deles com a natureza e o mundo ao redor.

Outra coisa que impressiona é a cor alaranjada que muda de tom de acordo com o sol e o período do dia, um grande espetáculo natural e único. Por isso, pessoas do mundo inteiro vão até ali, Ayers Rock na Austrália para ver de perto o fenômeno nesse lugar sagrado.

Dessa forma, são diversas trilhas, de todos os tamanhos e gostos para fazer ao redor do grande Uluru e com diferentes níveis de dificuldade. As principais são o Base Walk, Mala Walk e Kuniya walk and Mutitjulu Waterhole, mas existem outras trilhas interessantes e menores que vale a pena conferir.

  • Entrada: $38 dólares australianos, válido por 3 dias.
  • Compre antecipadamente sua entrada aqui

Leia também: Como planejar sua viagem ao Uluru

a) Base Walk

É o percurso que dá a volta completa ao redor do Uluru. São 10km de caminhada e leva de 4 a 5 horas, passando por cavernas com artes aborígenes e poços d’água sendo que cada percurso tem uma paisagem única. Alguns lugares tem mais arbustos e verde enquanto outros são apenas a grande imensidão do deserto vermelho.

Base Walk em Uluru no deserto da Austrália
Base Walk

A estrutura do parque é ótima, com estações de água potável e banheiros no percurso. Vale lembrar que estamos falando de um deserto, então capriche na água, repelente e protetor solar.

b) Mala Walk

O Mala Walk é uma caminhada que pega um pedacinho inicial do Base Walk. São 2 km de trilha e passa por uma caverna importante e o Kantju Gorge, os pontos mais relevantes do caminho. O nível de dificuldade é fácil, sendo inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida e dura aproximadamente 1 hora e meia.

Kantju Gorge uma caverna no Mala Walk em Uluru no deserto australiano na Austrália
Kantju Gorge

c) Kuniya walk and Mutitjulu Waterhole

Essa é uma das trilhas mais movimentadas do parque, por ser um dos poucos poços com água permanente do parque. Na época de chuva, a água escorre pelos paredões formando cascatas lindas e nos meses mais quentes você provavelmente verá muitos pássaros e animais diferentes, como o urubu de peito preto e os frogmouths, um pássaro que lembra uma coruja e pode ser visto apenas ali e no estado da Tasmânia.

Kata Tjuta (Olgas)

O Kata Juta é outra formação rochosa super peculiar do deserto australiano, mas com a composição bem diferente do Uluru, composto por areia, basalto e granito. Também chamadas de Olgas, que significa “cabeças” na língua dos povos Anangu, as grandes pedras criam um série de vales e percursos aos redor.

que fazer em Uluru no deserto australiano
Olgas(rochas) no Parque Uluru-Kata Tjuta

Muitos viajantes que vão até Ayers Rock na Autrália desconhecem completamente a existência do Kata Juta e saem de lá até mais impressionados do que com o Uluru, devido às formas tão diferentes.

Por ali, existem duas as trilhas para seguir: o Walpa Gorge, considerado um refúgio no deserto, tanto para plantas quanto para animais, e o Vale dos ventos.

a) Walpa Gorge- 2,6 km

A caminhada no Walpa Gorge segue entre grandes paredes rochosas alaranjadas, é um passeio muito especial e a sensação de passar no vale é bem diferente, ele é quase como um templo ancestral no meio do deserto. A trilha dura mais ou menos 1 hora e é bem diferente do percurso do Uluru, passando por pequenas pontes e trilhas até chegar a junção de duas das grandes pedras que formam parte da Kata Tjuta.

Ali tem algumas espécies raras de plantas, flores e é um dos poucos lugares de Kata Tjuta para ver o Wallaroo, outro tipo de canguru mediano. As recomendações são: não sair da trilha, não nadar nos poços de água e caminhar fazendo pouco barulho por ser um local sagrado.

Importante lembrar que ali não tem banheiros disponíveis, apenas reservatórios de água potável, então a sugestão é aproveitar a estrutura do observatório do pôr do sol de Kata Juta.

Walpa Gorge um caminho entre as rochas em Uluru no deserto australiano na Austrália
Walpa Gorge um caminho entre as rochas

b) Vale dos ventos – 7.4 km

Vale dos ventos é o nome do circuito ao redor das Olgas que na língua dos Anangu, significa “cabeças”. É uma caminhada bem bonita e bem diferente das que você fará ao redor do Uluru.

Essa é uma trilha mais puxada, com bastante pedras e lugares mais desafiadores de passar, então vá com calma e prepare-se, na trilha tem dois pontos de água mas não tem banheiros. São de três a quatros horas de caminhada, passando por dois mirantes com vista para as Olgas de pedra.

Algumas pessoas escolhem fazer apenas uma parte do circuito, indo até um dos mirantes e retornando ao ponto de partida. O primeiro mirante, chamado Karu, tem uma vista de cair o queixo e fica a 2,2km de distância, cerca de 1 hora de caminhada. Ali não tem ponto de água potável então abasteça as garrafinhas no início da trilha e um pouco à frente haverá outro bebedouro. O segundo mirante, Karingana, fica a 5,4 km, são pelo menos duas horas e meia para chegar e também tem uma vista espetacular.

Centro Cultural Aborígene

Visitar o Centro Cultural aborígene em Ayers Rock na Austrália é um bom complemento dos passeios no Parque Uluru-Kata Tjuta. Ali você verá exposições de pinturas e outras artes manuais aborígenes, pode participar de workshops e ouvir mais sobre as histórias e lendas dos povos Anangu.

Outras atrações do Outback australiano

Kings Cânion

O Kings Canyon australiano é uma enorme fenda que fica no Parque Nacional Watarrka, cerca de 330 km a nordeste de Uluru. O parque fica quase na metade do caminho entre o Uluru e Alice Springs, a maior cidade da região.

Kings Canyon australiano no deserto da Austrália
Kings Canyon australiano

Existem três trilhas para explorar a região dos cânions, sendo a Rim Walk a mais famosa, a Kings Creek Walk a menor e mais fácil delas, e a The Kathleen Springs Walk de dificuldade mediana.

O Rim Walk é uma caminhada de 6 km pela parte alta dos cânions e leva cerca de 4 horas no total. O trajeto passa pelos principais lugares do parque, oferece vistas espetaculares do cânion e é bastante desafiador, com uma subida inicial bem íngreme. De toda forma, as vistas panorâmicas e as rochas valem o esforço.

A Kings Creek Walk é pela parte baixa dos paredões, seguindo riacho e passando pelo vale com apenas 2,1 km de trajeto ida e volta, enquanto a The Kathleen Springs Walk com 2,6 km com vistas maravilhosas também.

Leia também: Explorando o Kings Cânion

Alice Springs

A cidade de Alice Springs é a maior e mais central próxima a Ayers Rock na Austrália. A própria cidade tem algumas coisas interessantes para visitar e outras atrações na região próxima para conhecer.

Na cidade

Os programas mais interessantes e diferentes da cidade são o Alice Springs Telegraph Station, um dos primeiros assentamentos europeus da cidade que era originalmente uma estação de telégrafo, com edifícios históricos e trilhas ao redor da área, e o Royal Flying Doctor Service Museum, que mostra como funciona o serviço de resgate e expedições no outback australiano.

que fazer em Alice Springs na Austrália. Alice Springs Telegraph Station
Alice Springs Telegraph Station

Tem ainda o Reptile Centre, para ver diversos tipos de lagartos, cobras e crocodilos do deserto; o Anzac Hill, um mirante no centro da cidade e o Alice Springs Cultural Precinct, um centro cultural que inclui o Museum of Central Australia, o Araluen Arts Centre e o Strehlow Research Centre. O centro tem exposições sobre a arte e cultura aborígine, a história natural da região e coleções de artefatos culturais.

Se não tiver muito tempo em Alice Springs e quiser ver boa parte dessas atrações, um tour guiado de meio dia pode ser uma ótima opção para conhecer vários lugares de forma rápida e prática.

Além disso, seguindo a proposta de explorar as belezas naturais do Ayers Rock na Austrália, Alice Springs também tem algumas trilhas no Alice Springs Desert Park, um parque temático com apresentações sobre aves de rapina, exposições de plantas e animais nativos, e demonstrações de técnicas de sobrevivência no deserto.

que fazer em Ayers Rock na Austrália
Cangurus em Alice Springs

Nos arredores

Próximo à cidade, você pode explorar a West MacDonnell Ranges, com fendas enormes e falésias que fica a 18 km do centro e, em especial o Ormiston Gorge, uma garganta gigante com uma piscina natural maravilhosa. Nesse caso, você pode alugar um carro para ir até lá ou participar de um tour com transfer e toda a comodidade possível.

Para completar as sugestões, ainda tem o maravilhoso passeio de balão em Alice Springs. A vista do deserto lá de cima é espetacular na primeira luz do dia, você verá grandes cangurus do alto e ainda pode desfrutar de um bom vinho com frutas e queijos ao final do passeio.

Leia também: Alice Springs, um passeio rápido

Como chegar em Ayers Rock

Existem três formas de chegar a Ayers Rock, sendo a mais prática (e também a mais cara) de avião.

Avião

A forma mais prática de chegar à Ayers Rock na Austrália é de avião. Apesar de bem pequena, a região tem aeroporto por se tratar de um lugar mega turístico australiano. As principais companhias aéreas que fazem o trajeto são Qantas e Virgin Australia, partindo das principais cidades do país como Sydney, Melbourne, Adelaide, Perth, etc.

Carro

Outra opção é alugar um carro em Alice Springs para Ayers Rock. O trajeto de 450 km leva cerca de 5 horas, a estrada é boa e a sinalização razoável. Ir de carro pode ser uma forma legal de conhecer o deserto australiano e ter um pouco mais de liberdade caso queira combinar o passeio com o Kings Cânion por exemplo.

Para o aluguel do carro, uso e recomendo a RentCars, um comparador inteligente que te ajuda a encontrar os melhores carros com o melhor custo x benefício para a sua viagem. O legal é que dá para parcelar em até 10 vezes sem juros.

Alugue seu carro aqui

Ônibus

Você pode reservar suas passagens de ônibus diretamente nos sites das companhias de ônibus, como Emu Run Experience por $191 dólares ou AATKing cuja passagem custa $179 dólares. São entre 5 e 6 horas de viagem com uma parada no caminho para esticar as pernas.

Onde se hospedar em Ayers Rock

Próximo à Ayers Rock, há o complexo de Yulara onde estão as únicas opções de hospedagem da região, mas que atendem todos os bolsos, indo de camping até hoteis caprichados. A alternativa a ficar no resort seria ficar em Alice Springs e fazer um tour bate e volta ou de dias com acampamento incluso para o Parque Uluru-Kata Tjuta.

Hotéis caprichados

  • Sails in the desert: Quartos super confortáveis, tem piscina, SPA, transfer, recepção 24 horas e café da manhã. O hotel tem uma opção menos luxuosa de no mínimo três noites que não inclui café da manhã.
  • Emu Walk Apartments: são apartamentos bem aconchegantes para no mínimo três diárias. Com piscina, restaurante, bar e transfer do aeroporto local.

Hotéis bom custo x benefício

  • Desert Gardens Hotel: hotel super gostoso, bem localizado e tem uma piscina deliciosa, ótimas acomodações também com estadia mínima de três dias. Tem um restaurante no próprio hotel e você pode acessar os restaurantes e bares do resort.
  • Outback Hotel & Lodge: Tem piscina, acesso aos bares e restaurantes do complexo, internet gratuita e quartos confortáveis para estadias de três dias pelo menos.
  • The Lost Camel: quartos menores mas bem confortáveis para três diárias no mínimo, com acesso à piscina, transfer do aeroporto, restaurantes, bares e recepção 24 horas.

Hotéis econômicos

  • Outback Hotel & Lodge: O lodge tem opções de dormitórios coletivos ou quartos mais simples para dividir por um preço mais em conta. Acesso à piscina, recepção 24 horas, transfer do aeroporto, bares e restaurantes.
  • Camping Yulara: sites para acampar incluindo ou não energia elétrica e locais para estacionar com motor home e campervan. Uma ótima estrutura com banheiro coletivos, cozinha equipada, área para churrasco, piscina e lavanderia de auto serviço.

Dicas para a sua viagem no deserto australiano

  • Beba bastante água e mantenha hidratado todo o tempo.
  • Compre a rede anti mosca e o repelente na primeira oportunidade que tiver.
  • Leve protetor solar, roupas leves e frescas, sapatos confortáveis e adequados para as caminhadas, chapéu ou boné, estamos falando de deserto e o sol é realmente muito forte.
que fazer em Uluru no deserto da Austrália
Uluru e seus detalhes

Seguro Viagem na Austrália

Contrate um bom seguro viagem para poder viajar com tranquilidade e sem stress. Assim, você estará garantido em casos de possíveis necessidades médicas, despesas hospitalares e até questões no trajeto, como atrasos de voos e extravios de bagagem.

A dica é contratar o seguro através da Seguros Promo, uma empresa brasileira que faz as melhores cotações do mercado para que você possa escolher a apólice ideal para a sua viagem. Lembre-se de levar as informações do seu seguro com você para facilitar na hora de acionar o serviço em caso de necessidade.

Quer mais desconto?

Inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Faça sua cotação e reserve já o seu seguro

E aí curtiu as dicas para conhecer Ayers Rock na Autrália? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP AUSTRALIA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *