O que fazer em Cairns na Austrália

Saiba o que fazer em Cairns na Austrália, a cidade da Grande Barreira de Corais. Cairns fica no lado oeste do país e atrai pessoas do mundo inteiro para o maior recife de corais do planeta, além de ter uma grande floresta tropical e ser um point de esportes radicais.

Neste post você vai saber tudo sobre como visitar a Grande Barreira de corais, outras atrações da cidade, cuidados ao visitar, afinal o país tem diversos bichos perigosos, e onde se hospedar. A cidade de Cairns em si é tranquila, fica bem próxima de várias ilhas naturais bem bonitas e de um grande parque cultural aborígene, uma experiência completa australiana. Prontos para desbravar a cidade?

O que fazer em Cairns

A Grande Barreira de Corais é um dos lugares mais extraordinários do mundo então não deixe essa oportunidade passar. Essa é a principal atração da cidade de Cairns na Austrália mas também dá para aproveitar outras coisas bem legais por ali.

Quando pensamos nas cidades costeiras da Austrália, a primeira que coisa que vem à mente são as praias paradisíacas e surfistas. No caso de Cairns não é bem assim, porque as praias da cidade não são lá muito seguras, então para curtir a praia a dica é conhecer as ilhas por perto.

Aqui você vai receber todas as dicas do que há de melhor na cidade de Cairns, o que fazer e onde ficar.

Nesse post você vai encontrar:

  1. Grande Barreira de Corais
  2. Parque Nacional Daintree
  3. Vila Kuranda
  4. Ilhas ao redor de Cairns
  5. Outras atrações na cidade
  6. Esportes radicais em Cairns

No final do post, você verá:

1. Grande Barreira de Corais

Com certeza conhecer a grande Barreira de Corais é o programa mais especial de Cairns, é imperdível. A barreira se estica por uma região costeira de quase 2 km e meio e abriga uma variedade incrível de corais, peixes, tartarugas, arraias e até tubarões.

O melhor jeito de conhecer a barreira é mergulhando. É claro que mergulhando e indo mais longe você verá uma diversidade de peixes e cores maior, mas se você não tem muita prática com mergulho, nadar de snorkel já é bem legal e vale a pena.

Outra forma de conhecer é de avião, existem passeios que sobrevoam a barreira e a vista é bem bonita, mas se tiver que escolher, faça o passeio de barco e mergulhe, mesmo que com o snorkel, é uma experiência realmente encantadora.

É possível chegar à barreira por outras cidades, como Arlie beach, mas Cairns é a principal cidade de apoio. São diversos tipos de passeios para conhecer a barreira de corais, muitos de dia inteiro e até excursões mais extensas para conhecer lugares mais intocados da barreira.

Live Aboard

Se estiver com tempo, a sugestão é fazer o Live Aboard com o Pro Dive , um passeio de três dias e 2 noites com tudo incluso, desde material e roupas de mergulho, acomodação e todas as refeições. Além disso, vários instrutores de mergulho irão te acompanhar, inclusive nos mergulhos noturnos, então se você gosta e já tem um pouco mais de experiência, não pense duas vezes. Ele é também para quem mergulha só de snorkel, mas nesse caso você pode optar por um passeio mais barato, como os tours de um dia por exemplo.

Passeios de um dia

Existem várias companhias que fazem os passeios de um dia só, como o Dive in Cairns e o Reef Trip. Alguns passeios são à bordo do catamarã mesmo, e outros te levam para uma plataforma de apoio da barreira de corais.

Geralmente os passeios saem de manhã cedo, por volta de 7:30/ 8:00 da manhã e termina no fim da tarde. Cada companhia faz um trajeto diferente e podem incluir bancos de areia, ilhas e a plataforma de apoio da Grande Barreira de Corais.

A plataforma, também chamada de Platoon, fica instalada bem pertinho dos corais e oferece uma estrutura bem legal para o passeio, como os snorkels (mas se tiver o seu próprio é melhor, afinal esses alugados todo mundo usa), e as roupas térmicas de mergulho. Tanto os passeios de catamarã quanto na plataforma geralmente incluem refeições, mas é sempre bom confirmar.

Dica para escolher seu passeio

É legal entender que os passeios que ficam mais próximos dos bancos de areia e ilhas abrangem uma parte mais rasa do recife e por isso, pode ser mais confortável para quem não tem muita prática ou segurança de ficar na água por mais tempo.

Já os passeios que vão para lugares mais distantes de Cairns chegam em partes mais profundas do recife, onde você pode ver peixes maiores e ficar mais imerso na barreira de corais. Entretanto, nesse caso o único “lugar de apoio” ali será o próprio barco.

O período de inverno é considerado alta temporada, que vai de maio a setembro. É a época que praticamente não chove, deixando a água mais cristalina, só que mais fria também. Nesse período também acontece a imigração de baleias na região, que pode ser uma surpresa bem feliz durante o passeio.

2. Parque Nacional Daintree

Além da Barreira de Corais, Cairns na Austrália tem a floresta tropical mais antiga do mundo! Conhecida como Daintree Rainforest, a floresta é hoje um passeio muito popular entre os gringos, principalmente quem nunca viu uma grande área verde com muitas espécies diferentes de plantas e animais.

Para nós brasileiros que temos a mata atlântica e Amazônia, a Daintree Rainforest pode parecer de certa forma familiar, mas de toda maneira é diferente do que temos no Brasil. Assim, se você curte passeios ao ar livre, vale a pena conhecer a floresta tropical australiana que tem uma particularidade interessante: em um determinado ponto a floresta se encontra com a barreira de corais, garantindo um super visual.

O parque tem várias atrações interessantes, entre elas passarelas suspensas incríveis para você ver a imensidão verde do alto, uma diversidade única de espécies de pássaros e animais selvagens, inclusive um crocodilo gigante, e um teatro holográfico que conta um pouco mais sobre a história da floresta mais antiga do mundo.

  • Horário: 9:00 às 17:00 (entrada até as 16:00), fechado dia 25 de dezembro.
  • Preço: $39 adulto, estudantes $36 e crianças $19.

Como chegar

Como a floresta é bem grande, vale a pena tirar um dia para conhecer a região. A floresta fica mais ou menos duas horas de carro ao norte de Cairns e a sugestão é ir para o Discovery Center, que funciona como um centro de apoio da Daintree Forest.

Para ir à floresta, você tem duas opções: alugar um carro ou contratar um tour saindo de Cairns ou Port Douglas dependendo de onde você estará hospedado.

Indo de carro

A estrada é tranquila margeando o litoral e a vista é sensacional, águas cristalinas com a sombra da grande barreira de corais em contraste com o verde da floresta. É super tranquilo alugar carro em Cairns, principalmente usando a Rent Cars e assim você tem a liberdade de ir e voltar a hora que quiser.

Um detalhe importante é não é preciso carro 4×4. Alguns passeios que vão até a praia são feitos de caminhonete, mas para ir apenas à floresta não tem necessidade.

Se você optar por explorar a parte mais ao norte da floresta e atravessar o Daintree River, lembre-se que o ferry da travessia é pago. A travessia de ida e volta custa 49 dólares australianos e só ida 29 dólares.

Tour guiado

Tem várias opções de passeios para a floresta, mas a opção mais procurada é a DainTree, Mossman George e Cape Tribulation. O tour leva você de Cairns até a floresta tropical, parando em vários pontos bonitos da floresta, atravessa o rio Daintree e vai até a praia de Cape Tribulation, que tem águas cristalinas e é super bonita.

O tour ainda inclui os ingressos do parque, uma parada para nadar na água doce na famosa Garganta de Mossman da floresta, uma hora de cruzeiro no rio, almoço e lanche além do serviço de transporte direto do hotel. É bem completo e dá para conhecer tudo da região.

Reserve com antecedência aqui

3. Vila Kuranda

Kuranda é uma pequena cidade no Parque Nacional Barron Gorge, que pega uma parte da Rainforest, e fica a mais ou menos uma hora e meia de Cairns. O interessante da vila são os mercados locais com muitos produtos artesanais, restaurantes e cafés ótimos, além dos santuários de pássaros, borboletas e outros animais típicos australianos como o coala e cassowary, um tipo de pássaro que lembra um avestruz mais baixinho.

Outros pontos legais de conhecer é a cachoeira Barron e algumas trilhas pelo parque nacional. Com tanta coisa legal para ver, vale a pena reservar um dia para passear e explorar a região e, se tiver um pouquinho mais de tempo, quem sabe até se hospedar por ali para curtir os passeios e atrações.

Para completar, ainda vale citar o Pamagirri Aboriginal Experience, considerado uma das melhores experiências turísticas sobre os povos aborígenes e Torres Strait Islander, que são os povos originários australianos. Conhecer um pouco sobre a cultura aborígene, costumes, histórias e crenças é entender sobre a cultura ancestral do país.

Antigamente, outra atração como essa, a Tjapukai Cultural Center era muito procurada mas infelizmente ela encerrou as atividades, então o Pamagiri é uma das poucas oportunidades que você terá ali na região para assistir uma performance aborígene, aprender a lançar o bomerangue e conhecer o didgeridoo, um instrumento musical super tradicional das comunidades originárias.

Como chegar

A vila é uma delicia de visitar, mas o caminho para lá é tão famoso quanto. É super fácil alugar um carro , mas o passeio cênico de trem ou de bondinho é um diferencial e muito popular entre os turistas.

A sugestão é o tour de 1 dia , que te busca no hotel e leva até a estação de trem. A vista da viagem de trem é absolutamente espetacular e você terá um tempo livre para explorar os mercados e atrações de Kuranda. O retorno à tarde é pelo bondinho, com outra vista maravilhosa da Rainforest, até a estação onde o translado estará aguardando para retornarem à Cairns.

4. Ilhas ao redor de Cairns

Se você quiser nadar no mar, pode pegar um passeio para uma das ilhas próximas à Cairns. Tem várias opções, a Green Island e a Fitzroy Island são as mais próximas da cidade, ficam a uns 35 minutos de barco.

Nessas ilhas você não vai precisar se preocupar com crocodilos e nem com águas vivas, as tartarugas marinhas que se alimentam das águas vivas vão cuidar e muito bem da sua proteção, e você poderá passar o dia todo curtindo a praia e/ou fazendo snorkel pela barreira de corais.

Ilhas ao redor de Cairns & outros bate-e-voltas

  • Green Island: uma das ilhas mais visitadas perto de Cairns e fica a 45 minutos de catamarã. Com águas cristalinas e pegando um pedacinho da barreira de corais, você pode optar por tours que sejam só o barco, ou que inclua o aluguel de snorkel e até o barco com fundo transparente.
  • Fitzroy Island: também a um pouco mais de meia hora de barco da cidade, a ilha é famosa para mergulho, stand-up paddle e tartarugas.
  • Frankland Island: outro pedacinho da barreira, com uma diversidade de animais e corais, o translado da cidade de Cairns e muito mergulho.

5. Outras atrações na cidade

Cairns Esplanade

A Cairns Esplanade é uma área central da cidade que tem a famosa praia artificial. Com águas mornas e salva vidas de plantão, a Lagoon é uma das paradas mais agradáveis da cidade. O acesso à esplanada é gratuito assim como a lagoa artificial, e os moradores de Cairns e turistas aproveitam muito do lugar.

Nessa hora você deve estar pensando, poxa e as praias? As praias de Cairns são habitadas por um tipo de água viva super letal chamado “Box Gelly Fish”, o contato com este monstrinho mata em poucas horas, mas caso você tenha a sorte de encontrar algum lugar livre das águas vivas, muito possivelmente encontrará o nada simpático Crocodilo de água salgada, um bicho que é capaz de te engolir vivo em poucos segundos.

Geralmente fica bem movimentado, com muitas famílias e crianças. Como todas as outras cidades australianas, Cairns é um convite ao esporte ao ar livre. Na esplanada mesmo tem pista de cooper, bicicleta, quadras de vôlei, aulas de hidroginástica na lagoa artificial e ioga ao ar livre.

Além de nadar e relaxar na Esplanada, outra opção de programa é curtir um dos mil barzinhos ao redor, que bombam 24 horas por dia.

Bares e restaurantes

A noite o Rattle N’ Hum, um barzinho mega animado e com muitas opções de drinks é um boa opção para um esquenta, e a poucos passos dalí a balada mais agitada da cidade o Woolshed, com uma programação diferente a cada dia da semana. Essa é uma balada que tem de tudo, tem gringo, tem australiano e não tem hora para acabar.

Night Market

O Cairns Night Market é um dos lugares mais visitados da cidade e reúne diversos tipos de lojas e artigos locais e internacionais. São vários estantes de comida, lanches, roupa, sapato, acessórios e lembrancinhas australianas. Ao final do dia é um super programa e um bom lugar para conhecer.

  • Horário: todos os dias de 16:30 às 22:30.
  • Entrada: gratuita.
  • Endereço: 54-60 Abbott St, Cairns.

Jardim Botânico

Para um dia sem muitas aventuras, o jardim botânico pode ser uma ótima opção de passeio. É um lugar lindo e fica mais ao norte da área central da cidade. Ali, vale a pena conhecer os lagos centenários e o conservatório Watkins Munro Martin, cheio de borboletas e plantas de diversas espécies diferentes.

  • Horário: todos os dias de 7:30 às 17:30.
  • Entrada: Gratuita.
  • Endereço: Collins Avenue, Edge Hill

Passear de bicicleta

Para quem curte andar de bicicleta, alugar uma bicicleta e sair pedalando pela cidade é um super programa. Tem várias opções de passeios para todos os gostos, tudo depende do seu preparo físico e do caminho que você escolher fazer. No geral, Cairns é bem plana, então explorar a cidade de bicicleta, é uma ótima ideia!

Muitos aventureiros vão até Palm Beach, um passeio de 4 horas de bike, ou até algumas cachoeiras relativamente próximas à cidade como a Crystal Cascade e a Fairy Falls, que ficam a uns 18 km do centro de Cairns.

6.Esportes radicais em Cairns

Além da barreira de corais e da floresta tropical, Cairns é um prato cheio para os aventureiros de plantão. Pensando em aventuras dá para escolher o que você quiser e sonhar, desde de salto de pára-quedas (dizem que é lindo porque além do visual da floresta de Cairns, dá para ver a barreira de corais lá do alto), salto de Bunge jump, Rafting, Jet Boat, cavalgadas e por ai vai.

Com exceção ao Bungy Jump, Jet Boat e o paraquedas, que são passeios rápidos, planeje um dia inteiro para cada uma das outras atividades e como todo passeio em Cairns tem dois zeros, não planeje pagar menos de 100 pilas em cada um deles.

Se além de ir para a Austrália, você também vai à Nova Zelândia, recomendo que você segure sua ansiedade e faça todas essas aventuras lá. Quer dois bons motivos para isso?

A) Nova Zelândia é a terra do esporte radical e esse clima com certeza vai te inspirar;

B)  100 dólares Neozelandeses custam bem menos que 100 dólares australianos.

De toda maneira, se Cairns for a sua chance de saltar de bungy jump ou pular de paraquedas , então se joga e aproveite a vista!

Hospedagem em Cairns

Hotéis caprichados

  • Novotel Cairns Oasis Resort: hotel com 4.5 estrelas, tem piscina ao ar livre, academia, varanda, restaurante e um ótimo café da manhã. Além disso, tem quartos bem confortáveis, recepção 24 horas e fica bem no centro de Cairns.
  • Hilton Cairns: localização impecável, com vistas lindas. O hotel oferece café da manhã, spa, piscina, dois restaurantes, bar, recepção 24 horas e café da manhã muito bom.
  • Crystalbrook Flynn: super confortável, com três opções de restaurantes, bar, duas piscinas e academia. A localização é bem central e tem um bom café da manhã.
  • Pullman Reef Hotel Casino: bem próxima da esplanada de Cairns, com piscina, academia, dois restaurantes e ótimo café da manhã. O diferencial é um casino dentro do próprio hotel com bar e recepção 24 horas.

Hotéis custo x benefício

  • Crystalbrook Bailey: localização perfeita, com academia, piscina, restaurante e bar. Oferece um café da manhã excelente e recepção 24 horas.
  • Pacific Hotel Cairns: ótimas acomodações, com piscina, bar, recepção 24 horas. Fica bem no centro de Cairns e tem um ótimo café da manhã.
  • Mercure Cairns: bem confortável, com piscina, restaurante, bar e café da manhã. Oferece serviço de transfer pago à parte e fica numa localização excelente da cidade.

Hotéis econômicos

  • YHA Cairns Central: várias opções de acomodação, com quartos e banheiros privativos e quartos compartilhados também. Oferece café da manhã e piscina ao ar livre.
  • Cairns Queens Court: localização razoável e café da manhã, hotel conta com piscina, bar, restaurante e uma varanda bem agradável.
  • Dreamtime Travellers Rest: para quem procura um hostel pequeno e aconchegante, com lavanderia, piscina ao ar livre e ótima localização. Recepção com horário de 8 às 18 hrs.

Seguro Viagem

O seguro viagem não é obrigatório para viajar para Austrália, mas recomendo fortemente que você contrate um. Um bom seguro vai te auxiliar em imprevistos como extravio de bagagens, atrasos de voos e, principalmente, possíveis despesas médicas.

A sugestão é contratar pelo SegurosPromo, uma empresa brasileira que reúne as cotações do mercado e te apresenta o melhor custo x benefício. Um bom seguro vai te amparar em qualquer emergência e garante que você tenha uma ótima e tranquila viagem.

Quer mais desconto?

Compre seu seguro com 15% de desconto usando o código IDEIASNAMALA 15.

Faça sua cotação e compre seu seguro

E aí, gostou das dicas? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Cairns na Austrália.
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP AUSTRALIA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Leia também:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *