Suíça: um dia em Thun
Saiba o que fazer em Thun, uma cidade gracinha perto de Interlaken (na Suíça) e as margens do lago Thunersee, um lago de águas transparentes rodeado por montanhas fotogênicas. É de Thun que saem os famosos passeios de barco rumo a Interlaken. Além disso, a cidade tem um centro histórico caprichado com pontes de madeira cobertas, igrejinhas fofas e um castelo de torres pontudas que parece ter saído de um conto de fadas. Pronto para se encantar com Thun?
o que fazer em 1 dia em Thun
Esse é um roteiro de 1 dia em Thun escrito num tom que te convida a fazer parte do passeio e caminhar comigo pela cidade. Se você prefere algo mais objetivo e direto ao ponto, pule direto para o roteiro.
Como Thun entrou no roteiro
Fui para a Suiça com um roteiro bem programadinho, 10 dias completamente reservados e um dia livre para encontrar minha amiga Lúcia, que conheci no Caminho de Santiago, e passear por onde ela sugerisse (A Lúcia mora na Suíça há anos, e conhece mil cidades fofas).
Ela fez duas sugestões, Appenzel, no norte da Suíça e Thun (bem pertinho de Interlaken e de Berna onde eu passaria a noite). Appenzel parecia uma graça, mas confesso que as três horas de trem para chegar lá me desanimaram um pouco (grávida e enjoando no trem, eu precisava diminuir a viagem ao máximo) e foi assim que optamos por Thun, uma cidade repleta de clichês Suíços lindos (lago, vistas para os alpes, pontes cobertas). E que boa escolha!
Um quase desencontro
Saí de Lucerna cedinho e peguei a rota de trem mais rápida rumo a Thun. Em Berna tive que fazer uma troca de trem e então combinei de encontrar a Lúcia no vagão de restaurante do trem. O que eu não contava é que meu trem de Lucerna atrasaria 6 minutos (uma verdadeira raridade na Suíça, o comandante até pediu desculpas!) e que eu teria pouco menos de 2 minutos para fazer a troca de trem (grávida e com a mochila nas costas, eu não sou das mais rápidas do mundo!)
Assim que o trem parou, eu e uma multidão de pessoas apressadas perigando perder suas conexões apertadas saímos correndo, foi um corre-corre engraçado, cada um indo para um canto diferente e todo mundo tomando conta para não se trombar. A estação de Berna é bem grande e como Murphy nunca ajuda, a plataforma do trem rumo a Thun estava BEM mais longe do que eu gostaria. Corri tudo o que dava e entrei no trem poucos segundos antes da porta fechar. UFA! Levei alguns minutos atravessando o trem todo por dentro e cheguei no vagão restaurante esbaforida! Viva, a Lúcia e uma outra amiga brasileira já estavam lá me esperando (e jurando que eu tinha perdido o trem. Rs).
A viagem entre Berna e Thun é hiper rápida, e nós matracas falamos tanto que quando vimos já havíamos passado o ponto. Estávamos em Interlaken, tivemos que descer e voltar. #Burradatotal – Pelo menos demos risadas e percebemos que o dia seria bem divertido.
E quando o plano é não ter planos
Amo ter um dia livre no roteiro, não planejar nada, e deixar a sorte me levar pra ver o que acontece. Na companhia de uma local então?! Melhor ainda, assim cheguei em Thun sem saber o que esperar, deixando a Lúcia no comando da expedição e bem feliz em brincar de me perder. Depois de guardar a mochila no locker (quase todas as estações da Suíça tem armários para a mochila desses que funcionam com moedinhas) saímos para passear.
Roteiro de 1 dia em Thun
Paradas e Passeios do dia de hoje:
- Passeio de barco para Interlaken
- Volta para Thun
- Obere Schleuse – uma das pontes cobertas de Thu
- Lojinhas e cafés da Obere Hauptgasse
- A “Rathausplatz” (praça da prefeitura)
- Castelo de Thun
- Igreja StadKirche
- Kirchtreppe – A escada coberta
- Untere Schleuse e as pontes de Thun
Roteiro no Google Maps:
Para abrir o mapa no Google maps clique aqui.
Passeio de barco rumo a Interlaken
Nosso dia começou com um passeio de barco rumo a Interlaken, chegamos em Thun cerca de 20 minutos antes da saída do barco, e tivemos tempo de dar um voltinha rápida pela cidade (que desde os primeiros momentos se mostrou linda) e embarcar.
Todos os lagos Suíços tem passeios interessantes de barco, já havia feito o passeio entre Lugano e Gambria e o passeio entre Fuellen e Lucerna, este seria meu terceiro passeio de barco e eu estava hiper empolgada com o visual! Os lagos da região de interlaken são muito bonitos, e o contraste entre as águas cristalinas, e os Alpes com picos cobertos de neve é algo que eu amo de paixão. O ponto alto do passeio são as vistas lindas das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.
O passeio leva cerca de duas horas e é pura poesia! O tempo estava bonito, e o frio (ainda que estivéssemos em novembro) estava bem ameno, assim deu para sentar do lado de fora quase todo o tempo e caprichar nas fotografias.
Quando a fome bateu, sentamos no restaurante do barco e pedimos uma porção de batatas fritas (bem gostosa e bem grande, por sinal!) e ficamos batendo papo até o barco se aproximar do trecho final do passeio quando barco entra numa especie de um canal hiper fotogênico, Interlaken surge no horizonte e aos poucos começa a ganhar forma e tamanho! Que chegada especial! Adorei.
[Dica: se você vai dormir em Interlaken, olhe para os horário e tente encaixar este passeio no final do dia, depois da volta pela cidade. | Este passeio pode ser feito no sentido inverso, de Interlaken a Thun.]
Detalhes do passeio
- Duração: Cerca de 2 horas
- Preço: 43,00 CHF para segunda classe. Grátis com o Swiss Travel Pass
- Horários variam conforme a estação do ano e são muito menos frequentes no inverno.
[Dica para quem não vai fazer o passeio de barco: Dê uma passadinha no Schadau Park, ponto onde o rio desagua no lago, e com vistas lindas dos Alpes. ]
Chegada em Interlaken
Chegando em Interlaken, demos uma volta bem rapidinha pela rua principal. Como eu já conhecia a cidade, a ideia foi só dar uma passada rápida na pracinha central (Höhematte), que coincidentemente foi onde fiquei hospedada na minha última passagem pela cidade, e que tem vistas lindas para as montanhas. Curiosamente a praça estava repleta de vacas com sininho no pescoço. Não entendemos que raios as vaquinhas faziam pastando na principal praça da cidade, mas achamos graça e fotografamos.
Trufas de chocolate da Schuh
Antes de ir embora passamos na Schuh (Höheweg 56), um café local super tradicional e que serve chocolates e trufas divinas desde 1818, devoramos trufinhas de chocolate DE-LI-CI-O-SAS! Adorei o café.
Depois disso voltamos para a estação de trem e pegamos um trem para Thun (dessa vez com bastante cuidado para não passar o ponto ;))
Passeio pelo Centro de Thun
Obere Schleuse – uma das pontes cobertas de Thun
Chegando em Thun comemos um sanduba rápido na própria estação de trem e saímos para passear pelo centrinho. Começamos o passeio cruzando o Rio Aare (o mesmo que corta a cidade de Berna) pela Obere Schleuse (uma ponte coberta hiper fotogênica). A ponte fica no finalzinho de uma ilha formada por uma bifurcação no rio pouco antes dele desaguar no lago Thunersee. A ponte tem vistas bacanas do castelo de Thun e do centro antigo da cidade e funciona como uma espécie de barragem para controlar a força das águas e evitar uma inundação na época de desgelo dos Alpes ou durante uma chuva brava.
Ao cruzar a ponte, passamos por um grupo de Cisnes comilões hiper interessados em abocanhar meu sanduíche, infelizmente a minha fome de grávida era maior do que fofura dos Cisnes e acabei não dividindo meu sanduba. 😉 [Fora que não me sinto bem em alimentar animais silvestres com comidas humanas, nunca se sabe se o estômago deles aguenta nossas gorduras e a última coisa que quero é fazer mal aos bichinhos.]
Lojinhas e cafés da Obere Hauptgasse
Dali seguimos caminhando pela rua Obere Hauptgasse, uma rua hiper fofa repleta de lojinhas, restaurantes e cafés. O curioso que é a rua tem “dois andares”, a parte de baixo que é a própria rua e uma calçada superior. As lojinhas e restaurantes na parte alta e baixa são diferentes, e para ver tudo é preciso ir e voltar pela rua.
Como escurece cedo no inverno preferimos seguir para a parte alta da cidade sem fuçar as lojinhas. De qualquer forma, essa parte merece uma visita bem mais detalhada que a que eu fiz. #Ficaadica
[Vale falar que assim como as cidades menores da Suíça, muitas lojas de Thun fecham para o horário do almoço entre 12:00 e 13:30.]
A “Rathausplatz” (praça da prefeitura)
A Obere Hauptgasse termina na praça da prefeitura de Thun, sinalizada com uma fonte antiga (a água é potável e deliciosa, beba sem medo de ser feliz) e edifícios do século de XVI. A prefeitura de Thun é um edifício gordinho com arcadas circulares e um relógio antigo avermelhado. Vale ficar de olho na programação pois volta e meia rolam concertos gratuitos na praça.
Viramos a direita numa ruelinha estreita e seguimos rumo ao Castelo de Thun. A subida foi bem mais macia e bem menor do que eu esperava, e poucos passos depois, lá estavamos nós no pátio do Castelo.
Castelo de Thun
O Castelo de Thun é de 1190 e foi construído pelos duques de Zähringen. E por sinal, este é o nome oficial do castelo: “Zähringen Schloss”, que todo mundo chama de castelo de Thun. O interior do castelo hoje funciona como um museu de história (confesso que depois de visitar o castelo de Montreux e o de Gruyeres, não me animei para entrar) e volta e meia é alugado para casamentos e ventos particulares. Por fora o castelo é lindo, bem conservado e rende fotos lindas! Adorei dar uma voltinha por alí e tirei muitas fotos.
Detalhes da visita:
- Horários de funcionamento: Abril à outubro das 10:00 -17:00 | novembro à janeiro aberto apenas aos domingos das 13:00 -16:00 | Fevereiro e Março: todos os dias das 13:00 – 16:00
- Entrada: Adultos 10 CHF | Estudantes & Seniores : 8 CHF | Crianças: 3 CHF
- Grátis com o Swiss Travel Pass
Igreja StadKirche
Passamos por dentro do pátio do castelo e seguimos pela rua Schlossberg até a igreja StadKirch (esta é a igreja pontuda que se vê parte baixa da cidade). Foi aqui que tirei algumas das fotos mais lindas do dia, a igreja tem uma vista legal para o castelo, e pra quem tiver paciência de dar a volta toda (o que eu recomendo MUITO), tem um terraço com vistas caprichadas de Thun. Me esbaldei de fotografar! 😉
Kirchtreppe – A escada coberta
Começamos a descida por um par de escadas estreitas que nos levou a outro cartão postal de Thun, a Kirchtreppe, uma escadaria coberta no mesmo estilão das pontes de madeira medievais que nos levou de volta para a Obere Hauptgass (Me pergunto se a escada coberta seria algo para proteger a galera da chuva na vinda/volta para a missa?)
Como já havíamos passeado pela Obere Hauptgass pegamos uma vielinha estreita que nos levou Aarequai, rua paralela ao rio. Aqui estão alguns dos barzinhos ao ar livre mais gostosos e animados da cidade. Meu pedacinho preferido é o quadradinho que conecta as pontes Untere Schleuse e Muhlegassli. Um cantinho animado e hiper fotogênico.
Untere Schleuse e as pontes de Thun
E falando em ponte, durante o passeio aprendi que 5 pontes conectam a parte comercial da cidade (conhecida como “shopping Island”) com o centrinho histórico medieval, a mais bonita delas é a Untere Schleuse, outra ponte antiga coberta que regula a força das águas para evitar inundações. A Untere Schleuse também conhecida como Flower Bridge (ponte das flores) graças aos arranjos floridos pendurados por toda a ponte durante a primavera e o verão. Vale a passada e vale muitas fotos.
Terminamos nosso passeio pouco antes de escurecer, uma pena que no inverno escureça tão cedo (cerca de 4 da tarde), eu teria curtido explorar mais pedacinhos dessa cidade tão fofa, de qualquer forma, amei o passeio e recomendo. Thun é linda e merece ser visitada!!!
O que faltou visitar:
Se você tem mais tempo que eu, ai vão dicas de outros passeios em Thun
Schadau Park: Este parque lindo fica de frente para o lago Thunersee, bem no ponto onde o rio Aare desagua, o parque tem vistas lindas para o lago (com direito a montanhas no fundo), e é sede de um castelo bem bonito o Castelo Schadau e do museu panorama.
Kunstmuseum (Museu de arte contemporânea): O museu de arte contemporânea de Thun recebe exposições temporárias de artistas suíços e estrangeiros e está sediado num dos prédios mais lindos da cidade, o antigo Hotel Thunerhof.
- Endereço: Hofstettenstrasse 14
- Aberto de terça a domingo das 10:00 – 17:00 | Quartas até as 19:00
- Entrada: 14 CHF | Estudantes 12 CHF | Crianças 0-16: grátis
- Grátis com o Swiss Travel Pass
Museu Panorama: Panoramas são quadros antigos gigantes que retratam uma cidade num ângulo de 360 graus. O de Thun é um dos mais antigos e bem preservados do mundo, ele foi pintado por Marquand Wocher entre 1809 e 1814.
- Endereço: Schadau Park
- Aberto de terça a domingo das 11:00 – 17:00
- Entrada: 8 CHF | Estudantes 7 CHF | Crianças 0-16: grátis
Spielzeugmuseum – Museu dos brinquedos: Esse é um museu nostálgico com um acervo caprichado de brinquedos dos anos 50,60. Os brinquedoss são miniaturas perfeitas de objetos da época e o museu é uma fonte legal legal para entender o estilo de vida e os costumes culturas da época. Além disso o museu tem uma lojinha caprichada com brinquedos feito a mão e um café charmoso.
- Endereço: Burgstrasse, 15
- Aberto de terça a domingo das 14:00 – 17:00
- Entrada: 5 CHF | Crianças 0-12: grátis
Outros blogs que viajaram para Thun:
- Café Viagem: Veja o passeio entre Thun e Interlaken no verão
- Ela é Americana: Relato rápido com fotos bonitas.
- Swiss vistas (em inglês): Guia bacana para explorar a cidade
Obrigada Lúcia querida pela companhia e pelas dicas! Espero te ver em breve!
A Mari viajou a Suíça com apoio do Swiss Travel System
Veja também:
Roteiros pela Suíça:
- Roteiro de 11 dias na Suíça
- Roteiro de meio dia em Lucerna
- Roteiro de 1 dia em Berna
- Roteiro de 2 dias em Zermatt
Guias de viagem pelas cidades Suíças:
Passeios & Dicas
- Viagens de trem na Suíça: 10 passeios inesquecíveis
- Zermatt: o que você precisa saber antes de viajar?
- Ticino: Os Castelos de Bellinzona
- Wilhelm Tell Express: A viagem entre Lugano e Lucerna
- Lucerna: A subida do Mount Pilatus
- Degustação de chocolates na Laderach em Vevey
- Montreux: Museu do Queen e homenagem a Fred Mercury
- Jungfrau: Um passeio pelos Alpes Suíços
- Vale a pena dormir em Interlaken
- Dica de Hostel em Interlaken
- O que fazer em Lauterbrunnen
- Genebra: Tudo que eu queria saber antes de viajar
Dicas de hotel na Suíça:
- Lugano: Como é se hospedar no Villa Castagnola
- Berna: Como é se hospedar no Hotel Alpenblick
- Genebra: Como é se hospedar no Mandarin Oriental de Genebra
- Zermatt: Como é se hospedar no hotel Unique Post
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]