Suíça: o que fazer em Berna

Saiba o que fazer em Berna na Suíça. Conheça as principais atrações turísticas da cidade (com direito a mapa), dicas de restaurante e de museus. Pronto para se apaixonar por Berna?

Suíça: o que fazer em Berna

Berna, a capital da Suíça é uma cidade pequena, encantadora e que pode ser facilmente visitada em 1 dia. Suas principais atrações turísticas estão concentradas no centrinho de Berna e podem ser exploradas a pé, ou com ajuda das linhas de bondinho hiper pontuais da cidade. Neste post eu divido com você as principais atrações turísticas de Berna, dicas de restaurantes, barzinhos e muito mais. Pronto para se encantar com Berna?

Veja também: Roteiro de 1 dia em Berna

Chegada em Berna:

A estação central de Berna (em Alemão, Hauptbahnhof) fica a poucos passos do centro da cidade por um caminho hiper agradável. A estação combina uma area subterrânea com muitas opções de lanchonetes e um bom supermercado com uma área eterna coberta – de onde saem os bondinhos elétricos -por um toldo de vidro moderno feito com uma tecnologia especial que evita que passarinhos façam um estrago no vidro (essa história, e muitos dos detalhes desse post foram contados pela Carmen, guia do escritório de turismo de Berna, que me recebeu de braços abertos e me acompanhou durante essa segunda visita a cidade).

Que fazer em Berna
Berna – Suíça

Ainda na estação:

Mapa e dicas da cidade: Aproveite para passar no Escritório de Turismo de Berna e pegar um mapinha com detalhes e dicas da cidade. O mapa é grátis e as dicas costumam ser ótimas!

Para guardar sua mala: Está viajando com malas e não vai dormir em Berna? A estação de Berna, assim como 99% das estações de trem da Suíça, está equipada com lockers de moedinha. O preço dos armários varia conforme o tamanho e você pode deixar suas coisas trancadas por até 24 horas.

Dica para quem vai dormir na cidade: Quem dorme em Berna recebe um ticket de transporte que te permite andar de ônibus, trens locais e bondinhos elétricos durante sua estadia. Uma mão na roda para quem não tem o Swiss Travel Pass

O que fazer em Berna – Principais atrações turísticas

Veja nesse mapa as principais atrações turísticas de Berna, Museus e dicas de bares e restaurantes. A seguir descreverei cada uma delas:

Se preferir acesse o mapa aqui.

Rua Marketgasse: a rua principal de Berna

Com arcadas cobertas dos dois lados da rua, a Marketgasse recebe os visitantes com carinho tanto nos dias de sol, quanto nos dias de chuva. Graças as arcadas é possível se caminhar por boa parte da cidade sem molhar (no meu ultimo dia em Berna, choveu tanto que agredi as santas arcadas e caminhei com sorriso no rosto!). A rua está repleta de lojinhas, restaurantes e fontes coloridas que são um verdadeiro espetáculo. Cada fonte conta a história de um personagem importante na história da cidade, repare nos detalhes. As fontes tem água deliciosa e potável (beba sem medo de ser feliz).

Na rua principal estão algumas das principais atrações turísticas da cidade como a Torre da Prisão, a Torre do Relógio, e a casa de Einstein. A rua muda de nome três vezes antes de chegar a ponte Nydeggbrucke.

Que fazer em Berna
Rua Marketgasse – Berna

A torre da prisão

Essa torre fotogênica tem um passado interessante. A Torre da prisão foi terminada em 1643 e funcionou como prisão da cidade até 1897. A torre passou alguns anos fechada, e depois de uma boa reforma ganhou o papel de confederação política e recebe exibições especiais.

  • Endereço: Marktgasse 67, 3003 Bern
  • Horários de funcionamento: (Durante exibições) de segunda a sexta das 8:00-18:00 | finais de semana: 10:00-16:00
  • Entrada grátis
Que fazer em Berna
Cadeado na torre da Prisão – Berna

[Uma curiosidade bacana sobre a torre da prisão. É aqui que começa o carnaval da cidade, com a “Libertação” do urso que está trancado na torre dormindo. O urso é acordado com músicas carnavalescas, e aí começa o festival! É nessa janela de cadeado que o urso “dorme”.

A torre de relógio

Torre do relógio (Zytglogge) é um dos principais cartões turísticos da cidade e uma das visitas guiadas mais interessantes que já participei. O Zytglogge é o relógio oficial de Berna desde 1530 e funciona com um mecanismo de corda para lá de interessante – e genial. Além das horas o relógio marca o dia do mês, símbolo do zodíaco e lua. Este, é um dos poucos relógios astronômicos do mundo em pleno funcionamento.

Que fazer em Berna
O relógio de Berna

Não deixe de ver a mudança das horas

Quatro minutos antes de cada hora, figuras animadas (urso, galo e cavalheiros) executam uma performance, e do lado de fora turistas do mundo todo acompanham o espetáculo.

Tour pelo relógio de Berna

E pra quem tiver curiosidade de ver a parte de dentro do relógio em pleno funcionamento minha dica é participar de uma das visitas organizadas pelo escritório de turismo de Berna, que podem ser privadas ou em grupo. O passeio dura cerca de 50 minutos e te leva para dentro da torre do relógio – e seus mecanismos mirabolantes. De quebra, você terá uma bela vista de Berna.

 

Que fazer em Berna
Engrenagens do relógio de Berna

Detalhes sobre o tour:

Endereço: Bim Zytologie 1, Bern

Horários

  • De abril a outubro e entre os dias 26 e 31 de dezembro: todos os dias às 14:30
  • De novembro a março: Todos os sábados às 14:30

Preços: 

  • Adultos: 15 CHF
  • Crianças (6-16 anos): 7 CHF
  • Estudantes: 10 CHF
Que fazer em Berna
Vista do alto do relógio de Berna

Bundeshaus – O parlamento Suíço

Aproveitando que estamos na capital do país, que tal tomar um banho de cultura e política e visitar o coração do governo Suíço?

Inaugurado em 1902 o Parlamento Suíço foi construído com 95% de materiais Suíços, ilustrando um pouco da diversidade de materiais, culturas e pessoas espalhadas pelo país. O edifício é lindo por fora e hiper decorado por dentro, repleto de estátuas, vitrais e murais.

Que fazer em Berna
Bundeshaus – O parlamento Suíço

Tours gratuitos pelo parlamento

O parlamento Suíço oferece tours diários em Alemão todos os dias às 15:00 e as segundas, quartas e sextas as 11:30. Os tours em inglês acontecem aos sábados as 14:00. Os tours se esgotam rápido e por isso devem ser agendados com um dia de antecedência por telefone (+41) 58 322 90 22 ou Email: parlamentsbesuche@parl.admin.ch ​

Endereço: Bundesplatz 3, 3005, Bern

Quer dar uma espiadinha na parte de dentro do parlamento e entender como ele funciona? Veja este vídeo!

Einstein Haus- A Casa de Einstein em Berna

Outra visita bem curiosa e que me ensinou um bocado, foi o Einstein Museum casa onde Einstein residiu por 5 anos. A casa é pequenina porém fofa, o museu é simples mas traz informações interessantes. Não considero algo imperdível, mas acho que vale a pena para os curiosos de plantão.

[Só recomendo a visita para quem fala Inglês, alemão ou Francês, este é o típico museu que você precisa ler e ouvir informações para aproveitar a visita.]

Que fazer em Berna
A casa de Einstein – Berna

A parte mais interessante da visita foi um vídeo de 20 minutos em inglês sobre a vida do cientista.

Endereço: 2, Kramgasse 49, 3000 Bern

Horários de funcionamento: Aberto de fevereiro a dezembro das 10:00 às 17:00

Preços: 

  • Adultos: 6 CHF
  • Estudantes, Crianças & Seniores:  4.50 CHF
Que fazer em Berna
Sala de Einstein

Einstein Kaffee & Rauchsalon

Um dica bacana para tomar um cafezinho durante o dia ou uma cerveja a noite é o Café do Museu, o Einstein Café. O Ambiente é super descontraído e tem a cara da cidade. Recomendo a experiência.

Munster: A Catedral de Berna

A Catedral de Berna levou mais de 400 anos para ser construída e é uma das igrejas Suiças que mudou de religião após a reforma protestante. A igreja é inteira linda começando com a fachada, decorada com esculturas coloridas que ilustram em detalhes o último julgamento: do lado esquerdo o céu e do lado direito o inferno.

Que fazer em Berna
Fachada da Catedral de Berna

A riqueza dos detalhes e ornamentos é impressionante.

A parte interna da igreja também é bem caprichada com direito a teto gótico decorado, esculturas de madeira no altar e vitrais para lá de coloridos.

Subida nos telhados da Catedral de Berna

Além da igreja caprichada a catedral de Berna te oferece uma experiência única, a chance de subir a torre mais alta da Suíça (são 100 metros de altura divididos em 344 degraus, mas juro que a subida vale a pena!) e ter vistas divinas do Alpes de Berna. A subida custa 5 CHF por pessoa e de brinde você chegará bem perto dessas criaturas fofas (as gárgulas!!!)

Roteiro de 1 dia em Berna

Gárgula na Catedral de Berna

Lá do alto você terá uma vista hiper interessante do desenho da cidade antiga (que antigamente era murada e tinha o rio como limite natural) e se aguentar um lance a mais te escadas terá uma vista bacana dos Alpes de Berna (torça para o dia não estar nublado, porque os Alpes são maravilhosos!)

Que fazer em Berna
Torre do relógio vista do alto da catedral de Berna
Que fazer em Berna
Alpes Berneses vistos do alto da catedral

Endereço: Münsterplatz 1, 3000 Bern

Horários de Funcionamento 

Verão:

  • Segunda a Sábado: 10:00-16:30
  • Domingos: 11:30 -16:30

Inverno:

  • Segunda a Sábado: 12:00-15:30 (sábados abre as 10:00)
  • Domingos: 11:30 – 15:30

Entrada:

  • Igreja: Grátis
  • Subida aos telhados 5 CHF

Heiliggeistkirche (igreja do espírito Santo)

A Igreja do Espirito Santo sobreviveu a diversas transformações da cidade: ela sobreviveu a queda das muralhas e a modernização das ruas para construção das linhas de bonde. Uma igrejinha barroca, com uma iluminação natural poderosa. Vale uma passadinha rápida.

  • Endereço: Spitalgasse 44
  • Entrada grátis

Kornhaus: granário transformado em restaurante

A granaria de Berna servia de estoque para vinho (no andar de cima) e milho (no andar de baixo). O prédio foi abandonado após o congresso de Viena e ficou muitos anos fechado. Em 1893 o edifício passou por uma reforma completa e ganhou as pinturas e afrescos atuais. Hoje a Kornhaus é um dos restaurantes mais lindos de Berna.Vale dar uma passadinha para ver os afrescos, ou porque não, beber uma taça de vinho?

Que fazer em Berna
Kornhaus

Que fazer em Berna

Bear Park: o parque dos ursos

Os ursos são o símbolo de Berna e os habitantes da cidade são apaixonados por seus ursos, uma tradição que começou em 1513 quando o primeiro urso vivo foi trazido da batalha de Novarra e instalado nos quartéis generais da época – hoje convertidos no parque dos ursos, um parque lindo com vistas bacanas do rio Aare.

De lá para cá a vivenda dos ursinhos já passou por várias reformas para deixá-las confortáveis e o mais próximas do habitat natural dos ursos. E nós turistas ganhamos plaquinhas em inglês com os nomes dos ursos e explicações sobre os gostos de cada um deles. Os ursos tem nomes bem sugestivos como “Ursolina”.

Que fazer em Berna
Bear Park

Vale lembrar que entre meados de novembro e o comecinho de março, os ursos entram em suas cavernas e dormem praticamente o inverno todo. De quando em quando eles saem para dar uma voltinha rápida, mas não é nada comum ver ursos acordados no inverno.

  • Endereço: Grosser Muristalden 6, 3006 Bern
  • O parque dos ursos é aberto.
  • Entrada grátis
Que fazer em Berna
Do outro lado da rua do parque um urso de mentira faz graça

Rosengarten: O Jardim das Rosas

Não muito longe do Bear Park está o Rosenpark, o jardim das Rosas, um parque público com vistas lindas da cidade e dezenas de tipos de flores (o parque não se limita a rosas) que colorem os jardins durante a primavera e o verão. No inverno o parque fica um pouco mais tristonho e as árvores tem suas copas amarradas para aguentar a neve sem sofrer tanto.

Apesar da curta distância, vale falar que o trecho é encrencado com direito a uma subidinha bem íngreme. Na dúvida, pegue um ônibus para subir.

  • Endereço: Schosshalde, Bern
  • Entrada grátis
Que fazer em Berna
Rosengarten: O Jardim das Rosas

Principais Museus de Berna

Depois de conhecer as principais atrações de Berna, que tal explorar alguns dos museus da cidade? Berna tem vários museus interessantes e eu infelizmente só tive a chance de visitar um deles, o museu do Paul Klee. Para te ajudar na escolha, ai vão as opções:

Que fazer em Berna
Paul Klee Zentrum – Berna

Paul Klee Zentrum

Se você estudou arquitetura, ou design, certamente já ouviu falar de Paul Klee, um dos professores da Bauhaus e um dos grandes pintores expressionistas. O museu conta a vida de Klee, e como seus pais músicos e sua viagem para a Tunisia influenciaram sua trajetória artística. O museu tem uma coleção bem interessante de aquarelas e obras do início de sua carreira. A visita é audio guiada em inglês, alemão ou Francês.

[Além da vida e obra de Klee, o museu tem uma arquitetura hiper diferente e vistas incríveis dos Alpes de Berneses.]

Endereço: Monument im Fruchtland 3, 3000 Bern

Horários de funcionamento: Terça à domingo: 10:00 -17:00

Ingressos: 

  • Adultos: 18 CHF
  • Estudantes: 8 CHF
  • Crianças (6-16 anos): 7 CHF

[Grátis com o Swiss Travel Pass.]

Kunstmuseum (Museu de arte)

Um dos melhores e mais completos museus de arte da Suíça. O Acervo inclui mestres italianos do trecento, arte Suíça dos séculos XV ao XX, impressionistas de Manet a Monet, e outros mestres europeus como Picasso, Braque, Toulouse Lautrec, Klee, Kandinsky e Mondrian. [Esse é o próximo museu da minha lista em Berna, sem dúvida!]

Endereço: Hodlerstrasse 8, 3011 Bern

Horários de funcionamento: Terça a domingo: 10:00 às 17:00 (terças até as 21:00)

Ingressos: 

  • Adultos: 24 CHF
  • Estudantes: 20 CHF
  • Crianças (6-16 anos): 12 CHF

Bernishes Historisches Museum (Museu de história de Berna)

O Museu de história de Berna tem uma coleção bem interessante com objetos étnicos vindos de vários cantos do mundo no piso térreo, uma coleção que conta a história de Berna por meio de objetos no subsolo (o acervo conta com maquetes da catedral, fontes coloridas originais de Hans Gieng, armaduras de cavalheiros medievais, tapeçarias e muitas outras preciosidades). E um segundo andar dedicado a Albert Einstein (ingresso extra).

Endereço: Helvetiapl. 5, 3005 Bern

Horários de funcionamento: Terça a domingo: 10:00 às 17:00

Ingressos: 

  • Adultos: 13 CHF Acervo | 18 CHF Einstein
  • Estudantes: 8 CHF Acervo | 13 CHF Einstein
  • Crianças (6-16 anos): 4 CHF Acervo | 8 CHF Einstein

Kunsthalle Bern: Museu de arte

Esse é um museu construído por artistas para artistas e desde 1918 recebe seis ou sete exibições temporárias de artistas atuantes. O acervo conta com nomes como Klee, Kandinsky e Moore e é bem forte em arte contemporânea.

Endereço: Helvetiapl. 1, 3005

Horários de funcionamento: Terça a domingo: 11:00 às 18:00 | Sábados e domingos: 10:00 às 18:00

Ingressos: 

  • Adultos: 8 CHF
  • Estudantes: 4 CHF
  • Crianças (6-16 anos): 2 CHF

Museu da comunicação (Museum fur Kommunikation)

Um museu dedicado a história da comunicação e das interações humanas. O acervo interativo percorre todos os séculos, explora os meios de comunicação (rádio, TV, Internet…) e chega aos dias atuais.

Endereço: Helvetiastrasse 16, 3005 Bern

Horários de funcionamento: Terça a domingo: 10:00 às 17:00

Ingressos: 

  • Adultos: 12 CHF
  • Crianças (3-16 anos): 3 CHF

Museu de história Natural (Natuhistorisches Museum)

Um museu de história natural bem completo com mais de 200 animais locais e exóticos, pedras preciosas e cristais, fósseis e esqueletos e a popular mostra sobre o cachorro São Bernardo Barry, ele foi resgatado e morreu em 1814.

Endereço: 

Horários de funcionamento: segundas: 14:00 às 17:00 | Terças, quintas e sextas: 9:00 às 17:00 | Quartas: 09:00 -18:00 | sábados e domingos: 10:00 às 17:00

Ingressos: 

  • Adultos: 8 CHF
  • Estudantes: 6 CHF
  • Crianças (0-16 anos): Grátis

[Incluso no Swiss Travel Pass]

Museu Suiço-Alpino (Schweirisches Alpines Museum)

Um museu dedicado aos alpes suíços em todas as suas facetas. Saiba como é conquistar o topo de uma montanha, aprenda sobre o frescor do aroma alpino, e participe de muitas outras experiências.

Endereço: Helvetiaplatz 4, 3005 Bern

Horários de funcionamento: Terças 10:00 às 20:00 | Quarta – domingo: 10:00 às 17:00

Ingressos: 

  • Adultos: 16 CHF
  • Estudantes (17-25 anos): 12 CHF
  • Crianças (6-16 anos): 6 CHF

Onde comer & beber em Berna?

  • Casa Novo (Läuferpl. 6): Restaurante típico Suíço e vinoteca. Comidas deliciosas e ambiente caprichado.
  • Au Trappiste (Rathausgasse 68): Cervejaria local. Ambiente super gostoso e cervejas ótimas.
  • Das Lehrerzimmer  (Waisenhausplatz 30) Livraria/Bar/Café: um cantinho gostoso para tomar un drink e relaxar.
  • Restaurant Gärtnerei (Spitalgasse 33) Comida natureba bem gostosa. Saladinhas caprichadas, sopas e sanduíches. Um lugar gostoso para comer algo rápido.
  • La Chouette – Crêpe à porter (Bollwerk 39: Creperia deliciosa!
Casa Novo - Berna
Casa Novo: Picadinho com legumes e batata rosti

E aí, curtiu as dicas do que fazer em Berna?

Pronto para se apaixonar por Berna?

Não esqueça do seguro viagem

Além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa (recomendamos que você leve na mala da mão um comprovante de contratação do seguro para apresentar na imigração), o seguro viagem é uma verdadeira “mão na roda” para o viajante. Com um bom seguro viagem você viaja tranquilo, com a certeza de que se algum imprevisto acontecer você poderá contar com os serviços oferecidos pela apólice contratada.

Recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, te apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado, tudo bem mastigadinho e rápido, e aí você só precisa escolher qual a mais adequada para o seu estilo de viagem.

Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Veja também: 

Roteiros pela Suíça:

Guias de viagem pelas cidades Suíças:

Passeios & Dicas

Dicas de hotel na Suíça:

 

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

 
Viaje sem stress
Faça seu seguro de viagens

Guarde este post no Pinterest!

 

Berna na Suíça

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (1)

[…] não conquistou meu coração como outras cidades Suíças (sou apaixonada por Lucerna, acho Berna um encanto; e amo o jeito descoladão de Lugano.) Mas é um bom ponto de início para começar a […]

Deixe o seu comentário