Roteiro de 1 dia em Berna na Suíça: saiba o que visitar

Berna, a charmosa capital da Suíça, encanta os visitantes com sua atmosfera medieval e acolhedora. Nesse roteiro de 1 dia em Berna, você vai encontrar um roteiro completo com os principais pontos turísticos da cidade, dicas de restaurante e bares, e sugestões de onde ficar em Berna. A cidade é pequena e pode ser explorada a pé ou usando a excelente rede de transporte público.

Designada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1983, Berna é famosa por seu centro histórico medieval muito bem preservado, proporcionando ao viajante um mergulho na rica herança cultural e arquitetônica que a cidade oferece. Vem comigo?

roteiro de 1 dia em berna na suiça
Rio Aare

Roteiro Berna: o que visitar em 1 dia

Berna é a capital da Suíça e o epicentro político do país. A cidade é a sede do Palácio Federal, onde o governo suíço conduz suas atividades. Berna oferece uma atmosfera única que combina história e cultura, lá você vai encontrar o Kunstmuseum, um dos melhores e mais completos museus de arte da Suíça. A cidade é um destino imperdível para viajantes em busca de experiências autênticas e enriquecedoras.

A chegada em Berna de trem, é o primeiro momento impactante do dia, e o primeiro UAU desse nosso roteiro. Um lindo vale cortado pelo rio Aare, adornado com folhas coloridas pelo outono e por uma elegante ponte de metal. Mesmo sabendo que a capital da Suíça esta longe de refletir os encantos naturais do país: digo que sim, foi impactante.

O nosso roteiro de 1 dia em Berna inclui muitas caminhadas, a cidade é pequena e a maioria das atrações estão no centro histórico. Se você não gosta ou não consegue caminhar tanto, minha sugestão é que você use o Google Maps para mapear trechos que podem ser feitos com o transporte público.

Neste post você vai ver:

Como chegar em Berna

Chegar em Berna é bem fácil, sendo o trem a opção mais popular e prática. A estação central de Berna, conhecida como Hauptbahnhof em alemão, está a uma curta caminhada do centro histórico da cidade, um trajeto bem bonito e super agradável.

Na Suíça os trens são muito pontuais, inclusive nos minutos, então fique atento ao horário.

  • Como chegar em Berna saindo de Zurique: a estação central (Zurich HB) oferece diversas opções de trens para Berna. Pegue o trem IR35 Bern e desembarque na estação central de Berna (Hauptbahnhof). O percurso leva um pouco mais de 1 hora.
  • Como chegar em Berna saindo de Genebra: na estação Gèneve, trens partem a cada hora com destino a Berna. Com várias opções disponíveis, o tempo de viagem varia de 1h40 minutos a 2h.
  • Como chegar em Berna saindo de Lucerna: a estação central oferece diversas opções de trens para Berna. O IR35 Bern é o mais rápido, levando cerca de 1 hora para chegar à cidade.

Swiss Travel Pass

O Swiss Travel Pass é um bilhete que dá acesso livre ao transporte público em toda a Suíça. Ele abrange trens, metrô, ônibus e barcos. Você pode usá-lo tanto no transporte dentro das cidades como também nos intermunicipais.

O custo do Swiss Travel Pass varia de acordo com a quantidade de dias e a classe escolhida. Você pode adquirir para 3, 4, 6, 8 ou 15 dias consecutivos, em primeira ou segunda classe. Jovens menores de 25 anos, devem comprar o Swiss Travel Pass Youth, que custa 30% mais barato Swiss Pass Travel.

Benefícios do Swiss Pass Travel

A meu ver os dois principais benefícios são: poder pegar quantos transportes públicos eu quiser, pois a quantidade é ilimitada; e também não ter que me preocupar com um roteiro preso ao horário X que eu comprei a passagem do trem, pois na Suíça tem trens de hora em hora para as principais cidades, então posso facilmente adaptar meu roteiro.

Aqui vai uma lista com os outros benefícios bem legais:

  • Viagem gratuita em trens panorâmicos premium (nos trens Glacier Express, Bernina Express, Gotthard Panorama Express e Palm Express – é necessário fazer reserva de assento e/ ou pagar taxa.)
  • Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 cidades.
  • Entrada gratuita em mais de 500 museus.
  • Inclui excursões de montanha para Rigi, Stanserhorn e Stoos.
  • Até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha.
  • Até 30% de desconto nas ofertas da SBB RailAway.
  • Crianças e jovens (6 anos aos 16 anos) acompanhadas por pelo menos um adulto com o Swiss Travel Pass válido, viajam gratuitamente com o Swiss Family Card.

Para adquirir o Swiss Family Card basta adicioná-lo no fazer a compra do Swiss Pass Travel e aproveitar s benefícios. Crianças menores de 16 anos viajam gratuitamente acompanhadas de um adulto.

Compre aqui o seu Swiss Travel Pass

roteiro de 1 dia em berna na suíça
Vista de Berna

Roteiro 1 dia em Berna detalhado

Paradas do Roteiro de 1 dia em Berna

  • Rua Marketgasse
  • Torre do relógio
  • Torre da prisão
  • Einstein Haus: a casa de Einstein
  • Catedral de Berna
  • Parada para piquenique
  • Bear Park: O parque dos ursos
  • Jardim das Rosas
  • O Parlamento Suíço

O Centro histórico de Berna

O centro histórico de Berna é pequeno o suficiente para ser explorado a pé e em um dia, mas além da parte histórica a cidade tem museus fantásticos como o Zentrum Paul Klee e o Kunstmuseum (que eu fiquei morrendo de vontade de visitar, mas que fecham na segunda-feira, o único dia que eu tinha livre para visitar Berna). E quer saber? Mesmo sem incluir os museus no programa, amei cada pedacinho da cidade.

Mapas e dicas da cidade

De volta ao passeio, na estação central de Berna (endereço: Bahnhofpl. 10A) — localizada no térreo do edifício principal, na entrada leste, próximo à parada de ônibus na plataforma H — procure pelo stand de informações turísticas da cidade Welcome Bern. Lá você pode pedir um mapa do centro histórico e várias dicas de passeios.

roteiro em berna na suiça
Bonde nas ruas de Berna

Não achou ou esqueceu? Ao caminhar pelo centro histórico, próximo ao relógio, fique atento a uma bicicleta preta om um baú vermelho enorme escrito Tourist Information, a bicicleta faz parte do projeto “I love Bern” que dá informações aos turistas. Nela você também pode pegar o mapa da cidade e dicas.

Tour privado por Berna com guia em português

Fazer um Tour privado por Berna com guia em português é uma boa pedida para quem quer conhecer o centro histórico medieval e aprender o máximo possível sobre a história e cultural local. E ter um guia que fala português faz toda a diferença. O tour dura 2h e é exclusivo.

Leia também: O que fazer em Berna: 12 passeios imperdíveis

Rua Marketgasse

A Rua Marketgasse é principal rua de Berna (e que muda três vezes de nome ao longo do percurso até a ponte Nydeggbrücke). A rua é cortada por cabos de bonde e de ônibus elétrico, ou seja, assim que bater um cansaço da caminhada, você pode recorrer a uma ajudazinha.

Aqui você vai encontrar os principais pontos turísticos da cidade. Além disso, a rua é cheia de lojinhas, restaurantes e encantadoras fontes coloridas, proporcionando um verdadeiro espetáculo visual. Cada fonte narra a história de um personagem significativo na história da cidade; preste atenção aos detalhes. As fontes oferecem água deliciosa e potável, então sinta-se à vontade para aproveitar sem preocupações.

Atenção aos detalhes

Enquanto caminhava fui tentando absorver todos os detalhes e surpresas que surgiam em meu caminho, placas e bonecos bacanas pendurados nas paredes, lojinhas nas varandas e sob escadas. Muitas vezes fiquei em dúvida se devia caminhar no meio da rua, com cuidado para não ser atropelada pelos bondes, ou sob a varanda dos prédios. Fiz um pouco de cada, andei para frente e para trás tentando absorver todos os detalhes.

E falando em detalhe, uma curiosidade bacana de Berna é que os edifícios do centro histórico tem uma espécie de varanda inferior na fachada, isso significa que nos dias de chuva, você pode percorrer toda a parte histórica sem tomar um pingo de água na cabeça!

Fonte em Berna
Berna – Suíça

Torre de relógio

A Torre do Relógio (Zytglogge) destaca-se como um dos principais pontos turísticos da cidade, proporcionando uma das visitas guiadas mais legais que já participei.

Roteiro de 1 dia em Berna
Torre do Relógio – Berna

O Zytglogge é o relógio oficial de Berna desde 1530 e opera com um mecanismo de corda verdadeiramente intrigante e engenhoso. Quatro minutos antes de cada hora figuras animadas (ursos, cavaleiros…) saem de dentro do relógio para bater a hora.

Além de marcar as horas, o relógio exibe o dia do mês, o símbolo do zodíaco e a fase lunar. Este é um dos poucos relógios astronômicos em pleno funcionamento em todo o mundo. Achei o relógio tão bacana quanto o famoso relógio de Praga, só que bem menos cheio de turistas, um pouquinho menor, porém muito mais colorido.

Roteiro de 1 dia em Berna
Torre do Relógio – Berna

Tour pelo relógio de Berna

Minha dica é que você participe de uma Excursão pela Torre do Relógio, para poder ver o relógio por dentro e em pleno funcionamento. O passeio dura 1h e te leva por dentro da torre do relógio e seus mecanismos mirabolantes. De quebra, você terá uma bela vista de Berna.

Endereço: Bim Zytglogge 1, 3011 Bern

Torre da prisão

Esta torre super fotogênica possui uma história fascinante.

A Torre da Prisão (Käfigturm) remonta a 1256, durante a expansão da cidade. Em 1640, passou por uma demolição, mas dois anos depois, em 1642, começou a ser reconstruída e foi concluída em 1644. A torre serviu como prisão municipal até 1897.

roteiro na suiça com crianças
Torre da prisão

Depois de alguns anos de inatividade, a torre foi submetida a uma significativa reforma e, posteriormente, assumiu o papel de um ponto central para a política confederada, apresentando exposições especiais.

  • Endereço: Marktgasse 67, 3011 Bern
  • Horários: segunda das 14h às 18h | terça à sábado das 10h às 18h | domingo fechada.
  • Entrada grátis

Einstein Haus: a casa de Einstein em Berna

O meu primeiro museu do dia foi o Museu Einstein, localizado na casa onde Einstein viveu por 5 anos.

O museu é bem simples, a casa onde Einstein viveu é pequena e bem fofa. Gostei de conhecer, mas não morri de amores, então não considero uma atração imperdível no seu roteiro de 1 dia em Berna. Foi um passeio bacana por todo o aprendizado que adquiri, mas acho algo bem dispensável se você não estiver super interessado em saber detalhes específicos sobre a vida de Einstein.

Dica importante: recomendo a visita apenas para aqueles que falam inglês, alemão ou francês, pois este é um museu onde ler e ouvir informações é fundamental para aproveitar ao máximo a experiência.

Roteiro de 1 dia em Berna
Einstein Haus – Berna
Roteiro de 1 dia em Berna
Einstein Haus – Berna

Para mim, o destaque da visita foi um vídeo de 20 minutos em inglês que contava a vida do cientista.

Planeje sua viagem:

  • Endereço: Kramgasse 49, 3011 Bern
  • Horários: aberto de fevereiro à dezembro das 10h às 17h. Última entrada às 16h45.
  • Ingressos: 
    • Adultos: 7 CHF
    • Estudantes: 5 CHF
    • Crianças (8-15 anos): 4 CHF
  • Os ingressos tem desconto com o Swiss Travel Pass

Que tal uma parada para um café?

Einstein Kaffee & Rauchsalon: é o café dentro do museu do Einstein. Com um ambiente super descolado, ele é uma ótima opção para tomar uma café antes de continuar o passeio ou uma cervejinha a noite.

Catedral de Berna

Saindo da casa de Einstein, passei por uma travessa que me levou até a Catedral de Berna (Münster), essa sim é uma parada imperdível no seu roteiro de 1 dia em Berna.

A construção da Catedral de Berna demandou mais de quatro séculos, e ela se destaca como uma das igrejas suíças que passou por mudanças religiosas durante a Reforma Protestante.

A beleza da igreja é notável desde a fachada, que é adornada com esculturas coloridas que detalham o Último Julgamento. À esquerda, representando o céu, e à direita, retratando o inferno, as esculturas ilustram de maneira impressionante (e colorida) esse momento.

Roteiro de 1 dia em Berna
Pórtico da Catedral de Berna
 Roteiro de 1 dia em Berna
Ornamentos da Catedral de Berna

Subida nos telhados da Catedral de Berna

A parte interior também é bacana, teto gótico, um altar bem bonito, pé direito alto e órgão caprichado. E não para por aí não, quem tiver disposto a desembolsar mais 5 francos suíços e encarar uma bela escadaria de 344 degraus, em formato de caracol, poderá contemplar uma das vistas mais belas da cidade.

A subida, apesar de cansativa, foi interessante, porque entre uma volta e outra, fui surpreendida por bonitas gárgulas. (Sim, desde que assisti o Corcunda de Notre Dame, sou apaixonada por todas as Gárgulas do mundo!)

Roteiro de 1 dia em Berna
Gárgula na Catedral de Berna

Chegando no topo do primeiro terraço a cidade se apresenta sem nenhuma timidez, e com muitas chaminés enfileiradas quase que simetricamente. A ordem é quebrada pela torre da prisão e pela torre do relógio que parecem querer furar a fila das casinhas e predinhos.

Lá de cima, o desenho do centro antigo também fica bem claro: uma pontinha de terra rodeada por dois rios de águas aparentemente bravas. E o mais diferente, o topo da catedral todo rodeado por rostos humanos.

 Roteiro de 1 dia em Berna
Gárgula pouco convencional no topo da Catedral de Berna
 Roteiro de 1 dia em Berna
Vista do alto da Catedral de Berna

No segundo e último terraço aparecem os Alpes Berneses, lindos e branquinhos. Para quem ainda tava em dúvida se esse monte de degraus vale realmente a pena, taí a resposta. Lindo, não?! Eu amei.

que fazer em Berna
Alpes Berneses visto da Catedral

Parada para um piquenique

Depois de fotografar a catedral todas as vezes que eu julguei merecer, não foram poucas, fui comer meu piquenique no parque que fica na lateral da catedral e de frente para o rio.

Adoro fazer piquenique, e a oferta de queijos e chocolates na Suíça fez com que eles se tornassem meu ritual diário de almoço. Apesar do friozinho de fim de outono, era meados de Novembro, fazia bastante sol e foi um almoço super gostoso.

Roteiro de 1 dia em Berna
Parque em Berna

Bear Park: O parque dos ursos

De volta a rua principal, fotografei mais algumas placas e fontes, fui visitar o prédio da prefeitura que é bem bonito, e ao chegar ao final da ilha entrei no Bear Park (parque do urso ou Bärengraben).

O urso é o símbolo de Berna, e os ursos marrons são criados na cidade desde 1513, quando os soldados Berneses vitoriosos trouxeram um deles para casa de volta da batalha da Novarra.

 Roteiro de 1 dia em Berna
Urso em Berna

No dia da minha visita, havia dois ursos marrons enormes. O mais preguiçoso deles já tinha entrado em sua toca (um buraco) e começado a hibernar. O grandalhão vai passar os três próximos meses capotado.

Já o outro parecia nem ligar muito para a multidão que o observava e estava se divertindo horrores com um pedaço de madeira um pouco maior que um homem adulto. Quando ele cansou do brinquedo, se levantou, deu uma bela espreguiçada e resolveu caminhar.

  • Endereço: Grosser Muristalden 4, 3006 Bern
  • Horário: o parque dos ursos é aberto
  • Gratuito

O Jardim das Rosas

Dei uma volta inteira pelo Bear Park que fica num lugar privilegiado de frente para o rio Aare e depois subi uma boa ladeira em direção ao Rosengarten (jardim das rosas), um parque público aberto em 1913 que fica no alto de um penhasco e tem uma das vistas mais lindas da cidade.

que fazer em berna com crianças
Rosengarten: O Jardim das Rosas

Imagino que na primavera e no verão o lugar fique ainda mais bonito e mais florido. Mas como estávamos quase no inverno, as árvores estavam sendo preparadas para enfrentar uma camada pesada de neve, então estavam sendo amarradas uma a uma.

O passeio do Rosengarten é bonito, mas só vale a pena para quem gosta muito de andar. Apesar da curta distância, a subida é bem íngreme e pesada. Outra alternativa é recorrer a um ônibus ou táxi para subir de maneira indolor e aproveitar o passeio.

Endereço: Alter Aargauerstalden 31B, 3006

Bundeshaus – O Parlamento Suíço

E como na descida todo santo ajuda, desci com uma velocidade bem maior que havia subido e voltei para rua principal onde olhei lojinhas, namorei um pouco mais as fontes e caminhei até a minha ultima parada do dia, o bonito Parlamento Suíço.

Parlamento Suíço - Berna
Parlamento Suíço – Berna

Tours gratuitos pelo parlamento de Berna

Havia lido no meu guia que eles oferecem tours gratuitos algumas vezes por dia, e faltavam cerca de 15 minutos para o penúltimo tour do dia começar. Eu só não contava que estes tours grátis fossem tão procurados e que todas as vagas daquele dia já estivessem ocupadas.

Minha dica é: agende seu tour online. O prédio é bem bacana e imagino que a parte interior também deve valer a pena. E para quem se interessa por política, deve ser ainda mais legal.

E para os que assim como eu não conseguiram entrar no edifício, a vista de frente do prédio serve como prêmio de consolação, lembra dos Alpes que vimos lá do alto da catedral? Ali me despedi deles e da bonita cidade de Berna.

Planeje sua viagem:

Endereço: Bundesplatz 3, 3005, Bern

Informações do tour gratuito pelo parlamento

  • O parlamento Suíço oferece tours guiados gratuitos de terça à sábado. Eles tem duração de 60 minutos.
    • De terça à sábado às 11h30 (francês) e 15h (Alemão).
    • Os tours em inglês acontecem aos sábados às 16h.
  • É permitido fotografar, mas não é permitido filmar
  • Os tours se esgotam rápido e por isso devem ser agendados com antecedência pelo site oficial do Parlamento.

Onde comer em Berna

Quando estive em Berna, almocei em um restaurante delicioso e com uma vista maravilhosa do rio Aare, o Casa Novo. Ele fica no centrinho antigo da cidade, bem pertinho do Bear Park e de frente para o rio.

O restaurante foi fundado por uma simpática família de Suíço-Espanhóis e atualmente pertence ao chef-proprietário alemão Dirk Wagner, que ao assumir a casa, a culinária adquiriu um sabor mais internacional, mas ainda manteve uma influência mediterrânea. O restaurante tem uma adega caprichada e uma comida que me conquistou desde a primeira mordida. Recomendo!

  • Casa Novo (endereço: Läuferpl. 6): Restaurante típico Suíço e vinoteca. Comidas deliciosas e ambiente caprichado Indicado no Guia Michelin. Reserve.
  • Das Lehrerzimmer (endereço: Waisenhausplatz 30) Livraria/Bar/Café: um cantinho gostoso para tomar um drink e relaxar.
  • Güggeli-Beiz (endereço: Dalmaziquai 11, 3000 Bern): ótimo lugar para almoçar. Comidas deliciosas, um terraço muito bonito e vistas lindas da cidade e do rio Aare.
  • La Chouette – Crêpe à porter (endereço: Bollwerk 39): Creperia deliciosa!
  • Einstein Café (endereço: Kramgasse 49, 3011): o café do museu tem um ambiente super descontraído e é uma boa pedida pra tomar um drink ou cerveja.
  • Kornhauskeller Restaurant & Bar (endereço: Kornhauspl. 18, 3011 Bern): um dos restaurantes mais lindos de Berna. Vale a pena dar uma passadinha no bar e tomar uma taça de vinho enquanto admira os afrescos. Para jantares é necessário reservar pelo site.

Onde ficar em Berna

Dormi uma noite em Berna e ao chegar no Hotel Alpenblick (reserve aqui), já era noite e eu estava exausta após um dia intenso de turismo. Ansiava por descanso e fui prontamente acolhida da maneira que aprecio: um check-in ágil, direto ao ponto, sem muitos detalhes desnecessários. Meu quarto atendia perfeitamente às minhas necessidades: pequeno e aconchegante.

Hotel Alpenblick é uma opção de hospedagem moderninha e super descolada com quartos pequeninos para viajantes individuais ou quartos maiores para quem viaja em casal ou em família.

Reserve aqui o Hotel Alpenblick

Quer mais opções de onde ficar em Berna?

Aqui vai uma lista de ótimos hotéis para se hospedar na cidade de acordo com o seu orçamento de viagem:

Como incluir Berna no seu roteiro na Suíça

Berna está localizada entre Zurique e Genebra, e próximo a Lucerna, o que torna a cidade uma ótima opção para um bate e volta a partir de qualquer uma dessas cidades.

Nossa sugestão é que você durma 1 dia em Berna para aproveitar bem a cidade. Considere colocar a cidade como uma parada ao viajar de trem entre Zurique e Genebra. Assim, você poderá explorar com calma os museus, a arquitetura típica da cidade e quem sabe até aproveitar o verão para nadar no rio Aare.

roteiro de 2 dias em berna na suíça
Paisagens lindas de Berna

Seguro viagem na Europa

Além de ser um requisito essencial para quem viaja à Europa (sugerimos que você inclua na sua bagagem de mão um comprovante de contratação do seguro para apresentar na imigração), o seguro viagem é uma verdadeira tranquilidade para o viajante. Com uma apólice robusta, você pode explorar novos destinos com a certeza de que, se algum imprevisto ocorrer, terá o respaldo dos serviços oferecidos pela sua cobertura.

Recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que atua como um comparador de seguros, apresentando uma lista das melhores apólices disponíveis no mercado de forma clara e rápida. Assim, você pode escolher facilmente aquela que melhor se adequa ao seu estilo de viagem.

Ao inserir nosso cupom IDEIASNAMALA5, você garante um desconto de 15% na aquisição do seu seguro viagem.

E aí, curtiu nosso Roteiro de 1 dia em Berna? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • O que fazer em Berna: 12 passeios imperdíveis na Suíça Alemã
  • HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Berna
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Roteiros pela Suíça:

Guias de viagem pelas cidades Suíças:

Nossos passeios preferidos

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *