Suíça: Roteiro de 1 dia em Berna
Berna, a capital da Suíça, é uma cidade repleta de charme e que vai te encantar desde os primeiros minutos. Nesse roteiro detalhado de 1 dia, divido com vocês os principais pontos turísticos de Berna e dicas para você aproveitar a visita ao máximo. Vem comigo?
Roteiro: o que fazer em 1 dia em Berna, na suíça
A chegada em Berna de trem, é o primeiro momento impactante do dia, e o primeiro UAU desse nosso roteiro. Um lindo vale cortado pelo rio Aare adornado com folhas coloridas pelo outono e por uma elegante ponte de metal. Mesmo sabendo que a capital da Suiça esta longe de refletir os encantos naturais do país digo que sim, foi impactante.
O Centro histórico de Berna
O centro histórico de Berna é pequeno o suficiente para ser explorado a pé e em um dia, mas além da parte histórica a cidade tem museus fantásticos como o Zentrum Paul Klee e o Kunstmuseum que eu fiquei morrendo de vontade de visitar, mas que fecham na Segunda-Feira, o único dia que eu tinha livre para visitar Berna. E quer saber? Mesmo sem incluir os museus no programa, amei cada pedacinho da cidade.
Mapinha & dicas no Escritório de Turismo de Berna
De volta ao passeio, minha primeira parada foi no Escritório de turismo de Berna (Bahnhofpl. 10A) onde descolei um mapa do centro e várias ideias de passeio.
Dali sai caminhando pela Rua Speichergasse, a rua principal de Berna (e que muda três vezes de nome ao longo do percurso até a ponte Nydeggbrücke). Nessa rua estão alguns dos principais pontos turísticos de Berna: Torres, estátuas, fontes e lojas de chocolate suiço. A rua é cortada por cabos de bonde e de ônibus elétrico, ou seja, assim que se bater um cansaço, você pode recorrer a uma ajudazinha. 😉
Atenção aos detalhes
Enquanto caminhava fui tentando absorver todos os detalhes e surpresas que surgiam em meu caminho, placas e bonecos bacanas pendurados nas paredes, lojinhas nas varandas e sob escadas. Muitas vezes fiquei em duvida se devia caminhar no meio da rua -com cuidado para não ser atropelada pelos bondes- ou sob a varanda dos prédios. Fiz um pouco de cada, andei para frente e para trás em busca de detalhes.
E falando em detalhe, outro detalhe bacana de Berna é que os edifícios do centro velho tem uma espécie de varanda inferior inferior na fachada, isso significa que nos dias de chuva, você pode percorrer toda sem tomar um pingo de água na cabeça!
Arquitetura de Berna: A torre de relógio e a torre da prisão
Preciso fazer um parêntesis aqui para dizer que fiquei muito bem impressionada com a arquitetura da cidade, começando pelas inúmeras fontes coloridas de água potável (aproveite para encher sua garrafinha) espalhadas pelas ruas. Lindas e com uma grande quantidade de detalhes. Também gostei bastante da Torre da Prisão (Käfigturm) e da Torre do relógio (Zytglogge) ambas localizadas na avenida principal. Achei o relógio tão bacana quanto o famoso relógio de Praga, só que bem menos cheio de turistas, um pouquinho menor, porém muito mais colorido. O relógio funciona como relógio oficial da cidade desde 1530. Quatro minutos antes de cada hora figuras animadas (ursos, cavaleiros…) saem de dentro do relógio para bater a hora. O relógio também marca o mês, o simbolo do zodíaco e a lua.
Einstein Haus- A Casa de Einstein em Berna
Ainda na rua principal, fiz minha primeira parada do dia no Einstein Museum (aberto das 10:00 às 17:00 – 6 Francos) a casa que Albert Einstein residiu durante 6 anos.. O museu é bem simplezinho, a casa pequenina, porém fofa. Gostei de visitar, mas não morri de amores. Acho que foi um passeio bacana pelo aprendizado, mas acho algo bem dispensável a não ser que você seja muito interessado em aprender detalhes específicos sobre a vida de Einstein.
A parte mais interessante da visita foi um vídeo de 20 minutos em inglês sobre a vida do cientista.
A Catedral de Berna
Saindo da casa de Einstein, passei por uma travessa que me levou até a Catedral de Berna (Münster), essa sim é uma parada imperdível, começando pela fachada que assim como as fontes da cidade, também é adornada com elementos coloridissimos. Lindo, lindo.
Subida nos telhados da Catedral de Berna
A parte interior também é bacana, um altar bem bonito, pé direito alto e órgão caprichado. E não para por aí não, quem tiver disposto a desembolsar mais 5 francos suíços e encarar uma bela escadaria em formato de caracol, poderá contemplar uma das vistas mais belas da cidade. A subida, apesar de cansativa, foi interessante, porque entre uma volta e outra, fui surpreendida por bonitas gárgulas. (Yep, desde que assisti o Corcunda de Notre Dame, sou apaixonada por todas as Gárgulas do mundo!)
Chegando no topo do primeiro terraço a cidade se apresenta sem nenhuma timidez, e com muitas chaminés enfileiradas quase que simetricamente. A ordem é quebrada pela torre da prisão, pela torre do relógio quem parecem querer furar a fila das casinhas e predinhos. Lá de cima, o desenho do centro antigo também fica bem claro: uma pontinha de terra rodeada por dois rios de águas aparentemente bravas.
E o mais diferente, o topo da catedral todo rodeado por caras humanas…
No segundo e ultimo terraço aparecem os Alpes Berneses, lindos e branquinhos. Para quem ainda tava em duvida se esse monte de degraus vale realmente a pena, taí a resposta. Bonito, não?! Eu amei.
Parada para o picnic
Depois de fotografar a catedral todas as vezes que eu julguei merecer, não foram poucas, fui comer meu picnic no parque que fica na lateral da catedral e de frente para o rio. Adoro picnic, e a oferta de queijos e chocolates na Suíça fez com que eles se tornassem meu ritual diário de almoço. Apesar do friozinho de fim de outono, estava em meados de Novembro, fazia bastante sol e foi um almoço super gostoso.
Bear Park – Berna
De volta a rua principal, fotografei mais algumas placas e fontes, fui visitar o prédio da prefeitura que é bem bonito, e ao chegar ao final da ilha entrei no Bear Park (parque do urso ou Bärengraben). O urso é o símbolo de Berna, e os ursos marrons são criados na cidade desde 1513, quando os soldados Berneses vitoriosos trouxeram um deles para casa de volta da batalha da Novara.
Haviam dois ursos marrons enormes. O mais preguiçoso deles já havia entrado em sua toca (um buraco) e começado a hibernar. O grandalhão vai passar os três próximos meses capotado. O outro parecia nem ligar muito para a multidão que o observava e estava se divertindo horrores com um pedaço de madeira um pouco maior que um homem adulto. Quando ele cansou do brinquedo, se levantou, deu uma bela espreguiçada e resolveu caminhar.
O Jardim das Rosas
Dei uma volta inteira pelo Bear Park que fica num lugar privilegiado de frente para o rio e depois subi uma boa ladeira em direção ao Rosengarten (jardim das rosas), um parque publico aberto em 1913 que fica no alto de um penhasco e tem uma das vistas mais lindas da cidade.
Imagino que na primavera e no verão o lugar fique ainda mais bonito e mais florido. Mas como estávamos quase inverno as árvores estavam sendo preparadas para enfrentar uma camada pesada de neve estavam sendo amarradas uma a uma.
O passeio do Rosengarten é bonito, mas só vale a pena para quem gosta muito de andar. O barranco é gordo e inclinado e a subida é pesada. Outra alternativa é recorrer a um ônibus ou taxi e aí sim, subir de maneira indolor.
Bundeshaus – O parlamento Suíço
E como na descida todo santo ajuda, desci com uma velocidade bem maior que havia subido e voltei a rua principal onde olhei lojinhas, namorei um pouco mais as fontes e caminhei até a minha ultima parada do dia, o bonito parlamento suíço.
Tours gratuitos pelo parlamento de Berna
Havia lido no meu guia que eles oferecem tours grátis algumas vezes por dia, e faltavam cerca de 15 minutos para o penúltimo tour do dia começar. Eu só não contávamos que estes tours grátis fossem tão procurados e que todas as vagas daquele dia já estivessem ocupadas. Por isso deixo a dica, assim que chegar a Berna, passe no Parlamento e reserve sua vaga, se for dormir lá já reserve um dia antes. O prédio é bem bacana e imagino que a parte interior também deve valer a pena. Para quem se interessa por política, mais legal ainda. Não?!
E para os que assim como eu não conseguiram entrar no edifício, a vista de frente do prédio serve como prêmio de consolação, lembra dos Alpes que vimos lá do alto da catedral? Ali me despedi deles e da bonita cidade de Berna.
Contrate um seguro viagem
Além de obrigatório para quem viaja pela Europa, o seguro viagem é seu melhor amigo caso você tenha algum problema com seu voo, uma mala extraviada ou mesmo alguma emergência médica. Contrate um seguro com boa cobertura, pois “o barato pode sair caro” e você precisa estar totalmente coberto caso algum imprevisto aconteça.
Nós recomendamos e usamos a Seguros Promo, pois eles tem um sistema comparador de seguros que apresenta uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado – aí fica fácil escolher um que seja adequado para o seu estilo de viagem e que não comprometa o seu orçamento!
Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu as dicas?
Pronto para se apaixonar por Berna?
Veja também:
- Alpes Suiços: um passeio pelo Jungfrau
- Lauterbrunnen: a terra das cachoeiras
- Viajando de trem pela Suiça
- Descubra Interlaken
- Genebra: tudo o que eu queria saber antes de viajar
Viaje sem stress
✅ Faça seu seguro de viagens
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]