O que fazer em Lucerna na Suíça: Dicas que você vai amar

Bem vindos a Lucerna, uma das cidades mais fotogênicas da Suíça e uma base sensacional para explorar algumas das montanhas mais lindas da Suiça.

Nesse guia de viagem de Lucerna (ou Lucerne, se você preferir) você vai encontrar dicas do que fazer em Lucerna incluindo os principais pontos turísticos do centro histórico, melhores museus da região e dicas para visitar montanhas lindíssimas.

O que fazer em Lucerna na Suíça: Ponte Capela
Ponte Capela, um dos cartões postais de Lucerna

Você também encontrará dicas de onde ficar e onde comer na cidade. Pronto para se encantar com Lucerna?

O que fazer em Lucerna na Suíça:

Quando o assunto é Lucerna, sou suspeita para falar. Amo a cidade de paixão e não penso duas vezes para dizer que Lucerna está entre minhas dez cidades preferidas do mundo. Fui, gostei, voltei e comprovei: poucos lugares me arrancam tantos suspiros quanto esta pequena e fotogênica cidade suíça.

O que fazer em Lucerna - Monte Pilatus
Monte Pilatus visto da cidade

Antes de falar dos principais pontos turísticos de Lucerna, quero dar uma dica essencial para quem viaja pela Suíça, o Swiss Travel Pass (veja preços aqui), um cartão de transportes exclusivo para turistas que te dá direito a andar por todos os meios de transporte da Suíça (trens, barcos e até algumas gôndolas panorâmicas) pelo número de dias que você escolher. O passe também inclui entrada em mais de 500 museus e atrações turísticas por toda a Suíça e é uma forma inteligente de baratear sua viagem em um dos países mais caros do mundo.

Dica: é mais barato comprar o Swiss Travel Pass antecipado na Get your Guide do que na própria estação de trem. Compre já o seu!

Chegou a hora de detalhar os pontos de interesse de Lucerna e pra facilitar dividi tudo em três grupos: atracões do centro da cidade, passeios de barco na região e montanhas panorâmicas.  

Principais pontos turísticos de Lucerna:

  1. Ponte Capela (Kapellbrücke)
  2. Barragem do Lago Lucerna
  3. Ponte de palha (Spreuerbrücke)
  4. Muralha de Lucerna
  5. Beber cerveja na prefeitura de Lucerna
  6. Praças Konrmarkt e Weinmarkt
  7. Löwendenkmal – O leão moribundo
  8. Centro cultural KKL
  9. Igrejas de Lucerna
  10. Coleção Rosengart
  11. Museu Suíço dos Transportes
  12. Kunstmuseum (Museu de Arte de Lucerna)
  13. Bourbaki-Panorama
  14. Gletschergarten
  15. Museu de história (Historisches Museum)
  16. Mercado de produtores
  17. Passeios de barco

Montanhas com vista panorâmicas pertinho de Lucerna

Trens Panorâmicos saindo de Lucerna

Planeje sua viagem:

Clique no item acima para ir direto ao ponto ou se preferir leia o post todo.

1. Ponte Capela (Kapellbrücke)

A ponte mais linda de Lucerna é também a ponte coberta mais antiga da Suíça (registros indicam a existência da ponte desde 1367). Na era medieval, a ponte era a principal porta de entrada da cidade e bifurcava em duas diferentes saídas: uma era diretamente conectada a Capela de São Pedro – que deu nome a ponte – e a outra seguia até a Hofkirche (o monastério beneditino da cidade). A ponte está conectada com uma torre de pedra e madeira chamada de “Torre da Água”. A torre já serviu de prisão, depósito e atualmente é ocasionalmente usada para sediar eventos.

O que fazer em Lucerna - Ponte Capela
Ponte Capela – Lucerna

Repare que a ponte capela é decorada com pinturas antigas que retratam e exaltam os feitos da cidade de Lucerna. Infelizmente boa parte das pinturas foi destruída pelo incêndio que consumiu dois terços da ponte em 1993 e apenas 25 pinturas foram salvas ou restauradas.

Aproveite sua estadia em Lucerna para fotografar a ponte em seus diferentes ângulos. Caso o tempo esteja aberto, você conseguie ver o Monte Pilatus (uma montanha grande e pontuda) exatamente atrás dela.

2. A barragem do lago Lucerna

Outro ponto de parada interessante é a barragem de madeira que controla as águas do lago. A barragem fica exatamente atrás da ponte e funciona com um sistema antigo de toras de madeira, que lembram palitos de sorvete. Quanto maior a vazão da água, mais palitos são usados para conter uma eventual inundação. Para perceber a importância da barragem, basta reparar na força das águas.

Barragem de Lucerna.
A barragem de Lucerna. Reparem na ponte de palha e na muralha da cidade no fundo da imagem.

3. Ponte de palha (Spreuerbrücke)

Passada a barragem, continue a caminhada até chegar a uma segunda ponte de madeira antiga. Essa é a ponte de palha e que, apesar de não ter a pompa e nem a fama da Ponte Capela, merece destaque por ter dezenas de quadros de madeira pintados e bem preservados em seu interior. Recomendo que você atravesse a ponte e repare nas imagens – um tanto macabras – que contam diferentes histórias da morte. O tema das pinturas dessa ponte é “Dança da Morte” e se pararmos para pensar é super interessante que isso tenha sobrevivido desde a era medieval até os dias atuais.

Dança da morte contada na ponte de palha
Dança da morte contada na ponte de palha

4. Muralha de Lucerna

Ao atravessar a ponte de palha, você vai estar próximo de um dos pontos de acesso da antiga muralha de Lucerna, outra visita rápida, linda e que merece entrar na sua lista do que fazer em Lucerna.

Nos tempos medievais, a cidade era toda murada e hoje apenas um pedacinho da muralha continua de pé. A muralha fecha no inverno e por isso não consegui visitá-la em nenhuma das minhas duas visitas à cidade, mas imagino que a vista lá do alto valha a subida e as escadas.

O que fazer em Lucerna - Torre do relógio (Zytturm)
Torre do relógio (Zytturm): uma das torres remanescentes da antiga muralha

A torre mais famosa da antiga muralha é a “Torre do Relógio (Zytturm)” que pode ser vista de longe e rende bonitas fotos. A torre marca a hora oficial da cidade. Já deu para perceber que desde os tempos antigos, os suíços são maníacos com horário e precisão, não?!

5. Beber cerveja na prefeitura de Lucerna

O edifício da prefeitura de Lucerna mistura arquitetura renascentista com os telhados típicos de Lucerna. Graças a torre do relógio de pedra, a prefeitura pode ser vista e reconhecida de longe. Dê uma volta em torno do prédio e aproveite para provar uma das excentricidades mais divertidas da cidade, a cerveja local, produzida pela própria prefeitura de Lucerna, servida no Rathaus Brauerei (edifício branco adjacente a prefeitura | Unter der Egg 2, 6004 Luzern). Além de uma das vistas mais lindas da cidade, esse Beer Garden serve salsichas alemãs e outros aperitivos caprichados. Vale a parada!

O que fazer em Lucerna - Alter Rathaus
Alter Rathaus reconhecida pelo relógio

6. Konrmarkt e Weinmarkt: duas praças charmosas

Lucerna tem várias praças fofas, casinhas de parede pintada e fontes de água potável. Pode beber a água da cidade feliz. É ótima e tem sua qualidade testada com bastante frequência!

Pintura no centro de Lucerna. Essa conta a história de Fritschi e a passagem das estações do ano na cidade
Pintura no centro de Lucerna. Essa conta a história de Fritschi e a passagem das estações do ano na cidade.

Basta caminhar pelo centro para descobrir pinturas criativas (muitas delas contam pedacinhos da história da cidade) e esculturas interessantes. Não vou (e nem consigo) recomendar todas as praças da cidade nesse post, mas vou indicar duas que valem a parada.

Konrmarkt, a praça do milho

Suba as escadas ao lado da prefeitura para dar de cara com a “Konrmarkt”. Praça do milho onde antigamente funcionava o mercado de grãos municipal (os grãos eram estocados na parte de baixo da prefeitura, onde atualmente ocorrem os mercados de final de semana.) A praça do milho tem várias casinhas antigas lindas e decoradas com pinturas.

Subida rumo a praça do milho: repare nas casas pintadas
Subida rumo a praça do milho: repare nas casas pintadas

Weinmarkt, a praça do vinho

A Praça do Vinho tem algumas das casas pintadas mais lindas da cidade. Repare na fachada do Hotel des Balances e na casa imediatamente em frente à fonte (que indica claramente que a praça já serviu como um mercado de vinho.) A árvore de Tília (em alemão, Linden) em frente ao restaurante Der Linden, indica que essa praça já foi usada como local de julgamento nos tempos medievais.

A Santa Ceia na Praça do vinho
A Santa Ceia na Praça do vinho

E, para fechar a visita, repare na fonte no centro da Praça, uma das mais lindas de Lucerna. O santo no centro da fonte é São Mauricio e ele vem acompanhado de 6 guerreiros medievais.

7. Monumento ao Leão Moribundo (Löwendenkmal)

Essa é uma das paradas mais lindas e emocionantes de Lucerna, o Monumento ao Leão Moribundo, uma homenagem aos suíços mortos durante a revolução francesa. O Leão agonizante, de dimensões impressionantes, foi esculpido em um bloco de granito imenso. A escultura é linda e muito tocante.

Monumento ao Leão Moribundo
Monumento ao Leão Moribundo

8. KKL – Centro Cultural (Kultur-und Kongresszentrum)

KKL, o novíssimo centro cultural da cidade é motivo de orgulho entre os habitantes de Lucerna (Europaplatz 1, 6005 Luzern). O complexo, projetado pelo arquiteto Francês Jean Noveau, foi inaugurado em 1998, tem salas de concerto e um auditório. O edifício ultra moderno rende fotos bem interessantes. Ouvi falar tão bem da acústica de lá, que fiquei morrendo de vontade de assistir um concerto.

Durante o verão, o KKL tem um espelho de água lindo e uma fonte caprichada que é iluminada a noite. No inverno, o espelho é coberto e o espaço se transforma em uma pista de patinação no gelo.

KKL Lucerna
KKL Lucerna

9. Conhecer as principais Igrejas de Lucerna

Como toda cidade de origem medieval, a paisagem de Lucerna é dominada por igrejas. Uma mais linda que a outra. Abaixo, algumas que merecem a sua visita:

Capela de São Pedro (St. Petters Kapelle):

A Capela de São Pedro foi a primeira igreja de Lucerna e antigamente ficava na porta da cidade, imediatamente após a Ponte Capela (que tem esse nome graças a igreja). Reparem na fonte colorida ao lado da Capela, essa é a “Fritschi Fountain” e é ali que começa o carnaval da cidade.

Fritschi é esse personagem avermelhado, um dos padroeiros do Carnaval
Fritschi é esse personagem avermelhado, um senhor que adorava Carnaval e que hoje é um dos padroeiros da festa.

Jesuitenkirche: Igreja dos Jesuítas

A igreja dos Jesuítas é, na minha opinião, a mais linda de Lucerna. O interior rosado foi projetado para que os visitantes se sentissem no céu. E que céu! Ornamentos, esculturas, detalhes. Tudo lindo e muito caprichado! Ah, com sorte você encontra um coral cantando ou um músico tocando na igreja.

Graças a acústica privilegiada, a igreja dos Jesuítas tem parceria com uma escola de música local e muitos músicos tem aulas dentro da igreja. Entrar no “céu” vazio com o órgão tocando a pleno vapor é de arrepiar de emoção.

Igreja dos Jesuitas
Igreja dos Jesuitas

Hofkirche: o Mosteiro dos Beneditinos

A Hofkirche (o mosteiro dos Beneditinos) é uma igreja bem pontuda e um dos edifícios que mais chamam atenção na chegada à cidade. Ela tem um claustro muito bonito, um pequeno cemitério que parece cenário de filme antigo, um interior branquinho com detalhes de madeira e um órgão caprichado.

Lucerna
Hofkirche: o mosteiro dos beneditinos

Franziskanerkirche: A igreja dos Franciscanos

A igreja dos Franciscanos é a menorzinha de Lucerna e por ficar mais escondida é a menos visitada. Do lado de dentro, prepare-se para ser surpreendido por um lindo conjunto de pinturas.

10. Coleção Rosengart (Sammlung Rosengart)

Lucerna tem museus incríveis, e um dos meus preferidos é o museu Sammlung Rosengart (coleção Rosengart) reúne a coleção adquirida por Angela Rosengart e seu pai. Uma coleção que além de inúmeros Picassos, tem um acervo sensacional de Paul Klees e outros pintores renomados. Poucas pessoas podem se orgulhar de terem conhecido Picasso, Angela Rosengart não só conheceu o pintor como foi retratada por ele em diversas ocasiões e estes retratos estão expostos no museu. Vale a visita!

  • Endereço: Pilatusstrasse 10, 6003 Luzern
  • Ingressos: 18 CHF | Crianças entre 7 e 16 anos: 10 CHF
  • Horário de funcionamento: aberto de 11h às 17h de novembro a março. No verão, de 10h às 18h
Ângela Rosengart pintado por Picasso
Retrato de Ângela Rosengart pintado por Picasso

11. Museu Suíço dos Transportes

O museu mais visitado da Suíça, o Museu Suíço dos Transportes (Lidostrasse 5, 6006 Luzern), é um pavilhão enorme repleto de carros, barcos, aviões e exibições hiper interativas que contam a história dos transportes no país. Não visitei, mas fiquei com vontade.

  • Endereço: Lidostrasse 5, 6006 Luzern
  • Ingressos: 48 CHF | Algumas exibições especiais são cobradas a parte | ingresso antecipado com desconto
  • Horário de funcionamento: no inverno, de 10h às 17h0. No verão, até as 18h

12. Kunstmuseum (Museu de Arte de Lucerna)

O Kunstmuseum (Museu de Arte de Lucerna) ém museu de arte suíça, com obras que vão desde a renascença até os dias atuais. Não visitei o museu.

  • Endereço: Europaplatz 1, 6005 Luzern
  • Ingressos: 25 CHF | Grátis com Swiss travel Pass
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 11h às 18h. Às quartas, das 11h às 19h. Fechado às segundas

13. Bourbaki-Panorama

Panoramas são obras de arte antigas que retratam uma cidade em 360 graus. Os panoramas são raros e poucos foram preservados até o dias atuais. O Bourbaki-Panorama é um dos sobreviventes e retrata Lucerna em um dia de muita neve e muito frio. É impressionante e vale a visita!

  • Endereço: Löwenpl. 11, 6004 Luzern
  • Ingressos: 12 CHF | Grátis com Swiss travel Pass
  • Horário de funcionamento: no verão, de 10h às 18h. No inverno, de 10h às 17h

14. Gletschergarten

O Gletschergarten é uma coleção de glaciares petrificados que contam a evolução de Lucerna. Parece ser bem interessante!

  • Endereço: Denkmalstrasse 4, 6006 Luzern
  • Ingressos: 22 CHF
  • Horário de funcionamento: aberto no verão das 09h às 18h, no inverno das 10h às 17h

15. Museu de história (Historisches Museum)

O Museu de história (Historisches Museum) conta a história da cidade e tem um acervo caprichado com objetos antigos. Não visitei, mas como o site está 100% em alemão as chances do museu ser só em alemão são altas. 

conta a história da cidade e tem um acervo caprichado com objetos antigos. Não visitei, mas como o site está 100% em alemão as chances do museu ser só em alemão são altas. 

  • Endereço: Pfistergasse 24, 6003 Luzern
  • Ingressos: 20 CHF
  • Horário de funcionamento: aberto das 10h às 17h, no verão até às 18h

Quem planeja visitar muitos museus na região de Lucerna e não tem o Swiss Travel Pass, pode comprar o Lucerne Museum Card, o cartão custa 36 CHF e vale por dois dias consecutivos. Veja a lista de museus completa e outras informações sobre o cartão aqui.

16. Mercado de produtores de Lucerna

Todos os sábados, das 06h às 13h, acontece o tradicional mercado de Lucerna nas mediações da prefeitura da cidade. O mercado vende frutas e verduras, pães, comidinhas prontas e até peixes. Vale a visita.

Vendedora de azeitonas no Mercado de Lucerna
Vendedora de azeitonas no Mercado de Lucerna

17. Passeios de barco com saídas de Lucerna

Pertinho de Lucerna, há uma série de cidades fofas e interessantes que ficam especialmente vivas durante o verão e que valem o passeio nem que seja só para dar uma voltinha de barco. Ah, nem pense em ir de trem, o passeio de barco é lindo!

  • Weggis: que tem um parque gracinha e uma orla caprichada. A cidade serve de ponto de partida para a subida ao Monte Rigi;
Weggis
Weggis
  • Vitznau: famosa por ter as águas mais quentes da região e adorada para um mergulho no lago. Assim como Weggis, Vitznau tem dezenas de hotéis fofos e resorts que fazem a alegria dos turistas locais;
  • Rutli: foi aqui que a confederação Suíça se reuniu para assinar o tratado que deu origem ao país. O porto de Rutli é o mais fofo da região;
Pequena estação de Rutli
Pequena estação de Rutli
Flüelen: ponto de troca entre trem e barco
Flüelen: ponto de troca entre trem e barco

Montanhas com vista panorâmica

Nenhuma visita a Suíça fica completa sem incluir pelo menos uma montanha panorâmica no roteiro, em Lucerna não poderia ser diferente. A cidade serve como ponto de apoio para visitar diversas montanhas na Suíça central. A seguir quatro opções lindíssimas.

Monte Pilatus

Além da vista impressionante do Lago Lucerna e dos Alpes da Suíça central, o Monte Pilatus combina a subida (ou descida), no funicular mais inclinado do mundo, com um conjunto de teleféricos hiper moderno – O Dragon Ride. A experiência é sensacional e a chance de subir por uma lado da montanha e descer pelo outro te proporciona uma perspectiva bem interessante da região, vale pagar um pouquinho a mais e viver os dois!

Monte Pilatus: Primeira parte da Dragon Ride
Monte Pilatus: Primeira parte da Dragon Ride

O Mount Pilatus foi uma das minhas experiência de montanha preferidas na Suíça. Recomendo muito! Uma opção bacana é reservar uma excursão ao Monte Pilatus que parte de Lucerna (já com teleférico e Dragon Ride incluso).

Monte Pilatus (site oficial)

Ingressos:

De abril a novembro

  • Ida e volta (Funicular + Dragon Ride): 72.00 CHF | Com Swiss Pass ou cartão de meia tarifa 36.00 CHF

De dezembro a março

  • Ida e volta (Dragon Ride): 57.60 CHF | Com Swiss Pass ou cartão de meia tarifa 36.00 CHF

Monte Pilatus + Barco

  • Ida e volta (Funicular + Dragon Ride) + Barco 2a Classe: 106.00 CHF | Se você tem o Swiss Pass, você anda de barco grátis, compre o bilhete mais barato.
  • Ida e volta (Funicular + Dragon Ride) + Barco 1a Classe: 120.00 CHF

Monte Pilatus + Passagem de trem

  • Ida e volta (Funicular + Dragon Ride) + Trem 2a Classe: 83.20 CHF | Se você tem o Swiss Pass, você anda de trem grátis, compre o bilhete mais barato.
  • Ida e volta (Funicular + Dragon Ride) + Trem 1a Classe: 79.20 CHF

Mt. Rigi

O Mount Rigi fica bem perto do lago Lucerna e tem paisagens impressionantes, tanto de dia quanto de noite. A subida pode ser feita a partir de Weggis (combine com um passeio de barco pelo lago), Vitznau ou Artgoldau. O melhor, é totalmente gratuito para quem viajar como o Swiss Travel Pass. Veja detalhes de como chegar aqui.

Vista do alto do Mt. Rigi | Foto: ©Lucerne Tourism
Vista do alto do Mt. Rigi | Foto: ©Lucerne Tourism

Quanto Custa?

  • Ida e volta (Funicular + Teleférico): 50CHF | Meia Tarifa: 25 CHF – Grátis com o Swiss Travel Pass

MT RIGI + Barco

  • Ida de barco até Vitznau + subida de teleférico até o Monte Rigi + descida de funicular + trem até Lucerna 2a classe: 86.60 CHF  | Meia tarifa paga 53.90 CHF – Grátis com o Swiss Travel Pass

Stanserhorn (fechada no inverno)

O Stanserhorn combina a subida em um teleférico vintage com um restaurante giratório no topo. O Rondaram possui vista privilegiada da região. Para chegar no pé da montanha, pegue um trem em Lucerna rumo a Stans (cerca de 20 minutos).

Subida no Stanserhorn | Foto: ©Stanserhorn-Bahn
Subida no Stanserhorn | Foto: ©Stanserhorn-Bahn

Quanto Custa?

  • Ida e volta (Stans-Stanserhorn): 74 CHF | Meia Tarifa ou Swiss Travel Pass: 37 CHF

Além do ingresso de subida, nos dias de pico você paga mais 5 CHF (que podem ser trocados por consumação no Rondaram) para marcar o horário de subida.

Monte Titlis

O Monte Titlis (site oficial) fica no vilarejo de Engelberg (cerca de 40 minutos de Lucerna). Como a montanha é muito alta (3020 metros) há neve durante o ano todo, ou seja, mesmo que viaja no verão pode brincar e se divertir com a neve.

Teleférico giratório do Mt. Titlis | Foto: ©Lucerne Tourism
Teleférico giratório do Mt. Titlis | Foto: ©Lucerne Tourism

A subida é feita em um teleférico giratório. Lá no alto, além da vista despetacular e gelada dos Alpes Suíços, há um série de atrações especiais como cadeiras de teleférico que sobrevoam as fendas das geleiras, cliff walk (uma ponte fininha sobre as geleiras que rende fotos lindas), snow tubbing (descida na neve com boias super divertida), descida na neve com tapetinhos de borracha, caverna no gelo e restaurantes.

Cliff Walk, uma das atrações do Mount Titlis | Foto: ©Lucerne Tourism
Cliff Walk, uma das atrações do Mount Titlis | Foto: ©Lucerne Tourism

Preço: 

  • Ida e volta (Engelberg – TITLIS): 92 CHF | 46 CHF com Swiss Pass ou bilhete de meia tarifa
  • Atrações especiais cobradas a parte

Trens panorâmicos saindo de Lucerna

Existem duas linhas panorâmicas com partidas/chegadas em Lucerna: a Golden Pass Line, que liga Lucerna a Interlaken e em seguida a Montreux, e o Wilhelm Tell Express, que liga Lucerna a Ticino. Veja detalhes dessas viagens abaixo.

Golden Pass Line: De Lucerna a Montreux

A Golden Pass é uma rota que faz Lucerna–Interlaken–Zweisamen–Montreux. Uma viagem de 5 horas que passa por três diferentes regiões suíças e oito lagos. Um trajeto repleto de pequenas vilas, montanhas cenográficas e todos os possíveis clichês suíços.

Essa é uma viagem que eu faria em duas etapas – e pelo menos dois dias (se tiver três, melhor). No primeiro dia, faria o trajeto Lucerna – Interlaken (indico começar bem cedinho para fazer a subida ao Jungfrau (o ponto mais alto da Europa que se chega de trem) e dormir ou em Interlaken ou na fofíssima Lauterbrunnen.

Jungfrau: vista sensacional das montanhas
Jungfrau: E olha só a vista das montanhas que sensacional!

No segundo dia, a sugestão é fazer o trajeto Interlaken–Zweisamen. Chegando em Zweisamen, pegar o trem para Gruyères (que é linda e fica ali do lado), passar a manhã em Gruyères e no comecinho da tarde pegar o trem rumo à Montreux. No terceiro dia, se deliciar em Montreux (com uma passadinha em Vevey no final da tarde para fazer uma degustação de chocolates na Laderah). Confira mais informações como preços e horários no site oficial.

Wilhelm Tell Express: de Lucerna a Lugano

O Wilhelm Tell Express é uma rota panorâmica que combina trem panorâmico + barco e liga Lucerna ao Ticino (o cantão italiano da Suíça).

O trajeto leva cerca de cinco horas e não exige grandes desvios de rota (o que é uma vantagem em relação a maioria das rotas de trem panorâmicas da Suíça). Confira mais informações como preços e horários no site oficial.

Outros passeios em Lucerna

  • Nadar no Lago Lucerna: de maio a setembro é possível nadar nas águas calmas do Lago Lucerna. O principal espaço aberto ao mergulho é o Lido (pouco depois do Cassino De Lucerna);
  • Cassino de Lucerna: curte uma jogatina? Dê uma passadinha no Cassino de Lucerna (Haldenstrasse 6, 6006 Luzern), um casarão lindo em frente ao lago;
  • Tours em português: o escritório de turismo de Lucerna tem uma equipe de guias hiper bem treinados e especializados em mostrar o melhor de Lucerna em pouco tempo. Eu fiz um tour em português com a guia Luciana (graças a ela consegui dividir com vocês histórias e curiosidades de muitos dos lugares mencionados nesse post). Quem domina bem o alemão, inglês ou francês também pode optar por um tour em grupo. Veja os tours que Lucerna oferece aqui.

Pontos de interesse de lucerna no mapa

Veja todas as dicas desse post no nosso mapa de Lucerna:

Planeje sua viagem

Seguro viagem para a Suíça

Além de obrigatório para quem viaja pela Europa, o seguro viagem tem muito mais vantagens do que você imagina. Uma boa apólice de seguros te dá aquela mão em caso de atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem, emergência hospitalar, assistência jurídica entre outros.

Esqueça aquele seguro baratinho oferecido pelo cartão de crédito e pense no seu bolso na hora de uma eventual emergência. O ideal é que a apólice cubra tudo no ato, para você não precisar desembolsar nada para depois reaver. E para que a busca pelo seguro ideal seja feita de forma simples e rápida, recomendamos o site da Seguros Promo. Uma empresa brasileira e descomplicada que funciona como um comparador de seguros e traz as melhores opções de apólice disponíveis no mercado, mostrando os valores e tipos de cobertura.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Como chegar em Lucerna?

Lucerna fica na Suíça central, a 45 minutos de trem de Zurich, o principal aeroporto suíço, e a uma hora da Capital Berna. Ou seja, Lucerna é um destino curinga e fácil de encaixar em (quase) qualquer roteiro pelo país (para quem concentra a viagem pela Suíça Francesa, Lucerna fica um pouquinho fora de mão).

Lucerna é acessível por trem, automóvel ou barco. Quem vem de carro deve ter cuidado na entrada da cidade, já que muitas ruas do centro têm acesso restrito.

Principais distâncias de trem:

  • Zurich: 45 min
  • Berna: 1 hora
  • Basiléia: 1 hora
  • Interlaken: 1h30 horas
  • Lugano: 2h30 (4h30 pela rota panorâmica Wilhelm Tell Express)
  • Genebra: 3h30

Chegada em Lucerna

Lucerna é acessível por trem, barco ou automóvel (quem vem de carro deve ter um cuidado especial com as áreas restritas ao trânsito de veículos). Quem chega de trem ou barco desembarca na estação central da cidade e desde o primeiro segundo de visita tem acesso a uma vista incrível do lago Lucerna.

Cidade de Lucerna vista de dentro da ponte capela
Cidade de Lucerna vista de dentro da ponte capela

Mapinha grátis e tickets de desconto

Antes de sair da estação de trem, dê uma passadinha do escritório de turismo de Lucerna e pegue um mapinha de papel da cidade (ou se preferir, carregue o mapa deste roteiro no seu telefone celular. Com ele ficará bem mais fácil seguir as dicas desse guia e se localizar na cidade).

Visitors card 

Além de dicas de viagem e sugestões de roteiro, o escritório de turismo de Lucerna oferece um cartão chamado “Visitors Card“, com ele todo mundo que se hospedar pelo menos uma noite na cidade terá descontos em mais de 70 atrações em toda a região do lago Lucerna. O cartão é grátis, basta mostrar a confirmação da sua reserva.

Quanto tempo demora pra visitar Lucerna?

O centro de Lucerna é bem pequeno e em duas ou três horas dá para fazer um passeio bem completo. Ok, os apressados de plantão conseguem dar um giro mais rápido, em 1h30 mas a cidade é tão linda que eu se fosse você planejaria um dia para desbravar tudo sem pressa e curtir essa cidade linda e toda a sua essência.

Quantos dias em Lucerna?

Ainda que em um dia dê para dar um bom passeio pela cidade (e, para quem conseguir chegar cedo, dá até para fazer o combo Lucerna + Monte Pilatus em um dia), Lucerna tem um clima tão gostoso e fica tão linda quando iluminada para a noite, que recomendo que você durma pelo menos uma noite por lá.

Durante a alta temporada, dormir em Lucerna te ajuda a driblar o horário de pico e evitar os ônibus carregados de turistas que passam poucas horas na cidade e logo partem para um novo destino. Se couber no seu roteiro, inclua pelo menos uma noite em Lucerna.

Quando ir: melhor época para visitar Lucerna?

Lucerna é um destino maravilhoso durante todo o ano, seja no inverno ou verão, a cidade tem um monte de atrações bacanas e está sempre pronta para te receber. Enquanto no inverno, há grandes as chances de uma neblina esbranquiçada cobrir as montanhas, no verão, a cidade fica bem mais lotada que o normal. As reservas de hotel e restaurantes ficam mais concorridas, as atrações mais lotadas e os preços mais altos. Primavera e verão são meia estação e temporadas maravilhosas para explorar a cidade.

Festivais em Lucerna:

  • Carnaval de Lucerna (7 semanas antes da páscoa): o Carnaval de Lucerna dura uma semana inteirinha e é cheio de desfiles, música típica ao vivo, pessoas mascaradas, muita bebida e muito confete. Parece ser bem divertido!
  • Lucerne Festival (meados de agosto a meados de setembro): um festival de música animado repleto de nomes internacionais.

Onde ficar em Lucerna

Hotel Des Balances (testado e aprovado por mim)

Charmoso e bem localizado, o hotel Des Balances fica na Praça do Vinho, em um dos edifícios históricos da cidade e de frente para o lago Lucerna. Da varanda do meu quarto eu tinha uma vista privilegiada da ponte Capela e da igreja dos Jesuítas, com direito ao Monte Pilatus nos fundos.

Vista do Hotel Des Balances em Lucerna
Vista do Hotel Des Balances em Lucerna

O quarto era pequeno, porém bastante funcional, com uma cama confortável, uma mesinha decorada com flores e uma caixinha de trufas que não durou meio minuto de tão deliciosas. E, para fechar com chave de ouro, amenidades L’Occitane e café da manhã maravilhoso. Adorei a experiência!

Quarto do Hotel des Balances
Quarto do Hotel des Balances

Veja ofertas para o Hotel des Balances aqui.

Confira abaixo outras opções bacanas de hospedagem em Lucerna:

Hofgarten:

  • Nota 8,7 no Booking.com
  • Quartos simples porém moderninhos
  • Localizado no centrinho de Lucerna do lado da Hofkirche

The Hotel

  • Nota 8,2 no Booking.com
  • Quartos hiper modernos e descolados
  • Bacana para casais (não me parece legal para criança)
  • Pertinho da estação de trem, mas um pouquinho afastado do centro. A localização não é a melhor do mundo.

Palace Hotel

  • Nota 9,3 no Booking.com
  • Suítes espaçosas com decoração clássica
  • De frente para o lago e próximo a Hofkirche

Schweizerhof

  • Nota 9,1 no Booking.com
  • Quartos lindos, espaçosos e bem decorados
  • Localização excelente, no centro de Lucerna e vista para o lago

Wilden Mann

  • Nota 8,5 no Booking.com
  • Prédio mais antigo, porém reformados. Os quartos são bem diferentes uns dos outro.
  • Localizado bem no centrinho de Lucerna.

Veja ofertas de hotéis em Lucerna aqui!

Pensei muito em incluir o Chateau Gutsch na minha lista, mas ouvi vários comentários contraditórios. O hotel aparentemente trocou muito de gerência nos últimos anos e precisa de um tempinho para se posicionar entre os melhores de Lucerna. Alguém aí já se hospedou em algum desses hotéis ou em outro hotel de Lucerna e quer dividir com a gente o que achou? Deixe seu comentário!

Onde comer em Lucerna

  • Wirtshaus Galliker (Schützenstrasse 1, 6003 Luzern): o Galliker é um restaurante bem tradicional e à moda antiga. Nada de site e nada de frescura. Para comer lá, peça para seu hotel ligar e fazer a reserva (e torça para eles atenderem o telefone), ou dê uma passadinha e reserve o lugar você mesmo. A comida é tão gostosa e bem servida que vale o esforço. Provei um Cordou Bleu divino.
Cordon Bleu do Galliker
Cordon Bleu do Galliker
  • Nix’s ( In der Laterne Reusssteg 9 600): tudo que o Galliker tem de tradicional, o Nix’s tem de moderno. Pratos lindos, gostosos e com uma apresentação maravilhosa. Com pouca fome, acabei optando pelo combo de saladinha + sopa (que estavam deliciosos), enquanto comia fiquei encantada com os pratos que vi passando. Vale a dica!
Restaurante Nix
Restaurante Nix
  • Old Swiss House (Löwenpl. 4, 6004 Luzern): um dos mais famosos da cidade. Bacana para quem quer provar algo tradicional suíço;
Old Swiss House
Old Swiss House

Como incluir Lucerna no seu roteiro pela Suíça

Um bom roteiro pela Suíça, inclui uma cidade de lago (como por exemplo Lucerna, Lausanne, Lugano, Zurich ou Montreux) e uma cidade de montanha (Interlaken, Zermatt, St. Moritz), e claro, que se der para colocar Berna e um trem panorâmico na jogada, melhor.

Assim, uma das minhas rotas preferidas pela Suíça é Berna – Interlaken – Lucerna, um roteirinho de 3 a 5 dias por algumas das minhas paisagens Suíças preferidas.

A Mari viajou para Lucerna com o apoio do Swiss Travel System e do escritório de Turismo de Lucerna

E aí, curtiu as dicas?

Já visitou Lucerna e quer dividir a experiência com a gente? Deixe um comentário que respondemos rapidinho!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

Lucerna
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Anna Silvia disse:

Olá! Vou ficar 5 dias na Suíça e pretendo ficar em Berna ou Lucerna. Quero ficar os 5 dias no mesmo local e de la fazer os passeios (com Swiss Pass)… Qual local recomendam? Qual é o mais central ou qual é o que possui a melhor localização para os passeios (Interlaken, Montreux…). Poderiam me ajudar? Estarei com criança, por isso não quero ficar trocando de hotel… Muito obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Anna,
Eu AMO Berna, acho a cidade linda e bem conectada.
beijos

Avatar Thais Ribeiro Alves disse:

Gostaria de uma opinião, ficarei 3 dias na Suíça e estou muito na dúvida de onde ficar e o que conhecer, pq tem tanta coisa linda!! Você acha que ficar os 3 dias em Lucerna seria demais? Pensei no primeiro dia, que chegaria no meio da tarde para conhecer a cidade, no outro dia ir ao monte Titlis e no outro ao monte Pilatus, ou você me recomenda ir a Interlaken ou Berna e deixar uma das montanhas pra outra ida à Suíça? Outra dúvida, o Tell pass da direito a entrada a duas atrações ou somente desconto? Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thais,
Td bem? Não usei o Tell Pass, mas sei que Swiss Travel Pass inclui as duas atrações.
Eu faria uma das duas montanhas – Amei o Pilatus, não conheci o Titlis – e iria para Berna que é uma graça!
Beijos

Avatar Tania disse:

Bom dia !
Gostariamos de conhecer Lucerna com um (a) guia que fale português, no periodo de 3 a 6 de abril.. Sabemos que Luciana faz este trabalho. Pode nos ajudar?
Queremos saber os preços cobrados.

Obrigado

Tania

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Tania,
A Luciana foi contratada junto ao escritório de turismo de Lucerna (http://www.luzern.com/en/sightseeing-tours/city-tours), preços e detalhes do tour podem ser encontrados no site deles.
Abracos,
Mari