Suíça: Dicas de Zermatt – o que você precisa saber antes de viajar

Planejando uma viagem para Zermatt na Suíça? Saiba o que ver e fazer na cidade, como chegar, que montanhas visitar, dicas para esquiar e muito mais .Confira as dicas de Zermatt desse post!

Suíça: Dicas de Zermatt – o que você precisa saber antes de viajar

Dicas de Zermatt – o que você encontra nesse post?

[Clique no tópico para ir direto ao ponto, ou se preferir leia todas as dicas de Zermatt do post!]

Como chegar?

Zermatt fica na fronteira com a Itália, e um pouquinho afastada das principais cidades Suíças, mas nada que uma viagenzinha de trem não resolva. E que viagem! Quem vem de Berna ou Interlaken vem curtindo as belezas do Lago Thunersee, e quem vem de Genebra ve curtindo os encantos do Lago Leman.

Viagens de trem e barco na Suíça
Geleira no caminho de Zermatt

Ao chegar nos pontos de troca, Brigg ou Visp, montanhas começam a tomar conta da paisagem e dão um verdadeiro espetáculo. Essa última perna da viagem é feita num trem panorâmico que é a parte final do Glacier Express, a rota de trem panorâmica mais famosa da Suíça (que liga Zermatt a St. Moritz). É de grudar os olhos na janela de tão especial.

Viagens de trem e barco na Suíça
Viagem de trem na Suiça – De Brigg a Zermatt

Veja Zermatt no mapa:

Chegada em Zermatt

Zermatt é uma cidade livre de automóveis, e os únicos veículos que circulam por lá são miniaturas de ônibus elétricos muito fofos. Quem chega com muita bagagem pode usar um desses de táxis – ou alugar um armário na própria estação e deixar parte da bagagem guardada por lá (os armários na Suíça custa entre 6 e 8 francos) e levar para o hotel somente o essencial. (A sugestão do locker só é válida para quem fica até 24 horas na cidade.)

Dicas de Zermatt
Mini Ônibus elétrico

Localize-se em Zermatt

A Estação de Zermatt fica na rua principal da cidade, na frente dela está a estação de funicular do Gorgergrat (que na minha opinião é a mais linda da região). O centrinho da cidade fica a direita e está demarcado pela igreja de St. Mauritius na praça principal.

Dicas de Zermatt
Igreja de St. Mauritius

A maior parte dos hotéis fica na rua principal ou em suas paralelas, mas existem algumas opções de chalé mais afastadas. Pesquise seu endereço antes de chegar na cidade, isso te evita rodar que nem barata tonta com a mala nas costas (ou puxando mala de rodinha)

Centro de informações aos turistas

Ainda na estação de trem de Zermatt há um escritório de turismo que fornece mapa grátis e dicas da cidade. Pegue seu mapa e já se informe sobre os horários de subida do Gornergrat (que são bem espaçados fora de temporada), saber dos horários com antecedência te ajuda a programar sua visita e aproveitar seu tempo na cidade ao máximo.

Quantas noites em Zermatt?

Para evitar um troca-troca louco de hotéis, fiquei duas noites na cidade. Quem tem mais pressa, ou menos tempo, pode ficar apenas uma noite e ir embora no final da tarde do segundo dia. Mas, se você tem tempo, Zermatt é uma graça e merece pelo menos dois dias do seu roteiro.

Onde se hospedar?

O centro de Zermatt é uma graça e curtí-lo com calma é parte importante da experiência. Assim recomendo que você se hospede o mais próximo possível dele.

Dicas de Zermatt
Centro de Zermatt visto do alto do hotel Omnia

Dica de Hotel em Zermatt
Se você pretende fazer uma viagem mais relax, vale a pena escolher um hotel caprichado (se tiver vistas lindas da cidade, e Spa, melhor!). Fiquei hospedado no Unique Hotel Post, e adorei a experiência.

Hotel Post - Zermatt
Quarto do Hotel Post

O que fazer em Zermatt?

Montanhas com vista panorâmica

Zermatt tem três montanhas com vista panorâmicas que são facilmente acessíveis: Gornergrat, Matterhorn Glacier Paradise (Klein Matterhorn) e Rothorn (que fica aberta apenas na alta temporada e por isso não consegui visitar. O Rothhorn tem 3100 metros de altura).

Gornergrat (3089 metros)

Gornergrat é um desses lugares mágicos que te impressionam desde os primeiros momentos. A subida é feita de trem funicular e leva cerca de 35 minutos, tempo suficiente para a cidade de Zermatt ir diminuindo e ser engolida por uma cadeia maravilhosa de Alpes e montanhas. Lá do alto, as vistas do Matterhorn são simplesmente incríveis.

Viagens de trem e barco na Suíça
Trem funicular em Zermatt
Dicas de Zermatt
Matterhorn visto do alto do Gornergrat

O Gornergrat tem um conjunto de mirantes, um hotel e um restaurante. Recomendo o passeio em todas as estações do ano, desde que o dia esteja bonito.

Detalhes da subida:

  • Ingresso de teleférico ida e volta: CHF 86
  • Com Swiss Travel Pass: CHF 43

Matterhorn Glacier Paradise (3883 metros)

Glacier Paradise é o ponto mais alto da Europa que se pode chegar de teleférico. A subida leva cerca de uma hora e é feita por um conjunto de teleféricos que sai do centro de Zermatt. Lá no alto há um mirante, um palácio de gelo, um cinema com projeções sobre a montanha e uma estação de Ski hiper bacana aberta o ano todo.

Dicas de Zermatt
Subida ao Glacier Paradise – Zermatt

Detalhes do passeio:

  • Ingresso de teleférico ida e volta: CHF 100
  • Com Swiss Travel Pass: CHF 50
  • Entrada no Glacier Paradise: CHF 8
Dicas de Zermatt
Glacier Paradise em Zermatt

Gornergrat ou Matterhorn Glacier Paradise?
Se você tem pouco tempo ou budget limitado e tem que escolher entre uma das montanhas, vá de Gornergrat. Tanto a subida quanto as vistas valem cada segundo da experiência. Gostei tanto ou mais do Gornergrat que do Jungfrau. E falo mais, se o dia estiver nublado como o que eu peguei, e você não for esquiar, não achei que o Klein Matterhorn (Glacier Paradise) valha a pena, é muito investimento para pouca vista. #ProntoFalei

Gornergrat - Suíça
Topo do Gornergrat

De olho no tempo:

Caso você queira subir nas duas montanhas, suba no Gornergrat na primeira oportunidade de sol (ou dia em que o Matterhorn não esteja encoberto). Lá do alto você terá as vistas mais lindas da montanha.

E se estiver nublado? Aí não vale a pena amigo. Olha só a vista “sensacional” que tive do alto do mirante do Glacier Paradise: NADA!

Dicas de Zermatt
Mirante do Glacier Paradise em dia nublado

Dicas para quem quer esquiar

Esqui no verão ou fora de temporada
A única estação aberta fora da temporada de Ski Suíça é o Matterhorn Glacier Paradise. Para aproveitar seu dia de ski, que pode ser bem curtinho no verão, verifique o horário de abertura dos teleféricos e chegue cedo, quanto mais cedo, mais esqui.

Dicas de Zermatt
Ski em Zermatt em dia nublado

Temporada de Ski em Zermatt.

A temporada de Ski em Zermat começa em meados de Dezembro (claro que muitas vezes a neve atrasa um pouco, mas no Natal já deveria dar para esquiar bem.) e vai pelo menos até o finalzinho de março. Janeiro e fevereiro são os meses de mais frio, mas também os meses com maior quantidade de neve, e acredite, quem sabe esquiar, vai se deliciar!

Zermatt não é o lugar mais tranquilo do mundo para aprender a esquiar (nem pense em se atirar na montanha sem fazer aulas, juro que a chance de você quebrar algo importante é maior do que você imagina), o terreno de pistas para iniciantes é um pouco limitado, mas ainda assim dá para começar.

Dicas de Zermatt
Esquis em Zermatt

Quanto custa? (Preços 2016)

Os ingressos de Ski em Zermatt custam a partir de 59,63 CHF por dia ou 68,50 CHF para quem quiser combinar Zermatt e Cervínia (lado Italiano da montanha).

Trilhas em Zermatt

Durante o verão Zermatt se transforma no paraíso das trilhas (e claro, da escalada). Existem milhares de possibilidades de passeios para todos os níveis e dificuldades. O Klein Matterhorn, por exemplo, é ponto de início de várias trilhas com vistas lindas do Matterhorn e dos lagos da região, umas das mais fáceis fica no stop “Schwartzee“. No caminho do Gornergrat, a pedida é parar na estação “Rotenboden” e fazer uma trilha até o lago Rúiffelsee, um dos cartões postais mais impressionantes de Zermatt.

Veja dezenas de opções de trilha nesse post.

O Centrinho de Zermatt

Além das trilhas, montanhas e do esqui, Zermatt tem um centrinho muito fofo, com uma igreja bonitinha, um cemitério de alpinistas que reflete a história da cidade, um parque muito gostoso, um museu que conta a historia e evolução do vilarejo e dezenas de lojinhas bares e restaurantes que ficam especialmente animados durante a alta temporada. A rua Hinterdorfstrasse (uma travessa da rua principal) preserva dezenas de chalés no estilão antigo, e relembram como era Zermatt antes que a cidade se transformasse em um point de ski e alpinismo.

Dicas de Zermatt
Centro de Zermatt

Veja nesse post minha sugestão de roteiro pelo centrinho da cidade.

O nascer do sol em Zermatt

E pra fechar as dicas do que fazer na cidade, um momento que eu considero único e imperdível: o nascer do sol em Zermatt. Durante o Nascer do sol, a montanha ganha tons avermelhados e fica ainda mais bonita. ( com sorte você verá a montanha inteirinha vermelha. Eu só vi a pontinha e achei o máximo!)

Zermatt
Matterhorn – Zermatt

Sugestão de Roteiro de 1 dia em Zermatt

E dá para ver tudo em um dia?
Dá sim, mas é um pouquinho corrido! Confira os horários de subida do Gonergrat, e comece por ele. Na volta, desça na penúltima estação “Findelbach” e caminhe sentido Furi. Em Furi você pode pegar o teleférico do Klein Matterhorn, mais conhecido como Glacier Paradise e passear por lá. Na volta, aproveite para dar uma voltinha pelo centrinho de Zermatt, comece pela igrejinha (repare no afresco nada conservador na arca de noé no teto), veja o cemitério de alpinistas, o simpático parque adjacente (aproveite para relaxar uns minutos nas espreguiçadeiras caprichadas), e para fechar dê uma voltinha pela rua Hinterdorfstrasse, um retrato do que um dia Zermatt já foi.

Dicas de Zermatt
Teleférico rumo ao Klein Matterhorn

Roteiro de 2 dias em Zermatt

E para quem tem dois dias, que é o que eu recomendo, fiz um roteiro rendondíssimo aqui nesse post. 

E aí, curtiu nossas dicas de Zermatt?

Alguém aí já conhece a cidade e tem mais dicas de Zermatt para compartilhar?

Não esqueça do seguro viagem

seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Europa (leve impresso o comprovante de contratação da apólice na sua mala de mão para mostrar na imigração).  Um bom seguro viagem cobre além de emergências hospitalares, atrasos/cancelamentos de voo, extravios de bagagem, entre outros. Existem apólices inclusive com assistência odontológica e jurídica (nem eu sabia!)

Eu faço minhas cotações pelo site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador das melhores apólices disponíveis no mercado, te apresentando uma listagem em poucos minutos para você escolher o seguro que mais se adeque ao seu tipo de viagem e que cabe no seu orçamento. É simples assim, super prático e descomplicado. Clique aqui e faça sua cotação inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Veja também:

Roteiros pela Suíça:

Guias de viagem pelas cidades Suíças:

Passeios & Dicas

Dicas de hotel na Suíça:


Viaje sem stress:
Faça seu seguro de viagens


E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

A Mari viajou para Zermatt com o apoio do Swiss Travel System e do escritório de Turismo de Zermatt

 

Guarde este post no Pinterest!

zermatt & dicas

 

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (12)

Olá Mari, irei para Zermatt em janeiro e estou com dúvida se preciso comprar com antecedência passagens de Visp para Zermatt ou se são trens locais que compro na hora as passagens. Se alguém puder me ajudar agradeço muito, não quero arriscar. Abraço Mariane.

Oi Mariane,
Pode comprar na hora sem problemas.
BEijos

Olá Mari, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo seu post!!! Muito bom!!! Estou precisando de alguma ajuda referente à cidade de Zermatt. Estou escrevendo um livro e há partes em que menciono esta cidade. Você saberia me dizer se caminhoes circulam por zermatt em algum período do ano, mesmo que sejam esses elétricos? Saberia me dizer se a neve fica nas ruas da cidade em março, ou se já derreteu? Poderia me ajudar?

Oi Aline,
Acho – isso vc precisa checar – que só estes caminhões elétricos.
Pode haver neve em março sim!

Olá Mari! Otimo post! De qual mês são as fotos que voce tirou? Voce acha 4 noites muito tempo em zermatt? Você tem indicação de restaurantes?

Obrigada!

Oi Chirstiane,
Viajei no finalzinho de novembro.
Deixei minhas dicas de restaurante neste post: https://ideiasnamala.com/2016/02/21/roteiro-zermatt/

Abraços,
Mari

Oi Mari, por acaso você sentiu algum desconforto, como falta de ar ou dor de cabeça, por conta da altitude? Pretendo ir ano que vem com algumas pessoas da família e fico preocupado com isso.

Oi Márcio,
Tive zero de problemas, mas tem gente que sofre um pouquinho.
EU arriscaria.
Beijos

estive em Zematt para esquiar em abril deste aprofunda decepção ROUBARAM meu par de esquis…tive que pagar para a loja de locação…cuidado com seus pertences..tem larápio em toda parte do mundo…

Puts, que situação chata Celso. Infelizmente hoje precisamos ter muito cuidado em todos os lugares mesmo!
Espero que tenha curtido as outras partes da viagem!

Perfeito seu post. Obrigada

Obrigada <3! Aproveite a viagem!

Deixe o seu comentário