Berna: O museu Zentrum Paul Klee
Conheça o Zentrum Paul Klee em Berna na Suíça, um museu dedicado a vida e obra de Klee com mais de 4000 trabalhos do artista. Um edifício maravilhoso repleto de pinturas incríveis e muitos fatos sobre Klee que você provavelmente não sabia.
Se você estudou arquitetura, design ou arte você certamente já ouviu falar de Paul Klee, um artista Suíço-Alemão com estilo bem próprio. Klee transitou entre os movimentos expressionista, cubista e surrealista, produziu cerca de 10000 obras e foi um dos professores da Bauhaus. Durante os tempos de faculdade, tive a chance de estudar bastante sobre a obra de Klee e me encantar com o estilo dele, assim, visitar o Paul Klee Zentrum era um dos principais itens da minha segunda visita a Berna.
A visita
A visita ao Museu Zentrum Paul Klee começa com o edifício (lindíssimo) do arquiteto Italiano Renzo Piano, uma estrutura de vidro e aço com formato curvo que imita o traçado de um pincel, uma ilha verde com três montanhas metálicas que se misturam com o horizonte.
Num dia sem nuvens, o museu ondulado com os Alpes Berneses ao fundo é algo simplesmente incrível. Confesso que fiquei boquiaberta com o visual e que desci um ponto antes da hora para babar com a vista dos Alpes e caminhar até o museu vendo suas curvas tomarem forma e ganharem tamanho.
O Paul Klee Zentrum: vida e obra de Paul Klee
O Zentrum Paul Klee tem dois andares, um deles é dedicado a uma exibição das obras de Paul Klee, e o outro a exposições temporárias que mudam de tempos em tempos. O museu conta com um acervo gigante de mais de 4000 obras de Klee (cerca de 40% do total das obras do pintor) que costumam ser agrupadas em conjuntos de 120-150 para formar exposições mais compactas que detalham a vida e obra do artista.
O ingresso inclui um audio guia cuja gravação (inglês, francês ou alemão) leva pouco mais de uma hora e explica detalhes sobre a família de Klee (uma família de músicos, seu pai era músico e sua mãe era cantora. Paul Klee chegou a trabalhar como violinista antes de se apaixonar e focar no universo artístico), seu casamento com Lily Stumpf, seu filho Félix Klee que apesar de ter os mesmos dons artísticos do pai e passar por treinamento na Bauhaus, foi incentivado a não seguir carreira artística, seus anos na Bauhaus (a primeira escola de Design do mundo) e a viagem para a Tunisia que deu uma nova perspectiva de mundo e inspirou a carreira de Klee. A gravação é ilustrada com obras de cada um desses períodos e retrata claramente a evolução de Klee como pessoa e como artista.
[Infelizmente não é permitido tirar fotos dentro do museu, assim deixo vocês com uma imagem que o pessoal do Paul Klee Zentrum me enviou.]
E vale a pena?
Se você curte arte e se interessa pela vida e obra de Klee, taí uma experiência bem bacana. Eu que já havia visto muita coisa boa do artista, fiquei encantada com a exposição e adorei conhecer um pouco mais do lado pessoal de Klee, bem ilustrados por seus diários e gravações. O ingresso do museu é caro (18 CHF) mas é grátis para quem viaja com o Swiss Travel Pass.
Como chegar?
O Museu Paul Klee fica nas afora das cidade (cerca de 2,5 Km da estação central de Berna). Para chegar lá pegue o ônibus 10 ou 12.
Veja as direções no Google Maps.
Para organizar sua visita
Endereço: Monument im Fruchtland 3, 3000 Bern
Horários de funcionamento: Terça à domingo: 10:00 -17:00
Ingressos:
- Adultos: 18 CHF
- Estudantes: 8 CHF
- Crianças (6-16 anos): 7 CHF
Grátis com o Swiss Travel Pass
[A Mari visitou o Paul Klee Zentrum com apoio do escritório de Turismo de Berna e do Swiss Travel System]
Veja também:
Roteiros pela Suíça:
- Roteiro de 11 dias na Suíça
- Roteiro de meio dia em Lucerna
- Roteiro de 1 dia em Berna
- Roteiro de 2 dias em Zermatt
Guias de viagem pelas cidades Suíças:
Passeios & Dicas
- Viagens de trem na Suíça: 10 passeios inesquecíveis
- Zermatt: o que você precisa saber antes de viajar?
- Ticino: Os Castelos de Bellinzona
- Wilhelm Tell Express: A viagem entre Lugano e Lucerna
- Lucerna: A subida do Mount Pilatus
- Degustação de chocolates na Laderach em Vevey
- Montreux: Museu do Queen e homenagem a Fred Mercury
- Jungfrau: Um passeio pelos Alpes Suíços
- Vale a pena dormir em Interlaken
- Dica de Hostel em Interlaken
- O que fazer em Lauterbrunnen
- Genebra: Tudo que eu queria saber antes de viajar
Dicas de hotel na Suíça:
- Lugano: Como é se hospedar no Villa Castagnola
- Berna: Como é se hospedar no Hotel Alpenblick
- Genebra: Como é se hospedar no Mandarin Oriental de Genebra
- Zermatt: Como é se hospedar no hotel Unique Post
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]