Berna: O museu Zentrum Paul Klee

Conheça o Zentrum Paul Klee em Berna na Suíça, um museu dedicado a vida e obra de Klee com mais de 4000 trabalhos do artista. Um edifício maravilhoso repleto de pinturas incríveis e muitos fatos sobre Klee que você provavelmente não sabia.

Se você estudou arquitetura, design ou arte você certamente já ouviu falar de Paul Klee, um artista Suíço-Alemão com estilo bem próprio. Klee transitou entre os movimentos expressionista, cubista e surrealista, produziu cerca de 10000 obras e foi um dos professores da Bauhaus. Durante os tempos de faculdade, tive a chance de estudar bastante sobre a obra de Klee e me encantar com o estilo dele, assim, visitar o Paul Klee Zentrum era um dos principais itens da minha segunda visita a Berna.

Zentrum Paul Klee
Entrada do Paul Klee Zentrum

A visita

A visita ao Museu Zentrum Paul Klee começa com o edifício (lindíssimo) do arquiteto Italiano Renzo Piano, uma estrutura de vidro e aço com formato curvo que imita o traçado de um pincel, uma ilha verde com três montanhas metálicas que se misturam com o horizonte.

Zentrum Paul Klee
Ilha de montanhas, o museu de Paul Klee
Zentrum Paul Klee
Vidro e aço na entrada do edifício

Zentrum Paul Klee

Num dia sem nuvens, o museu ondulado com os Alpes Berneses ao fundo é algo simplesmente incrível. Confesso que fiquei boquiaberta com o visual e que desci um ponto antes da hora para babar com a vista dos Alpes e caminhar até o museu vendo suas curvas tomarem forma e ganharem tamanho.

Zentrum Paul Klee
Alpes Berneses vistos do Museu de Klee
Zentrum Paul Klee
Museu com as montanhas ao fundo

O Paul Klee Zentrum: vida e obra de Paul Klee

O Zentrum Paul Klee tem dois andares, um deles é dedicado a uma exibição das obras de Paul Klee, e o outro a exposições temporárias que mudam de tempos em tempos. O museu conta com um acervo gigante de mais de 4000 obras de Klee (cerca de 40% do total das obras do pintor) que costumam ser agrupadas em conjuntos de 120-150 para formar exposições mais compactas que detalham a vida e obra do artista.

MOMA de San Francisco
Uma das obras de Klee em exibição no MOMA de SF

O ingresso inclui um audio guia cuja gravação (inglês, francês ou alemão) leva pouco mais de uma hora e explica detalhes sobre a família de Klee (uma família de músicos, seu pai era músico e sua mãe era cantora. Paul Klee chegou a trabalhar como violinista antes de se apaixonar e focar no universo artístico), seu casamento com Lily Stumpf, seu filho Félix Klee que apesar de ter os mesmos dons artísticos do pai e passar por treinamento na Bauhaus, foi incentivado a não seguir carreira artística, seus anos na Bauhaus (a primeira escola de Design do mundo) e a viagem para a Tunisia que deu uma nova  perspectiva de mundo e inspirou a carreira de Klee. A gravação é ilustrada com obras de cada um desses períodos e retrata claramente a evolução de Klee como pessoa e como artista.

Zentrum Paul Klee
Crédito da imagem: Zentrum Paul Klee & escritório de turismo de Berna

[Infelizmente não é permitido tirar fotos dentro do museu, assim deixo vocês com uma imagem que o pessoal do Paul Klee Zentrum me enviou.]

E vale a pena?

Se você curte arte e se interessa pela vida e obra de Klee, taí uma experiência bem bacana. Eu que já havia visto muita coisa boa do artista, fiquei encantada com a exposição e adorei conhecer um pouco mais do lado pessoal de Klee, bem ilustrados por seus diários e gravações. O ingresso do museu é caro (18 CHF) mas é grátis para quem viaja com o Swiss Travel Pass.

Zentrum Paul Klee
Detalhe da arquitetura do edifício

Como chegar?

O Museu Paul Klee fica nas afora das cidade (cerca de 2,5 Km da estação central de Berna). Para chegar lá pegue o ônibus 10 ou 12.

Veja as direções no Google Maps.

Para organizar sua visita

Endereço: Monument im Fruchtland 3, 3000 Bern

Horários de funcionamento: Terça à domingo: 10:00 -17:00

Ingressos: 

  • Adultos: 18 CHF
  • Estudantes: 8 CHF
  • Crianças (6-16 anos): 7 CHF

Grátis com o Swiss Travel Pass

[A Mari visitou o Paul Klee Zentrum com apoio do escritório de Turismo de Berna e do Swiss Travel System]

Veja também: 

Roteiros pela Suíça:

Guias de viagem pelas cidades Suíças:

Passeios & Dicas

Dicas de hotel na Suíça:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário