O Museu Sant’Ana, um dos melhores de Tiradentes, funciona no prédio da antiga cadeia da cidade. O prédio que foi reformado na década de 80, ficou muito mais bonito na forma de museu do que de cadeia e é uma das paradas imperdíveis pra quem visita essa incrível Cidade Histórica de Minas Gerais. Pequeno, bem organizado, tecnológico e belo são alguns dos adjetivos que melhor descrevem este museu que nos impressionou bastante. Quer ver?
Antiga Cadeia de Tiradentes – hoje sede do Museu Sant’Ana
A coleção:
São quase 300 imagens vindas de várias partes do Brasil e de Portugal e que foram adquiridos pela colecionadora Ângela Gutierrez e doadas ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O museu esta distribuído em salas bem iluminadas que contam um pouco da história da Santa e sua influência no Brasil colônia
As Paulistinhas: pequeninas e decoradas nos deram Boas vindas ao Museu
Estas santas pequeninas eram carregadas como espécies de amuletos. Repare na quantidade de cores e detalhes.
A ornamentação das estátuas e o nível de detalhes variam conforme a época, repare nas diferenças.
Reparem nos ornamentos do manto. Maria pequenina e estudiosa sentada nos ombros.
Em pé e de mãos dadas com virgem Maria
Essa é minha preferida, esculpida em madeira e com coroa de prata (trazida das colônias espanholas a prata era 5x mais cara que o ouro no Brasil). Linda de mais.
Tecnologia & arte:
Cada sala contém um monitor interativo com descrições detalhadas de cada imagem. Bem bacana para quem curte arte e quer saber mais sobre a coleção.
O culto a Santa Ana
Santa Ana é mãe de Maria de Nazaré e avó de Jesus. Sant’Ana, que era tida como estéril, já era uma senhora mais velha quando engravidou de Maria. O primeiro milagre na vida da Santa, que anos depois seria a avó de Jesus. Sant’Ana é considerada a Santa da Fertilidade e também a Santa dos mineiros e moedeiros, uma tradição que veio de Portugal para o Brasil.
Nas imagens Santa Ana é representada como mulher madura, muitas vezes com cabelos brancos. Dependendo da época da estátua, Santa Ana aparece coroada e sentada em um trono. O livro mostra que Santa Ana, desde cedo transmitia os ensinamentos sagrados a sua filha Maria.
Sobre o edifício:
O edifício da antiga Cadeia de Tiradentes construído em 1730. Em 1829 o prédio foi atingido por um incêndio e restaurado em 1835. Se não fosse pelos calabouços protegidos por vidro no chão de uma das salas, a cadeia estaria irreconhecível! Hoje o prédio esta restaurado de forma mega moderna e está bem adaptado para receber pessoas com dificuldade de locomoção.
O que sobrou da antiga cadeia? Este calabouço exposto em uma das salas
Rua Direita, 93 (Entrada pela Rua da Cadeia) – Tiradentes-MG
Horário de funcionamento: quarta a segunda-feira, de 10h às 19h
Preços: R$ 5,00 – inteira | meia entrada – R$2,50 | Entrada gratuita para estudantes e professores
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida.
Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil.
Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.
Viaje Melhor
Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.
Bom saber que tem museu novo por lá! Quando fui em 2011, o prédio da cadeia estava fechado, mas já tinha sido outro museu. Fiquei 1 semana pela região de Tiradentes e Ouro Preto e deu pra aproveitar muuuito, principalmente os diversos restaurantes fantásticos! Vou add esse post lá nos meus sobre Tiradentes! http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Tiradentes
Bom saber que tem museu novo por lá! Quando fui em 2011, o prédio da cadeia estava fechado, mas já tinha sido outro museu. Fiquei 1 semana pela região de Tiradentes e Ouro Preto e deu pra aproveitar muuuito, principalmente os diversos restaurantes fantásticos! Vou add esse post lá nos meus sobre Tiradentes! http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Tiradentes
Oi Fê,
Obrigada pela visita!
Amei Tiradentes e as cidades históricas! Esse museu é o Máximo!
Você continua na Alemanha?
Abs!
Mari