Tiradentes: o incrível museu de Sant’Ana

O Museu Sant’Ana, um dos melhores de Tiradentes, funciona no prédio da antiga cadeia da cidade. O prédio que foi reformado na década de 80, ficou muito mais bonito na forma de museu do que de cadeia e é uma das paradas imperdíveis pra quem visita essa incrível Cidade Histórica de Minas Gerais. Pequeno, bem organizado, tecnológico e belo são alguns dos adjetivos que melhor descrevem este museu que nos impressionou bastante. Quer ver?

IMG_6963

Antiga Cadeia de Tiradentes – hoje sede do Museu Sant’Ana

A coleção:

São quase 300 imagens vindas de várias partes do Brasil e de Portugal e que foram adquiridos pela colecionadora Ângela Gutierrez e doadas ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O museu esta distribuído em salas bem iluminadas que contam um pouco da história da Santa e sua influência no Brasil colônia

As Paulistinhas: pequeninas e decoradas nos deram Boas vindas ao Museu

Paulistinhas - Museu Sant'Ana
Estas santas pequeninas eram carregadas como espécies de amuletos. Repare na quantidade de cores e detalhes.
Santa Paulistinha - Museu Santa Ana
Veja a coleção do museu aqui: http://museudesantana.org.br/conheca/acervo/

O Trio: Santa Ana, Santa Maria e Jesus

Museu Santa Ana - Tiradentes

Algumas das imagens que mais gostei:

A ornamentação das estátuas e o nível de detalhes variam conforme a época, repare nas diferenças.
Museu Santa Ana - Tiradentes
Museu Santa Ana - Tiradentes
Museu Santa Ana - Tiradentes
Reparem nos ornamentos do manto. Maria pequenina e estudiosa sentada nos ombros.
Museu Santa Ana - Tiradentes
Em pé e de mãos dadas com virgem Maria
Museu Santa Ana - Tiradentes
Essa é minha preferida, esculpida em madeira e com coroa de prata (trazida das colônias espanholas a prata era 5x mais cara que o ouro no Brasil). Linda de mais.

Tecnologia & arte:

Cada sala contém um monitor interativo com descrições detalhadas de cada imagem. Bem bacana para quem curte arte e quer saber mais sobre a coleção.
Monitor Interativo - Museu Santa Ana

O culto a Santa Ana

Santa Ana é mãe de Maria de Nazaré e avó de Jesus. Sant’Ana, que era tida como estéril, já era uma senhora mais velha quando engravidou de Maria. O primeiro milagre na vida da Santa, que anos depois seria a avó de Jesus. Sant’Ana é considerada a Santa da Fertilidade e também a Santa dos mineiros e moedeiros, uma tradição que veio de Portugal para o Brasil.
Museu Santana - Tiradentes
Nas imagens Santa Ana é representada como mulher madura, muitas vezes com cabelos brancos. Dependendo da época da estátua, Santa Ana aparece coroada e sentada em um trono. O livro mostra que Santa Ana, desde cedo transmitia os ensinamentos sagrados a sua filha Maria.

Sobre o edifício:

O edifício da antiga Cadeia de Tiradentes construído em 1730. Em 1829 o prédio foi atingido por um incêndio e restaurado em 1835. Se não fosse pelos calabouços protegidos por vidro no chão de uma das salas, a cadeia estaria irreconhecível! Hoje o prédio esta restaurado de forma mega moderna e está bem adaptado para receber pessoas com dificuldade de locomoção.
Calabouço - Tiradentes
O que sobrou da antiga cadeia? Este calabouço exposto em uma das salas
Museu de Sant’Ana (Site oficial)
  • Rua Direita, 93 (Entrada pela Rua da Cadeia)  – Tiradentes-MG
  • Horário de funcionamento: quarta a segunda-feira, de 10h às 19h
  • Preços: R$ 5,00 – inteira  | meia entrada – R$2,50 | Entrada gratuita para estudantes e professores
Planeje sua viagem

Comentários (2)

Bom saber que tem museu novo por lá! Quando fui em 2011, o prédio da cadeia estava fechado, mas já tinha sido outro museu. Fiquei 1 semana pela região de Tiradentes e Ouro Preto e deu pra aproveitar muuuito, principalmente os diversos restaurantes fantásticos! Vou add esse post lá nos meus sobre Tiradentes! http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Tiradentes

Oi Fê,
Obrigada pela visita!
Amei Tiradentes e as cidades históricas! Esse museu é o Máximo!
Você continua na Alemanha?

Abs!
Mari

Deixe o seu comentário