Angkor National Museum em Siem Reap

O Angkor National Museum em Siem Reap é um museu que revela em detalhes a história e os mitos que compõem um dos complexos de templos mais fabulosos do mundo: o Angkor no Camboja. Nesse post, que faz parte da blogagem coletiva da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) em homenagem ao #MuseumWeek , contarei um pouquinho sobre o museu e porque você deve incluí-lo no seu roteiro de viagem. Pronto para descobrir os mistérios do Angkor?

O Angkor National Museum é interativo, explicativo e super bem organizado. O acervo é dividido em diferentes salas muito bem separadas por temas. Além das explicações escritas em inglês, cada sala tem pelo menos um projetor que conta uma história, ou explica algo diferente. Se você odeia ler e não alugou o Audio Guia, assista os videos com atenção e terá uma boa ideia do conteúdo museu.

Angkor Wat

Como não é permitido fotografar dentro do museu, vou ilustrar o post com imagens dos templo de Angkor, combinado?

Visitando o museu do Angkor

The Briefing Hall

Um filminho introdutório faz um propaganda deslavada do museu e do shopping ao lado. Não aprendi nada interessante e perdi 15 minutos do meu dia. #PerdiMeuTempo

Eu se fosse você, passava batido sem dó.

A Galeria dos 1000 Budas

Essa galeria LINDA e super iluminada foi meu primeiro UAU do dia. São centenas de Budas, bem distribuídos e bem iluminados. Um mais lindo que o outro e que vão encantar mesmo quem já viu milhões de Budas na vida.

Terminada a galeria dos Budas, começa a exibição de verdade, são 7 galerias nomeadas de A a G que contam de forma quase poética a história do Camboja e suas crenças e Religiões até chegar no Angkor Wat.

Galeria A: As origens do império Khmer

Esse é um pedaço legal para quem curte história e quer entender as origens do império – que antigamente era bem maior e mais poderoso – e abrangia parte da China e do Laos.

Um dos templos de Angkor

Galeria B: Crenças e religiões

Nesse pedaço há uma boa introdução sobre hinduismo e Budismo, suas principais divindades e como reconhecer cada uma delas. A galeria tem alguns bons videos curtos e mostra de madeira visual como Lord Vishu (o Deus Hinduísta da preservação) muitas vezes sentado em pose meditativa é facilmente confundido com Buda. A galeria também conta a história das serpentes nagas, e de outros animais que aparecem de forma recorrente nos templos. Na minha opinião, essa é uma das galerias mais importantes para quem quer entender o Angkor.

Galeria C: Os grandes reis Khmers

Essa galeria traça o histórico dos reis Khmers e dos templos e estilos arquitetônicos desenvolvidos por cada um deles. Uma parte fundamente para quem curte arquitetura ou história.

Galeria D: Angkor Wat

O pedaço mais importante e interessante do museu descreve – em detalhes e de forma interativa – o templo Angkor Wat. Num salão principal um audio visual descreve cada uma das paredes do templo e as lendas sobre cada conjunto de murais. Meu pedaço preferido mostra conta a lenda de criação do mundo e como Vishnu extraiu o leite do oceano. Pra lá de interessante.

Criação do universo no Angkor

Quem tem pouco tempo ou paciência deve, sem dúvida nenhuma, focar nesse pedaço do museu!

Galeria E: Angkor Thom

Angkor Thom

Angkor Thom é um complexo de templos posterior ao Angkor Wat e que tem um estilo arquitetônico pra lá de rebuscado e fantástico. O templo Bayon, composto por 54 torres com quatro cabeças esculpidas em cada uma delas é o principal templo desse complexo e um dos mais incríveis de todo o Angkor. Nesse pedaço do museu, você entenderá uma pouco mais da história desse templo e de seus detalhes mirabolantes

Angkor Thom

Galeria F: A história escrita nas pedras

Diversas pedras (a la Roseta stone) revelam traços de história e costumes do império Khmer. As pedras são um prato cheio para estudiosos de linguistas de plantão e foram traduzidas para a lingua “Cambojana” contemporânea. Pequenos po

Galeria G: Vestuarios ancestrais

Divindade feminina no Angkor

Uma galeria que analiza as roupas e vestimentas antigas por meio das estátua. Pra quem curte moda e história da moda, bem interessante. Confesso que cheguei aqui exausta e passei batido.

Comece pelo Museu

Pra quem tem três dias ou mais dias disponíveis em Siem Reap, uma dica legal é começar pelo museu. Dessa forma, você aprenderá um pouco de história e como reconhecer Deuses e divindades antes de visitar os templos. Chegando nos templos, fica muito mais fácil entender as ruínas e o porque de cada coisa.

Quanto tempo demora?

Essa é uma pergunta relativa que depende muito do seu cansaço e nível de interesse no museu. Uma visita detalhada (e não apressada) deve levar entre 3 e 4 horas, mas é claro que tem gente que faz bem mais rápido.

Tem pouco tempo?

Pule o briefing e vá direto para a sala dos 1000 budas. Em seguida, pule a parte da história do Camboja e vá para a sala que fala das religiões para entender a base sobre Budismo, Hinduismo e reconhecer as divindades mais importantes. Pra fechar, vá até a última parte que descreve em detalhes o que é o Angkor.

Ta Prohm - Em Angkor

Sobre a visita:

  • Aberto todos os dias das 8:00 às 18:00
  • Entrada: 12 dólares | Audio Guia: 3 dólares
  • Não é permitido entrar no museu nem com bolsa nem com camera, mas há um serviço gratuito e super eficiente de lockers.

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Daniela Rosa disse:

Olá Mari,
Vou ficar 3 dias em Siem Riep. Chego cedinho a Siem Riep (8h20 am). Recomendas começar pelo museu?
Vale a pena ver Bang Malea também ou mais vale só me focar os 3 dias em Angkor?
Obrigada,
Daniela Rosa

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu fiz 2 de Angkor e 1 de Bang Malea e AMEI o MIX.
Fiz o museu no primeiro dia, mas não comecei por ele.
Beijos

Avatar Daniela Rosa disse:

Olá Mari,
Vou ficar 3 dias em Siem Riep.
Gostava de saber a sua opinião sobre onde ficar.
Reservei no Kia Kaha Villa. Mas posso alterar…
Obrigada,
Mega fã do teu blogue
Daniela Rosa

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniela,
Ainda não consegui pesquisar lugares para recomendar no Camboja. Vou ficar devendo essa.
Beijos

olá mari, tudo bom?
vc pode corrigir o link do meu blog no post do museum week, por gentileza?
o link correto é este: http://www.mileumaviagens.com.br/mauritshuis-meu-museu-de-arte-preferido-em-haia-na-holanda/
obrigada,
dalila
do blog mil e uma viagens

Avatar Nivia Santana disse:

Camboja é meu maior sonho de viagem. Pretendo conhecer em dezembro. Os áudio guias só tem em inglês? Adorei o post!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Nívia,
Obrigada pela visita e que bom que você gostou do post
Vi que tinha em línguas orientais (Japa e Chinês), mas não reparei se havia em espanhol. Francês deve ter (tem tanto guia falando em francês por lá, que eu ficaria super surpresa se não tivesse).

Avatar Martinha disse:

Lindo post Mari. Desde os posts do Camboja que o Oscar escreveu eu ando pensando em me aventurar por lá. O seu post só veio reforçar a minha vontade. 😉

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Martinha.
Amei o Camboja e super recomendo a viagem.
Graças a uma dica do Oscar, visitei o Bang Malea e AMEEEI!
Beijos

Impressionate!!! Gostei muito, muito mesmo. Abcs de Berlim, Claudia – Brasileiros Mundo Afora

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Claudia,
Super obrigada pela visita!
Assim que voltar de viagem darei uma passadinha no seu blog.
Abraços (do Vietnã)
Mari

Avatar Titi Brandileone disse:

Muito boa reportagem. Fiquei curiosa com os 1000 Budas. Também impressionada com as 54 torres com 4 faces. Bárbaro !