Caminho de Santiago: trem Madri – Sarria (Parte 0)

Como comentei no post anterior (uma tentativa de descrever o caminho de forma prática), daqui em diante colocarei um pouco da minha visão e sentimentos sobre o caminho começando pela viagem de trem entre Madri e Sarria.

Como é o trem de Madri a Sarria

O trem entre Madri e Sarria sai todos os dias (menos sábado que era o dia que eu planejava sair) a noite, e chega em Sarria as 6:50 da matina… uma hora perfeita para começar a caminhada! O trem sai da estação Chamartin.

Os desafios do caminho começaram um pouco mais cedo do que eu planejava. Logo na estação de Chamartin – Madri descobri que havia esquecido minha necessarie na casa da Nick. A necessarie  estava mínima mas tinha tudo o que eu precisaria no caminho ;(. Fiquei triste mas tratei de comprar os itens mais importantes: escova de dentes, pasta e protetor labial. Antes de sair da farmácia fui cara de pau e perguntei para o farmacêutico se ele não tinha uma amostra grátis de shampoo para me dar. Bingo!!! Descolei um shampozinho do tamanho que precisava e na faixa!!!

Por pura sorte (vai saber se foi só sorte), a saboneteira e meus protetores solares estavam fora da necessarie e vieram! Agora falta só comprar um desodorante e pronto, vou na raça e tentando olhar para o lado positivo da coisa: esquecer a frasqueira deixou minha mala ligeiramente mais leve. (E amigo, acredite, para quem vai caminhar tanto, qualquer grama faz total a diferença!

Falando em leveza, no ultimo minuto adicionei um canivete (que dias depois eu me agradeceria por tamanha esperteza… foi mega útil), tirei um casaco extra (burrice, em Santiago fez um frio de lascar e tive que comprar outro) e tirei o iPad (esperteza, o Iphone deu bem conta do recado). Como detesto escrever do telefone, tinha pensado em me dar esse luxo, mas no final desencanei. O telefone é pequeno mas serve.

É a primeira vez que ando de trem na Espanha e achei o trem bom. Este é um trem tipo hotel, e vários vagões tem cama. Mas como comprei dos mais baratos , o meu vagão só tem poltronas, e pelo jeito grande parte dos meus colegas de vagão é peregrino.

As três da manhã fui acordada por um par de senhores matracas que devem ter entrado no trem em uma das paradas e estão causando. Agora mudei de lugar e vou tentar dormir um pouco mais.

Ah, quase me esqueci  de contar que o trem custou 51,50 euros e a viagem dura pouco menos de 8 horas.

***

6:30, daqui uns 20 minutos chegaremos a Sarria. Os peregrinos começam a se preparar para a caminhada! Iupi!

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Rosana disse:

Oi Mari pretendo fazer o caminho em julho, q é qdo tenho recesso no trabalho, me conte qs os piores empecilhos e, qto vc gastou pois não conto com muito? Grata pela atenção. Rosana

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rosana,
Fiz a viagem há 7 anos atrás, então os gastos já não valem mais, o que poso te dizer é: ficando em Hostel publico (muito tem cozinha!) sai bem barato.
O maior empecilho foi meu joelho, mas se eu puder te dar uma dica: treine caminha com mochila nas costas, e invista em um bom sapato.
Abraços

Avatar amanda disse:

Oi MARI!! Vc comprou antes a passagem de trem? Se sim qual o site. obg

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Amanda,
Um amigo espanhol comprou para mim. Acho que ele usou o site da Renfe: https://renfe.spainrail.com
Beijos

Avatar Celso Pinheiro disse:

Oi Mari, estou planejando fazer o Caminho pela rota que você traçou. conseguiu caminhar quantos quilômetros por dia para ganhar os 115? Penso em ir no mês de maio de 2019. Sou louco para peregrinar até Santiago, mas não tenho qualquer chance de vencer as muitas centenas das outras rotas devido à questões de saúde, principalmente.

Abraço.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Celso,
Essa é a rota tradicional – e não uma rota traçada por mim – e 95% dos peregrinos fazem as mesmas paradas. Os trechos variam entre 20 e 30 Km e em mais pode ser que vc ainda pegue uns dias bem frios.
Vale a pena se preparar e usar e abusar da bota antes de começar o caminho pra vc evitar as bolhas nos pés _que são as grandes inimigas dos peregrinos.
Beijos e “Buen Camino”

Avatar Titi Brandileone disse:

Very nice history !