Caminho de Santiago: Sarria – Porto Marin (Parte 1)

Este post trará uma visão extremamente pessoal da do Caminho de Santiago, entre Sarria e Porto Marin. Quem quiser uma visão mais prática, pode olhar aqui!

IMG_4228

Caminho de Santiago: como é o trajeto entre na Sarria e Porto Marin

Cheguei em Sarria as 6 e pouco da matina e imediatamente comecei a caminhar. A maioria das pessoas que vieram comigo de trem pararam na estação ou na taberna ao lado para comer algo, mas eu preferi ganhar um pouco de terreno e já sair caminhando direto.

Parei numa taberna para perguntar o caminho que é bem mal sinalizado entre a estação eo começo da trilha, e como a tia me explicou mal… comecei errado. Andei quase um quilometro e não vi nenhuma seta amarela (indicação do caminho), desconfiei e resolvi voltar. Finalmente achei a rota e comecei a caminhada. IMG_4200

Primeira indicação de que eu tinha achado o caminho

IMG_4202

Primeira igreja fofa do caminho

IMG_4204

Na entrada da trilha! IUPI!

IMG_4205

A primeira seta amarela que vi

Devo ter caminhado uns três quilómetros com direito há uma BELA subida de aquecimento quando parei para tomar meu primeiro café da manhã em Barbadelo: uma torrada com tomate bem sem vergonha (custou 2,00 euros). Pior que eles tinham me enviado uma torrada normal (por engano) que tava bonita e eu tonta fui inventar moda e me dei mal.
O primeiro pedaço da caminhada foi lindo e fácil. Passei por lugares maravilhosos com pássaros cantando e um cheiro de mato, também passei por fazendas com cheiro de silo e claro de vaca que me lembraram a infância.

IMG_4221

IMG_4212

IMG_4210

IMG_4231

IMG_4243

Tava tão tranquilo que cheguei até a cogitar caminhar 30 ao invés dos 24 inicialmente planejados. Sem nem perceber caminhei 15 e bati os famosos 100 quilômetros para a chegada em Santiago e claro que tirei foto para comemorar.

IMG_4247
Chegando em Ferreiro tirei fotos da charmosa igrejinha.  Tava com uma mini vontade de ir ao banheiro, mas resolvi seguir e caminhar até o Mercadoeiro (+5k) cheguei lá apertadíssima e com a lição aprendida. Numa trilha que não se sabe o que vem pela frente, esperar pode ser uma péssima idéia.

IMG_4256

IMG_4259

Já quase em Ferreiro

IMG_4262

Igrejinha de Ferreiro e abaixo o cemitério

IMG_4272
Em Mercadoeiro comi uma empanada de atum, no fundo tudo o que eu queria era poder usar o banheiro do restaurante. Tava gostosa, mas acho que a tortilla de batatas teria sido ainda melhor.
Seguindo a estrada, por causa de um conserto nada bem vindo tivemos que dar uma volta inesperada, mas ok estáva quase chegando verdade?! Não. A cidade de Porto Marin que pouco a pouco ia se materializando lá no fundo parecia nunca chegar.

IMG_4283 IMG_4286

Nesse momento conheci um grupo de espanhóis super fofos, as meninas tão mortas quanto eu só que com a mochila bem mais pesada reclamavam de dor nas costas. E eu graças a mala bem feita, nem senti as costas… Mas o pé! Esse sim tava dando trabalho. (Para quem não lembra, comecei a trilha me recuperando de uma lesão no tornozelo).
A motivação para continuar é que cada vez Porto Marin estava mais perto e a paisagem mais linda. Um rio tão largo que parecia um lago é atravessado por uma larga ponte, mas para chegar lá a descida mais íngreme do dia (ainda bem que não era subida, por outro lado meu pé fica bem pouco estável na descida e preciso segurar com o joelho.

IMG_4292 IMG_4298

Descemos devagar e atravessamos a ponte. Chegamos! Fotos para comemorar! (Faltam 89,9 Km para o final :O) e já estou amando o caminho)

IMG_4299 IMG_4304

IMG_4309
Subimos com muita dor as escadarias da cidade e caminhamos em direção a praça central. Os meninos haviam pensado em se hospedar em um albergue privado, eu como vim para a viagem bem disposta a enfrentar perrengues, fui para o público sem pensar. No final eles acabaram vindo comigo.

IMG_4313

Porto Marin é uma cidade super simpática. Adorei!

O hostel custa 6 euros por dia e é bem melhor q a encomenda.  O quarto é coletivo e tem umas 40 pessoas aqui dentro, em compensação, tem camas de verdade e não colchonetes no chão. Os banheiros são super limpos e a água é quente (sai pouca, mas sai quente).
Depois do banho saímos para passear pelo centrinho que é uma graça e para comer um menu peregrino. Por nove euros comemos pão, Fabada (feijões brancos com carne de porco) , um peixe com salada de prato principal, e de sobremesa, natilla. Agora estamos no hotel fazendo a tradição espanhola: Siesta!

IMG_4316

Igreja de Porto Marin

IMG_4317

***

A coisa mais chata do dia foi tentar carregar meu celular. Eles tem uma tomada para cada 8 pessoas ou seja, impossível! Mas dei um jeitinho e é dele que eu lhes escrevo.
Jantei um sanduíche de jamón com o jamón delicioso que a Nick e o Dani me deram de presente.
As dez em ponto a luz do quarto se apagou. As sete da matina acordamos para a caminhada.

Veja também:

-O trem entre Madri e Sarria: https://ideiasnamala.com/2013/05/21/caminho-de-santiago-trem-madri-sarria-parte-0/

Caminho de Santiago: descrição prática dos 115k finais

-O caminho de Santiago: https://ideiasnamala.com/2013/05/08/o-caminho-de-santiago/

-Meu Caminho de Santiago: https://ideiasnamala.com/2013/05/09/o-meu-caminho-de-santiago/

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Avatar Lyra disse:

Oi Mari.
Poderia me informar os albergues que voce ficou?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lyra,
Infelizmente não anotei e não me lembro os nomes.
Beijos

Avatar Patricia disse:

Oi! Será que vc consegue me ajudar? Estou procurando há alguns dias no google o ponto em Sarria onde o caminho começa e não acho. Vou sozinha e encontrarei uma amiga para andarmos juntas. Tem alguma referência? É perto de alguma igreja/hotel? Queríamos nos encontrar num ponto bom para as 2 e temo queimas alguns km à toa andando para trás. Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Patricia,
Meu caminho começou na frente da estação de trem de Sarria. Agora um ponto exato da cidade para vcs se encontrarem, fica difícil. Por que não na estação?
Beijos e Buen Camino

Avatar André Morais disse:

Bom dia Mari!

Estou indo agora fazer uma parte do caminho (Sarria a Santiago), pois vou com a minha mãe. Vi que uma boa opção para a primeira parada é a cidade de Portomartín. Quais as próximas antes de chegarmos a Santiago. Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi André,
Dá uma olhadinha nesse post aqui que conta de forma prática esse trecho que você pretendo caminhar.
https://ideiasnamala.com/2013/05/20/o-caminho-de-santiago-uma-descricao-pratica-dos-115k-finais/
Buen Camino
Beijos,
Mari