O Caminho de Santiago | O Pedrouzo – Santiago (Parte 5)

3

IMG_4622

Este post trará uma visão extremamente pessoal da do Caminho de Santiago, entre O Pedrouzo e Santiago de Compostela (minha quinta e última etapa). Quem quiser uma visão mais prática, pode olhar aqui! 

***

Acordei as 6:40 da matina, minha ideia era sair bem cedo para tentar chegar em Santiago antes da missa do peregrino ao meio dia. A previsão do tempo era de chuva e então sai preparada para um dia molhado, e assim que sai do hostel, fui surpreendida por um lindo Arco íris duplo. Sinal que um lindo dia viria.

2013-05-15 07.36.02

Tinha ouvido falar muito das dificuldades dessa ultima etapa, então para não arriscar ainda mais meu joelho, resolvi despachar minha mochila com um serviço de leva e traz mochilas que custa 3 euros por etapa, mas confesso que fiquei com bastante medo de ficar sem mochila ( a mochila tem muito pouca coisa, mas vai que ela se perde por ai,rs…)

Comecei a caminhada e a primeira placa de quilometro que vi foi animadora. Faltavam 16 quilômetros para Santiago, muito pouco perto dos 99 já caminhados.

2013-05-15 08.32.36 IMG_4612

E quem foi que disse que o caminho era difícil? Até a chegada na porta da cidade o caminho foi muito mais tranquilo do que eu imaginava. Caminhei curtindo a natureza, os passarinhos e um pouquinho triste e ao mesmo tempo feliz que o caminho estava acabando. Até choveu um pouquinho, mas nada que atrapalhasse muito.

Cheguei ao aeroporto de Albacete, e a grade esta decorada com mil e uma cruzes deixadas por peregrinos… interessante, estou pertinho, bem pertinho e nada da famosa subida gigantesca. Estava esperando algo mega, blaster gigante. O que nunca aconteceu!

IMG_4616Continuei caminhando até o suposto monte do Gozo, que tem uma estátua bacana em homenagem a João Paulo Segundo e fiquei um pouco decepcionada, ainda conseguia enxergar a catedral. (E já fazia muito tempo que não via nenhuma plaquinha de Km, jurava que ia rolar uma contagem regressiva…rs… mas nada)

IMG_4626

Os últimos 5 quilômetros de estrada, já dentro de Santiago são bem chatinhos, esperava ver a catedral desde longe… E nada! A danada só é avistável bem de pertinho, já no centro da cidade.

IMG_4631

 

Primeira viz que vi a Catedral de Santiago

Cheguei em Santiago a uma e meia. Foi o tempo de comemorar a chegada, tirar fotos com o celular (chovia horrores e não quis arriscar minha câmera) e iniciar o caça mochila.

2013-05-15 13.25.06

 

Eu e minha amiga Australiana na chegada – em baixo de chuva – em Santiago.

Supostamente o lugar de entrega da minha mala fechava as 2:00 então nem tive tempo de digerir a chegada e nem de entrar na catedral. Fui direto caçar a mochila. Primeiro onde haviam dito que estaria no centro de informações turísticas onde não achei nada e tive q implorar para a mulher ligar para o telefone da mala e descobrir onde ela estava. A mala estava há dez minutos dali num outro centro de informações que fica dentro de uma estação de ônibus, só que não havia chegado ainda…

A mala levou uns 15 minutos para chegar, e enquanto isso fiquei sentada em um banco aproveitando o sol. O tempo estava meio louco, meio chuva meio sol e senti que devia aproveitar todo e qualquer raio de luz.

image

Recebida a mala, fui pegar a tão esperada Compostelana (certificado entregue aos peregrinos que caminham no mínimo 100km ou pedalam 200k.)   Tirei uma foto do meu ao lado.

Fui deixar minhas malas num hostel que a moça do escritório de turismo indicou. A cama parece confortável, mas tem um montão delas no quarto. Enfim, nem me importo.

Minha idéia era tomar um banho mas o moço do hostel disse que eu deveria antes visitar a catedral e subir nos telhados (aproveitar o bom tempo já que nos próximos dias deve chover o mundo.)

IMG_4644

Na praça da catedral encontrei a Lúcia e o Marco sentados no chão observando a catedral e pouco depois chegaram o Orlando e Pedro (pai e filho) abraçados. O Pedro chorava muito de emoção. A emoção dele me emocionou, uma cena linda. E claro, tirei uma foto minha decente com a Catedral…

IMG_5132

E finalmente entrei na catedral que é linda e por dentro nem parece se tão grande quanto por fora. Abracei o apostolo Santiago, visitei seu túmulo e caminhei pelos altares. Amanhã não perderei a missa do peregrino!

IMG_4670

Para fechar o dia, visitamos o museu da catedral e fizemos o tour guiado pelos telhados. A cidade vista de cima é bem bonita, e o céu azul azul ajudou.

IMG_4709

Uma das peças no museu da Catedral de Santiago de Compostela

IMG_4779

Já exausta, passei no supermercado para comprar pão, comi, tomei banho e capotei

 ***

Cheguei em Santiago, e agora?

Chegar é emocionante, incrível, maravilhoso (mais algum adjetivo para eu colocar?). Mas também significa voltar a realidade, acaba o caminho, recomeça a vida. (Para mim foram só 5 dias de imersão, mas para muita gente é um mês inteiro, e sabe o que é muito engraçado? Muita gente acorda e não sabe o que fazer no dia seguinte… depois de tantos dias caminhando, seu corpo quer mais e… já acabou)

Vim a Santiago realizar um sonho, mas também em busca de auto-conhecimento de brinde conheci pessoas MARAVILHOSAS e graças a elas consegui chegar. Obrigada a todos que passaram pelo meu caminho! Valeu cada segundo e espero voltar em breve.

2013-05-15 13.25.42

Termino meus relatos de Santiago com a frase que por muitas vezes me inspirou: “buen camino”.

Veja também:

-Parte 1: Sarria- Porto Marin: https://ideiasnamala.com/2013/05/23/caminho-de-santiago-sarria-porto-marin-parte-1/

-Parte 2: Porto Marin – Palas de Rei: https://ideiasnamala.com/2013/05/28/o-caminho-de-santiago-porto-marin-palas-de-rei-parte-2/

-Parte 3: Palas de Rei – Arzúa: https://ideiasnamala.com/2013/06/03/o-caminho-de-santiago-palas-de-rei-arzua-parte-3/

-O caminho de Santiago | Arzúa – Pedrouzo (Parte 4): https://ideiasnamala.com/2013/06/15/o-caminho-de-santiago-arzua-pedrouzo-parte-4/

-O trem entre Madri e Sarria (Parte 0): https://ideiasnamala.com/2013/05/21/caminho-de-santiago-trem-madri-sarria-parte-0/

Caminho de Santiago: descrição prática dos 115k finais

-O caminho de Santiago: https://ideiasnamala.com/2013/05/08/o-caminho-de-santiago/

-Meu Caminho de Santiago: https://ideiasnamala.com/2013/05/09/o-meu-caminho-de-santiago/

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

3 comments

  1. carlos fialho 10 março, 2014 at 00:03 Responder

    Adorei acompanhar-te. Como e tem em todas cidades o leva mala para o proximo destino

    O contratar e complicado. Sds. Carlos

  2. Marcia Carolina 4 julho, 2013 at 16:25 Responder

    Mariii!! Que linda sua viagem pelo caminho de Santiago! Fiquei emocionada ao ler seus relatos, Parabéns! Entrei aqui para ver umas dicas, pois estou com nova viagem marcada para a Europa, já li várias informações de Suiça e Alemanha que farão parte do meu roteiro!! Ebaaa!!Sempre penso em você, continuo aqui na Nielsen como assistente, planejando viagens alheias e sonhando com as minhas! Beijos, Márcia

Post a new comment

Veja também