O que fazer em Luxemburgo: roteiro completo de 1 dia

Um post com todas as informações que você precisa saber sobre Luxemburgo, um pequeno país Europeu recheado de história e de paisagens espetaculares. Saiba quantos dias ficar, como se locomover e o que visitar – além de um roteiro completo de 1 dia em Luxemburgo. Vamos nessa?

roteiro de 1 dia em luxemburgo

Aqui, você encontrará informações completas sobre Luxemburgo. Já fazia algum tempo que queria conhecer este pequenino país, ou melhor, Grão Ducado e assim que sobrou um espacinho no roteiro, não tive dúvida alguma. Minha parada na Cidade de Luxemburgo foi de apenas um dia (o que deu para conhecer a região legal) e aqui vão algumas dicas para você planejar sua viagem.

Para facilitar a sua navegação neste post, criei esse menu acima. Ele é cliclável, se quiser ir direto ao ponto, basta clicar em cima do item específico.Luxemburgo

Vale a pena conhecer Luxemburgo

Muito! A Cidade de Luxemburgo é mega fotogênica e o Grão Ducado fica em uma localização mega estratégica, fronteira com a Bélgica, França, Alemanha e Holanda. Ou seja, quem estiver em uma dessas viagens de carro, com aquele passe de trem esperto (trem na Europa geralmente é mais caro que avião, mas para pequenas distâncias geralmente compensa) ou encontrar uma boa passagem de avião, pode e deve aproveitar e dar uma esticadinha até Luxemburgo.

Quantos dias ficar

Eu fiquei apenas um dia e sai satisfeita e apaixonada. Acho que daria para ficar mais um pouquinho e visitar museus ou quem sabe outras cidades, mas para quem tem pouco tempo, um dia está bom.

Quanto custa viajar por Luxemburgo

Mais ou menos. Luxemburgo não é um país barato. Para quem topa se hospedar em hostels, a cidade tem apenas um albergue (dos bons por sinal) e a noite em um quarto de quatro pessoas custa em torno de 25 Euros por pessoa. A comida não é barata. O hostel tem um restaurante gostosinho e com preços imbatíveis, mas no centro da cidade não achei nenhum menu por menos do que 9,50 Euros. Um sanduba caprichado barato custa 4,50 Euros.

Para quem quer se hospedar em hotel, perto da estação de trem tem muitas opções, mas achei a região feia e não gostaria de caminhar a noite sozinha por ali. Se puder, opte por algum hotel no centro. Veja aqui ofertas de hospedagem em Luxemburgo.

Como se virar com o idioma

Além do Luxemburguês (que aparentemente é ensinado na escola, mas que na prática serve apenas para cartas formais e obituários), os habitantes de Luxemburgo falam francês e alemão (usada em jornais e meios de comunicação). Como a cidade de Luxemburgo é muito internacional, muita gente fala inglês e, pasmem, português (19% dos habitantes do país tem origem portuguesa). Entretanto, nas lojas e restaurantes a maioria dos funcionários falam apenas francês.

Luxemburgo

Como chegar do aeroporto ao centro

O ônibus número 9 sai do aeroporto e vai até a estação de trem fazendo várias paradas no centro da cidade. Uma das paradas fica bem pertinho do hostel, que não está exatamente no centro, mas fica bem próximo. A viagem custa 2,00 euros.

Dica esperta

Essa é a melhor dica do mundo para quem vai pegar trem ou avião no final do dia e não quer ir até a estação de trem (que fica bem fora de mão): deixe as malas guardadas no locker. O escritório de turismo da cidade fica aberto das 09h às 18h e guarda sua mala gratuitamente. Deixei minha mochila foi ótimo, voltou inteirinha, rs!

Roteiro de um dia em Luxemburgo (o que visitar)

Vamos explorar Luxemburgo? Este é um roteiro que não economiza passos, mas quem quiser dar uma encurtada, pode pular alguns pedaços.

Ponto de início do roteiro: Willian Square

Comece o passeio pela praça central da cidade, a William Square, onde estão:

  • Escritório de turismo de Luxemburgo: ali você pode descolar um mapinha grátis que tem um roteiro bem parecido com esse e deixar sua mala guardada grátis enquanto passeia sem peso;
  • Escultura de William II: rei da Holanda e o grão duque de Luxemburgo. Foi ele que pela primeira vez criou uma constituição para o Ducado;
  • A prefeitura da cidade | Hotel de Ville
  • Fonte de água potável onde você pode encher sua garrafinha com água fresca.

Faça um passeio pela praça, repare nos prédios charmosos e nas bandeiras do Ducado espalhadas pela praça. Terminado o passeio, siga para o Palácio dos Duques (Grand Ducal Palace).

Luxemburgo

O Palácio dos Duques de Luxemburgo

Na frente da estátua do cavalo, só que do outro lado da rua está o Palácio dos Duques (bem menor que outros palácios europeus, mais muito bonito.) O palácio fica aberto para visitação apenas um mês por ano (entre julho e agosto), mas para quem não tiver a sorte de visitar nesse mês, o lado de fora já vale a pena.

A troca da guarda de Luxemburgo

Repare na varanda do segundo andar (é uma graça) e nos bonitos relevos externos. De tempos em tempos rola uma mini troca da guarda (bem sem graça para quem já viu a troca inglesa ou espanhola, mas ainda sim é uma troca de guarda). Ao lado do palácio, está a câmara dos deputados (o prédio também é bonito, com o brasão de Luxemburgo no centro e uma escultura feminina no topo).

que fazer Luxemburgo

Chocolate House: parada obrigatória para um chocolate

Exatamente na frente do palácio há uma chocolateria incrível chamada Chocolate House. Eles tem uns chocolates quentes de colher (basta escolher o seu sabor e jogar em um copo de leite quente) incríveis. Eu tomei o de Praliné Nougat e para acompanhar um brownie com crocantes e cramberrys que estava divino. O pedaço do brownie era tão gigante que acabei não conseguindo almoçar (quem estiver em mais de uma pessoa, peça algo para dividir) e tudo custou 8,80 euros (não é barato, mas vale a pena). Também experimentei as trufas que eram muito gostosas.

A Praça das Armas de Luxemburgo

Saindo dali suba e vire a esquerda na rue de Curé. Caminhe reto até chegar na praça das armas onde está o bonito Cercle Municipal (se entendi bem, é um prédio administrativo com algumas salas de teatro). Do outro lado da praça, há uma escultura dedicada aos poetas Dicks e Lentz. Essa é uma praça bem gastronômica, repleta de restaurantes e lugares para comer.

A Praça da constituição

Depois de visitar a praça, volte um pouquinho e desça a rue Chimay. A rua termina na praça da constituição (também conhecida como praça da moça dourada) graças a linda escultura da deusa grega Nike que fica no topo de um obelisco, em homenagem aos mortos na primeira guerra mundial.

Luxemburgo

Deusa da Vitória, Luxemburgo

Uma vista maravilhosa e duas opções de passeio

Essa praça tem uma vista maravilhosa para o vale com as duas pontes. De costas para o obelisco à direita, está a Pont Adolphe, conhecida como ponte velha, e do outro lado à direita, a Viaduc, conhecida como ponte nova que foi construída para ligar a cidade à estação de trem. O lindo prédio do outro lado do parque é um banco, o Banque d’Épargne de l’état.

Luxemburgo

Nessa praça você tem a opção de fazer dois outros passeios que vão deixar o roteiro mais comprido, mas para quem tempo tempo e pernas, acho que vale a pena. Eles são:

 As Casamatas Pétrusse (Pétrusse Casamates)

Canais subterrâneos de defesa. Pelo que vi nas fotos parece bem bonito, infelizmente não consegui visitar porque os canais estavam inundados. Ah, vale lembrar que estes não são os únicos da cidade, há também as Casamatas Bock, um dos lugares que mais amei na cidade e quem tem uma vista absolutamente fantástica.

 O Parque Pétrusse

O parque é bem bonito, repleto de mirantes para as muralhas, casamatas e pequenas pontes. Gostei do passeio, mas só recomendo para quem está disposto a subir todas as escadas que desceu. Gosta de andar? Não pense duas vezes.

Luxemburgo

Parque Petrusse visto de cima

A Catedral de Luxemburgo

De volta ao roteiro, siga reto pela Bd. D. Roosevelt (atravesse a rua assim que der pois entraremos na Catedral). A Catedral de Notredame é linda e tem dois pedaços um pouco diferentes. A parte antiga é decorada com lindas colunas com relevo (ao lado do bonito órgão há detalhes bem interessantes). Já a parte onde está o altar é mais recente (estilo gótico). A escultura do centro do altar, uma pequena virgem Maria, tem dezenas de vestidos diferentes que são trocados de tempos em tempos.

Luxemburgo

A Catedral de Luxemburgo

Praça Clairefontaine

Saindo da Catedral, vire à esquerda na rue da Congrégation e siga até chegar na Praça Clairefontaine (que na minha opinião é uma das mais lindas da cidade). A praça tem uma bonita escultura da Duquesa Charlote no centro e atrás dela estão os ministérios da cidade. Não se assuste se encontrar o primeiro ministro caminhando por ali. Nesse dia, cruzei com ele duas vezes.

Corniche: a varanda mais linda do mundo

Aqui faremos uma caminhada um pouquinho mais longa e desceremos pelo chemin de la Corniche. Esse é um dos pedaços mais lindos do roteiro, com vários pontos legais para fotos. A nossa próxima parada é a Corniche, conhecida como a varanda mais linda do mundo. Você saberá que chegou lá!

Luxemburgo

Luxemburgo – vista da Corniche

De lá, você consegue ver toda a cidade baixa cortada pelo rio e com bonitas pontes. Repare na pequena horta ao lado do rio. Essa horta tem algumas vinhas que produzem 200 garrafas de vinho por ano e que são exclusivamente usadas pelo primeiro ministro em suas recepções. Repare nas fortificações com pequenas janelas, essas são as Bock Casamates e serão nossa próxima parada. Lindas, não?!

Luxemburgo

Luxemburgo vista do alto

As Casamatas Bock

Quem quiser fazer esta parada tem que se preparar para uma caminhada de um ou dois quilômetros dentro das passagens subterrâneas (com direito há algumas escadas), mas juro que vale muito a pena! Na entrada, pegue o mini guia em inglês e siga as instruções letra por letra para não se perder muito. As Casamates foram o auge do meu dia em Luxemburgo e sinceramente espero que você goste tanto quanto eu gostei!

que fazer luxemburgo

Casamatas de Bock – Luxemburgo

que fazer luxemburgo

Casamatas Bock

Na saída, não deixe de passar pela esplanada das Casamates (dos dois lados da rua) e tirar fotos maravilhosas do vale. Esse foi um dos momentos que abri a minha boca bem grande e pensei: “UAU! Que cidade linda”!

Igreja de St. Michael

Para fechar o passeio, retorne passando em frente a Igreja de St. Michael (quem quiser entrar, a igreja até que é bonitinha, mas nada perto da catedral). Ao lado dela, um dos cantinhos mais especiais da cidade: pequenas vielas onde funcionavam o antigo mercado de peixes com direito a um belo arco romano.

Luxemburgo

Aqui termina o passeio, bem pertinho de onde começamos já que em poucos metros você estará de volta a praça Willian (Willian Square).

E, para quem quer esticar a visita:

A cidade baixa (lembra daquela vista linda do alto das Casamates?)

Para chegar lá, vá até o Cité Judiciaire, ali além de tirar fotos com os vasos bonitos e estilosos, você pode pegar um elevador para o St. Espirito. Se preferir, também é possível ir caminhando – a caminhada é íngreme, mas as vistas belíssimas. Dali desça barranco abaixo seguindo o rio. Eu caminhei até a ponte medieval, babei um pouco na horta e na paisagem e tornei a subir para a cidade alta.

que fazer Luxemburgo

Cidade baixa – Luxemburgo

Veja também: Castelos de Luxemburgo

Seguro viagem

Ele é obrigatório para a sua entrada no país, mas muito além disso, ele é seu melhor amigo nas horas de “perrengue”. Um seguro com boa cobertura cobre não só emergências hospitalares como também problemas com o voo, extravios de bagagens, entre muitas outras imprevistos que podem aparecer.

A dica é contratar um seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato, evitando que você precise ficar indo atrás do reembolso depois. Nós recomendamos e usamos a Seguros Promo, que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de apólices. Escolha um que cabe no seu bolso!

Clique aqui e insira o nosso cupom IDEIASNAMALA5. Com ele, você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí, curtiu as nossas dicas e roteiros por Luxemburgo?


Faça seu seguro de viagens


Guarde este post no Pinterest!

Luxemburgo

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Os comentários deste post estão fechados.