Vietnã: Bate papo com os locais em Ho Chi Mihn
Todas as tardes o parque Cong Vien 23, em Ho Chi Minh (Saigon), se enche de jovens Vietnamitas dispostos a melhor seu inglês e bater papo com turistas. O que para eles é uma oportunidade de aprendizagem bacana, para nós é uma chance de aprender sobre a cultura local sem filtros ou barreiras comerciais. Uma experiência cultural pra lá de interessante e que eu super recomendo.
Como funciona?
É só chegar no parque Cong Vien 23 (bem pertinho do mercado de bugigangas Ben Thanh em Ho Chi Minh) e procurar grupinhos de jovens sentados no chão batendo papo. O que de longe parece um grupo de amigos conversando, ou um grupo de jovens aprendendo, é o maior bate-papo organizado entre turistas e gringos do Vietnã e se chama Talking with the tourist.
A dinâmica é super descontraída e não existem regras. Todos, tanto vietnamitas quanto turistas são bem vindos. Os assuntos são variados e todo mundo pode perguntar o que quiser.
Para que os papos fiquem mais interessantes, aos poucos novos grupos vão sendo formados. Meu grupinho tinha uns 10 vietnamitas, um senhor americano que vive no Vietnã faz tempo, e eu, que tinha acabado de chegar em Saigon e estava adorando o bate papo.
Onde:
O parque Cong Vien 23 não é muito grande e nem muito pequeno, então, use o Highland Café (Phạm Ngũ Lão esquina com a De Tham) com ponto de referência para encontrar os grupos.
Porque é legal?
Adorei bater papo com os jovens, fiz várias perguntas bacanas, aprendi várias coisas legais sobre a lingua, e a comida. Os asiáticos em geral, são gulosos pra caramba e adoram falar sobre comida. E como eu adoro o tema, não resisti e peguei várias dicas legais. Também falamos sobre sonhos, estudos, planos para o futuro, viagens e a importância de falar bem inglês. Foi muito legal ver o brilho nos olhos dos jovens e a vontade de aprender!
Na saída, as meninas do grupo me presentearam com uma pashimina típica do Vietnã, e um guia de sobrevivência na cidade. Uma gentileza!
Guia de sobrevivência em Saigon
E falando em dicas, uma das partes mais legais foi receber um guia de papel chamado “How to survive in Saigon” (Como sobreviver em Saigon) com dicas do que ver na cidade, dicas de comida, como barganhar no Vietnã, dicas de segurança e muito mais.
E olha só quanta dica legal…
Quem organiza:
Os Bate-Papos foram iniciativa de um Jovem Vietnamita chamado Neo Tran (ele tem perfil no Couch Surfing) que queria encontrar uma forma de mostrar o melhor da sua cidade para os estrangeiros, e proporcionar formas bacanas dos jovens aprenderem inglês. Ele fundou o “Talking with the tourist”, uma ONG que visa conectar vietnamitas e estrangeiros. O programa de mais de 8000 jovens participantes e não para de crescer.
Outras oportunidades bacanas que a ONG oferece:
- Estadia grátis na casa de locais via Couch Surfing;
- Programas de voluntariado de 4-6 semanas para quem queer ensinar inglês ou brincar com crianças portadoras de HIV: 3-4 horas de trabalho diário em troca de comida, hospedagem e alimentação.
Contato:
- Página do Facebook do “Talking with Tourist”:
- Telefone: 09338 198 217