Roteiro Istambul: Descubra o que fazer na cidade em 3 dias
Descubra o que fazer em Istambul neste roteiro detalhado de 2 ou 3 dias pela cidade. Este roteiro de Istambul combina as principais atrações turísticas da cidades (principais palácios, museus, mesquitas e bazares) com sugestões restaurantes testados por nós ou indicados por amigos turcos que moram por lá.
Um roteiro perfeito para quem quer conhecer o MELHOR de Istambul em pouco tempo. Vamos nessa?
O que fazer em Istambul em 3 dias – Roteiro completo
Aí vai uma lista do que visitar em Istambul dividida por região geográfica e já montado nos três dias de roteiro. Na sequência detalharei o que fazer em cada um dos dias de viagem. Clique nos itens abaixo para saber mais sobre cada um desses lugares, ou se preferir veja tudo no Mapa.
Paradas do dia 1:
- Praça do Hipódromo
- Mesquita Azul
- Aya Sophia
- A Basilica Cisterna
- Topkapi Palace & Harem do Sultão
- Mesquita Nova
- Spice Bazar (Mercado de especiarias de Istambul)
Paradas do dia 2
Paradas dia 3:
Dicas para seguir este roteiro
Antes de falar sobre o que fazer em Istambul, acho importante dar algumas dicas chave para você se dar bem em Istambul.
Transporte público em Istambul
Esse roteiro combina transporte público (bondinho elétrico, ferry e metrô) com caminhadas pelos cantinhos mais bonitos de Istambul. Para economizar, sugiro que você compre o cartão de transporte de Istambul (10 liras – com 4 de crédito). Com ele, suas viagens custarão metade do preço. Cada vez que você trocar de linha, você pagará uma nova viagem.
Compras – pechinche sempre
Não compre nada em Istambul (nem passeios, nem menus de preço fixo em restaurantes turísticos e principalmente lembrancinhas em bazares) sem pechinchar. Os turcos ADORAM negociar e jogarão o preço lá no alto para tentar levar umas liras a mais. Seja firme e insistente na negociação.
Roupa apropriada para entrar nas mesquitas
Para visitar as mesquitas, homens e mulheres devem vestir calça ou saia comprida (calça legging ou jeans skinny não serão aceitos) e blusa com os ombros cobertos. Além disso, as mulheres deverão cobrir os cabelos com um lenço. Sem vestimenta adequadas você perderá a chance de entrar em algumas das principais atrações turísticas de Istambul.
Ordem dos dias do roteiro
Esse roteiro não é um roteiro fixo. Assim, ajuste os dias para encaixar com o funcionamento dos museus e, se possível, guarde o dia mais ensolarado para seguir o cronograma do dia 3 fazer o passeio de barco pelo Bósforo.
Seguro Viagem – obrigatório para entrar na europa
Não se esqueça de contratar um seguro viagem antes de embarcar!
Além de ser obrigatório para a entrada na Turquia e em toda a Europa, o seguro te “livra” daquelas enrascadas previsíveis em viagens, como problemas com extravio de bagagem, cancelamento de voos e até mesmo emergências médicas.
Por isso, deixamos aqui uma dica que vai poupar seu tempo (e seu dinheiro): faça sua cotação pelo site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente, tudo isso com poucos cliques.
Tá esperando o que? Clique aqui para fazer seu seguro viagens inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5 % de desconto e vá tranquilo curtir as belezas de Istambul!
Roteiro de istambul – Dia 1:
Istambul acorda cedo!
Assim que o sol nasce, as mesquitas entoam seu cântico convocando os fiéis para a primeira oração do dia. A cantoria é alta, firme e pode até assustar quem tem sono leve. Mas ainda que o dia comece com a oração matinal, as atrações turísticas de Istambul só abrem às 9h. Bom para você descansar do fuso e melhor ainda para você tirar fotos da cidade completamente vazia (no inverno o amanhecer é um pouco nublado, então dormir algumas horinhas a mais, é a melhor opção).
Hipódromo
Nossa primeira parada é o antigo Hipódromo Bizantino de Constantinopla, cuja praça principal (vizinha da mesquita azul) é sinalizada com três obeliscos: o mais antigo dos obeliscos, sem nenhuma inscrição, se chama Coluna de Cosntantino e data do século 10.
Osegundo monumento é uma espiral formada por três serpentes decapitadas (a cabeça dessas serpentes pode ser vista no museu arqueológico de Istambul) e o terceiro obelisco decorado com hieróglifos egípcios, se chama Obelisco de Theodosius e tem mais de 3500 anos de idade. Essa praça é para mim um retrato vivo da história de Istambul e um pequeno tira-gosto das maravilhas que veremos a seguir.
Ainda nessa praça, você verá uma fonte Alemã, um presente de Kaiser Wilhelm II ao sultão. Alemanha e Turquia foram grandes aliados políticos até o fim da primeira guerra. Muitos presentes dessa aliança estão espalhados pelos palácios de Istambul.
A área do Hipódromo se estende além da praça principal e merece ser explorada com calma. Detalhes como a torre de pedra antiga (sob a cisterna da basílica) ou a pedra branca que marca o Million (marco zero do império Romano) passam fácil desapercebidos.
E antes que eu me esqueça, essa praça tem wifi grátis! Aproveite para compartilhar suas fotos, mas não vale perder muito tempo, hein?!
A mesquita azul
Nossa primeira parada oficial é a Mesquita Imperial do Sultão Ahmet (Sultanahmet Cami), que ficou conhecida como mesquita azul graças aos seus ornamentos azuis internos.
Mas não entre lá esperando ver muito azul porque você vai se decepcionar. Os azulejos azuis que renderam o apelido ficam em galerias fechadas ao público. Com ou sem azul, não dá para negar que a mesquita é bem bonita!
A mesquita foi construída entre 1603 e 1617 no exato local onde ficava o palácio dos Bizantinos e bem em frente a Aya Sofia, como forte de exaltar os dons arquitetônicos dos Otomanos.
A Mesquita Azul tem 6 minaretes (torres equipadas com microfones potentes para chamar todo mundo para as orações) e um pátio interior bem bonito. Quem se hospedar na região, comprovará o bom funcionamento dos alto-falantes no comecinho da manhã.
Detalhes da visita:
- Entrada gratuita
- Fechada 45 minutos antes do início de cada uma das 5 orações diárias e 30 minutos após o início das orações. Às sextas-feiras só abre após as 13h30
Aya Sophia
Terminada a visita pela mesquita azul, seguiremos para um dos meus cantinhos preferidos de Istambul: A Aya Sophia (ou Hagia Sophia), recentemente convertida em pesquisa após passar muitos anos sendo um museu.
Para chegar lá atravesse o hipódromo. Aproveite a travessia para tirar fotos incríveis tanto da mesquita azul como da Aya Sophia, ambas ficam especialmente fotogênicas fotografadas da fonte que fica entre elas.
Quanto mais cedo sua visita, maiores as chances de você entrar sem ter que encarar uma fila gigantesca. No inverno, com a cidade mais vazia, dá para aproveitar a primeira hora de visita com uma tranqüilidade incrível. Perto das 11h, o local começa a encher e aí já viu, né? No verão, vá com paciência! Uma tática para não ficar um tempão na fila é contratar um guia particular
Santa Sophia, ou igreja da divina sabedoria, é uma das principais heranças do império Bizantino e um dos edifícios mais importantes já construídos (imagine só que essa cúpula imensa foi construída no século 6). A igreja foi a maior do mundo até a construção da Igreja de São Pedro no Vaticano – cerca de 1000 anos depois!
Ela foi convertida em mesquita pelos Otomanos e funcionou como uma das principais mesquitas do país até 1935, quando Ataturk (um dos mais importantes líderes políticos da Turquia, responsável pela ocidentalização do país) a transformou em museu. Em 2020 o presidente Erdogan reverteu o decreto de Ataturk e a Aya Sophia voltou a ser Mesquista (um decreto que deixou muita gente na Turquia e a comunidade internacional profundamente incomodados)
Deixando a parte histórica de lado, a Aya Sophia é realmente um espetáculo. Começando pela parte externa – repleta de ruínas de outros templos que já estiveram nesse local, e pela entrada imponente. Repare no contraste entre a imagem da Santa e as inscrições árabes, diversos lustres dourados lindos e muitos, mas muitos detalhes. Minhas expectativas eram altas, mas juro que fiquei embasbacada com a sutileza da Aya Sophia.
Um corredor de pedra – que é um show a parte – te leva ao segundo andar da Aya Sophia decorado com mosaicos bizantinos recentemente restaurados e de uma delicadeza única. Lindo demais! É bacana ver a mesquita do alto e as vistas da cidade das janelas. Vale a subida!
De volta ao térreo, dê um passeio de despedida e siga para a nossa próxima parada, a basílica da Cisterna – quase em frente da Aya Sophia.
Detalhes da visita:
- Horários de funcionamento: de abril a outubro 9h às 19h, de maio a novembro 9h às 17h (a bilheteria fecha uma hora antes do museu)
- Entrada grátis | Fecha no horário das horações
A Basílica Cisterna (Yerebatan Sarayi)
O subsolo de Istambul é repleto de Cisternas subterrâneas usadas pelos romanos para estocar água e abastecer os palácios. A mais notável dessas cisternas se chama Yerebatan Sarayi ou Basílica da Cisterna e fica quase em frente a Aya Sophia. A entrada é uma casinha de pedra facilmente reconhecível pela fila de pessoas na porta.
Um tiquinho de história:
Quando Constantinopla foi conquistada pelos Otomanos, as cisternas continuaram sendo utilizadas até o final da construção de um sistema de Aquedutos, que garantia água muito mais fresca que a água armazenada no subsolo. As cisternas foram abandonadas e passaram anos esquecidas.
Anos depois algumas delas foi encontrada por arqueólogos, parte foi restaurada, parte foi aterrada e parte continua fechada esperando um dia receber os investimentos necessários e ser transformada em museu.
A visita
Uma escadaria te levará ao subsolo: um reservatório de água gigantesco ornamentado com uma galeria de colunas. Algo tão surreal que levei alguns segundos para me acostumar com a ideia. Para que os visitantes possam circular pela galeria foram construídas passarelas de madeira que atravessam o reservatório.
A Basílica da Cisterna conta com som ambiente, uma música turca doce interrompida somente pelas incansáveis goteiras do reservatório e pelos cliques de câmeras e telefone. No final do corredor de madeira há uma coluna com buracos, reza a renda que quem colocar o dedão no buraco terá um desejo realizado. Na dúvida, faça seu pedido!
Um pouquinho mais adiante, duas cabeças de medusa sustentam duas pesadas colunas. A medusa é uma figura mitológica feminina com cabelos de cobra. Diz a lenda que quem olhasse para Medusa era imediatamente transformado em cobra. Na basílica, as medusas foram colocadas de maneira um tanto intrigante: uma delas foi colocada de lado e a outra de cabeça para baixo. O motivo? Um dos mistérios mais bem guardados de Istambul.
Aproveite sua visita para fotografar a galeria (desligue o flash, a iluminação local é mais do que suficiente para tirar fotos lindas) e imaginar como uma galeria dessas foi construída há mais de 1500 anos atrás.
- Horários de funcionamento: 09h às 18h30 (a bilheteria fecha uma hora antes do museu)
- Preço: 30 TL
Topkapi Palace & Harem do Sultão
Saindo da Cisterna, deixaremos o mundo dos Romanos para trás e entraremos no mundo dos Otomanos.
O Topkapi Palace foi a residência oficial dos sultões até 1853 – a sede do governo Otomano e o centro cultura da cidade. Nos tempos de glória do império, o palácio chegou a ser habitado por mais de 5,000 pessoas (família do sultão, funcionários do palácio e estudantes). Imagine só a logística para comportar e alimentar essa galera?!
O palácio é um labirinto enorme de salas, quartos, museus e o imponente Harem (ingresso cobrado a parte) onde residiam as mulheres, filhas e concubinas do Sultão. Todos os funcionários que trabalhavam no Harem eram eunucos.
Não existe uma ordem certa para visitar o Topkapi Palace, mas se você não se organizar, sairá de lá deixando pedaços importantes para trás. Uma visita completa leva cerca de 4 horas (leve um lanchinho ou almoce no restaurante do Palácio que é mais caro e menos gostoso do que a média da cidade, mas quebra bem o galho), mas se você não é tão detalhista, ou se não estiver interessado em aprender sobre os Otomanos, deve conseguir resumir o passeio em umas 2 horas.
De qualquer forma, o palácio é lindo, oferece várias oportunidades fotográficas interessantes, tem vistas lindas da cidade e do rio Bósforo e guarda tesouros e relíquias absolutamente surreais. Vale cada segundo da visita!
Vá com paciência
Muitas das salas dos tesouros e galerias mais concorridas tem filas chatas na porta, e ainda que nem todas as salas com fila valham a espera, a única forma de saber é esperando.
Na alta temporada, use os horários de pico para visitar as áreas menos concorridas, cozinhas e galerias de arte, e deixe as áreas mais concorridas para o finalzinho da tarde quando o palácio começa a esvaziar.
E vale a pena visitar o Harem?
Sim, os apartamentos do sultão são lindos e ricamente ornamentados. Bem diferente do resto do palácio. Programe-se para gastar cerca de uma hora nos aposentos do sultão.
Detalhes da visita:
- Horários de funcionamento: de abril a outubro 9h às 18h45, de maio a novembro 9h às 16h45 (a bilheteria fecha uma hora antes do museu)
- Preço: Visita ao palácio 225TL – O Harem é cobrado a parte
- Incluso no Istambul Pass
Dica: Museu de arqueologia de Istambul
Terminou o passeio pelo Topkapi mais cedo? Aproveite e faça uma visita ao Museu de arqueologia de Istambul. Eu demorei muito e não consegui visitar, mas ouvi falar tão bem do acervo que fiquei curiosa.
New Mosque (Yeni Cami)
Terminada a visita do Topikapi palace, siga para a Mesquita Nova (Yeni Cami) também conhecida como Mesquita da mãe do Sultão pois foi encomendada por Safiye, mãe do Sultão Mehmet III. Para chegar lá, você poderá fazer uma caminhada pelas ruas de Istambul ou pegar o Tram sentido Kabatas e descer na estação Eminonu.
A Mesquita Nova é tão linda e ornamentada quando a mesquita azul – inclusive, conheço algumas pessoas que acham ela mais bonita que a mesquita azul. Repleta de azulejos coloridos, cúpulas ricamente decoradas e um dos carpetes mais lindos de Istambul. A graça de visitar a mesquita nova, é ver uma mesquita maravilhosa e acompanhar as pessoas rezando sem as multidões da mesquita azul. Super recomendo.
A Yeni Cami divide a praça com o Mercado de especiarias, também conhecido como mercado egípcio e última parada do dia de hoje.
O vendedor de Simit
Repare na pequena escultura do vendedor de Simit (pãozinho local) quase na frente da igreja. A escultura é uma fofura, e retrata bem o cotidiano da cidade.
Spice Bazar (Mısır Çarşısı)
Terminaremos nosso dia em um dos mercados mas coloridos de Istambul. O Space Market é mais enxuto – e consideravelmente mais barato que o Grand Bazar. Lá você encontrará lojinhas que vendem queijos, frutas secas coloridas, chás perfumados, especiarias diversas (lembram que a Constantinopla era o ponto final da rota da especiarias?) e até souvenirs tradicionais. Vale andar com calma e aproveitar cada pequena descoberta.
Dica de loja
Ucuzcular Baharat: a única loja do mercado cuja proprietária é mulher. A Bilge estudou nos Estados Unidos, tem um inglês impecável e é muito divertida. Ela te guiará pelas cores e temperos turcos com precisão e muita sabedoria. Adorei a parada e recomendo!
Dicas de restaurante para o dia de hoje:
- Giritli (Cankurtaran, Keresteci Hakkı Sk. No:8): Menu fechado e delicioso. O restaurante fica em um edifício histórico e tem um pátio delicioso. Caro.
Recomendados por amigos (não provei)
- Sultanahmet Koftecisi (Alemdar, Divan Yolu Cd. No:12,)
- House of Medusa (Alemdar, Yerebatan Cd. No:)
- Hamdi Restaurant (Rüstem Paşa Mah Tahmis Caddesi, Kalçin Sk. No:11)
Dia 2: Galata Tower, Dolmabahçe & Taksim
Hoje visitaremos o palácio mais recente dos Otomanos (se você já ficou impressionado com o Topkapi, prepare-se!), a região comercial mais animada de Istambul, Taksim, e a torre mais linda da cidade: a Galata Tower.
Pronto para descobrir o que visitar em Istambul no segundo dia da viagem?
Galata Bridge
Começaremos o nosso dia exatamente onde terminamos o dia anterior, na estação de bondinho elétrico Eminonu, em frente a ponte Galata. Atravessaremos a ponte a pé (eu pessoalmente acho a margem esquerda mais bonita que a margem direita). Ao passar pela ponte, repare na quantidade de pescadores com suas garrafas repletas de pequenos peixinhos e tenha cuidado para não ser fisgado por um anzol voador.
Apesar do cheiro de peixe, fazer essa travessia a pé te dará a chance de conhecer uma faceta mais simples e muito trabalhadora de Istambul, além de ter vistas bem lindas da baía. Chegando do outro lado do rio, passe por dentro da ponte e continue reto. Nesse pedacinho da cidade há pelo menos dois bons restaurantes para tomar café da manhã da cidade e o mais famoso deles: Baklava de Istambul. Pronto para começar a sessão comilança?
O café da manhã turco
Mesmo os hotéis mais simples de Istambul costumam ter um café da manhã decente. Quanto mais caprichado seu hotel, maiores as chances de você experimentar um café da manhã turco de verdade.
Caso o café da manhã do seu hotel não seja tão tradicional, ou caprichado, vale a pena cacifar um bom café da manhã turco. O meu hotel tinha um super café da manhã e mesmo assim, esse foi um dos passeio de Istambul que mais amei.
A experiência inclui vários tipos de queijo (experimente o feta turco), pelo menos 4 tipos de azeitona, avelãs (deliciosas!), tomates e pepinos a rodo (não torça o nariz e encare como uma experiência diferente), pãezinhos variados (experimente o Simit – pão com formato de Pretzel, mas com gosto de Bagel, crocante por fora, macio por dentro, irresistível quando servido quentinho), iogurte com mel (muitos lugares servem mel com favas), mel com manteiga, melões e frutas variadas. Uma delícia!
Minha sugestão para o café da manhã de hoje é o Namli Gurmet (Kemankeş Karamustafa Paşa, Rıhtım Cad. Katotopark 1/1, 34425 Beyoğlu), um dos melhores e mais concorridos da cidade, mas caso a fila esteja muito grande, o quase vizinho Çerkezköy Delicatessen (Rıhtım Cad. Katotoparkı Altı No:29, 34425 Beyoğlu) também é uma boa pedida.
Terminado o café da manhã, começaremos o nosso passeio do dia, mas antes disso, que tal uma baclava?
Já provou o autêntico Baklava turco?
Se você curte baclava e quer provar uma versão muito boa (segundo meus amigos turcos, o melhor da cidade) do autêntico turco, você precisa conhecer a Karakoy Golluoglu (Kemankeş Cad. Katlı Otopark Altı No: 3-4, 34425 Beyoğlu), uma doceriacaprichada especializada em Baklavas e doces folheados turcos. Tem muita variedade e eles são incrivelmente frescos e crocantes.
[Para quem pensa em comprar caixas para levar para casa, vale a pena passar aqui na volta, assim você não precisará rodar a cidade carregando peso]
Galata Tower
Nossa próxima parada é a Torre Galata, uma das torres mais lindas e antigas de Istambul. Ela fica no alto de uma colina e a 140 metros de altura do nível do mar. Para chegar lá no alto, você terá que encarar uma bela subida em rua de paralelepípedo. Mas vale a pena, juro!
Lá do alto você verá as ruas apertadas de Taksim, a baía de Istambul com suas mesquitas pontiagudas, e o telhado peculiar do Topkapi Palace. A vista é realmente espetacular. A estrutura de pedra e madeira é linda e imponente. As vistas valem a fila e o investimento!
- Horários de funcionamento: de abril a outubro 9h às 20h30
- Preço: 100 TL
Taksim – Istklal
Dali, continue até a Rua Istiklal, uma das principais ruas comerciais de Istambul. A Rua Istiklal é um calçadão de pedestres bem movimentado, onde de tempos em tempos um bondinho histórico leva e traz passageiros para lá e para cá. O bondinho é bem fofo e virou parada fotográfica dos turistas e brinquedo da criançada. Basta o bondinho andar para que meia dúzia de crianças tentem saltar nele – em movimento – e se empoleirar nos lugares mais inusitados. A brincadeira não me parece muito segura, mas aparentemente vale tudo.
A rua Istiklal concentra uma grande quantidade de lojas de grife, restaurantes e lojas de doce turco. Não é o lugar mais barato de Istambul para fazer compras, mas é bem animado e vale o passeio.
Duas paradas que eu recomendo na Rua Istikal:
- Igreja de Santo Antonio: uma igreja linda rodeada por prédios interessantes. Repare na estátua toda diferente de Jesus na porta e não deixe de entrar.
- Çiçek Pasajı: a passagem das flores é uma galeria de restaurantes bem tradicionais de Istambul. Segundo meu amigo turco, um lugar excelente para beber uma tacinha de vinho.
E, claro, aproveite para xeretar vitrines e se embrenhar nas ruazinhas ao redor da Rua Istikal. Tem muita coisa legal esperando para ser descoberta por você.
Ao chegar na praça Taksim, pegue o Funicular rumo Kabatas. Chegando em Kabatas, caminharemos cerca de 200 metros até o palácio Dolmabahçe.
Dicas de restaurante para o dia de hoje
- Beyoglu Halk Donner: ( Şehit Muhtar, İstiklal Cd. No:10, 34435 Beyoğlu): Uma delícia! Experimente o Iskender Kebab
Dicas de amigos (que não provei):
- Zubeyir Grill Restaurant (Şehit Muhtar, 28, Bekar Sk., 34435 Beyoğlu)
- Yakup 2 (Asmalı Mescit, Asmalı Mescit Cd. No:21 D:B, 34430 Beyoğlu)
- Eleos Restaurant (Şahkulu, 2, İstiklal Cd. No:231, 34421 Beyoğlu)
Dolmabahçe
O Dolmabahçe é o último palácio dos sultões Otomanos e, sem exagero, um dos palácios mais lindos da Europa e um dos mais impressionantes que já visitei. O palácio foi construído e decorado com influências ocidentais e é completamente diferente do Palácio Tokapi.
A visita é guiada (reze para pegar um guia com um inglês minimamente decente) e dividida em duas partes: aposentos principais e harem. Cada uma das visitas dura meia hora, mas pode ser que você pegue um pouco de fila e tenha que esperar alguns tours até chegar a sua vez. Vale a espera e a paciência.
A visita é um espetáculo do começo ao fim, começando pela torre do relógio na entrada – um contraste monstruoso com a mesquita na parte de trás do palácio – uma torre de 4 andares ornamentada e rebuscada. Em seguida passaremos por dois portões imponentes, que rendem fotos lindas e pelo jardim do palácio (decorado com uma fonte linda de Cisnes) e diversas estátuas.
Na parte de dentro do palácio, fotografias são proibidas. O tour é feito em grupos gigantes passando bem rápido pelos cômodos do palácio e dando o mínimo de informações. Infelizmente é a única forma de visitar o Dolmabahçe, então o jeito é tentar absorver o máximo.
O tour pelos aposentos principais é o mais bonito dos tours. Destaque pela escada de cristal – sem exagero, a mais linda que já subi – e para o salão de recepções do sultão, decorado com o maior lustre da Europa – um gigante 4,5 toneladas de cristal e centenas de lâmpadas. O salão tem uma cúpula central e um teto todo colorido com relevos de gesso e ornamentos banhados a ouro. Muito impressionante!
A visita ao harem é bacana, mas nada comparada aos aposentos centrais. Ainda assim, gostei de conhecer o quarto do sultão e de sua prole.
Terminada a visita, dê uma volta pelos jardins e aproveite para fotografar o palácio. Saindo dali, voltaremos até o Galata Mevlana para assistir o show dos Dervishes (programe-se para chegar meia hora antes do show e conseguir um lugar na fila da frente. Vale mega a pena).
Detalhes da visita:
- Horários de funcionamento: de abril a outubro 9h às 16h | O último ingresso é vendido às 14:00, depois disso a entrada é gratuita mas restrita a alguns aposentos e área externa. Obrigada Lucas Martins pela atualização.
- Ingressos: 120 TL | O Harem é cobrado a parte e custa mais 90 TL
Show dos Dervishes
Encerraremos o dia com um ritual bonito e bem diferente de tudo o que você já viu, os dervishes dançantes.
O que são os Dervishes?
Dervishes são dançarinos homens que performam o ritual Sema, a dança divina, uma tradição dos mulçumanos sufistas. Os dervishes giram como o universo (imitando planetas e estrelas) ao som de musicas e poemas religiosos. Um ritual maravilhoso e que merece ser visto.
Há vários shows de Desvishes em Istambul, minha dica é escolher um bom e comprar o ingresso antecipado. Como os locais são pequenos os bons shows de Dervishes se esgotam com antecedência.
Eles giram com suas saias brancas rodopiantes em movimentos perfeitos. Uma delicadeza, e algo muito especial para quem curte dança e cultura.
O show dura 1 hora, veja um videozinho antes para ver se você se anima, caso contrário, faça algo que tenha mais a ver com você. Eu adorei, e me senti bem imersa na cultura local.
Tá curtindo as dicas? Acompanhe nossas viagem em tempo real no instagram. Vou adorar ter sua companhia por lá!
Dia 3: Grand Bazar, passeio pelo Bósforo e lado asiático de Istambul
Lembra que eu falei da ordem dos dias do nosso Roteiro de Istambul no começo do post? Idealmente o terceiro dia não é um domingo (no domingo, o Grand Bazar abre tarde, quando abre) e é um dia de sol (se não estiver chovendo/nublado, já ajuda), pois faremos o passeio de barco pelo Rio Bósforo!
Grand Bazar
Começaremos nosso dia no Grand Bazar (praticamente um shopping center devido o tamanho e diversidade de lojas). Aqui você encontrará de tudo um pouco: lembrancinhas, doces, coisas que você não precisa mas adoraria levar de presente, lâmpadas coloridas, travessas pintadas a mão e até jóias. Um verdadeiro paraíso para quem curte fazer umas comprinhas.
Lembre-se de pechinchar bastante e não esqueça que o mercado egípcio costuma ser consideravelmente mais barato que o Grand Bazar (ainda dá tempo de voltar nele caso você precise).
Mesquita Süleymaniye
Nossa próxima parada é a mesquita Süleymaniye. Ela fica bem pertinho do Grand Bazar e, no caminho, você passará pela bonita Universidade de Istambul – a entrada principal vale uma foto. Não tentei entrar no campus mas imagino que seja um passeio bonito para quem tem tempo sobrando.
A Mesquita Süleymaniye é a maior Mesquita de Istambul, mas em termos de ornamentos, ela não é tão rebuscada quanto a Mesquita Azul ou a Mesquita Nova. O que eu mais gosto nela é o jardim caprichado e as vistas para a baía de Istambul. As cúpulas na parte de baixo da mesquita rendem fotos lindas.
Museu Chora (Temporariamente fechado devido a COVID
Saindo da mesquita Süleymaniye desça as ruelas apertadas (uma mais fofa que a outra) sentido Eminonu. Daqui pegaremos o ferry até o Museu Chora, um dos exemplos mais lindos de mural bizantino no mundo. Esse é um passeio maravilhoso, mas que eu só recomendo para quem curte arte sacra. Chora fica relativamente longe do resto da cidade e ainda que a área seja linda, é um rolê enorme para quem não se interessa tanto pelo assunto.
Para chegar lá, pegue o Ferry Halig, que saí a cada 50 minutos de hora (13:50, 14:50, 15:50 e assim por diante). Vale lembrar que a igreja fecha as 16h e que você deve se programar para chegar lá no máximo às 15h30 – sendo assim o ferry das 14h50 é o seu limite. Desça no pier Ayvansaray, e em seguida, prepare-se para se perder por algumas das ruas mais fofas da cidade. O bairro é um labirinto e pode ser que você demore um bocado para chegar na igreja, mas vale a pena! Para voltar, os ferrys saem a cada hora e 40 minutos (13:40, 14:40, 15:40).
Os murais da Chora contam toda a história de Maria e Jesus de forma lindamente visual. Quem conhece bem a história, vai amar encontrar pedacinhos das passagens bíblicas. Lindo mesmo.
Passeio de barco pelo Bósforo
Como o Chora está fechado pela pandemia, deixo de sugestão um passeio que meu irmão que morou na Turquia recomendo: Um passeio de barco pelo Bósforo, uma oportunidade linda de ver as mesquitas de Istambul da água. Pelo Get Your Guide, um passeio de 90 minutos no Bósforo sai por 11 Euros por pessoa.
Kadikoy: O lado asiático de Istambul
De volta para Eminonu, pegaremos um ferry rumo ao lado asiático de Istambul. Kadikoy, onde visitaremos o melhor mercado gastrônomico da cidade (vá com fome).
O passeio de ferry para o lado asiático de Istambul é muito lindo e passa por alguns dos principais cartões postais da cidade. Do barco, você verá a Aya Sophia, a Mesquita Azul, o Palácio de Topikapi, a torre de Galata e até mesmo a parte moderna de Istambul. A travessia dura 20 minutos e é puro deleite visual.
Chegando em Kadikoy siga em frente em direção ao mercado. O mercado de Kadikoy tem uma sessão incrível de pequenos restaurantes e mercadinhos caprichados além de uma sessão de lembrancinhas, livros usados e muito mais. Vale a pena brincar de se perder por lá e fazer pequenas descobertas.
Para comer darei uma dica que testei e aprovei durante o tour gastronômico que fiz com o pessoal da Turkish Flavours. Fiz o tour gastronômico de Istambul com eles e AMEI cada segundo da experiência. Não é barato, mas para quem curte comer bem e aprender sobre a cultura turca, vale MUITO a pena! Gostei tanto que quando voltar a Istambul, repetirei a experiência.
Çiya Sofrasi
Essa é a minha recomendação para quem quer uma experiência gastronômica diferenciada. O Ciya (endereço: Caferağa, Güneşli Bahçe Sok, 34710 Kadıköy) é mais do que um restaurante, é uma tentativa de reviver receitas turcas passadas de geração para geração e que raramente são escritas. O chefe viaja por toda a Turquia visitando pequenos vilarejos e aprendendo com os locais, ele tem alguns livros de culinária (infelizmente todos em turco) e é quase uma celebridade local.
O que comer:
- Prove um Mezze (o Homus, o tabule e a saladinha verde da casa são absurdamente deliciosos) e um ou dois pratos quentes.
Terminada a sessão gastronômica, dê uma volta caprichada pelo mercado e, se quiser, aproveite os botecos locais para tomar uma última cervejinha antes de voltar para Karakoi. Na volta, possivelmente já estará de noite e você terá a chance de ver Istambul Iluminada.
O que faltou fazer:
Viajei para Istambul grávida e não pude realizar um dos meus sonhos turcos: Tomar um banho turco de verdade. A experiência é incrível e merece ser vivida. A dica da mãe turca do meu irmão (que fez intercâmbio na Turquia) é ir de manhã cedo – quando os hammans estão mais limpos e, claro, escolher um lugar bem avaliado.
Você pode adquirir o passeio antecipadamente pelo site do Get Your Guide, o valor é cerca de 44 dólares por pessoa.
Roteiro de istambul no mapa:
Veja neste mapa todas as dicas desse roteiro.
Onde se hospedar em Istambul
Agora que você já sabe o que fazer em Istambul. Chegou a hora de descobrir onde se hospedar por lá.
Para quem vai a Istambul pela primeira vez e deseja conhecer os principais pontos turísticos, o lado europeu é o mais recomendado. Aqui, os bairros Sultanahmet, Beyoglu, são Besiktas são ótimas pedidas para se hospedar.
Sultanahmet é o bairro para ficar perto de tudo – no miolo da região histórica de Istambul, com a maioria das atrações a pequenas caminhadas, ótima estrutura de hotéis e boas opções de restaurantes. Para os animados, Beyoglu ainda está próximo dos pontos turísticos mas tem uma noite bem mais agitada com bares, restaurantes e baladas. E, por fim, se você quer conhecer a região onde vive a galera com grana, Besiktas é para você.
- Hotéis caprichados: Raffles Istanbul, Ajwa Hotel Sultanahmet, The House Hotel Karakoy
- Hotéis com bom custo benefício: Titanic Port Bakirkoy, Le Meridien Istanbul Etiler, Seven Hills Palace
- Hotéis econômicos: Clarion Hotel Golden Horn, Millennium Istanbul Golden Horn
Se você tem interesse pelo lado asiático, vale considerar a opção. Por lá, os preços são bem mais em conta e você terá a experiência de um local, com muitos mercados alternativos e galerias hipsters, por exemplo. Mas, não se esqueça que precisará se deslocar (e muito) até as principais atrações, que estão no lado europeu.
- Hotéis caprichados: Sumahan – on the Water, IST FLATS Serviced Apartments-EMAAR SQ
- Hotéis com bom custo benefício: Radisson Blu Hotel Istanbul Asia, Hilton Garden Inn Istanbul Umraniye, Wyndham Grand Istanbul Kalamış Marina Hotel
- Hotéis econômicos: Cevahir Hotel Istanbul Asia, Park Dedeman Bostanci Hotel
Quer ver as hospedagens em mais detalhe? Veja aqui onde ficar em Istambul.
E aí, curtiu nossas dicas do que visitar em Istambul?
Espero que você aproveite muito a viagem e curta esse roteiro de Istambul tanto quanto eu curti!
E não esquece de passar no instagram para me contar o que achou da viagem. Hein?
Guarde este post no Pinterest!
Parabéns pela página, está sensacional! Iremos no final de maio e vamos usar seu roteiro para nos guiar por essa cidade maravilhosa. Obrigado por compartilhar essas dicas.
Obrigado pelos elogios André!
Volte para nos contar! Boa viagem.
Adorei como escreve, as fotos. Vc é especial.
Obrigada pelo elogio Mirian!
Maravilhoso! Vou desmembrar em sete dias!!!!
Obrigado pela matéria. Fantástico 👏🏻👏🏻👏🏻
Estou adorando seu blog. Muito bem escrito. Contratei o seguro viagem entrando pelo seu link.
Obrigada Sonia!
Gostei muito do seu roteiro. Vou viajar em julho. Me deu muitas dicas. Adorei.
Obrigada, Jane!
Na volta passa aqui e conta o que achou?
Abraços!
Seu roteiro foi minha bíblia aqui em instambul! Fiquei 3 dias (hj é meu último) e segui todas as suas dicas e foi perfeito! Até as dicas de comida e lugar pra comer. Esse roteiro perfeito foi a razão da minha viagem ser tão bem aproveitada, sou super ruim de planejar e sem ele tenho certeza que não teria aproveitado tanto. Obrigada de coração mesmo!
Olá, Tatiana!
Que legal! Fico muito feliz de ter ajudado!
Obrigada pelo retorno.
Abraços
Ótimo roteiro, estou na cidade agora e estou seguindo todo ele. Infelizmente os valores dos passeios já não são mais esses. O Topkapi por exemplo está custando 225 liras por pessoa, a Galata tower, 100 liras. O Dolmabahce só vende entradas até as 14hs. Após isso o passeio é gratuito mas restrito a apenas alguns aposentos e a área externa. Fui próximo das 17hs e consegui ver a cerimônia da troca da guarda do palácio, ela é rápida e sem grandes acontecimentos como em outras partes da Europa, mas vale a pena.
Super obrigada Lucas, vou atualizar o post com suas dicas e com os valores!
Abraços
Oi Mari,
Porque você nao pode fazer o banho turco Gravida? Eles nao permitem?
Abraco!
Não permitem e tampouco é recomendado entrar em águas termais quentes grávida.
Beijos
Gostei muito do roteiro, descreveu bem e o melhor foram os seus comentários pessoais! Parabéns, acredito que servirá bastante.
Curta muito a viagem, e se lembrar, passa aqui na volta para me contar o que achou?
excente. detalhado , com mapas, horarios e dicas. parabens,certamente ajudara muito!!
Roteiro excelente. Muito obrigado pelas dicas.
Roteiro incrível, muito bem escrito! Muito obrigada pelas dicas!
Obrigada!
Curta muito Istambul!
Beijos
Obrigada linda. Hoje estamos em Istambul e fizemos o seu exato roteiro pelo lado asiático. Obrigada pela dica. Foi de grande ajuda.
Que demais ler isso Fátima! Ficamos felizes. Continue nos acompanhando aqui e no Instagram (@ideiasnamala).
Obrigada e um beijo!
Olá, Mari!
Sensacional seu roteiro! Você foi sozinha?
Estarei só em Istambul em fevereiro, você acha que é possível fazer este roteiro sozinha, inclusive os trechos de caminhada? Ou não considera seguro para mulher sozinha?
Muito obrigada desde já! ?
Mari. Parabéns pelo site. Sensacional. Vim parar aqui sem querer pesquisando roteiros em Istambul e quando vi sua foto foi que te reconheci. Moramos juntos em New Hampshire em 2005/2006. Mande um grande abraço pro Gustavo.
Oi Antonio,
Mundo pequeno!
Super obrigada pela visita, e aproveite muito Istambul, vc vai amar!
Beijos enviados para o Gu
Muito útil esse post. Estarei na Copa da Russia em junho/2018 e vou aproveitar para dar uma escapada para Istanbul. Suas dicas me ajudaram bastante a elaborar meu roteiro de 3 dias na Turquia. Parabéns pelo site. Abraços.
Eu achei o roteiro do primeiro dia um tanto pesado. Dá para visitar tudo aquilo em um só dia ?
Oi Cleber. É puxado sim, mas se estiver disposto dá pra fazer e otimizar o tempo!
Obrigada e beijos,
Excelente roteiro! Bem detalhado! No dia 04/04/17 estarei iniciando o roteiro e depois postarei oq achei da cidade! Desde já, muito obrigado!
Eba!!!
Vou adorar saber o que vc achou!
Abraços
Estamos hoje em Istambul chegamos ontem e ficaremos ate sexta
Aproveitem a viagem!
Vou para Istambul ficar uns 10 dias passeando/ não terei nada mesmo a fazer detesto coisas históricas vou andar a toa
Mari,
Eu vou em Setembro/2017, é possível comprar os ingressos na hora ? Se SIM, se a atração começa as 9h, devo chegar para comprar por volta das 8h?
Mari,
Esse segundo dia, você optou por fazer o palacio Dolmabahce, depois do almoço? Foi bem mais tranquilo ?
Porque pelo que entendi você começou o dia atravessando a ponte , tomando café turco e depois pegou o funicular ou subiu as escadas, rss e almoçou na Taskim e só depois foi visitar o palácio, acho que chegou por volta das 12h / 13h.
Foi assim ?
Ola, Mari
Como voce fez com os ingressos, comprou na hora ou pela internet?
Pode informar um site confiável para comprar os ingressos?
Oi Tania,
Comprei na hora, mas estava na baixíssima temporada!
Beijos
Que roteiro incrível! Muito obrigado. ^^
Obrigada pela visita e pelos elogios! Espero que curta bastante Istambul!
As fotos estão lindas! E mais um ótimo post ajudando na organização da viagem. Istambul acaba de subir algumas posições na minha lista de lugares para visitar. Obrigada, Mari!
Essa reportagem de 3 dias em Istambul está sensacional. Deu vontade de conhecer ! ??