Istambul: como chegar do aeroporto ao centro

Sempre que chegamos em um país novo, a primeira coisa é saber qual a melhor forma de chegar do aeroporto ao centro da cidade. Nesse post tem tudo que você precisa saber sobre como sair do aeroporto de Istambul até o centro da cidade e entender qual transporte te deixa mais perto do bairro onde você ficará hospedado.

Istambul conta com dois aeroportos: o Aeroporto de Istambul (IST), principal ponto de chegada internacional, localizado a cerca de 40 km do centro, e o Aeroporto Sabiha Gökçen (SAW), situado no lado asiático, geralmente utilizado para voos domésticos e algumas rotas internacionais.

Como chegar do Aeroporto ao centro de Istambul

Independentemente do aeroporto de chegada, há diversas formas de se deslocar até o centro: metrô, ônibus, táxi ou transfer. Dessa forma, aqui tem tudo o que você vai precisar para organizar o seu deslocamento em Istambul da forma mais tranquila possível, afinal informação é tudo quando estamos num país estrangeiro, certo?!

Istambul é uma cidade grande, com muitas opções de deslocamento, como ônibus, metrô, tram, balsas, e para não ficar perdido, a primeira coisa a fazer é anotar e verificar no mapa o endereço do seu hotel e os pontos de transporte público mais próximos de lá. A partir daí, vai ficar mais fácil entender qual a melhor opção para você. Vem comigo?

Nesse post você vai encontrar:

Dicas para quem chega em Istambul

Se é a sua primeira vez em Istambul, aqui vai algumas dicas para chegar na cidade sem preocupações, afinal, a cidade é linda, cheia de lugares fantásticos para conhecer e sabemos que a chegada sem stress já contribui e muito para curtir o roteiro Istambul e ter uma ótima experiência de viagem.

Tenha o endereço anotado do hotel em mãos

Deixar para descobrir no aeroporto é pedir para ter dor de cabeça. Lembre-se que a maioria das pessoas fala inglês, mas não é todo mundo, então se precisar pedir algum auxilio, será muito mais fácil com o endereço escrito num papel, seja para pessoas no aeroporto ou taxistas.

Caso você chegue de dia e for emendar o metrô com um tram por exemplo, descubra também o nome da estação de tram e anote junto com o endereço do seu hotel antes da viagem. Vamos combinar que os nomes turcos são um bocado diferentes para nós, então escreva tudo para facilitar a vida.

Istambul tem dois aeroportos

Ainda que os dois sejam relativamente longe do centro da cidade, o Aeroporto Internacional (IST) fica do lado europeu de Istambul, enquanto o outro, Aeroporto Sabiha Gökçen (SAW) fica do lado asiático, ou seja, num caminho um tanto diferente.

Por isso, certifique-se sobre qual aeroporto você vai descer porque as rotas mudam consideravelmente e a hora da chegada não é uma boa hora para surpresas desse tipo.

Se estiver hospedado do lado europeu e puder escolher, prefira o Aeroporto de Istambul (IST).

Troque/saque Liras Turcas

Ao pousar em Istambul, saque ou troque um pouquinho de dinheiro. A cotação do aeroporto não é a melhor da cidade, mas para chegar no centro, você precisará de trocar nem que seja um pouco, seja para comprar o cartão de transporte de Istambul, seja para uma gorjeta, ou até um lanche no caminho.

Transporte público em Istambul

Se você vai usar o transporte público de Istambul logo na chegada, até porque o metrô é uma das opções para ir do aeroporto ao centro, já adquira o Istanbulkart, o cartão de transporte oficial da cidade.

O cartão custa 70 liras, pode ser recarregado quantas vezes você precisar e ainda pode ser usado por até quatro pessoas ao mesmo tempo. Além disso, o preço das passagens cai quase pela metade, o que faz muita diferença, principalmente porque cada troca de linha é cobrada como uma nova viagem, ou seja, uma baita economia.

Para comprar o Istambulkart é super simples e prático, existem máquinas de venda automática no aeroporto, estações de metrô, balsas e tram, onde também é possível fazer recargas com facilidade sempre que precisar.

Onde se hospedar em Istambul

A dica para escolher hotéis em Istambul é tentar ficar mais próximo ao centro histórico e acessível em relação aos pontos de tram ou metrô, mas não se preocupe porque muita coisa dá para fazer a pé.

Se essa é a primeira vez na cidade, sugiro que prefira ficar no lado europeu, é mais perto das principais atrações. O lado asiático também tem seu charme e acaba tendo opções mais acessíveis, mesmo os hotéis mais requintados costumam ter um preço mais camarada se comparado ao outro lado da cidade.

Se quiser saber mais sobre cada pedacinho da cidade e as melhores opções de hospedagem, veja o nosso post Onde Ficar em Istambul.

Já reservou seu hotel em Istambul? Veja alguns dos nossos hotéis preferidos:

HotelRegiãoAvaliaçãoLINK
AJWA SultanahmetSultanahmet9.3Ver preços
The Ritz-CarltonTaksim8.9Ver preços
The Bank Hotel IstanbulKarakoy8.9Ver preços
Point Hotel BarbarosBeşiktaş8.8Ver Preços
Bosphorus Palace HotelLado Asiático9.4Ver Preços
Midtown HotelTaksim9.2Ver Preços
Istanbul Golden City HotelKarakoy8.4Ver Preços
Dosso Dossi Hotels Old CitySultanahmet9.1Ver Preços
Pell Palace Hotel & SPASultanahmet8.8Ver Preços
Radisson Blu HotelLado Asiático8.7Ver Preços
Hotel Bulvar PalasSultanahmet8.9Ver Preços
Wabi HostelsTaksim8.5Ver Preços
Çırağan’s Omnia HotelBeşiktaş9.4Ver Preços

1. Metrô

O metrô é a forma mais rápida de se deslocar por Istambul, você vai ver que o trânsito pode ser um pouco caótico e o metrô é uma boa alternativa. A parte ruim é que, dependendo de onde você estiver hospedado, será necessário trocar de linha duas ou três vezes para chegar— o que pode ser cansativo se estiver carregando muitas malas. Essa é uma opção prática para quem está hospedado em Taksim, Galata, mas vai dar um pouco de trabalho para quem está em Sultanhamed.

Se a estação do metrô mais próxima do seu hotel ainda exigir uma caminhadinha, ou se estiver a noite, você pode combinar o trajeto com um tram, ou com um táxi mesmo.

Comprando o bilhete do metrô

Para trocar o dinheiro por notinhas menores, pedi ajuda ao moço de jaleco laranja que estava dando bobeira ao lado das máquinas, ele não só trocou as moedas para mim, como fez questão de mostrar o funcionamento da máquina, me dar um mapa de metrô, e explicar passo-a-passo como chegar no centro. Merece ou não merece o troféu fofura da viagem?

Você pode usar o token do metrô, que parece uma moedinha de plástico e lá chama Jeton. Eles são vendidos em máquinas, as Jetonmatik, ou em quiosques e bancas, você verá a palavra Jeton na banca e vai saber onde comprar. Cada trajeto custa 1 Token, então para chegar ao centro histórico (bairro Sultanahamet) por exemplo, você vai precisar de 3 Tokens. Atualmente (2025), cada token custa 2 liras turcas.

Quem preferir já pode comprar o cartão de metrô, o Istanbulkart, e confesso que vale a apena, porque assim você já fica com ele para usar nos dias de viagem, sem contar que a passagem no cartão custa quase metade do valor.

Para comprar tokens

A máquina, apesar da cara pouco amigável, funciona que nem orelhão de ficha antigo (#QuemNunca!). Você coloca a moeda e ela te indica o crédito. Após colocar 2 moedinhas, é só apertar o botão verde escrito “Onay”/ “Ok e pronto, você receberá seu token do metrô/ trenzinho elétrico.

Máquina de Tokens do metrô em Istambul
Máquina de Tokens do metrô em Istambul

Para comprar o cartão

Para comprar o cartão, você vai precisar usar a máquina mais completa, ela parece um computadorzinho.Troque o idioma da máquina para inglês, selecione a primeira opção “cartão” e insira as notas no buraquinho. Fácil, fácil.

Versão antiga do cartão Istanbulkart
Versão antiga do cartão Istanbulkart

Direções passo-a-passo para o centro histórico

Com seu token em mãos, insira a moedinha no buraco da catraca do metrô, ao engolir sua moedinha, ela libera sua entrada. Siga para o embarque da linha lilás M11 sentido Gayrettepe.

como chegar do aeroporto ao centro
Agora é só enfiar a moedinha na catraca e passar!

A estação Gayrettepe é a que faz conexões com outras linhas que te levam à região mais central da cidade. De lá, a linha M2 leva a Taksim, passa pela estação Şişhane, próxima a Galata, e segue até áreas mais centrais.

Seguindo pela linha M2, a estação mais próxima de Sultanahamet, o bairro histórico, é a Veznecıler – İstanbul Ünıversıtesı. Na dúvida, você também pode jogar o endereço no GoogleMaps para ver o trajeto de metrô, ele mostra as linhas de metrô certinho.

Estação de Tram em Istambul
Estação de Tram em Istambul

Ao descer da linha M2 , se você quiser pegar um tram (bondinho elétrico) é tranquilo, mas tem uma caminhadinha entre a estação do metrô e ponto do tram. O ponto do tram Laleli-İstanbul Üniversitesi fica a uns 7 minutos do metrô, ao chegar lá é só validar de novo seu Istambulkart, ou usar um novo token e siga o fluxo das pessoas.

Pronto, agora é só descer no segundo ponto, a estação “Sultanahamet”. Chegando lá é só perguntar para os turcos como chegar no seu hotel. Eles costumam ser bons de nome de rua, muita gente fala inglês, quando não fala, faz até mímica para ajudar e são super prestativos.
Parece complicado? Juro é bem mais fácil do que parece!

Quanto tempo demora?

Pois é, essa é uma desvantagem, porque além de trocar uma vez na estação de metrô e ainda ter que usar outro transporte como tram ou taxi para chegar no seu destino final, essa rota para Sultanahamet por exemplo demora cerca de 1h40, é um tempinho considerável, mas econômico.

Por isso, o importante é avaliar se vale a pena o trabalho. Se o seu hotel fica mais próximo a Taksim ou Galata por exemplo, o metrô pode ser uma boa opção, afinal tem duas estações de metrô, uma na própria praça Taksim e outra pertinho da Torre Galata.

2. Ônibus Shuttle

O Havaist opera os ônibus oficiais que conectam o Aeroporto de Istambul (IST) ao centro e diversos pontos da cidade. As informações sobre horários, tarifas e rotas podem ser consultadas no site da empresa ou app, pois cada trajeto tem preço diferente.

Essa é uma opção mais direta para quem está hospedado em Sultanahmet, pois o ônibus para na estação de metrô Aksaray e na Praça Beyazıt, então vale conferir se algum deles é perto do seu hotel. Para ter uma ideia, a viagem até a estação de metrô Aksaray custa 204 liras, cerca de 4,70 euros, e o tempo de viagem varia conforme o trânsito, mas normalmente leva entre 1h e 1h30 até o centro.

São várias linhas de ônibus e você pode ver qual a mais conveniente para você. A linha HVL-1 é a que vai para o metrô Aksaray, enquanto a linha HVL-9 te deixa num ótimo ponto em Beşiktaş e Taksim.

Já no caso do outro aeroporto do lado asiático, o Aeroporto Sabiha Gökçen (SAW), o serviço de shuttle é oferecido pela empresa HAVABUS, com saídas para Kadıköy, Taksim e Yenisahra a cada 1h30. Os horários vão das 3h da manhã até 22h para Kadıköy e até 21h30, o último ônibus para Taksim.

3.Táxi

A vantagem do táxi é a comodidade de ser deixado em frente ao hotel sem ter que pensar em nada. Para quem chega tarde da noite, viaja em grupo de até 4 ou com crianças, taí uma opção a considerar.

Com o endereço do hotel, liras turcas, imigração feita e malas em mãos, dirija-se a saída do aeroporto. Nesse momento muitos taxistas não oficiais e atravessadores virão até você oferecendo táxi. Ignore e dirija-se para a saída do aeroporto. Ao sair, você encontrará uma fila de táxis oficiais. Pronto!

Durante o dia, o trânsito pode elevar o valor da corrida, por isso é recomendável negociar um preço fixo antecipadamente — os turcos, aliás, costumam ser bons de barganha.

O Uber está disponível em Istambul, mas funciona em parceria com os táxis locais, o que significa que você não encontrará motoristas particulares, como em outros países. Dessa forma, se você abrir o aplicativo, aparecerá apenas a opção de táxi. A vantagem é que o aplicativo já mostra o valor da corrida fechado e você sabe exatamente quanto vai pagar.

Os táxis variam de modelo: os mais simples são os Orange Taxi, enquanto os Turquoise Taxi e Black Luxury oferecem maior conforto e preço mais elevado. Uma corrida do Aeroporto (IST) até o centro histórico sai em torno de 900 liras com trânsito leve.

Para grupos de 3 ou 4 pessoas, o táxi sai quase o mesmo preço que os ônibus shuttle, e às vezes pela comodidade pode valer a pena.

Seguro viagem

Viajar com segurança começa com um bom seguro viagem — e vale lembrar que ele é obrigatório para entrar no país. Além de garantir tranquilidade, o seguro cobre assistência imediata em situações como emergências médicas, consultas, extravio de bagagens e até atrasos de voo.

Uma ótima dica é contratar pela SegurosPromo, a empresa brasileira que te mostra os melhores acordos do mercado com custo-benefício excelente. Escolha um plano que cubra tudo no ato e leve a apólice em mãos para ter todas as informações a qualquer hora.

Quer mais desconto? Use o código IDEIASNAMALA5 para ter até 15 % de desconto.

Faça sua cotação e garanta seu seguro aqui

E aí, curtiu nossas dicas sobre Istambul?

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • HOSPEDAGEM: veja onde se hospedar em Istambul.
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar cristiano disse:

Muito obrigado pelas dicas. Sensacional!!!

Avatar Janine disse:

Oi! Com qual celular você tira as fotos de seu Instagram? Estão muito boas.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Janine,
Uso um Iphone 7. Algumas fotos são da câmera, hoje uso uma SONI 6600, mas até bem pouco tempo usava uma cânon 70D
Beijos

Avatar Adriana Ferraz disse:

Parece que não tem mais este shuttle saindo de Ataturk para Taksim Square, não achei o site, você sabe informar?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Adriana,
Já perguntou no seu hotel? Eles sabe tudo!
Beijos

Avatar Rafaella disse:

Mari, tudo bem?
Quando que você foi para Istambul exatamente? Eu estou planejando uma viagem em Setembro e pensei em Grécia + Turquia + Croácia em 2 semanas, considerando que eu não quero investir muiiiiito em praias, mas estou com uma certa preocupação com a questão da segurança em Istambul dado esse clima hostil relacionado ao terrorismo.
Como vi que você não mencionou nada disso nos teus posts, fica aqui minha perguntinha =)
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafaela,
Fui para lá no finalzinho de novembro logo após a eleição. Assim, havia um pouco de tensão no ar, mas nada que eu senti em Istambul
Eu se fosse você não mudaria os planos, mas ficaria esperta em qualquer eventual bagunça ou movimento estranho.
E que delícia de viagem!!!
Beijos