Havaí: Dicas para planejar sua viagem para Maui

Dicas para planejar sua viagem para Maui no Havaí. Saiba como chegar, onde se hospedar, o que fazer e onde comer na ilha mais romântica do arquipélago. Para ler antes de viajar!

tudo sobre Maui, no havaí

Maui foi minha segunda Ilha do Havaí, cheguei sem saber bem o que esperar e com um medo danado das das expectativas: havia ouvido falar MUITO bem de Maui, mas por outro lado, gostei tanto da Big Island que tinha receio de achar Maui sem graça. Mas não foi o que aconteceu, Maui me encantou e aos poucos revelou suas belezas e encantos. Saí muito bem impressionada e com a certeza que voltarei em breve. Aí vão dicas valiosas para você planejar sua viagem para Maui e a resposta de muitas dúvidas que eu tinha antes de viajar.

Maui - Havaí

Pôr do sol em Maui

Como chegar?

Maui é a segunda maior ilha do arquipélago Havaiano, um pontinho no meio do oceano pacífico e longe de todo o resto do mundo. Para chegar lá é preciso pegar um vôo (existem diversas rotas disponíveis, sendo a Califórnia o Estado americano mais próximo e melhor conectado com o Havaí. A partir da Califórnia (San Francisco, San José e Los Angeles) é possível pegar vôos diretos para as 4 principais ilhas do Havaí: Oahu, Big Island, Maui e Kauai.) ou embarcar em um cruzeiro.

Veja aqui nesse post o cruzeiro que a Renata e o Leo fizeram: Da Califórnia ao Havaí.

Maui para quem chega de avião

Maui tem três aeroportos diferentes: o aeroporto de Kahului, o maior e mais desenvolvido da ilha onde chegam os vôos internacionais e muitos vôos inter-ilha. O aeroporto de Hana fica no noroeste da ilha e bem afastado das principais cidades. Este é um aeroporto pequeno usado para vôos inter-ilha e especialmente aviões e jatinhos menores. E o aeroporto de Kapalua, próximo a duas das principais áreas de resorts da ilha: Lahaina e Kaanapali usado para voos menores e aviões particulares.

Maui para quem chega de cruzeiro

Maui tem dois portos, um em Kahului (principal cidade da ilha porém pouco interessante) onde ancoram a maior parte dos navios e outro em Lahaina (um dos centros comerciais mais bacanas e interessantes de Maui) onde ancoram os navios da Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Princess Cruises, Holland America e Crystal Cruises. Quem chega em Kahului pode alugar um carro (que eu SUPER recomendo), pegar um táxi ou shuttle gratuito que liga Kahului a Lahaina. Quem chega em Lahaina tem a opção de se virar de transporte público (é BEM limitado, eu não faria isso de jeito nenhum), contratar um passeio com saída de lá (tem MUITA opção bacana), pegar um táxi ou alugar um carro.

Como é alugar carro em Maui?

É preciso alugar carro?

Sem dúvida. A ilha é enorme e tem muita coisa linda para ver e fazer. O transporte público é hiper limitado e não te leva a metade dos lugares bacanas da ilha. Alugue um carro sem pensar meia vez.

Alugue o carro  com antecedência e já retire no aeroporto

Eu se fosse você, não ficaria nenhum minuto na ilha sem carro. Reserve seu carro com antecedência (eu geralmente comparo os preços online e ultimamente tenho usado BASTANTE a RentalCars.com que tem preços ótimos) e verifique se a locadora fica próxima ao aeroporto e se tem serviço de Shuttle gratuito entre o aeroporto e o guichê de aluguel. Apesar de bem próximas ao aeroporto as companhias não ficam exatamente dentro do aeroporto, e acredite, você não quer caminhar com malas e nem gastar dinheiro com táxi sendo que já pagou pelo carro

É fácil dirigir em Maui?

Para quem está acostumado com o trânsito LOUCO das cidades brasileiras, dirigir em Maui é uma belezura. As estradas são boas, bem sinalizadas e fora um turista ou outro perdido (entenda por sem noção) no meio do caminho, você vai achar tudo uma grande moleza. Cuidado com o celular no volante e com a velocidade máxima permitida, vimos MUITO policial a paisana (tem até carro sem sirene e a sirene brota DO NADA) parando os apressadinhos de plantão. Respeite as faixas de pedestre, PARE (de verdade) nos sinais de stop e não estacione em locais proibidos. É só seguir as leis de trânsito que não tem com o que se preocupar. Mesmo.

E pra se localizar?

Depois de alguns dias em Maui você verá que é BEM fácil se virar por lá com um mapa de papel, mas é claro que o nosso amigo Google Maps é MEGA sabido e que quebra um galhão de quem tiver conexão disponível. Pra quem tiver um chip/plano de dados internacional, eu SUPER recomendo.

Vale a pena alugar um 4×4 em Maui?

Para quem visita Maui pela primeira vez e não tem grandes pretenções de se enfiar nas estradas de terra que cortam a parte mais selvagem da ilha eu diria que o 4×4 é dispensável. Não alugamos e não nos arrependemos. Quem curte surf e quem ver de perto as famosas jaws,vai sem dúvida precisar de um 4×4 (ou de um bom par de pernas para caminhar até o barranco quem tem visibilidade para as ondas).

Assim o 4×4 depende um pouco do seu interesse e das suas vontades. As locadoras ganham bastante dinheiro com o Upgrade e não fazer de tudo para te empurrar um 4×4. Mas é só recusar com educação ou fazer um bem bolado alguns dias com carro normal e 1 ou 2 com 4×4 (tenho uma amiga que vai para o Havaí 2 ou 3 vezes por ano e faz sempre esse sanduíche de carros).

Onde se hospedar em Maui?

Taí a pergunta mais difícil e uma das decisões mais importantes da viagem. Maui é uma ilha grande e se você não se cuidar, passará mais horas viajando do que curtindo as maravilhas da ilha. Assim, pra quem tem mais de 4 dias por lá a dica é dividir a estadia em dois pontos diferentes e curtir o melhor da ilha sem ficar dançando para lá e para cá que nem barata tonta. Outro desafio de reservar hotel em Maui são os preços, Maui é a ilha havaiana mais cara e os preços dos hotéis são BEM salgados.

Kaanapali: Resorts tradicionais e mais antigos

Kaanapali na Costa Oeste de Maui foi a primeira área hoteleira da ilha a se desenvolver. A maioria dos hotéis da região tem  aquele estilão antigo/tradicional: hotéis enormes, pé na areia e com uma piscina enorme no centro. Tem muito hotel bacana em Kaanapali (Westin, The Royal Lahaina e Mariott são boas pedidas) e uma área de shopping centers caprichada. Mas a praia está LONGE de ser a minha preferida da ilha. Apesar de super extensa e bem fotogênica, grande parte das areias de Kaapanali estão coberta por rochas e corais e você tem que escolher MUITO bem onde pisar para não detonar o pé ao entrar na água. O ponto positivo é estar bem próximo ao centrinho fofo de Lahaina. De qualquer forma, acho que é uma opção bacana para famílias e para que não tem a pretenção de rodar tanto a ilha e prefere ficar estabilizado em um único ponto.

Viagem para Maui

Complexo de piscinas do Westin em Kaanapali

Viagem para Maui

Praia de Kaanapali

Centro de Lahaina: Pousadinhas & jeitão de faroeste

O centrinho de Lahaina é uma opção com preços melhores que Kaanapali, e bem divertida para passar o final da tarde, a cidade tem alguns hotéis (O Best Western Pionner é o mais antigo da ilha e parece ter saído das telas de um filme velho-oeste verão havaiana) e muitas pousadinhas e casas para alugar. A praia aqui não é a melhor da ilha, mas o custo benefício e a animação compensam. Boa alternativa para quem quer rodar bastante.

Viagem para Maui

Hotel Pioner Inn em Lahaina

Kapalua: Praia linda, resorts estilosos & Golf

Ainda na Costa Oeste, Kapalua é um outra opção de hospedagem caprichada e bem família. Apesar da nuvem gorda que fica aprisionada pelas montanhas e muitas vezes assombra a costa de Kapalua trazendo uma chuva completamente inesplicada, a região de Kapalua é linda e está repleta de praias fotogênicas e menos movimentadas que Kaapanali. Aqui crianças e adultos poderão curtir as águas do mar, fazer snorkel pertinho da costa e alugar caiaques e Stand Up Padres. No verão e em épocas de menos chuva, taí uma opção bacana porém bem cara de hospedagem.

Viagem para Maui

Praia de Kapalua

Wailea: Resorts caprichados & Praias com um “Q” de selvagem

A costa sul de Maui é mais selvagem (e na minha opinião) mais bonita que a Costa Oeste. Em Waimea há uma série de hotéis bem caprichados e muito mais novos e modernos que os hotéis de Kaanapali. Não preciso nem dizer que os preços dos hotéis de Waimea são mais salgados preciso? Mas adianto que a praia é mais bonita e MUITO mais agradável. Areia branquinha, sem pedras e nem corais. Para quem gosta de fazer snorkel basta dirigir uns minutos até Makena Landing e curtir um show de peixes coloridos. E os hotéis por alí tem áreas comerciais bem desenvolvidas e vários shoppings bacanas.

Maui - Havaí

Praia de Wailea

Em Wailea o Four Seasons, o Gran Wailea e o Hotel Fairmont são sempre boas opções. Eu particularmente fiquei encantada com o serviço do Four Seasons.

Viagem para Maui

Four Seasons em Wailea

Kihei: Descolada & econômica

Kihei não tem a pompa de Wailea, mas é um lugar repleto de locais com muitas opções de casa para alugar, alguns hotéis e pousadas com um ótimo custo benefício. Kihei está repleta de restaurantes BBB e barzinhos animados. Come-se MUITO bem por lá. Kihei tem uma série de praias pequeninas deliciosas para nadar e rodeadas por pequenos parques. Um lugar hiper democrático que atrai jovens, famílias e até grupo de amigos na melhor idade. Ficamos hospedados no Maui Coast Hotel e adoramos a experiência tanto em termos de localização quanto em termos de conforto.

Viagem para Maui

Praia em Kihei em Maui

Makena Beach: a nossa praia preferida

Há apenas um hotel em Makena Beach, e os preços não são dos mais baratos, mas a praia é tão gostosa que vale a indicação. A praia é a melhor da ilha, e fica relativamente próxima de Wailea e Kihei. Ou seja, dá para curtir o melhor de Maui sem se sentir isolado. E pra quem gosta de snorkel, tai um lugar incrível para nadar com tartarugas e peixes coloridos.

Maui - Havaí

Makena Beach em Maui

Costa Norte de Maui

Não conheci a Costa Norte de Maui, que é a mais selvagem e hippie da ilha e tem opções de hospedagem mais em conta porém uma infra estrutura mais limitada. Pelo que vi nas fotos, o lugar é lindo e pode ser uma opção interessante para quem quer fugir da região mais turística de Maui.

Hana: afastado do resto de Maui

Hana é um dos destinos turísticos mais visitados de Maui, mas tão longe do resto da ilha que só recomendo ficar por lá uma ou duas noites e depois de conhecer bem o resto da ilha. A viagem entre Hana e Kihei por exemplo leva quase 4 horas (direto e sem parar) isso sem considerar as curvas pouco amáveis da estrada. Para uma primeira viagem a Maui, nem cogitaria Hana.

Maui - Havaí

Estrada para Hana | Foto: Denise e Jorge Zapata

Quantos dias?

Maui é uma ilha grande, e para conhecê-la minimamente bem é preciso de 4 dias. Pra quem curte viajar num ritmo mais vagaroso e curtir as praias e paisagens com calma precisa de uns 6-7 dias. Nós tivemos 4 dias em Maui e foi pouco. Optamos por ver menos e curtir mais e assim removemos a Costa Norte e a estrada de Hana (que diga-se de passagem é um dos passeios mais famosos de Maui) de roteiro. Foi dolorido fazer essa escolha mas não nos arrependemos, estamos em um momento de curtir viagens com aquela filosofia “menos é mais”, abrir mão de lugares para conhecer outros melhor, qualidade em pró da quantidade e foi o que fizemos. Não conhecemos Maui inteira, mas curtimos BEM e com CALMA tudo o que visitamos.

E dá para conhecer tudo em 4 dias?

Acordando cedo e sem parar um minuto dá. Mas para ver a ilha com calma infelizmente é pouco tempo. De qualquer forma, 4 dias é o mínimo que eu considero para justificar uma ida para Maui, seja num stop over de uma viagem para a Ásia ou uma escapada (longa) da Califórnia. Não caia na besteira de pular de ilha em ilha do Havaí na ânsia de ver tudo e acabar não vendo nada. Vai por mim!

Molokini - Maui

Tartaruga na Costa de Maui

O que fazer em Maui?

Maui é conhecida por ser a ilha mais romântica do Havaí e está repleta de praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego. Mas a ilha vai bem além de um destino caprichado para lua de mel. Maui tem ondas gigantes para a turma do Surf, uma vida marinha maravilhosa pra quem curte natureza, mergulho ou snorkel, tem atividades radicais, resorts de golf e atividades mais calminhas para quem quer relaxar e simplesmente curtir os encantos da ilha. Tem Luau pra quem quer absorver um pouco da cultura local, aquário pra criançada ver peixinhos, passeios para ver baleias e golfinhos e um parque nacional com direito a cratera de vulcão, aves e plantas raras. Tem muita coisa legal!

Principais atrações turísticas de Maui

  • Curtir & nadar em praias maravilhosas
  • Mergulhar & fazer snorkel na baía de Molokini
  • Ver baleias e Golfinhos
  • Aprender a surfar, Fazer Stand Up Paddle ou passeio de caiaque
  • Ver o nascer do sol do alto do vulcão Haleakala e curtir os encantos do parque
  • Passear no centrinho de Lahaina
  • Jantar no centrinho de Paya
  • Visitar o aquário Maui Ocean Center
  • Fazer o passeio para Hana (uma viagem cênica com cachoeiras, praias incríveis e muito mais)
  • Ver surfistas pegando as maiores ondas do mundo
  • Comer MARAVILHOSAMENTE bem
  • Ver água jorando do Nakalele Blow Whole
  • Visitar fazendas: tem fazenda de lavanda, abacaxi e até vinícola
  • Tomar banho de cachoeira
  • Fazer passeio de Helicóptero e desvendar paisagens praticamente intocadas
  • Passar o dia na ilha de Lanai

Veja nesse post o que fazer em Maui em 10 dicas incríveis (com direito a fotos lindas).

Maui - Havaí

Nascer do Sol no alto do Haleakala

Molokini - Maui

Snorkel em Molokini – Maui

Dicas de onde comer em Maui

A experiência gastronômica mais incrível que tivemos em Maui foi no Mama’s Fish House. Um restaurante na beira da praia que troca de menu diariamente dependendo dos peixes pescados naquele dia.

Maui - Havaí

Mahi Mahi com crosta de macadâmias

Além do Mama’s Fish House, Maui tem diversos restaurantes deliciosos como o estrelado e hiper disputado Spago no Hotel Four Seassons, ou o hiper badalado (e BBB) Paia Fish Market famoso por seu burguêr de peixe (bem gostoso viu?!). Outros lugares que testamos e aprovamos foram o Lahaina Fish Company (Comida deliciosa com vista de frente para o mar), Taqueria Cruz (um mexicano bem simples que serve tacos de peixe hiper crocantes e um burrito de porco desfiado com salsa verde que é TUDO de bom) ou o Fred’s (um mexicano HIPER descolado com pratos bem gostosos) e o Ami Ami que nos conquistou pelo Pork Ribs tamanho família e margaridas deliciosas de coco. Coma muitos Mahi-Mahi’s, abuse da macadâmia e mande ver nos drinks de maracujá!

Outras dicas para para planejar sua viagem para Maui

Orçamento: Quanto custa viajar para Maui?

Maui é uma ilha cara para os padrões havaianos (o que é ainda mais caro para os padrões americanos), assim para viajar com um pouco de conforto espere gastar entre $150-300 dólares de hotel por noite (dá para alugar uma casa/ quarto por BEM menos que isso), $15-20 dólares por refeição barata por pessoa (ex. sanduíche de peixe local num barzinho simples) e $50 por pessoa num bistrozinho e $100 por pessoa num restaurante caprichado (preços médios e que podem aumentar BEM dependendo do que você beber)

Dicas para economizar:

  • Os preços de hotel de segunda a quarta fora de temporada (evite os meses de Junho, Julho, Agosto, feriados prolongados como o natal e ano novo e o spring Break) são BEM mais em conta.
  • Durante a alta temporada fechar um combo Hotel + passagem de avião sai BEM mais barato do que fechar os dois separados. Veja preços de agregadores como Expedia, Kayak e etc…

Todas as praias do Havaí são públicas

Ainda que a praia esteja fechada por um hotelão, todas as praias de Maui (e de todo o Havaí) são públicas, assim não pense duas vezes antes de passar por dentro daquele hotel bacana para visitar uma praia linda. Quase sempre há um pequeno estacionamento para visitantes, mas na falta de vagas pare no manobrista do próprio hotel (alguns hotéis cobram cerca de 10 dólares pelo serviço de Vallet) mas muitas vezes é grátis. Não custa nada tentar! 🙂

Viagem para Maui

Chegando em Big Beach no Makena State Park

Leia Reviews antes de fechar hotéis

Sei que a dica é batida, mas não custa repetir. Antes de investir uma grana num hotel leia reviews e veja se é isso o que você espera/quer. Juro que um pouco de pesquisa pode te livrar de milhões de roubadas!

Não menospreze as distâncias

Já falei que Maui é grande né?! Então pense bem nos seus planos para evitar ziguezagues desnecessários. Uma viagem entre um ponto e outro da ilha leva entre 40 minutos e 3 horas. Se você não se planejar bem, vai passar o dia todo no volante. Vai para Hana? Esse é seu programa do dia, a estrada tem 1001 pontos lindos, e pra passar batido por todos eles, melhor nem ir.

Mais dicas de Maui

Quando se fala em blog de viagem e Havaí é impossível não pensar e não recomendar o blog da Lucia Malla. Ela mora em Oahu e tem dicas bacanas de todas as ilhas. Veja as dicas da Lucia de Maui aqui.

Mais posts de Maui:

Outras ilhas do Havaí

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *